1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Pq Melkor escolheu Sauron?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por KDSI, 29 Dez 2014.

1. KDSI

KDSI Usuário que aparece as vezes quando tá curioso

Eu não consegui intender ainda (talvez seja cedo para querer intender isso, já que li o Silmarillion ate a metade, ainda estou lendo... bom não sei o que vem pela frente rs. :confused:)
    De qualquer forma vou fazer essa pergunta, que pode ser boba, rs, mas eu tenho curiosidade, e se alguem puder ajudar nisso, eu vou fica feliz. :oops:
    Pq Sauron?
    Havia tantos Maia, assim como Gandalf, Saruman e todos os outros, enfim, ele podia ter escolhido(tentado com) outros ou Sauron foi o mais facil de seduzir pro lado maligno da coisa?

2. Turgon

Turgon 孫 悟空

@KDSI existe uma área específica no fórum para dúvidas sobre os livros que é a '
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    '. Seu tópico já foi movido para a área correta.

• Ótimo Ótimo x 1
  3. KDSI

Obg Turgon, sou nova aqui nao sei muito bem como postar e fazer as coisinhas, obg pela ajuda (eu acho que foi uma ajuda rs) e desculpe pelo erro. Devagar eu aprendo

• Gostei! Gostei! x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  4. Turgon

Turgon 孫 悟空

Sem problemas. E continue lendo que logo você chega na resposta, caso não queira o spoiler. :mrgreen:

• Gostei! Gostei! x 1
  5. Amelia Strange

Amelia Strange indecisa talvez

acho que isso ajudará a responder:

• Ótimo Ótimo x 1
  6. KDSI

Ajudou sim Amelia, obg, algumas coisas eu sabia só não taav conseguindo encaixar sozinha, obg.
    E obg tbm Turgon, vou correr ler 8-O. rsrs

7. Amelia Strange

não tem de quê! Amelia a seu serviço ^^

• Bobo Bobo x 1
  8. Éomer

Éomer Well-Known Member

Sauron era padawan de Aulë, mas foi seduzido por Morgoth para o lado negro da força. Simples assim.

• LOL LOL x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  9. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

A palavra que o HoME usa para o que houve com Sauron é "suborn", no sentido de induzir ou seduzir, seguido por definição quase igual no Silmarillion no sentido de se oferecer algo.

Entretanto se desconhece a natureza exata dos termos do acordo entre Sauron e Melkor (do que foi prometido). No HoME Sauron é chamado uma vez de "Thû the hunter" (da época de Tevildo, o gato) dando a entender uma origem com elementos de caçada de um predador no maia em que uma hipótese é de que esse traço de personalidade possa ter sido preservado na versão final e que o acordo tenha mais a ver com o fato de Sauron ter escolhido livremente ter ficado com Melkor do que Melkor fazer questão de ficar com Sauron. Quem sabe pela possibilidade de poder caçar cruelmente a vontade sob a liderança de Melkor.

Esse fato aparece particularmente no Silmarillion quando se comenta que vários maiar foram arrastados pela aparência e exuberância de Melkor quando ainda detinha o antigo poder. E que certa porção de poder em Melkor teria atraído o maia. Um pouco de análise sobre o nome de Sauron:

• Gostei! Gostei! x 3
  10. KDSI

Ouooo vlw Neoghoster, *-* obg.
    Éomer vc é mt direto, rsrs vlw tbm, =P

• Mandar Coração Mandar Coração x 2
  11. Éomer

Éomer Well-Known Member

Vendo o post do Akira cheguei a conclusão que vou ter de tomar vergonha na cara e ler os HOME ao invés de deixar acumulando poeira na estante.

• Gostei! Gostei! x 1
  12. Mercúcio

Mercúcio Well-Known Member

Uma coisa que me ocorre...
    É dito no Valaquenta que Aulë e Melkor eram parecidos:

Curiosamente, dois dos Maiar mais importantes que se desviaram - Sauron e Saruman - serviam a Aulë, certo? Se supomos que na base das relações que vinculam os Maiar aos Valar está uma identificação, que se traduz em personalidades e talentos afins, o quadro ganha nova significância, certo?
    Da mesma maneira, entre os elfos que se corromperam, destacam-se os noldor, que eram os preferidos de Aulë e amavam criar com suas próprias mãos.

Esses dados, parece-me, situam a ambição criativa como um caminho potencial para o Dark Side.
    O ato de criar, em si, não representa a queda. A queda está no desconhecimento da hierarquia cosmogônica que situa todas as criaturas de Deus como co-criadores - em maior ou menor escala - de sua obra maior. Assim, Melkor foi repreendido quando, desconhecendo os limites de sua posição, interferiu nos temas da Canção. Aulë quando desconheceu o seu lugar e buscou criar vida. Os Noldor foram abandonados à própria sorte quando afrontaram os Poderes, representantes do Deus Único na Terra, colocando a obra de seu mais célebre artífice acima de todas as medidas. Viajei? :think:

Última edição: 29 Dez 2014
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  13. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Sei bem como é isso. Me pergunto porque a parte que mais uso do HoME ser o índice remissivo e os temas que me aparecem na cabeça ao invés de ler decentemente na ordem o texto XD

Um dia desses um forista me recomendou ir no site de Pokemon Showdown fazer umas batalhas radomicas por diversão e eu fui lá no site pra me sentir "jovem de novo". Um dos motes nos games de Pokemon diz que para a pessoa aprender uma habilidade ela deve desaprender outra, tipo assim "must unlearn lazyness before you learn initiative" (para aprender a habilidade iniciativa tem que desaprender a habilidade preguiça). Uma das heranças do game boy hehehehe

14. Grimnir

Grimnir Usuário

Agora q vc falou isso, me lembrei do diálogo abaixo:

For I am Saruman the Wise, Saruman Ring-maker, Saruman of Many Colours!"
    'I looked then and saw that his robes, which had seemed white, were not so, but were woven of all colours. and if he moved they shimmered and changed hue so that the eye was bewildered.
    ' "I liked white better," I said.
    ' "White! " he sneered. "It serves as a beginning. White cloth may be dyed. The white page can be overwritten; and the white light can be broken."
    ' "In which case it is no longer white," said I. "And he that breaks a thing to find out what it is has left the path of wisdom."

15. Mercúcio

Não pesquei o que te remeteu a esse diálogo, @Grimnir . Explica? :dente:

16. Grimnir

Grimnir Usuário

Claro, mas tenha em mente que eu posso ter viajado. Melkor possivelmente quebrou Arda para viabilizar as suas criações. Eu não sei direito como funciona o "elemento Morgoth", mas parece que no final das contar Melkor quebrou parte de si para conseguir entender mais ainda como funcionava Arda. O caminho que Saruman trilhou, acho eu, foi parecido. A mentalidade era a mesma, da destruição criativa ao invés da criação através da contemplação. O indivíduo por observar a Natureza e tentar inferir como ela funciona ou então pode dissecá-la e obter mais informações, só que nesse processo ele acaba por destruir a Natureza. Fez sentido?

• Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  17. Mercúcio

Pra mim fez sim. :yep:

• Gostei! Gostei! x 1
  18. Finarfin

Finarfin Usuário

Sauron não foi o único Maia seduzido por Melkor.
    O Senhor do Escuro não escolheu Sauron especificamente. Ele seduziu tantos quantos conseguiu, e foram uma infinidade. Se pudesse, teria seduzido todos, inclusive os Valar, e reinado absoluta e incontestavelmente.
    Sauron, entre todos os Maiar corrompidos, se destacou pelo seu poder e assumiu posição de comando, sendo o segundo em poder, logo abaixo de seu mestre.
    Ele não foi O escolhido, e sim o mais apto dentre os muitos que escolheram Melkor como seu senhor.
    Portanto, eu diria que Sauron escolheu Melkor e não o contrário.

• Gostei! Gostei! x 3
  19. Grimnir

Grimnir Usuário

Sim, mas podemos mudar a ótica da pergunta para sabermos o que levaria um Maiar para o lado de Melkor...

• Ótimo Ótimo x 1
  20. Amelia Strange

sei que é uma explicação meio vaga mas achei até um pouco plausível sim

• Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar