Siker
Artista Comercial / Projetista Gráfico
Já começa errado por ser um grupo "anti-feminista". Me parecem ter mais a ver com o Malafaia e sua cruzada contra homossexuais (um ato ignorante) do que com esse povo que se sentiu ofendido.Nossa! Homens se revoltando porque foram chamados de divagar. PQP. Parece com os caras se revoltando contra o filme novo do Mad Max.
Com certeza.Na propaganda em si eu diria que o erro foi que de fato teve um incentivo ao falar que mulheres são divas e que por isso devem continuar assim se quiserem continuar sendo divas.
Mas se fosse só um comercial mostrando a mulher trabalhando nesses afazeres, eu me questionaria se é papel da propaganda mostrar homens ou casais fazendo isso junto sendo que ainda no Brasil isso é minoria. De novo, infelizmente, mas realidade.
Talvez agora com a transformação do sub-emprego de empregada para algo mais próximo de um emprego, a realidade mude com mais homens compartilhando os serviços por necessidade. Como é em outras regiões do mundo.
IMO, acredito que a ideia seja:
- vai mostrar só mulher limpando a casa? Faça uma crítica ao homem da casa que não faz nada. Ao mostrar um homem específico em vez de falar 'os homens' e criticar sua postura preguiçosa deixando todo o trabalho para a(s) mulher(es), o comercial não estaria generalizando nem ofendendo ninguém, poderia conquistar mais o público feminino e conscientizar os homens a se envolverem mais com a limpeza.
- vai mostrar o casal limpando juntos? Mostre as vantagens que o casal ganha e o tempo juntos que conseguem para fazer outras coisas mais interessantes do que limpar a casa, apesar de ser uma situação que não aconteça com a maioria, esse retrato de felicidade pode motivar as pessoas a seguir esse comportamento.
Qualquer comunicação visual sempre irá passar alguma mensagem ao seu público, se o comercial quer retratar uma realidade mas não se importa de criticar o que pode estar errado, o povo vai concluir que é porque a marca acredita ou concorda com os estereótipos, preconceitos ou quaisquer outros erros que a sociedade enxergue nessa realidade. É obrigação da marca saber se posicionar, retratando a realidade ou sugerindo a situação ideal.
As vezes cabe muita coisa na entrelinha.Eu ainda não vi nada de errado na propaganda. Povo chato da terra do ovo peludo e do cavalo chifrudo que adora ler entrelinha que não existe, eca.
Analisando superficialmente, eu diria que é porque no "mundo virtual" existem muito mais pessoas, de diferentes lugares e crenças e etc.., enquanto o "mundo real" que cada um tem acesso é bem pequeno, é a familia, o círculo social e o trabalho. Ao observar uma pequena amostra a opinião pode mudar muito referente a outra de uma amostra maior, e no fim isso comprova nada além de que aquele pequeno grupo pensa de tal forma.Eu fico me perguntando se essas polêmicas todas não são coisas mais virtuais.
Mais ou menos como a polêmica dos nomes dos esmaltes Risquê. Aquilo foi um fuzuê danado que rendeu choro e ranger de dentes no twitter e no facebook, mas no mundo real eu vi pouca gente comentando isso e pouca gente criticando. Até lembro de ter feito uma pesquisa rápida entre a mulherada do serviço e a maioria falou que compra esmalte pelo preço e pela cor e que estavam se lixando para nomes.
O bom mesmo seria entender o porque de cada um dizer que vê ou não vê essas coisas, porque vão existir pessoas que não se importam, mesmo que a questão seja um problema, e aqueles que se importam tanto que vão criar problema onde não existe só porque sim.
Eu levo em conta que tanto com meio publicitário quanto com o meio político a maioria da população é simplesmente ignorante, e quando precisam, por alguma razão qualquer, se posicionar contra ou a favor de algo que envolva esses meios, muitos vão seguir a onda sem de fato se importar com o assunto, então o assunto mais "popular" vai ganhar mais seguidores.Eu acho graça que o povo se rasga e se vira do avesso por causa de propaganda publicitária fail, mas dá de ombros quando recebem a notícia de que a Câmara e o Senado cedem a si mesmos aumentos nababescos todos os anos...
Por outro lado, levando em conta as pessoas que entendem de publicidade e política, eu não gostaria de classificar um ou outro como mais ou menos importante, afinal não é errado protestar por algo específico que é importante para uma pessoa ou um grupo de pessoas, mesmo que possa se tornar irrelevante olhando o quadro geral.
Seguindo a onda de identificar falácias, sugerir uma "ofensa verdadeira" para invalidar outras ofensas também é uma falácia.Sim, ofensa é ofensa, mas você mesmo disse, há um desbalanço desde o início da história no trato de homens e mulheres, se fosse uma ofensa de verdade eu poderia ter me posicionado contrário, mas não foi, homens são divagar. Tô tentando ver como um homem ficaria ofendido com isso.
Da mesma forma eu poderia dizer que, se você fosse um homem de verdade teria reconhecido a ofensa. Essa afirmação prova alguma coisa? Não, é uma falácia.
A ofensa da propaganda não está nos termos utilizados, mas na generalização do estereótipo:
Toda mulher é diva porque faz de tudo e ainda consegue deixar a casa brilhando. (Toda mulher deixa a casa brilhando)
Homens não ajudam as mulheres na limpeza porque são lentos e não dão conta de tanta coisa. (Todo homem é preguiçoso)
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