1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qual a diferença?

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Asca, 4 Mar 2006.

1. Asca

Asca Usuário

Qual a diferença entre Sindarim, Tengwar e Quenia? :eek:

Desde jah agradeço.

p.s. se jah existir um tópico desse me perdõe, não achei.

2. eu não sei muita coisa sobre as linguas criadas por Tolkien, e sei aki tem gente que sabe responder certinho, mas Sindarin é a Lingua usada pelos Sindar e pelos Noldor exilados na Terra-média. Quenya é o Alto-Élfico, o antido idioma, usado em Aman. Tengwar é uma forma de escrita...

espero estar ajudando com essas informaçoes, e espero q estejam corretas...

3. Cildraemoth

Cildraemoth Usuário

4. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Valeu a boa indicação do Cildraemoth, e a explicação da Bia está razoável, mas uma resposta mais fácil e completa é a seguinte:

Quenya -> A língua trazida à Terra-média pelos noldor de Aman, mais bela na escrita e na fala, na opinião da maioria. Geralmente as palavras começam e terminam com vogais [Quen = fala];

Sindarin -> A língua criada pelos teleri de Beleriand, depois chamados sindar [-in = sufixo comum para línguas]. Admite maior uso de consoantes do que vogais;

Tengwar -> A escrita originalmente criada para se escrever Quenya, mas posteriormente articulada também para o Sindarin. A propósito, existem métodos Tengwar para português, inglês e espanhol também. [tengwar = "sinais"].

Além da Ardalambion, há outro site de bom conteúdo também sobre lingüística e ortografia, em espanhol:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

Última edição: 5 Mar 2006

Compartilhar