• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Propaganda da Bombril acusada de "deboche da figura masculina"

E você jura que acredita que a propaganda deverá atingir esse objetivo?
 
mais uma vez nossa sociedade falha miseravelmente procurando pelo em ovo.
tem tanta coisa melhor pra gente preocupar e tentar consertar, mas querem se preocupar com deboche da figura masculina.
 
Problematização de propaganda: :zzz:


Eu já acho que a nossa publicidade vai mal quando tentam sempre fazer algo engraçadinho, aquele tom jocoso que mais provoca vergonha alheia do que risada, digno de Zorra Total. Parece que estão sempre à procura do "lúdico" (eca palavrinha nojenta) e me convencer de que um produto é bom e necessário, necas. Cinco minutos de comercial na TV e eu já quero cortar os pulsos.

Sobre esse comercial do Bombril que eu nem vi: quem não gostou, não compre. Pode até organizar boicote pela web se estiver com tempo de sobra pra isso. Mas ainda é a melhor esponja de aço do mercado, então, sei lá, vá de Assolan e azar o seu. Talvez a satisfação moral do boicote compense ter comprado gato por lebre.
 
Às vezes eu me questiono sobre isso com propagandas (e novelas também tem essas polêmicas).
Como diferenciar se um trabalho desses é feito com intuito de estimular uma situação, ou se apenas retrata uma realidade (infeliz realidade, mas realidade)?
Teve a polêmica da Camila Pitanga interpretando uma pessoa pobre enquanto que a sua antagonista era uma branca rica, e isso seria a globo reforçando o estereótipo de que todo negro é pobre. Mas ao mesmo tempo é apenas uma simples retratação da realidade brasileira (triste, mas realidade). Se a Globo colocasse a Paris Hilton interpretando uma pobretona da favela, alguém compraria? Alguem acharia minimamente verossímil?
Até onde está a responsabilidade desses meios de quebrar estereótipos ou de retratar realidades? Quando é errado um ou errado outro.
Eu diria que a diferença está na mentalidade e comportamentos retratados, no caso da negra empregada e da branca rica, a dinâmica entre elas pode gerar uma crítica em vez de reforçar algum estereótipo. Por exemplo com essa propaganda da bombril, não é errado assumir que as mulheres são o público alvo, caso tenham feito mesmo alguma pesquisa que indique isso, mas achar que por causa disso as tarefas domésticas são coisas de mulher é uma dedução falha, afirmar que toda mulher limpa a casa e nenhum homem ajuda é uma lógica que não tem nada a ver com 'focar no público feminino' ou retratar a realidade.
 
Não é possível q esse povo não tenha criatividade para fazer algo divetido a partir disso.
Tipo um casal dividindo a limpeza e fazendo as tarefas rapidinho pra ter mais tempo pra transar.

Se bem que daí os militantes do movimento gay iriam reclamar que a propaganda estaria desconsiderando o público homossexual :think:
 
Nossa! Homens se revoltando porque foram chamados de divagar. PQP. Parece com os caras se revoltando contra o filme novo do Mad Max.
Eu acho sempre perigoso relativizar essas coisas.
Sim, historicamente há um desbalanço. Sim, há culturalmente e socialmente um desbalanço.
Mas ofensa é sempre ofensa, independente de pra onde se atira.

Eu fico meio puto com isso no facebook.
Gente escrevendo TEXTÕES sobre como é falta de educação vaiar a Dilma/Aécio no Maracanã/Mineirão, mas depois compartilham rindo como Aécio/Dilma foram vaiados no Mineirão/Maracanã.
o_O
Ou como é legal compartilhar foto da Dilma/Aécio com perna aberta / bigode de cocaína, mas escrevem textões de como é deplorável compartilhar fotos de Aécio/Dilma com bigode de cocaína / perna aberta.
o_O

Na boa.
Eu devia desamigar esse povo todo. É muita hipocrisia em 10 minutos de facebook.



Eu diria que a diferença está na mentalidade e comportamentos retratados, no caso da negra empregada e da branca rica, a dinâmica entre elas pode gerar uma crítica em vez de reforçar algum estereótipo. Por exemplo com essa propaganda da bombril, não é errado assumir que as mulheres são o público alvo, caso tenham feito mesmo alguma pesquisa que indique isso, mas achar que por causa disso as tarefas domésticas são coisas de mulher é uma dedução falha, afirmar que toda mulher limpa a casa e nenhum homem ajuda é uma lógica que não tem nada a ver com 'focar no público feminino' ou retratar a realidade.
Sim. Entendo.
Na propaganda em si eu diria que o erro foi que de fato teve um incentivo ao falar que mulheres são divas e que por isso devem continuar assim se quiserem continuar sendo divas.
Mas se fosse só um comercial mostrando a mulher trabalhando nesses afazeres, eu me questionaria se é papel da propaganda mostrar homens ou casais fazendo isso junto sendo que ainda no Brasil isso é minoria. De novo, infelizmente, mas realidade.
Talvez agora com a transformação do sub-emprego de empregada para algo mais próximo de um emprego, a realidade mude com mais homens compartilhando os serviços por necessidade. Como é em outras regiões do mundo.
 
Eu fico me perguntando se essas polêmicas todas não são coisas mais virtuais.

Mais ou menos como a polêmica dos nomes dos esmaltes Risquê. Aquilo foi um fuzuê danado que rendeu choro e ranger de dentes no twitter e no facebook, mas no mundo real eu vi pouca gente comentando isso e pouca gente criticando. Até lembro de ter feito uma pesquisa rápida entre a mulherada do serviço e a maioria falou que compra esmalte pelo preço e pela cor e que estavam se lixando para nomes.
 
Última edição:
Sim, o mundinho virtual das redes sociais distorce a realidade. Bastava ver o número de gente nas eleições que faziam propaganda pra Luciana Genro. Uma vez postaram uma foto de uma multidão na rua e questionaram: isso é só 1%? Faziam referência à pesquisa de opinião que apontava a Genro com 1% de intenção dos votos e na cabeça deles ela ia ter beeeem mais por causa da repercussão das redes sociais.
No fim teve 0,5%. :lol:

É por aí. Rede social não é espelho da realidade nem fodendo. Só de lembrar que metade da população brasileira ainda nem tem acesso à internet pra ter uma noção da coisa.

Redes sociais são o paraíso dos justiceiros sociais que, iludidos pela repercussão de suas ideias nesse mundinho à parte, julgam que falam pela maioria da população e que seus movimentos são mais fortes do que realmente são, e depois se espantam honestamente com a "nova onda conservadora" do Congresso.
 
Eu fico me perguntando se essas polêmicas todas não são mais coisas virtuais.

Mais ou menos como a polêmica dos nomes dos esmaltes Risquê. Aquilo foi um fuzuê danado que rendeu choro e ranger de dentes no twitter e no facebook, mas no mundo real eu vi pouca gente comentando isso e pouca gente criticando. Até lembro de ter feito uma pesquisa rápida entre a mulherada do serviço e a maioria falou que compra esmalte pelo preço e pela cor e que estavam se lixando para nomes.

Me lembro dessa. Fui uma das que cagou pros nomes (algumas amigas ficaram muito putas comigo por isso) e continuei comprando porque é uma das poucas marcas que não me dá alergias. :lol:

Eu acho graça que o povo se rasga e se vira do avesso por causa de propaganda publicitária fail, mas dá de ombros quando recebem a notícia de que a Câmara e o Senado cedem a si mesmos aumentos nababescos todos os anos...
 
  • Curtir
Reactions: Tek
Eu acho sempre perigoso relativizar essas coisas.
Sim, historicamente há um desbalanço. Sim, há culturalmente e socialmente um desbalanço.
Mas ofensa é sempre ofensa, independente de pra onde se atira.

Sim, ofensa é ofensa, mas você mesmo disse, há um desbalanço desde o início da história no trato de homens e mulheres, se fosse uma ofensa de verdade eu poderia ter me posicionado contrário, mas não foi, homens são divagar. Tô tentando ver como um homem ficaria ofendido com isso. A reação é despropositada. Poderia apostar que quem se ofendeu com isso costuma chorar por que a vadia o colocou na friendzone e dizer que mulher só gosta de vagabundo.
 
Sim, ofensa é ofensa, mas você mesmo disse, há um desbalanço desde o início da história no trato de homens e mulheres, se fosse uma ofensa de verdade eu poderia ter me posicionado contrário, mas não foi, homens são divagar. Tô tentando ver como um homem ficaria ofendido com isso.
Você não se sentir ofendido é diferente de não ter havido uma ofensa.
É questão de empatia. Você não pode simplesmente assumir que os seus sentimentos e visões são o que toda pessoa deve obrigatoriamente seguir.
Eu também não me senti. Mas entendo quem possa ter se sentido ofendido chamado de preguiçoso.



A reação é despropositada. Poderia apostar que quem se ofendeu com isso costuma chorar por que a vadia o colocou na friendzone e dizer que mulher só gosta de vagabundo.
Desculpa mas isso é uma falácia argumentativa.
Equivalente a se um dos paulistanos fascistas respondesse que um pensamento assim só poderia vir de um nordestino ignorante e analfabeto.
Você deixa de discutir através de argumentos pra simplesmente espalhar aleatoriamente preconceitos e julgamentos sobre as pessoas com as quais está discutindo.
 
Equivalente a se um dos paulistanos fascistas respondesse que um pensamento assim só poderia vir de um nordestino ignorante e analfabeto.
Mas eu sei ler. :(

Meu post não pretendia atingir todos os homens heterossexuais, só os que fazem escândalo quando recebem um não de uma mulher.

Reação correta e supercompreensível é processar comediante por fazer piadinha no Twitter. :joinha:

Piadinha besta, Tipo acusar de forjar um crime, né?
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo