• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quais são as Duas Torres?

Outro dia estava me perguntando, quais são as Duas Torres? No filme, PJ demonstrou que era Barad-dûr e Orthanc, porem segundo Tolkien era Orthanc e Cirith Ungol (Pelo que me lembro eram essas). Eu estava olhanda a capa das Duas Torres, aquela ilustrada pelo proprio Tolkien e vi que uma é certamente Orthanc, pelo fato de ser preta e ter uns estilo bem parecido com a do filme e apresentar a mão branca desenhada embaixo, simbolo de Saruman. No entanto a outra torre é branca e tem um desenho de uma bola embaixo, aparentando ser uma Palantír e Sauron axo q tinha uma em Barad-dûr, só não intendi porque é branca, talves pra ficar bonito no desenho. kkkk
Se alguem souber quais são as verdadeiras duas torres e quais estão desenhadas no livro me diga, porque fiquei curioso agora!!!
 
Há muita controvérsia em relação a isso, já que existem muitas torres (e que se opõem) na estória. Já foi sugerido que a outra torre fosse Minas Tirith (Minas significa torre), ou a Torre Branca de Ecthelion, onde Denethor consultava a palantír. Possivelmente Tolkien tenha pensado nela na hora de fazer o desenho.
 
As duas torres são Orthanc e Minas Morgul. Isso está escrito no fim do livro da Sociedade do Anel:

"A segunda parte se intitula As Duas Torres, pois os acontecimentos que ali se narram são dominados por Orthanc, a cidadela de Saruman, e pela fortaleza de Minas Morgul, que vigia a entrada secreta de Mordor(...)"
 
E é bpm lembrar que quando Tolkien publicava uma coisa geralmente a considerava definitiva e imutável. Portanto creio que essa ideia publicada n'O Senhor dos Anéis seja a versão definitiva (embora o Professor tenha pensado em muitas outras).

As torres na capa das Duas Torres são Orthanc (representada pela Mão Branca) e Minas Morgul (com uma lua em cima, fazendo referência ao antigo nome, Minas Ithil).
 
Minas Morgul (com uma lua em cima, fazendo referência ao antigo nome, Minas Ithil).

Gostaria inclusive de acrescentar o que está escrito no Thain's Book, um lugar que trata de descrições e é bastante confiável, sobre Minas Morgul:

"It was a walled city of white marble built on a high shelf of rock. Within the walls there were white houses and a tall tower."

O grifo meu diz que era uma cidade murada de mármore branco. Outra parte, no mesmo texto:

Minas Ithil was a beautiful city and its walls gleamed silver and white with moonlight.

Com o luar, ela brilhava em branco e prata.

Fonte.
 
Última edição:
Ates de ler os livros sempre que via o filme costumava me fazer a mesma pergunta...
Só vim realmente entender que o título fazia referencia a Orthanc e Minas Morgul apos ler o trecho, já citado pelo Tuor, no final de A Sociedade do Anel.
 
Também me fazia a mesma pergunta, pois, como algumas outras pessoas também fizeram, vi os filmes e só depois li os livros e só então compreendi realmente quais eram as Duas Torres.
 
As duas torres são Orthanc e Minas Morgul. Isso está escrito no fim do livro da Sociedade do Anel:

"A segunda parte se intitula As Duas Torres, pois os acontecimentos que ali se narram são dominados por Orthanc, a cidadela de Saruman, e pela fortaleza de Minas Morgul, que vigia a entrada secreta de Mordor(...)"

concordo com tuor,Cirith Ungol e outras são torres localizadas dentro de Mordor com o objetivo de guarda a região dos inimigos de sauron, se não me engano foi
Cirith Ungol que frodo foi aprisionado pelos Orcs.
 
Errei ao afirmar que muita controvérsia em relação às Duas Torres do título. Na verdade houve muita controvérsia na época em que Tolkien, a contragosto, teve de pensar em três subtítulos para cada um dos três volumes de SdA, sendo o segundo volume o mais complicado.

Baseei-me nesses trechos de duas cartas de Tolkien que havia lido já faz muito tempo:

Carta 140, p.165
“As Duas Torres chega o mais próximo possível da invenção de um título que abranja os amplamente divergentes Livros 3 e 4; e pode ser deixado ambíguo – pode referir-se a Isengard e Barad-dûr, ou a Minas Tirith e B; ou Isengard e Cirith Ungol.”

Carta 143, p.168
“Não estou nem um pouco contente com o título “as Duas Torres”. Caso haja alguma referência real a ele no Vol. II, deve referir-se à Orthanc e à Torre de Cirith Ungol. Mas visto que há muita coisa feita da oposição básica entre a Torre Escura e Minas Tirith, isso parece muito equivocado.”

Portanto, apesar de aparecer ao fim do Vol. I como as Duas Torres sendo Orthanc e Minas Morgul, (como bem lembraram Tour e Célio Meneldur) nem o próprio Tolkien conseguia estabelecer uma relação entre duas torres e que estivesse a seu contento. Por algum motivo, Minas Morgul e Orthanc foram as escolhas. Talvez por aparecerem no Vol. II, mas a união ou oposição entre as várias torres ainda é ambígua e poderiam (caso Tolkien quisesse)também ser escolhidas como as torres do título. Na verdade é o que causa confusão entre os leitores.

Sobre a capa, Tuor e Célio Meneldur estão corretos. Apesar de Tolkien parecer achar que a escolha “menos pior” seria Orthanc e Cirith Ungol, a única nota da carta 140 explica os desenhos:

“Por outro lado, em seu esboço original para a sobrecapa de As Duas Torres [...], as Torres certamente são Orthanc e Minas Morgul. Orthanc é mostrada como uma torre negra, com três chifres [...], e com a marca da Mão Branca ao lado dela; Minas Morgul é uma torre branca, com uma lua minguante sobre ela, em referência ao seu nome original. Minas Ithil, a Torre da Lua Nascente [...]. Entre as duas torres voa um Nazgûl.”
 
quem nunca leu os livros e ve os filmes, logo pensa que as duas torres são Orthanc e Barad-Dûr... pois fica bem 'claro' isso APENAS NOS FILMES....

mas já explicaram ai...:roll:
 
Segundo a Sociedade do Anel seriam As duas torres são Orthanc e Minas Morgul, mas há muita controvérsia sobre esse assunto como Minas Tirith, Minas significa torre, mas creio que são mesmo Orthanc e Minas Morgul.
 
Por algum motivo, Minas Morgul e Orthanc foram as escolhas. Talvez por aparecerem no Vol. II, mas a união ou oposição entre as várias torres ainda é ambígua e poderiam (caso Tolkien quisesse)também ser escolhidas como as torres do título. Na verdade é o que causa confusão entre os leitores.
Claro, se Tolkien quisesse mudar isso ele poderia. Mas duvido que fizesse isso. Não estava contente com as torres (aliás, estava descontente com a própria divisão em três volumes); mas se ele mudasse o escrito no SdA causaria muita confusão.
 
Com o filme achava mesmo q era Orthanc e Barad-dur...mas no livro ele fala q eh Orthanc e Minas Morgul.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo