1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

pq os dunedain vivem mais?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Rossik, 15 Mai 2006.

1. Rossik

Rossik Usuário

pq eles vivem mais (se é q eles vivem mais)?

desculpe se a pergunta é meio besta, mas isso implica em um sangue "mais puro"?

2. Vanagristiel

Vanagristiel With God I'm Alive!

Primeiramente, nenhuma pergunta é besta, portanto pergunte à vontade, caríssimo!!! :D

Agora, quanto às suas perguntas!!! Os dúnedain vivem sim mais que um homem comum da Terra-média! E se eu não estiver ficando louca pelo tanto de café que eu tenho tomado ultimamente, a razão pela qual isso acontece é o fato de serem descendentes de Elros Tar-Minyatur, filho de Ëarendil e irmão de Elrond, que, sendo um meio-elfo a quem foi dada a escolha de pertencer a qualquer uma das duas raças (homens ou elfos), escolheu o destino dos Homens. Mas nem por isso deixou de ter sangue élfico correndo em suas veias, o que os conferia um tempo de vida superior a de um humano "puro" por assim dizer. Elros, por exemplo, viveu 500 anos. Aragorn Elessar, seu descendente, viveu 210. Eita... será que ficou compreensível??

Em suma, eles vivem mais sim, por que são descendentes de elfos!! hehehehe Se eu falei besteira, por favor, me consertem!!! hehehe

Espero que tenha ajudado!! :mrgreen:

Última edição: 15 Mai 2006
  3. Varnon

Varnon Cavaleiro de Dol Amroth

Basicamente corretíssimo!
    Foi dada aos dúnedain a graça dos valar, por ter sangue élfico e a simpatia dos deuses, na epoca de númenor, até seu apogeu com Tar-Atanamir, o Grande, os numenorianos tinham uma média de idade de 400 anos!
    A partir de Tar-Ancalimon, a idade começou a cair, indo para 390, 360 e assim por diante, na época de Ar-Pharazôn, o Dourado, a média era de 210 anos.
    Mesmo depois da sombra e da queda de Númenor, os dúnadan de arnor e gondor viviam em média uns 200, pois mesmo por ter perdido a graça dos valar, ainda tinha uma descendencia nobre.
    Uma curiosidade é que os antigos amigos-dos-elfos (Senhores de Andúnië), que eram os fiéis na época de númenor, preservaram mais sua idade, por exemplo, Valandil, segundo rei de Arnor, filho de Isildur viveu 260 anos e Meneldil, filho de Anárion, rei de Gondor, viveu 300 anos.
    É isso.

4. Marco

Marco may the force be with... wait

Eu sempre achei que os duneidan viviam mais por serem descendentes dos Edain, povo que lutou contra Morgoth. Como se mantiveram fiéis aos Valar esse povo foi agraciado com uma benção, suas vidas durariam três vezes mais que a de outros homens. Está errado???

5. Proview

Proview Go

Só um pequeno detalhe com relação as respostas de Varnon e Vanagristiel.

Todos dunedain vivam mais que as outras "raças" de homens como uma premiação dos Valar aos edain que ajudaram na batalha contra Morgoth na 1º Era.
    Os da linhagem de Elros (linhagem real) viviam ainda mais que os dunedain "comuns". Aragorn era descendente de Elros.

6. Primula

Primula Moda, mediana, média...

Hmmm, a "herança genética" é um dos fatores. Mas muitos dos dunedain viveram bem menos que seus antepassados, por conta do medo da morte (que passou a ser visto como castigo, e não dádiva de Eru).

Aragorn, restaurou a antiga nobreza (é deprimente ter medo da morte), e por isso com ele voltaram a viver muuuuito tempo.

7. Tilion

Tilion Administrador

Bem, "eles" é abrangente demais nesse caso. O provável é que só a linhagem a partir de Aragorn voltaria a viver bastante (caso não decaíssem novamente).

8. litle

litle Oooooooooooooola

Na verdade eles vivem mais por o sangue deles vem dos elfos e dos homens, e Aragorn vive mais por que é descendente dos Eldar, dos Numenorianos, dos Dunedáin e principalmente de Isildur.

9. Ramalokion

Ramalokion Mecha-de-Folha

Pq "principalmente" de Isildur? Ora Isildur era um Dunedain, logo descendente dos Numenorianos e (aí sim, no caso de Isildur mas por linhagem) descendente dos Elfos. Não existe nada de diferente nele.

