• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera (2003)

Tisf

Delivery Boy
Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera

primavera-verao-poster01.jpg


Hummm o nome original não coube no título: "Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom" :mrgreen:

O filme é do diretor coreano Ki-duk Kim e narra os eventos com as estações como pano de fundo, num templo flutuante, dentro de um lago, onde moram apenas o monge e seu discípulo. Junto com isso, há muito simbolismo, inclusive com os animais, referência talvez ao horóscopo chinês, marcando por isso um período de aproximadamente 12 anos.

Quase sem diálogos, o filme nos mostra lições de vida com atitudes simples e o modo de vida isolado do mundo, parte de uma cultura totalmente diferente da nossa.

O filme não muda a paisagem, mas em nenhum momento você deixa de descobrir e se deleitar com ela cada vez que o ângulo muda ou a estação do ano intervém.

Enfim, quem tiver oportunidade, veja. O Ugluk chorou mais que eu :grinlove:

Fotos:

primavera-verao08.jpg


primavera-verao06.jpg
 
:think:


Ok... me emocionei mesmo. Tipo, quem me conhece sabe q algumas dessas coisas lembram-me coisas do meu longinquo passado, q claro...não interessa a vcs.


Mas enfim, eu tenho a plena certeza q após ter assistido esse filme, eu vi uma das obras mais estraordinárias da minha vida, bem... primeiro por q se trata de algo dentro do meu repertorio, e depois por q raramente agente consegue ver algo tão sublime ser passado por um meio tão popular como o cinema de uma forma clara...

O Tisf já disse do q se trata o filme, e sim é maravilhoso.

Pore'm eu so lamento que nem todos poderam aproveitar 100% o filme, por q ele não usa dialogos para se comunicar apenas simbolismos do budismo e de todas as parabolas dos monges guerreiros desde Prajnatara passando por Kuk Wen, Ho K'o até os dias de hj com Shi De Yan, Yan Ming e Heng Jung.

Bem, como não to aqui pra ensinar isso a vcs, se virem, estudem historia da china e da religião, filosofia e arte marcial ( esse último so parece não ter nada haver com o filme, ate vcs assistirem).

Porem, os simbolismos e referencias aos anais sao ao pé da letra, não sutil ao publico leigo.

Mas eu garanto q mesmo quem é leigo fica emocionado com o espetaculo...


To pra ver de novo... de nevo... e de novo... e de novo... e de novo...

...
 
Vcs viram aonde... cinema ou dvd ???

Me deixou curioso... vou correr atráz pra ver qual é da parada !! :wink:
 
Berserk, vimos no cinema aqui em São Paulo. Provavelmente não deve estreiar num circuito amplo, o que é uma pena.
 
É... pelo visto ainda não estreou aki no Rio. O Negócio é esperar... mesmo que impacientemente !! :mrgreen:
 
Tsc, praga. Vocês bundões viram essa joça antes de mim. :evil:

Quando eu vi otrailer na exibição de Moça Com Brinco de Pérola, fiquei intrigadíssimo. É mesmo raro esbarrar com um trabalho que analise as artes e crenças chinesas, de uma forma ou de outra.

Num achei que fosse chegar tão já aqui no Brasil. É uma boa notícia, mas vai ser melhor quando sair por aqui.
 
Chegou aqui no Rio sim. Já tem um tempo, acho que foi lá por Julho. Até ficou um certo tempo em cartaz (não sei se chegou a um mês), o Jaime Biaggo botou o bonequinho aplaudindo (o que atraiu um público que não atrairia) e tal. Mas eu nem tive oportunidade de ir assistir, infelizmente. DVD, etc.
 
Semana passada rolou aki no Rio uma mostra de filmes chineses... passou HOFD e outros, talvez o primavera passou tbm. A pena de tudo isso é que eu só fui descobrir ontem !! :x
 
E o pior é q tem uma noticia q parece q nem uma distribuidor comprou os direitos do DVD ou seja... nunca vai sai em DVD...

Aqui em SP passa esses filmes no Espaço Unibanco... e bem, fica em cartaz por muuuito tempo.
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
E o pior é q tem uma noticia q parece q nem uma distribuidor comprou os direitos do DVD ou seja... nunca vai sai em DVD...

Aqui em SP passa esses filmes no Espaço Unibanco... e bem, fica em cartaz por muuuito tempo.

A mostra daki foi no espaço unibanco tbm !!

O filme é coreano mas a historia se passa na china com atores chineses certo ???
 
Esse filme passaria desapercebido por mim, mas descobri que está sendo exibido em um cinema aqui em Brasília.

O jeito é arrumar um transporte o mais rápido possível, já que ele deve ficar pouco tempo em cartaz.
 
:: Berserk :: disse:
Uglúk o Uruk-Hai disse:
E o pior é q tem uma noticia q parece q nem uma distribuidor comprou os direitos do DVD ou seja... nunca vai sai em DVD...

Aqui em SP passa esses filmes no Espaço Unibanco... e bem, fica em cartaz por muuuito tempo.

A mostra daki foi no espaço unibanco tbm !!

O filme é coreano mas a historia se passa na china com atores chineses certo ???

É mas não é filme da mostra, e filme de circuito mesmo, só q circuito alternativo mesmo.


Essa pergunta de onde se passa não da pra saber, por q afinal, são monges budistas c'han que moram em um templo, em um paisagem totalmente paradiziaca, e isso pode acontecer na maioria dos paises orientais.

E no filme não se citam nomes de ninguem, nem de lugares... a única coisa q pode ser uma pista é a escrita q eles usam...

No momento em q o monge esculpe no chão os ideogramas se trata de Kanjis ( esse é o nome japones), porem e sabia q os japoneses não so escrevem nesses ideogramas mas eles usam outros mais e simplificados, mas talvez, como se trata de algo erudito pode ser. Mas os chineses escrevem tudo, dessa forma, são os mesmos ideogramas do kanji, porem somente desse jeito como é apresentado no filme nesse momento. E da pra perceber bem a diferença a escrita coreana qdo aparecem os titulos dos estaçoes.

Porém, ainda existe o fato da lingua usada nos dialogos ser o coreano... oq tornaria obvio q se passa na córeia. Mas não é uma regra isso tb...
 
Essa característica que o Ugluk citou torna o filme mais universal ainda, quase que atemporal eu diria também.
 
Através das estações do ano acompanhamos a vida de um rapaz e seu mestre que lhe ensina significantes valores de vida.
Resumindo, o filme é isso. Ele se passa em torno de alguns anos, mostrando a evolução e a assimilaçãos de tais valores pelo jovem rapaz. O filme contém TANTA figuração sobre a cultura budista, o kung-fu, entre outros, que eu não faço idéia do que sejam. Mas isso não fez eu gostar menos do filme. A fotografia é uma das coisas mais lindas que eu já assisti. É basicamente em apenas um cenário, e de tanto que ele é mostrado, a gente acaba se tornando meio íntimo do lugar, sabendo onde ir e tals. Além disso, é um filme de imagens.... poucos são os diálogos, e eles vão direto ao assunto. Recomendadíssimo!
NOTA: 71
 
E agora me respondam...

Como pode um diretor q nunca na vida se quer estudou cinema ou qualquer coisa ligada a cinema, simplemente humilharar doutores do cinema como... hmm.. Michael Bay?
 
E Michael Bay é doutor onde???

No cofre do banco???


Alguns diretores tem bolso.... outros tem cérebro. Cada um faz um tipo de filme.


Ki-duk Kim tem cérebro. E amor.





Isso ficou piegas.... blah
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo