• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pq Saruman não pegou o Narya?

gorgol

Não sou mesmo um
Não sei se devia postar aqi isto, mas ca vai: Saruman estava de certa forma obcecado pelo Um, e ele se mostrava tão fascinado pelos outros aneis...
Ele quando trancou Gandalf em Orthanc, ele poderia ter "roubado" o Narya a Gandalf?, sabendo ele qe Gandalf possuia o Anel, tanto é qe ele demonstrou uma certa raiva quando teve conhecimento qe Círdan deu para Gandalf o anel... Ou Narya nao estava com Gandalf nesse momento?
 
Nossa cara, essa pergunta é excelente, eu também já tive essa questão, depois acabei me esquecendo dela, mas é muito boa.

Também não sei a resposta, mas como você disse, das duas uma:

ou Saruman estava tão obcecado pelo Um que não viu Narya em Gandalf (o que pode ser muito plausível, visto que nos livros o leitor só descobre que Gandalf possui o Anel de Fogo quando ele está partindo da TM. Até lá o livro não fala nada sobre isso. Embora haja alguns indícios como a relação de Gandalf com fogos de artifício e sua luta com o Balrog. Entretanto, me parece que ninguém (ou quase ninguém) percebeu Narya em Gandalf até o mmento de sua partida.)

A segunda hipótese é que Gandalf não estava com Narya quando foi capturado por Saruman. Mas então, onde ele estava? Cirdan ainda não tinha dado o anel a Gandalf (acho pouco provável)? Gandalf pressentindo a loucura de Saruman escondeu Narya antes de ir ao encontro deste (um pouco mais provável, mas ainda assim acho que isso não ocorreu).

Pensei agora numa terceira hipótese: será que Saruman, tomado por sua arrogância o que o deixou um tanto quanto cego e ignorante, viu o anel com Gandalf e ainda assim o rejeitou? (me parece pouco provável também, mas... quem sabe?)

Enfim, pra mim continua sendo um mistério o porque Saruman não pegou Narya de Gandalf.
 
Pelo que me lembro, ninguém sabia que o Gandalf tinha recebido o anel. Só o Círdan mesmo. Mas não lembro muito bem dessa parte.
 
Está pra ser publicada neste final de semana ou no outro o FAQ dos Anéis, que contém esse questão:

D7. Por que Saruman não tomou o Anel de Gandalf?
Boa pergunta! Gandalf diz no Conselho de Elrond [SdA II 2] que ele fora prisioneiro de Saruman em Orthanc. Saruman sabia que Gandalf tinha o Anel Vermelho: “E o Mensageiro Cinzento [Gandalf] tomou o Anel, e o manteve sempre em segredo; mas o Mensageiro Branco [Saruman] ... após um tempo se tornou ciente deste presente, e o invejou, e este foi o começo da má-vontade oculta que ele nutria em relação ao Cinzento ...” [CI: Istari]

Algumas pessoas do newsgroup sugeriram que quando escreveu a confrontação de Orthanc Tolkien poderia não ter se decidido se Gandalf usaria um dos Três. Isto parece possível, uma vez que Christopher Tolkien nos diz [CI: Introdução] que o texto sobre os Istari foi escrito depois da publicação do Conselho de Elrond.

Mas nós também podemos fazer diferentes explicações internas à história:
• Talvez Saruman tenha fingido a Gandalf que ele o queria como parceiro na nova aliança com Sauron. Saruman pode ter demorado a pegar o Anel de Gandalf para evitar um rompimento irrevogável entre eles. Saruman pode ter acreditado que no devido tempo Gandalf iria “aprender sabedoria” e cooperar, e nesse caso ele colocaria o Anel Vermelho ao serviço de seus projetos.
• Alternativamente, sendo instruído no conhecimento dos Anéis, Saruman pode não ter se importado com o Anel Vermelho, pois sabia que ele não tinha potencial militar. Uma vez que ele não estava interessado em sua habilidade primária, preservando coisas imaculadas e curando os ferimentos do mundo, haveria poucas razões para tomá-lo para seu próprio uso. (Isto não explica porque ele não tentou tomar o Anel apenas para impedir que Gandalf o utilizasse).
• Uma terceira possibilidade é que ele tentou, mas uma vez que os portadores dos Três Anéis supostamente deveriam mantê-los em segredo, Gandalf não mencionou o fato no Conselho.

Nenhuma dessas explicações é realmente satisfatória, mas muitos de nós preferimos não aceitar uma explicação externa se pudermos nos esforçar para encontrar uma explicação interna plausível.
 
É interessante que esse terceiro tópico cita uma explicação do tipo "edições posteriores do Hobbit", meio tapa-buraco.

Acho que o Mestre Tolkien não esperou que fosse ter leitores tão chatos e detalhistas. :lol:


( eu sei que ele era perfeccionista, provavelmente não há nenhuma menção a isso pois ele não tinha decidido se Gandalf realmente portaria um anel, isso de certa forma também explicas algumas duvidas do tópico sobre seus podres específicos )
 
É interessante que esse terceiro tópico cita uma explicação do tipo "edições posteriores do Hobbit", meio tapa-buraco.

Acho que o Mestre Tolkien não esperou que fosse ter leitores tão chatos e detalhistas. :lol:

Concordo,o Tolkien pode não ter imaginado que teria tanta gente a ponto de perguntar isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo