• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

pq as pessoas não respeitam os diversos gostos musicais?

Lord Skywalker disse:
Acho que existe uma grande diferença entre comercial e ruim.

Vejam por exemplo o Queen: sem dúvida alguma é uma banda que possuia uma porção de hits completamente comerciais, muitas vezes criados pelo sucesso mesmo, como por exemplo 'Under Pressure', 'We Are The Champions' ou mesmo 'Radio Ga Ga'.
Agora, nem por isso essas músicas são ruins, muito pelo contrário.

Existe uma grande diferença, mas há também de se lembrar sobre aquilo que mais importante uma música possa ter: o feeling.

Sim, porque a música é uma arte e portanto expressa o sentimento de seu criador. O sentimento é aquilo que de mais importante pode haver numa música, e em estilos inferiores, como o Axé, o Funk carioca ou mesmo as Boy Bands, ele inexiste.

Não importa o que digam, aquilo lá pra mim é um lixo, pessoas fazendo música pelo dinheiro, isso é algo desprezível e ponto final.

A verdadeira arte/música deve ser feita com o coração, pra aí sim merecer nosso respeito.

Todos que frequentam esse fórum bem sabem que eu sou uma pessoa de gosto músical bem fechado (e eu não fico aí me vangloriando de entendedor, eu sou True Metal Gladiator mente fechada e assumo isso), mas eu respeito sim outros estilos, como a Bossa Nova, o Jazz, a Black Music de origem, o Punk, o Rap do gueto, e até mesmo alguns Pop Rocks honestos.

Estilos menores e feitos pelo dinheiro como o Pagode, o Axé, o Funk carioca, o New Metal e o Rap americano (aquele que os caras aparecem com várias mulheres e carrões nos clipes) entre outros não merecem meu respeito, eu os desprezo.

Acho que vc resumui bem o que eu pesno... naum preciso gostar de alguma coisa pra respeitar... tudo que é feito com sentimento... toda a musica que carregue alguma porção emocional, que naum foi feita exclusivamente pra ganhar dinheiro merece respeito.
 
acho que as pessoas constroem reputação e tem medo de que ela se destrua se ela não falar mal de uma coisa que ela não gosta. acho que tem medo de perder os amigos...sei lá porque...nunca tinha pensado.... :o?:
 
Existe desrespeito assim como existe desrespeito entre seres humanos nos mais variados aspectos da vida social, é de se esperar isso. Música por vezes suscita grandes paixões e as pessoas passam a atacar estilos que elas odeiam sem se preocupar se o que fazem é uma atitude correta. Geralmente essas pessoas são as que mais se afetam quando suas bandas queridas sofrem críticas severas ou ofensas.

Sobre comercialismo, algumas coisas devem ser evidenciadas. A partir do momento que um trabalho músical é posto a venda, é inserido no mercado e passa a ser um trabalho comercializavel. E não se pode negar que esse aspecto do produto (no sentindo de ser algo produzido) tem alguma influencia em sua produção. As coisas não são preto no branco. Mesmo assim, da para se traçar uma linha, que não é fixa e bem definida, entre uma obra de arte e um mero produto a ser comercializado.

Uma música deve ser uma obra de arte, produto da inspiração do artistia, de suas convicções estéticas e de seus próprios sentimentos. Isso deve prevalecer na composição. Após o produto estar acabado, ele pode ser normalmente comercializado sem que isso o comprometa artísticamente. O apelo comercial não deve ser uma variavel que influencie a composição da música, ele deve ser uma consequencia da produção dessa música.

É ai que entra certos grupos criados artificialmente por um produtor interessado em se aproveitar do apelo comercial do conjunto de pessoas que reunião. Podem ser bom músicos, competentes, mas esse tipo de produção não é arte.
 
lauraa disse:
eu andei olhando algumas discussões, e vi que muita gente não respeita o gosto dos outros.
gostaria de compreender isso.
Isso realmente existe. Volta e meia aparecem uns e outros defendendo o seu gosto sem argumentos, achando que é o melhor porque é. Mas essas pessoas devem ser ignoradas, até que aprendam a respeitar o gosto alheio. Mas temos que ter o discernimento de que deve-se dar mais valor ao músico que rala mais, prioriza a musicalidade ao invés dos modismos, que respeita os fãs. O post do V está perfeito explicando isso tudo.

pq será que agente sempre julga as coisas a partir do nosso olhar, do nosso gosto?
Isso ocorre, claro. Se nós gostamos de alguma coisa, e temos um mínimo de auto-estima, é natural que valorizemos nosso gosto. Mas o ideal é tentarmos analisar as coisas de forma imparcial. Por exemplo, eu gosto de metal, e não muito samba "raiz", mas sei dar valor a esses músicos que se dedicam a vida toda a fazer música popular de qualidade.

aquilo que é 'ruim' pra mim, pode ser 'bom' pra outra pessoa... e vice-versa.
e quem é que vai poder julgar quem está certo? eu acredito que não exista ninguém, simplismente porque é algo subjetivo.
sei lá, queria saber a opinião dos outros em relação a isso...
Isso já é bem relativo, como bem explicou o V. É subjetivo, mas com limites... Muita coisa ruim é feita apenas para se ganhar dinheiro, e incrivelmente isso dá certo, graças à ignorância do povão.
Se alguma coisa faz sucesso, ela não é necessariamente boa. Muito dinheiro está envolvido na indústria musical, pessoas ganham a vida só dela, e várias ficam ricas tbm.
Uma gravadora, sabendo que "arrotos" estão na moda, vai tentar influenciar suas bandas a gravarem seus novos álbuns cheios de arrotos, porque assim venderam mais, e ganharão mais dinheiro. A pressão é grande, e as bandas dependem dessas gravadoras pra vender seus álbuns e ganharem seu sustento.
Fico muito feliz de existirem bandas que resistem a isso tudo, mesmo sabendo que poderiam ganhar muito mais dinheiro seguindo os padrões da moda.
Acho que não me expressei como gostaria, mas é por aí. :wink:
 
Faramir ¥ disse:
Sobre comercialismo, algumas coisas devem ser evidenciadas. A partir do momento que um trabalho músical é posto a venda, é inserido no mercado e passa a ser um trabalho comercializavel. E não se pode negar que esse aspecto do produto (no sentindo de ser algo produzido) tem alguma influencia em sua produção. As coisas não são preto no branco. Mesmo assim, da para se traçar uma linha, que não é fixa e bem definida, entre uma obra de arte e um mero produto a ser comercializado.

Uma música deve ser uma obra de arte, produto da inspiração do artistia, de suas convicções estéticas e de seus próprios sentimentos. Isso deve prevalecer na composição. Após o produto estar acabado, ele pode ser normalmente comercializado sem que isso o comprometa artísticamente. O apelo comercial não deve ser uma variavel que influencie a composição da música, ele deve ser uma consequencia da produção dessa música.

Isso é um ponto importante, muito importante. O que diferencia uma obra de arte de um lixo é justamente o talento de seu criador, como eu coloquei no meu primeiro post.

Nesses parágrafos acima o Farofa colocou exatamente a mesma coisa com palavras diferentes, assim como o V falou sobre a tal equação "musica decente X enlatado podre para as massas".
O fato de ser comercializado deve ser tratado sim como consequencia, pois as perpectivas de lucro devem vir depois que o produto esta pronto. Claro isso não acontece em todos os casos, muito pelo contrario visto que ha varias estrategias mercadologicas e expectativas. Contudo com arte isso é diferente.
A partir do momento que voce cria algum tipo de arte com o intuito primario de comercialização ele perde todo o sentido como arte. E Coloco novamente que o artista pode e deve lucrar com seu trabalho, mas sua motivação nao é essa, isso é consequencia.
 
comercialismo é um assunto complicado
qdo uma banda grava seu album, ela logicamente espera vender o maximo possivel, e investe em divulgaçao, lança clipes etc.........
isso faria todas as bandas comerciais, de certo modo
mas é preciso tomar cuidado com esse termo
uma banda comercial, no verdadeiro sentido da palavra, é aquela, que, manipulada (ou nao) pela gravadora, traça toda uma estrategia de massificaçao de sua musica
"vamos lançar a faixa 2 na mtv, depois que ela chegar ao topo, a gente lança a faixa 6, e depois grava um acustico, lança faixa 3 e lança outro album, dai pagamos um jaba pro pessoal tocar as faixas 1 e 7"
tudo planejado
cada acorde, cada palavra é cuidadosamente planejada
é uma verdadeira maquina :x
eles ficam bombardeando o povo com isso, que acaba consumindo mais por moda do que por realmente gostar daquilo
de repente a gravadora arruma um artista novo, e os cds encalham na estante de quem os comprou......
 
Por que as pessoas nao respeitam os diversos gostos musicais?

Pq pessoas sao pessoas.

É assim com religiao, esportes, politica...

E sobre comercialismo... cara, todos os albuns sao comerciais. Nem q ele seja especifico para um nicho do mercado. Agora eu concordo que existe muita gente no ramo da musica q tem toda uma estratégia de marketing absurda para vender seus discos. Muitas vezes isso é maior do q o talento dos musicos (e olha q alguns nem podem se considerar musicos).

Mas ficar criticando esse ou aquele estilo é uma bobagem q sempre cometemos... algumas vezes até adoramos ehehhe... tipo: PAGODE, NEM MORTO!
 
esse negócio de desrespeitar estilos, pra mim é preconceito......

tem muita música boa, mas q eu pessoalmente naum gosto...... é o caso do pagode........ ao contrário do q falaram aí, pagode é um estilo de música de muita qualidade, dependendo do artista.....

o problema é qdo um grupo com alguma qualidade faz sucesso e começa a ser copiado por outros, q querem pegar carona no sucesso.... acontece q na maioria dessas bandas naum tem a mesma qualidade da original, e isso q estraga........
 
as vezes eu acho que ocorre o seguinte:
determinadas bandas ou artistas de um determinado estilo de música, trabalham mais a imagem do que a própria música, se preocupam mais com a propaganda e etc etc já comentados...
mas isso não significa que aquele determinado estilo de música seja uma ruim... vc pode até não gostar, mas não dá pra dizer que todos são um lixo...
não é pq tem bandas de pagode com letras que cultuam o corpo, que todo pagode é ruim... não é pq tem banda de new metal que faz propaganda de tenis, que todo new metal é ruim (por exemplo, eu não escuto a maioria das bandas de new metal, mas eu simplismente amo :grinlove: :grinlove: system of a down, e eu acho os caras muito f****)...
eu só não concordo com certas generalizações; cena típica:
dois meninos vestidos de preto dizendo que pagode é um lixo, o que mostra um total desconhecimento do pagode de raiz, e uma auto-afirmação sem lógica...
saca?
se basta pegar uma banda para poder generalizar todo um gênero musical, então podemos dizer que nenhum tipo de música presta, pois dentro de todos os gêneros sempre iremos encontrar um exemplo ruim...
:tsc:
 
Bom no caso de copia,bandas de Rock sao as que mais sao copiadas.Vejam o exemplo do KoRn; hoje em,praticamente qq banda nova de new metal tem uma pessoa parecida com o vocalista do KoRn,Johnatan Davis.Outra eh o Stratovarius.Como jah foi dito no topico dessa banda, hoje em dia ha muitas bandas de melodico com um som praticamente identico ao o Stratovarius.Eu acho que cada banda deveria achar seu proprio estilo,nao ficar copiando os dos outros...
 
Eu acho q se todos tivessem meu gosto refinado e impecável, naum ia ter esses problemas... :wink:

:lol: :lol:
 
Tipo, eu acho q uma coisa q ajuda muito na proliferação desses "elatados podres para as massas", é a moda.....o q eu conheço de pessoas q gostam de certas musicas apenas por estarem famosas, tocando na rádio ou "na moda" não é brincadeira.....isso é uma das coisas q eu desprezo....
 
Como jah foi dito no topico dessa banda, hoje em dia ha muitas bandas de melodico com um som praticamente identico ao o Stratovarius
Na verdade igual ao Helloween. O Stratovarius mesmo é uma banda sem um pingo de originalidade.
 
Faramir ¥ disse:
Como jah foi dito no topico dessa banda, hoje em dia ha muitas bandas de melodico com um som praticamente identico ao o Stratovarius
Na verdade igual ao Helloween. O Stratovarius mesmo é uma banda sem um pingo de originalidade.

Discordo Faramir, apesar de praticar um Power Melódico rápido e tal, o Strato tem suas características próprias que o diferem do Helloween. Pode ser parecido sim, mas não é cópia de maneira alguma.

Podem acusar o Stratovarius de tudo, menos de ter construído um estilo próprio.
 
Creio que o principal motivo é bastante simples.

Peguemos dois exemplos. Livros e filmes.

Livros. As pessoas tem o direito de ler o que quiserem. Se gostam de folhetim, sem problema. Se gostam de Harry Potter, sem problema. O problema é impor à uma pessoa a leitura de Harry Potter, quando a pessoa já deu um bico nos dois primeiros livros. Tipo "ah, mas agora na ordem de Fenix tá muito bom..." Tipo, se a pessoa leu os dois primeiros livros e achou besta, deixa ela no canto, poxa. Por que é que ela precisa ler toda a saga desse bruxinho para "mudar de idéia" que a tal Rowling é uma pusta escritora?

Mas isso não acontece sempre. E quase nunca te enfiam o livro goela abaixo para ler.

Filmes. A gente vai ver filmes e não tem problema nenhum em gostar de um "Freddie got fingered" ou um Senhor dos Anéis, contanto que não arraste um coitado que quer ver um filme para ver outro. Mas quando é que ficamos pê da vida nessa questão? Quanto tem um imbecil que começa a incomodar no meio da sessão tipo fazendo piadinhas (na verdade vários, pois só tem coragem de agir em bando ou em dupla... já viu alguém querer se mostrar gostosão sozinho? :x ), atendendo celular (Fagundes que o diga...depois dum cara atender DUAS vezes o celular, ele parou a peça por causa do desrespeito).

O que realmente é chato na música? Absolutamente nada, mas o problema é que com música, o cidadão normalmente gosta TANTO, mas TANTO, que precisa fazer tudo MUITO ALTO.

TIPO ESCREVER COM CAPS LOCK. O CIDADÃO TÁ LÁ CURTINDO O SEU SOM E SE LIXANDO PROS VIZINHOS.

Ou cantarolar? Você cantarola para si mesmo... mas sai voz. Não tem jeito e somos todos obrigados a ficar ouvindo Zezé de Camargo e Luciano, SEGURA O TCHAN no meio do trem, mesmo que eu pessoalmente prefira Gonzaguinha.

Esse é o problema com a música. Um estigma que ela carrega: a imposição, te obrigam a ouvir o que tu não quer.

Não é como filme ou livro. Gostar em si não tem problema. Se aluga um filme, você assiste em casa mas seu vizinho não tem de assistir à mesma "droga". Vai ler um livro, mas quem tá do seu lado não tem de ficar lendo junto a mesma "porcaria". Mas escuta uma música. Dificilmente você vai ouvir com fone de ouvido em casa.

Então quando discutimos música, acabamos por trazer junto todo o desgosto emocional de "ouvir" o que não gostamos.
 
Lord Skywalker disse:
Discordo Faramir, apesar de praticar um Power Melódico rápido e tal, o Strato tem suas características próprias que o diferem do Helloween. Pode ser parecido sim, mas não é cópia de maneira alguma.

Podem acusar o Stratovarius de tudo, menos de ter construído um estilo próprio.
No caso eu discordo de você. O Stratovarius so não é cópia completa porque as linhas melódicas são próprias, uma vez que o estilo deles parece uma eterna "variação do tema Keeper of the Seven Keys". Os álbuns, não a música necessariamente. Claro, essa não é a única influencia da banda e eventualmente eles mostram coisas diferentes, mas o peso que o Helloween representa para o Strato é tão forte que poda qualquer possibilidade de originalidade. Agora eu faço um mea culpa, porque não ouvi os últimos três álbuns deles. Pode ser que eles tenham mudado algo, o que acho muito improvavel.
 
Mudaram um pouco sim, mas não muito.

Mas sei lá, continuo achando que eles ainda tem características próprias.
Sim, o Helloween é uma grande influência, mas rotular o Strato de cópia já é exagero.

Cópia por exemplo é o Sonata Arctica, esses sim são uma coópia descarada de Stratovarius .
 
Lord Skywalker disse:
Mudaram um pouco sim, mas não muito.

Mas sei lá, continuo achando que eles ainda tem características próprias.
Sim, o Helloween é uma grande influência, mas rotular o Strato de cópia já é exagero.

Cópia por exemplo é o Sonata Arctica, esses sim são uma coópia descarada de Stratovarius .

E o mais incrivel é que tanto Sonata quanto Stratovarius são ruins! Porque será? :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo