• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Processadores

Varatar disse:
Meu sonho é expandir pra 3G :)
E 128MB tem no Tamagoshi do meu sobrinho. :mrgreen:
:rofl:


À dois ou tres anos atrás 128 era incrível, mais hoje, tem que ter no mínimo 256 para se divertir sem problema...
Afinal, não podemos esquecer que as pessoas de hoje em dia estão cada vez mais necessitando de multitarefa e, com certeza, abrir um corel e um flash ao mesmo tempo para trabalhar, num pc com 128 é super escroto...
 
O Varatar tem razão. Tenho um colega na minha rua que tem um Athlon XP 2500+ com 128 ddr e Windows XP (PC "econômico" da Positivo). Ele me chama praticamente toda semana, porque no PC dele simplesmente nada funciona. Mesmo Counter-Strike, que é um jogo relativamente leve (funcionava perfeitamente no meu antigo K-6 II 500MHz, Win 98), foi um sufoco para rodar. Consigo instalar 1 a cada 10 jogos, e para abrir uma pasta do Windows é não menos que um minuto. Já falei para ele comprar um novo pente ou instalar o Windows 98, porque aguentar a lerdeza da máquina dele é dose.

Eu mesmo estou procurando um pente mais rápido de memória, porque já tenho suficientes 512MB mas suspeito que seja 266MHz, o que faz com que o antivirus sempre trave com o e-mail e mais algumas inconveniências. Difícil vai ser convencer minha mãe a comprar, até porque estou ainda mais de olho numa leitora de DVD, para instalar os jogos mais recentes - já que finalmente tenho um PC decente. Hehe.
 
Última edição:
Segura só:
Estava eu feliz e contente lendo a INFO Exame desse mês (setembro/2005) que tem como matéria de capa o Windows Vista (ex-Longhorn), previsto para sair no final de 2006 (:lol: tá bom...). Com essa nova frescurice de interface, a tal "Aero", vai exigir muito dos nossos PCs... Para o beta 1, liberado para assinantes da rede de desenvolvedores da Microsoft, o ideal é um turbinado com pelo menos 1024 de RAM e bons 3.5 Gigas livres no HD, além de uma placa de vídeo classe alta-baixa pra cima e drive leitor de DVD, porque eles não vão disponibilizar a versão em CD.

E mal saiu o beta 1, já tem vírus pro Vista :g:
Tá me cheirando WinME(rda) de novo...
 
Eo disse:
o ideal é um turbinado com pelo menos 1024 de RAM e bons 3.5 Gigas livres no HD
Isso não é muito, cara.
Até o lançamento do Vista, 1GB de RAM vai ser fixinha.

Eo disse:
E mal saiu o beta 1, já tem vírus pro Vista
Tá me cheirando WinME(rda) de novo...
Isso é mais do que normal.

Morpheu disse:
Athlon XP 2500+ com 128 ddr e Windows XP
Muito processador pra pouca memória

Morpheu disse:
porque já tenho suficientes 512MB mas suspeito que seja 266MHz
Muita memória pra pouco processador
 
Morpheu disse:
Eu mesmo estou procurando um pente mais rápido de memória, porque já tenho suficientes 512MB mas suspeito que seja 266MHz, o que faz com que o antivirus sempre trave com o e-mail e mais algumas inconveniências.

Tem que ver se sua placa-mãe aguenta aumentar a velocidade da memória. Não vai adiantar botar um pente DDR400 se o FSB da placa não alcançar esse clock, o pente vai continuar funcionando no mesmo clock baixo. E o aumento de desempenho não será linear, se passar de DDR266 para DDR400 talvez você ganhe uns 5-15% (no máximo) de velocidade.

Agora, a conjectura memória lenta + antivírus travando com o e-mail: :ahn?::eek:
Não faz muito sentido, tá mais para bug ou no cliente de e-mail, no antivírus ou na comunicação entre ambos.
 
Muita memória pra pouco processador

Ei, o processador é 2600+ - o 266MHz seria o clock da memória, hehe. Longe de mim fazer uma barbaridade destas.

Agora, a conjectura memória lenta + antivírus travando com o e-mail:
Não faz muito sentido, tá mais para bug ou no cliente de e-mail, no antivírus ou na comunicação entre ambos.

É, confesso que a relação foi um mero chute, mas existem outras mais óbvias como o PC ficar extremamente lerdo executando o Windows Media Player - o que me fez procurar um outro player de música. O pior é que em pouco tempo haverá um trabalho da escola que exigirá edição de video - posso faturar uns R$400 se este PC aguentar.

Rodar windows XP com 128mb é loucura, o Professional pega sozinho de 192 a 256mb só quando liga o pc...

Pois é. Só que a gloriosa Positivo Informática vende PCs com essa configuração, o que na minha visão é um crime. A máquina roda baseada na memória virtual, que é rápida como uma lesma. E lá se vão pelo menos R$150, isto se perceberem o problema.
 
Morpheu disse:
É, confesso que a relação foi um mero chute, mas existem outras mais óbvias como o PC ficar extremamente lerdo executando o Windows Media Player - o que me fez procurar um outro player de música. O pior é que em pouco tempo haverá um trabalho da escola que exigirá edição de video - posso faturar uns R$400 se este PC aguentar.
Mais um chute :lol:

O fato do WMP deixar a máquina lenta não está exclusivamente ligado ao clock da memória. Geralmente, o que deixa a execução lenta não é o clock da memória (pelo menos, é o menor culpado nessa estória), mas a alocação. O Windows tem um péssimo gerenciamento de memória e algumas linguagens (como C/C++) não possuem coletor automático de lixo (liberar memória que já não está em uso pelo programa). Muita gente reclama que "a internet deixa sua máquina lenta" :eek: No fundo, é mais ou menos isso, pelo menos, o que é visível para o usuário, que começa a navegar e de repente tem que rebootar a máquina porque virou uma carroça. O problema é que mesmo copiando e adaptando os sockets do BSD (e parte da pilha TCP/IP dele também), a MS injetou problemas na alocação da memória: os sockets requisitam memória, fazem o que precisam, terminam mas não liberam. Se o gerenciador de memória do Windows prestasse (o do Win2k é uma cópia também do Unix, mas de que adianta copiar gerenciamento de memória do Unix se isso será feito por um programador da MS? :blah:), ao detectar que o processo do socket "morreu", a memória liberada para ele deveria ser marcada como livre, o que não acontece. Imagino que isso também deve acontecer no WMP, já que quase tudo na MS é feito em C/C++, de um modo geral (ou seja, sem coletor de lixo, o SO deveria limpar a memória).

Para tentar lhe salvar de mais um fora :mrgreen:, um exemplo em que o clock da memória pode estar atrapalhando: seu processador pode ter um bom clock, mas o barramento de memória só opera a um clock muito baixo (ou está limitado por um pente de memória que exige um clock menor, já vi muita máquina com FSB de 400MHz com memória DDR200 instalada). O processador requisita uma informação mais terá que esperar a memória entregar. Isso pode não deixar o processamento lento, mas no caso do WMP, como há um retardo na entrega, o áudio pode sair "picotado" ou o vídeo com "saltos". Especialmente se você tiver pouca cache de memória ou estiver solicitando muitas informações que não estão na cache.

Acho que já disse isso antes, mas os impactos do clock da memória, mesmo no caso acima, é um conjunto de fatores que devem concorrer para que o usuário possa se sentir insatisfeito com a performance. Tente usar o monitor do sistema no gerenciador de tarefas para ver o quanto a memória e o processador estão ocupados, se está fazendo muito swap, tudo isso afeta o desempenho. Veja também se sua bandeja do sistema (ao lado do relógio) não está entupida de aplicações. Já presenciei usuários reclamando da performance mas a bandeja ocupava metade da barra de tarefas :ahn?:, com dezenas de aplicações ali. Foi só remover algumas e voltou à quase normalidade. Windows "é multitarefa", mas não faz milagre :lol:...

Deixa eu parar o post por aqui, senão vou entupir o fórum :think:
 
Mesmo Counter-Strike, que é um jogo relativamente leve (funcionava perfeitamente no meu antigo K-6 II 500MHz, Win 98)

Não é possível!
meu K6-2 500MHz não rodava
nem doom direito, imagine Counter Strike
(que mesmo assim é um joguinho fuleiro, apesar
de divertido)

Alguém já viu Counter Strike Source??
Gráfico de Half Life 2 com jogabilidade melhor
que a de CS, mas as especificações são bem altas, do tipo
512 de RAM é o mínimo. processador é 1.8GHz, eu acho.
E é bom ter uma placa de vídeo bombada, como uma
Geforce FX5600 (AGP8x) pra rodar legal.

Ei, o processador é 2600+ - o 266MHz seria o clock da memória, hehe. Longe de mim fazer uma barbaridade destas.

Minha tia tinha um 286 com 128 de memória RAM!
e era SIMM 72 PC 100MHz, que não dá nem pra eu aproveitar
para o meu pc que tem 64. (a placa que eu comprei de +64MB não funciona,
tive que trocar)
 
Aykürsch disse:
Minha tia tinha um 286 com 128 de memória RAM!
e era SIMM 72 PC 100MHz, que não dá nem pra eu aproveitar
para o meu pc que tem 64. (a placa que eu comprei de +64MB não funciona,
tive que trocar)
:ahn?: 286? Não seria 486 ou 586 aí? Não me lembro se o 286 conseguia endereçar toda essa memória, mas mesmo que pudesse, não usaria memória de 72 vias (isso foi "novidade" a partir do 486, se não me engano...). Aliás, módulos SIMM, se não me engano, não tinham todo esse clock não, essa nomenclatura "PC100", "PC133" é coisa mais recente, dos módulos DIMM. E nesse caso, módulos DIMM possuem 168 vias (:blah:, 22:00h, numa sexta-feira, confesso que não me lembro se são 168 ou 128, depois de tantos números no tópico e quatro horas programando).
 
não tinham todo esse clock não, essa nomenclatura "PC100", "PC133" é coisa mais recente, dos módulos DIMM. E nesse caso, módulos DIMM possuem 168 vias

é... só que eu não lembrava qual era a nomeclatura (sexta, 22h, sabe?)

286? Não seria 486 ou 586 aí?

Certeza. era um 286, e ainda gastava uma geforce de 64MB de memória de vídeo.
 
Aykürsch disse:
Certeza. era um 286, e ainda gastava uma geforce de 64MB de memória de vídeo.

Sexta-feira, 22:40h... 286 você está falando de processador ou de algum clock de alguma outra coisa? Porque 286 com GeForce é estranho, pois não tinha nem barramento PCI, menos ainda um AGP... Só os barramentos ISA e, se muito, um EISA. Estou com a sensação que se trata de algum clock, não de processador. Ou então estamos falando de coisas completamente diferentes (olha a hora) :lol:
 
Cara, se é o 286 da família 8086 da Intel então o nosso amigo alvi-negro tá inventando. As GeForce de barramento AGP não foram inventadas pra um processador tão ultrapassado suportar. Não tem como ...
 
To aki pensando em como ele instalou a GeForce? Por CD-ROM? Tinha CD-ROM nos 286? :think:
 
Ai caramba...
era um 286! E me desculpem...
a placa geforce realmente não era
compativel com o PC. tive confirmação
com minha tia hoje.
Mas mesmo assim é medonho um 286 com 128 de RAM
 
:doh:

Não iria adiantar nada um 286 tem 128 de ram.
Um 286 conseguiria rodar um windows?
 
Sim, do 95 pra baixo...
acho que era algo como
o windows 3.1... fora isso, só
DOS... eu me divertia pacas nele!
eu era o único retardado que gostava das
letrinhas brancas na tela preta.
 
Pow, eu adoro o DOS... aliás, o XP vem sem ele. O que me fez reinstalar o maldito Windows por completo há pouco tempo.

Falta eu aprender a usá-lo, claro.
 
Cara, nem sei muito de DOS,
mas acho ele um sistema operacional rápido
e fabuloso! ele não enche o nosso saco com muitos
pixels toscos com 100000 de cores diferentes.
Além de ter todas as funções do windows 3.1 no
autoexec.bat
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo