• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Propaganda da Bombril acusada de "deboche da figura masculina"

Nossa! Homens se revoltando porque foram chamados de divagar. PQP. Parece com os caras se revoltando contra o filme novo do Mad Max.
Já começa errado por ser um grupo "anti-feminista". Me parecem ter mais a ver com o Malafaia e sua cruzada contra homossexuais (um ato ignorante) do que com esse povo que se sentiu ofendido.

Na propaganda em si eu diria que o erro foi que de fato teve um incentivo ao falar que mulheres são divas e que por isso devem continuar assim se quiserem continuar sendo divas.
Mas se fosse só um comercial mostrando a mulher trabalhando nesses afazeres, eu me questionaria se é papel da propaganda mostrar homens ou casais fazendo isso junto sendo que ainda no Brasil isso é minoria. De novo, infelizmente, mas realidade.
Talvez agora com a transformação do sub-emprego de empregada para algo mais próximo de um emprego, a realidade mude com mais homens compartilhando os serviços por necessidade. Como é em outras regiões do mundo.
Com certeza.
IMO, acredito que a ideia seja:
- vai mostrar só mulher limpando a casa? Faça uma crítica ao homem da casa que não faz nada. Ao mostrar um homem específico em vez de falar 'os homens' e criticar sua postura preguiçosa deixando todo o trabalho para a(s) mulher(es), o comercial não estaria generalizando nem ofendendo ninguém, poderia conquistar mais o público feminino e conscientizar os homens a se envolverem mais com a limpeza.
- vai mostrar o casal limpando juntos? Mostre as vantagens que o casal ganha e o tempo juntos que conseguem para fazer outras coisas mais interessantes do que limpar a casa, apesar de ser uma situação que não aconteça com a maioria, esse retrato de felicidade pode motivar as pessoas a seguir esse comportamento.

Qualquer comunicação visual sempre irá passar alguma mensagem ao seu público, se o comercial quer retratar uma realidade mas não se importa de criticar o que pode estar errado, o povo vai concluir que é porque a marca acredita ou concorda com os estereótipos, preconceitos ou quaisquer outros erros que a sociedade enxergue nessa realidade. É obrigação da marca saber se posicionar, retratando a realidade ou sugerindo a situação ideal.

Eu ainda não vi nada de errado na propaganda. Povo chato da terra do ovo peludo e do cavalo chifrudo que adora ler entrelinha que não existe, eca. :jornal:
As vezes cabe muita coisa na entrelinha.
sunrise-sushi-logo-fail1.jpg

Eu fico me perguntando se essas polêmicas todas não são coisas mais virtuais.

Mais ou menos como a polêmica dos nomes dos esmaltes Risquê. Aquilo foi um fuzuê danado que rendeu choro e ranger de dentes no twitter e no facebook, mas no mundo real eu vi pouca gente comentando isso e pouca gente criticando. Até lembro de ter feito uma pesquisa rápida entre a mulherada do serviço e a maioria falou que compra esmalte pelo preço e pela cor e que estavam se lixando para nomes.
Analisando superficialmente, eu diria que é porque no "mundo virtual" existem muito mais pessoas, de diferentes lugares e crenças e etc.., enquanto o "mundo real" que cada um tem acesso é bem pequeno, é a familia, o círculo social e o trabalho. Ao observar uma pequena amostra a opinião pode mudar muito referente a outra de uma amostra maior, e no fim isso comprova nada além de que aquele pequeno grupo pensa de tal forma.

O bom mesmo seria entender o porque de cada um dizer que vê ou não vê essas coisas, porque vão existir pessoas que não se importam, mesmo que a questão seja um problema, e aqueles que se importam tanto que vão criar problema onde não existe só porque sim.

Eu acho graça que o povo se rasga e se vira do avesso por causa de propaganda publicitária fail, mas dá de ombros quando recebem a notícia de que a Câmara e o Senado cedem a si mesmos aumentos nababescos todos os anos...
Eu levo em conta que tanto com meio publicitário quanto com o meio político a maioria da população é simplesmente ignorante, e quando precisam, por alguma razão qualquer, se posicionar contra ou a favor de algo que envolva esses meios, muitos vão seguir a onda sem de fato se importar com o assunto, então o assunto mais "popular" vai ganhar mais seguidores.

Por outro lado, levando em conta as pessoas que entendem de publicidade e política, eu não gostaria de classificar um ou outro como mais ou menos importante, afinal não é errado protestar por algo específico que é importante para uma pessoa ou um grupo de pessoas, mesmo que possa se tornar irrelevante olhando o quadro geral.