10. litle

litle Oooooooooooooola

sim, há algo de diferente nele, já qui Isildur é da linhagem dus reis, e us reis vivem mais(umas cinco vintenas no mínimo, como disse Denethor.

11. Ramalokion

Certo mas Aragorn é dessa mesma linhagem. O pai de Isildur (e o irmão dele) também, e todos os outros antes deles... Isildur não tinha nada de diferente desses todos. Seu sangue era tão "puro" quanto o de seu irmão, pai e antecedentes... Isildur não tinha nada de diferenciado pra ser destacado da forma como você escreveu.

Quando vocês escreve que "...Aragorn vive mais por que é descendente dos Eldar, dos Numenorianos, dos Dunedáin e principalmente de Isildur.", deixa a sensação que Isildur tinha algo fora do comum o que não é verdade. A linhagem dos reis que corria no sangue de Isildur corria no sangue de muitos outros; em Aragorn também por ser descendente de Isildur. O correto seria vc ter mencionado algo como:

"Aragorn viveu mais que os outros PRINCIPALMENTE por ser descendente de Elros."

12. Varnon

Só uma coisa...
    Como sitei lá em cima, na mesma época, quando a longevidade dos numenorianos começou a cair, ao contrário do curso evolutivo normal, que seriam subir, caiu mais rápido entre aqueles que odiavam mais os eldar do que entre aqueles que ainda os amavam, é só observar:

O pai de Pharazon, se não me engano seu nome é Gimilzor, viveu somente 198, morreu novo na sua época.
    Já os filhos de Isildur e Anárion, viveram 300 e 260 respectivamente, muito mais, mesmo sendo gerações após...

Então é claro, se você quer viver um pouco mais, é importante você ir com a cara dos Valar sim. :D

Mas lógico, a genética ajuda sim! Então você ter laços élficos também vai fazer você viver bastante, mas não tanto, observe os príncipes de Dol Amroth...Eles vivem em média 100 anos, mesmo tendo parentesco élfico.
    Bom, agora se me falarem "Mais o sangue já foi muito misturado" eu vou concordar. E outra, não tenho como informar quanto eles viviam quando o sangue élfico ainda era "fresco", isto é, as primeiras gerações seguintes a junção dos sangues.

13. Ramalokion

Mas os principes de Dol Amroth tinham um parentesco extremamente antigo com os elfos (lembre-se que é considerado como uma espécie de lenda ... mesmo com Legolas "reconhecendo" traços élficos" e tal..); mas a diferença aqui é que em Dol Amroth eles seriam descendentes de uma união de um homem e uma elfa, no caso dos reis numenorianos não. Eles foram "produzidos" pela escolha de um meio-elfo, recebendo uma dádiva (que se juntou a outra) dos Valar.

14. Varnon

Só sei de uma coisa...para viver bastante como os numenorianos você precisa ter as duas coisas, não só uma e nem outra, as duas! Elas são:

Sangue élfico
    Dádiva dos Valar

Para mim é isso. :cool:

15. Rossik

Rossik Usuário

valeu pessoal, acho q esta tudo entendido!

16. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

Mas não seria possível que todos os númenorianos tivessem sangue élfico, aho que só o pessoal da Casa Real é que tinha. Os chamados filhos de lúthien. Era por isso que os reis viviam mais que os plebeus númenorianos.

17. Todos tinham sim sangeu élfico porque eram descendentes de um ancestral comum, Elros Tar-Minyatur, filho de um elfo, porém escolheu a vida de mortal, ao contrário do irmão, Elrond. Pegaram a idéia?:lol:

18. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

Trecho do Silma, atenção no grifo em itálico. :)
    Ora, Elros e Elrond, seu irmão, descendiam das Três Casas dos edain, mas também em parte dos eldar e dos Valar; pois Idril de Gondolin e Lúthien, filha de Melian, eram suas antepassadas... E toda a sua linhagem, os reis e os senhores da Casa real gozaram de uma vida longa mesmo em comparação com a dos numenorianos.

19. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Pois é, nem todos os numenorianos eram descendentes de Elros, não. Tá certo que ele viveu bastante, mas não deve ter se dedicado só a aumentar a família assim. Havia outros edain que foram para Númenor.

20. litle

litle Oooooooooooooola

É, mais ele é o principal.

Compartilhar