• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

pq os dunedain vivem mais?

Se analisarmos origem e a permissão concedida aos Valar para dilatar o tempo de vida dos homens, então faz sentido que o que ocorreu em Númenor tenha sido não apenas os Valar derramando poderes sobre a ilha e sobre os homens, mas que a intervenção direta deles pode ter reparado em parte o que ocorreu no passado da raça dos homens.

Se voltarmos no diálogo de Finrod e Andreth percebemos a diminuição da estatura dos homens por Melkor e que podia ser restaurada em parte se esta fosse a vontade dos Valar.

Entretanto, mesmo no passado quando os homens eram intocados eles eram frágeis (sempre foram estranhos em uma terra estranha) e podiam cair com facilidade, de modo que a restauração parcial dos homens em Númenor não foi o bastante para curar a raça.
 
.

Penso que os dúnedain são os seres humanos como estes foram "projetados" por Ilúvatar, ou seja vivendo o triplo da "idade bíblica", 70 anos, sem doenças e com pleno desenvolvimento de todo o nosso potencial genético. "O Conto de Adanel" dá a entender que Eru castigou os primeiros humanos, por sua corrupção, permitindo que eles fossem expostos ao Ingrediente Melkor, fonte de todas as enfermidades e mazelas que atormentam a nossa espécie naquela mitologia.

Após o erro de Isildur, os Valar começaram a retirar gradativamente a sua proteção dos descendentes dos Fiéis, o que diminuiu muito a sua logenvidade na Terra-Média impregnada de Elemento Morgoth. O texto do "SDA" sugere que tal proteção, e consequente aumento da expectativa de vida, foi restaurada após a Guerra do Anel. Mas outras declarações de Tolkien nos levam a pensar o contrário.

PS: Os dúnedain, em Númenor, tinham uma taxa de natalidade muito baixa (o que fazia sentido em um povo que vivia tanto), mas após a retirada das bençãos dos Valar, sua fertilidade não aumentou. Assim sendo, os númenoreanos apesar de viverem bem menos, continuavam tendo poucos filhos, para a alegria dos seus inimigos.

.
 
Última edição:
Faz sentido. Afinal o dom de Eru não precisava ser dado apenas a homens diminuídos. Apesar de eu entender que o remendo dos Valar não pudesse algum dia alcançar o estado perfeito do mundo que fora outrora, vejo a vida deles próximas do ideal de Hildórien mas sem aquela memória preciosa que eles perderam pela interferência de Melkor aliada ao descaso dos homens.

Tem um animê que ilustra bem esse estado. Em "Banner of The Stars" a raça humana está dividida entre os humanos comuns (União Humana) e os humanos geneticamente modificados, os Abh. Eles entram em guerra pelo fato de os humanos comuns verem eles como aberrações.

Enquanto os humanos comuns envelhecem e morrem antes dos 100, os Abh são todos bonitos, de constituição física reforçada e alcançam 200 anos e vivem a vida inteira com o corpo e o rosto jovens e na hora da morte eles se deitam para dormir e não acordam mais.
 
Última edição:
.

E não nos esqueçamos da nobreza descendente de Elros que vivia o dobro (em torno de 400 anos) do que viviam os númenoreanos comuns.

.
 
Uma dúvida q me pintou agora: pq os descendentes diretos de Elros viviam mais? Pq eram descendentes de elfos?

Tá, essa parte é óbvia. Mas pq os outros viviam mais que os Edain comuns e menos do que os descendentes diretos de Elros?

De onde vinha a bênção de longevidade dos não-descendentes diretos de Elros?
 
Tá, essa parte é óbvia. Mas pq os outros viviam mais que os Edain comuns e menos do que os descendentes diretos de Elros?

.

Não havia este terceiro grupo, Lindoriel. Havia apenas os descendentes de Elros (expectativa de vida em torno dos 400 anos) e os númenoreanos comuns (expectativa de vida em torno dos 200 anos).

.
 
Uma dúvida q me pintou agora: pq os descendentes diretos de Elros viviam mais? Pq eram descendentes de elfos?
Não esqueça que Elros, assim com seu irmão Elrond, também tinham sangue de ainur correndo nas veias, visto que eram descendentes de Melian, a Maia. Por isso que os descendentes de Elros viviam mais que númenoreanos comuns.
 
.

Não havia este terceiro grupo, Lindoriel. Havia apenas os descendentes de Elros (expectativa de vida em torno dos 400 anos) [/b]e os númenoreanos comuns (expectativa de vida em torno dos 200 anos).

.


Minha dúvida é justamente sobre os númenorianos comuns.
 
Pq eles viviam menos que os descendentes diretos de Elros.

Porque a longevidade deles estava ligada a distância que Númenor tinha da Sombra(Terra-média), e também de sua prosperidade que durante milênios esteve sob a lei dos Valar.

A longevidade dos descendentes de Elros era ligada a Dádiva que foi oferecida a Eärendil e seus descendentes.
 
Isso eu entendiiiiii, mas não peguei ainda pq os númenorianos que não eram descendentes diretos de Elros viviam 200 anos enquanto os que eram viviam 400! :ahhh:

Devia ser frustrante, não...? Por isso, em partes, o casamento de Erendis e Aldarion não deu certo... ela envelheceu muito mais rapidamente!
 
Isso eu entendiiiiii, mas não peguei ainda pq os númenorianos que não eram descendentes diretos de Elros viviam 200 anos enquanto os que eram viviam 400! :ahhh:

Devia ser frustrante, não...? Por isso, em partes, o casamento de Erendis e Aldarion não deu certo... ela envelheceu muito mais rapidamente!

Resumindo, os descendentes de Elros tinham não só descendencia élfica tanto por parte dos Sindar como dos Noldor, como também não podemos esquecer que eles tinham descendencia Maiar também(Melian). Essa sem dúvida é determinante para a questão, ter descendencia Ainur.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo