• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

pq os elfos foram extintos?

Também acredito que assim que começou a Quarta era ou Era dos Homens, ocorreu passagem gradual de todos os elfos para Aman.Por mais que amassem a T.M ,acabaram por optar pela paz,pela compania dos Valar e a de seus parentes.
 
Acho que o problema agora resume-se a: o que aconteceu com os Elfos que não atenderam o chamado final?

Tipo evacuação total é meio difícil, mesmo se todo mundo quer ir. E os Valar não obrigam ninguém então fica mesmo difícil pensar que TODOS responderam e foram para lá...

Uma vez, li um tópico sobre os filhos gêmeos de Elrond, e que provavelmente (por serem meio-elfos) tornarem-se então mortais por escolherem permanecer na TM.

Mas virar mortal como Arwen e Luthien deixa as coisas mais tranquilas. Tipo, eles não ficariam presos em Arda, em específico na TM.

Uma coisa que acabo de pensar. Eventualmente os elfos que não atenderam o chamado por "morte violenta" (ou não, tipo desgaste irremediável de seus corpos), acabassem deixando seus corpos. Ainda ficariam nos círculos de Arda, e quero pensar que muitos deles fiquem curiosos e vão dar uma olhadinha em Mandos. Ali, passariam por uma "reciclagem", para então voltar a ter corpo em Aman.

Outra possibilidade mais sombria, é que esses elfos não queirar ir para Mandos de jeito nenhum, vagando por aí a esmo. Creio já ter lido alguém comentar isso (sobre elfos morrerem e não atenderem Mandos), antes mesmo do chamado final. Neste caso, eles continuam imortais, mas seriam mais parecidos com fantasmas por serem incapazes de reencarnar (teriam de ir para Mandos, lembram?), e incapazes de deixar Arda (até o final dos tempos)
 
Acho que o problema agora resume-se a: o que aconteceu com os Elfos que não atenderam o chamado final?

Justamente. Não há, que eu me lembre, nada que, de forma absoluta, deixa claro que TODOS os elfos partiram. É uma consenso, não uma fato provado. Da mesma forma que especular sobre uma eventual permanência é apenas especulação. (Pleonásmo proposital)

Mas continuo sim a achar que se a intenção de Tolkien era criar um link entre os mitos élficos atuais e um possível passado real, e extrapolação dessepara uma espelução do que sucedeu é válida.

Até que me referênciem quanto ao faoto de TODOS os elfos terem deixado a TM na Q.E., continuarei defendendo essa hipotese...

Foi pesquisar sobre o tema.
 
Última edição:
Não é necessário essa exposição, basta a colocação em cartas, de que, a Quarta Era é a Era dos Humanos, e, sendo bem simplista, sendo as obras uma reelaboração do Mito Europeu, e na Europa hoje não existem elfos, logo, todos se foram. Um silogismo, mas nossas premissas são interessantes.
Tolkien coloca a idéia da Era dos Humanos, ou dos Segundos, como os elfos os chamavam, e os próprios elfos sabiam disso, sabiam que com a Queda de Sauron seu tempo realmente acabara.
A evacuação, claro, não ocorreu de uma só vez, foi gradativa, como já coloquei, imaginando a Quarta Era com a duração aproximada da Terceira Era, teríamos, nos meados da Quarta Era, a ausência total dos elfos em Endor.
 
Nós, teoricamente, estamos na QE? TIpo, seguindo a idéia de Tolkien, estamos na Quarta Era? Ou qual?
 
Um silogismo, mas nossas premissas são interessantes.

Sim, sem dúvidas. Mas ainda temos "lendas" bem vivas e recentes sobre elfos, como no caso do mito de São Nicolau, na Escandinávia, e nas próprias lendas da Floresta Negra, na Alemanha.

Nós, teoricamente, estamos na QE? TIpo, seguindo a idéia de Tolkien, estamos na Quarta Era? Ou qual?

Boa pergunta... há quem diga que poderiamos estar na Sétima ou Nona Era, mas não tenho opinião formada.

P.S.: Feriadão se aproxima... não responderei até segunda feira...:cerva:
 
Perfeitamente, existem relatos acerca de elfos, mas relatos que encontram suas raízes no medievo, e a isso Tolkien se refere em suas obras, ao mundo medieval.
É claro, a noção braudeliana de temporalidade, uma Longa Idade Média, que iria até o século XIX. Por isso mesmo, temos a possibilidade de análise de muitas experiências pessoais do autor dentro das obras.
A Terceira Era se situaria neste momento de "auge" do Medievo, seguindo analogamente a idéia de Gioachinno da Fiore, temos as Três Eras cristãs para o Mundo, sendo a Era do Pai (da Criação), do Filho (momento da Encarnação) e do Espírito Santo (momento escatológico).
Sendo assim, contando os anos, da forma pela qual a variação temporal das Primeiras Eras deve ser levada em conta, teríamos que, a Primeira Era, em si, data do momento primordial, da Criação ao surgimento do homem (como pensavam os homens do medievo).
Desta forma, temos que entender que, a Primeira Era do Sol e da Lua, é muito mais recente a nossa história, e de duração significativamente mais curta que a Primeira Era das Árvores, por exemplo.
Ao fazer a datação, diria que, a Primeira Era das Árvores remontaria a milhões de anos atrás, enquanto a Era do Sol e da Lua, a poucos milhares, já com a existência humana.
A Segunda Era é o período "clássico" da humanidade, e a Terceira Era o medievo em si.
A Quarta Era inaugura, a Era dos Humanos, de fato, o período que alguns historiadores chamam de Idade Moderna. Dentro da idéia de Jacques Le Goff, ainda é o medievo, enraizado na sociedade por "n" fatores, sendo que para Le Goff a Idade Média dura dos séculos II e III d.C, até os séculos XVIII - XIX.

O que nos colocaria, hoje, de fato, na Quarta Era do Sol e da Lua, ainda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo