1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quais são as Duas Torres?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Giovani Camerini, 23 Mai 2010.

1. Giovani Camerini

Giovani Camerini Usuário

Outro dia estava me perguntando, quais são as Duas Torres? No filme, PJ demonstrou que era Barad-dûr e Orthanc, porem segundo Tolkien era Orthanc e Cirith Ungol (Pelo que me lembro eram essas). Eu estava olhanda a capa das Duas Torres, aquela ilustrada pelo proprio Tolkien e vi que uma é certamente Orthanc, pelo fato de ser preta e ter uns estilo bem parecido com a do filme e apresentar a mão branca desenhada embaixo, simbolo de Saruman. No entanto a outra torre é branca e tem um desenho de uma bola embaixo, aparentando ser uma Palantír e Sauron axo q tinha uma em Barad-dûr, só não intendi porque é branca, talves pra ficar bonito no desenho. kkkk
    Se alguem souber quais são as verdadeiras duas torres e quais estão desenhadas no livro me diga, porque fiquei curioso agora!!!

2. Elendil

Elendil Equipe Valinor

Há muita controvérsia em relação a isso, já que existem muitas torres (e que se opõem) na estória. Já foi sugerido que a outra torre fosse Minas Tirith (Minas significa torre), ou a Torre Branca de Ecthelion, onde Denethor consultava a palantír. Possivelmente Tolkien tenha pensado nela na hora de fazer o desenho.

3. Tuor

Tuor Usuário

As duas torres são Orthanc e Minas Morgul. Isso está escrito no fim do livro da Sociedade do Anel:

"A segunda parte se intitula As Duas Torres, pois os acontecimentos que ali se narram são dominados por Orthanc, a cidadela de Saruman, e pela fortaleza de Minas Morgul, que vigia a entrada secreta de Mordor(...)"

4. Meneldur

Meneldur We are infinite.

E é bpm lembrar que quando Tolkien publicava uma coisa geralmente a considerava definitiva e imutável. Portanto creio que essa ideia publicada n'O Senhor dos Anéis seja a versão definitiva (embora o Professor tenha pensado em muitas outras).

As torres na capa das Duas Torres são Orthanc (representada pela Mão Branca) e Minas Morgul (com uma lua em cima, fazendo referência ao antigo nome, Minas Ithil).

5. Tuor

Tuor Usuário

Gostaria inclusive de acrescentar o que está escrito no Thain's Book, um lugar que trata de descrições e é bastante confiável, sobre Minas Morgul:

O grifo meu diz que era uma cidade murada de mármore branco. Outra parte, no mesmo texto:

Com o luar, ela brilhava em branco e prata.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

Última edição: 23 Mai 2010
  6. Lalaith.

Lalaith. Usuário

Ates de ler os livros sempre que via o filme costumava me fazer a mesma pergunta...
    Só vim realmente entender que o título fazia referencia a Orthanc e Minas Morgul apos ler o trecho, já citado pelo Tuor, no final de A Sociedade do Anel.

7. Atya

Atya Brandebuque

Também me fazia a mesma pergunta, pois, como algumas outras pessoas também fizeram, vi os filmes e só depois li os livros e só então compreendi realmente quais eram as Duas Torres.

8. Mestre ikke

Mestre ikke For The King!

concordo com tuor,Cirith Ungol e outras são torres localizadas dentro de Mordor com o objetivo de guarda a região dos inimigos de sauron, se não me engano foi
    Cirith Ungol que frodo foi aprisionado pelos Orcs.

9. Elendil

Elendil Equipe Valinor

Errei ao afirmar que muita controvérsia em relação às Duas Torres do título. Na verdade houve muita controvérsia na época em que Tolkien, a contragosto, teve de pensar em três subtítulos para cada um dos três volumes de SdA, sendo o segundo volume o mais complicado.

Baseei-me nesses trechos de duas cartas de Tolkien que havia lido já faz muito tempo:

Portanto, apesar de aparecer ao fim do Vol. I como as Duas Torres sendo Orthanc e Minas Morgul, (como bem lembraram Tour e Célio Meneldur) nem o próprio Tolkien conseguia estabelecer uma relação entre duas torres e que estivesse a seu contento. Por algum motivo, Minas Morgul e Orthanc foram as escolhas. Talvez por aparecerem no Vol. II, mas a união ou oposição entre as várias torres ainda é ambígua e poderiam (caso Tolkien quisesse)também ser escolhidas como as torres do título. Na verdade é o que causa confusão entre os leitores.

Sobre a capa, Tuor e Célio Meneldur estão corretos. Apesar de Tolkien parecer achar que a escolha “menos pior” seria Orthanc e Cirith Ungol, a única nota da carta 140 explica os desenhos:

10. zorba

zorba VAI CORINTHIANS!

quem nunca leu os livros e ve os filmes, logo pensa que as duas torres são Orthanc e Barad-Dûr... pois fica bem 'claro' isso APENAS NOS FILMES....

mas já explicaram ai...:roll:

11. Roderick

Roderick Banned

Segundo a Sociedade do Anel seriam As duas torres são Orthanc e Minas Morgul, mas há muita controvérsia sobre esse assunto como Minas Tirith, Minas significa torre, mas creio que são mesmo Orthanc e Minas Morgul.

12. Meneldur

Meneldur We are infinite.

Claro, se Tolkien quisesse mudar isso ele poderia. Mas duvido que fizesse isso. Não estava contente com as torres (aliás, estava descontente com a própria divisão em três volumes); mas se ele mudasse o escrito no SdA causaria muita confusão.

13. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

Sempre interpretei como se fosse Orthanc e Barad dur.

14. Yohan-san

Yohan-san Jogando cartas com um

Com o filme achava mesmo q era Orthanc e Barad-dur...mas no livro ele fala q eh Orthanc e Minas Morgul.

Compartilhar