Sim, ofensa é ofensa, mas você mesmo disse, há um desbalanço desde o início da história no trato de homens e mulheres, se fosse uma ofensa de verdade eu poderia ter me posicionado contrário, mas não foi, homens são divagar. Tô tentando ver como um homem ficaria ofendido com isso.
Seguindo a onda de identificar falácias, sugerir uma "ofensa verdadeira" para invalidar outras ofensas também é uma falácia.
Da mesma forma eu poderia dizer que, se você fosse um homem de verdade teria reconhecido a ofensa. Essa afirmação prova alguma coisa? Não, é uma falácia.

A ofensa da propaganda não está nos termos utilizados, mas na generalização do estereótipo:
Toda mulher é diva porque faz de tudo e ainda consegue deixar a casa brilhando. (Toda mulher deixa a casa brilhando)
Homens não ajudam as mulheres na limpeza porque são lentos e não dão conta de tanta coisa. (Todo homem é preguiçoso)
 
Última edição:
Analisando superficialmente, eu diria que é porque no "mundo virtual" existem muito mais pessoas, de diferentes lugares e crenças e etc.., enquanto o "mundo real" que cada um tem acesso é bem pequeno, é a familia, o círculo social e o trabalho. Ao observar uma pequena amostra a opinião pode mudar muito referente a outra de uma amostra maior, e no fim isso comprova nada além de que aquele pequeno grupo pensa de tal forma. alguma coisa? Não, é uma falácia
Não sei, eu já acho a ideia do @Calib mais provável. Normalmente na internet o usuário adiciona e se cerca de pessoas que compartilham das suas ideias e acaba tendo uma noção falsa sobre a maioria.

O exemplo que eu citei da propaganda o esmalte ilustra bem isso. Duvido que tenha incomodado uma parcela muito grande das consumidoras.
 
A diferença de midia social com a vida real também é que as pessoas soltam muito mais as suas opiniões lá do que cá.
Ninguém na vida real de repente levanta uma placa do nada com um meme sacaneando Aécio/Dilma ou PT/PSDB.
Por outro lado, a famosa coragem que as pessoas ganham quando estão atrás do computador normalmente é vista como algo negativo já que é fácil partir pra intolerância. Mas ao mesmo tempo, pessoas que possuem dificuldade de se comunicar cara-a-cara por serem complacentes ou similar, conseguem expor suas ideias virtualmente. E normalmente é isso o que importa, qual a ideia, qual a coerência, e não se você é dominante. (Só lembrar daquele tópico sobre como reuniões muitas vezes são contraproducentes pois as ideias que se sobressaem não são necessariamente as melhores mas as que são ditas por pessoas boas vendedoras ou extrovertidas.)

Mas de fato o alcance é restrito pois o acesso a internet é restrito.
 
O exemplo que eu citei da propaganda do esmalte ilustra bem isso. Duvido que tenha incomodado uma parcela muito grande das consumidoras.
Se for observar as reações pela internet, nós sabemos que elas não vem só de consumidores de um determinado produto. Por exemplo, eu não costumo pegar táxi no meu dia a dia, mas eu li as notícias sobre o confronto entre taxistas e os serviços Uber, partindo disso eu poderia compartilhar em diversas redes minha opinião de que taxista é tudo fdp, essa opinião poderia ser a mesma de diversas outras pessoas e essa imagem poderia se espalhar por diversos meios, que taxista é tudo fdp. Ainda assim, não dá para pensar: ih, agora ninguém mais vai andar de táxi, porque quem utiliza o serviço dos taxistas pode estar cagando pra tudo isso e continuar com sua rotina, sem nem olhar para o Uber.

Se um grupo de consumidores de uma marca não se importa com o que a marca pode estar fazendo de errado, isso não torna as ações erradas menos erradas, só serão atitudes que afastam possíveis futuros consumidores e que são indiferentes para os consumidores atuais, ou seja, uma atitude burra que não dá lucro.

Agora sobre a opinião que represente uma maioria ou minoria, isso resume tudo:
E normalmente é isso o que importa, qual a ideia, qual a coerência, e não se você é dominante.

Se for considerar que a maioria da população é machista ou preconceituosa de uma forma geral, é até normal que a maioria dos consumidores de grandes marcas também possuam preconceitos, e todas essas críticas que geram polêmicas são muito mais voltadas para a falta de moral de se propagar um pensamento retrógrado do que alertar a marca que ela pode perder clientes.
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo