Morpheu disse:
É, confesso que a relação foi um mero chute, mas existem outras mais óbvias como o PC ficar extremamente lerdo executando o Windows Media Player - o que me fez procurar um outro player de música. O pior é que em pouco tempo haverá um trabalho da escola que exigirá edição de video - posso faturar uns R$400 se este PC aguentar.
Mais um chute
O fato do WMP deixar a máquina lenta não está exclusivamente ligado ao clock da memória. Geralmente, o que deixa a execução lenta não é o clock da memória (pelo menos, é o menor culpado nessa estória), mas a alocação. O Windows tem um péssimo gerenciamento de memória e algumas linguagens (como C/C++) não possuem coletor automático de lixo (liberar memória que já não está em uso pelo programa). Muita gente reclama que "a internet deixa sua máquina lenta"
No fundo, é mais ou menos isso, pelo menos, o que é visível para o usuário, que começa a navegar e de repente tem que rebootar a máquina porque virou uma carroça. O problema é que mesmo copiando e adaptando os sockets do BSD (e parte da pilha TCP/IP dele também), a MS injetou problemas na alocação da memória: os sockets requisitam memória, fazem o que precisam, terminam mas não liberam. Se o gerenciador de memória do Windows prestasse (o do Win2k é uma cópia também do Unix, mas de que adianta copiar gerenciamento de memória do Unix se isso será feito por um programador da MS?
), ao detectar que o processo do socket "morreu", a memória liberada para ele deveria ser marcada como livre, o que não acontece. Imagino que isso também deve acontecer no WMP, já que quase tudo na MS é feito em C/C++, de um modo geral (ou seja, sem coletor de lixo, o SO deveria limpar a memória).
Para tentar lhe salvar de mais um fora
, um exemplo em que o clock da memória pode estar atrapalhando: seu processador pode ter um bom clock, mas o barramento de memória só opera a um clock muito baixo (ou está limitado por um pente de memória que exige um clock menor, já vi muita máquina com FSB de 400MHz com memória DDR200 instalada). O processador requisita uma informação mais terá que esperar a memória entregar. Isso pode não deixar o processamento lento, mas no caso do WMP, como há um retardo na entrega, o áudio pode sair "picotado" ou o vídeo com "saltos". Especialmente se você tiver pouca cache de memória ou estiver solicitando muitas informações que não estão na cache.
Acho que já disse isso antes, mas os impactos do clock da memória, mesmo no caso acima, é um conjunto de fatores que devem concorrer para que o usuário possa se sentir insatisfeito com a performance. Tente usar o monitor do sistema no gerenciador de tarefas para ver o quanto a memória e o processador estão ocupados, se está fazendo muito swap, tudo isso afeta o desempenho. Veja também se sua bandeja do sistema (ao lado do relógio) não está entupida de aplicações. Já presenciei usuários reclamando da performance mas a bandeja ocupava metade da barra de tarefas
, com dezenas de aplicações ali. Foi só remover algumas e voltou à quase normalidade. Windows "é multitarefa", mas não faz milagre
...
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