1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Porque é que Gollum não desapareceu?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Níniel, 23 Jun 2004.

  1. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    No capítulo "A sombra do passado" da "Irmandade do Anel" Gandalf diz: "Um mortal que possua um dos Grandes Anéis, Frodo, não morre, mas também não se desenvolve nem obtém mais vida; limita-se a continuar vivo até que, por fim, cada minuto é um enfado. E, se utiliza frequentemente o Anel, para se tornar invisível, desaparece: no fim, torna-se permanentemente invisível e vive no crepúsculo sob o olhar da potência negra que domina os Anéis."

    Se assim é, então porque é que Gollum definhou, mas não desapareceu? :o?:
     
  2. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Taí uma pergunta que eu não sei responder com certeza...mas acho que ele não usava o anel constantemente, apenas queria tê-lo por perto, não suportava a idéia de ficar sem o anel. Acho q ele só usava para caçar ou se esconder de inimigos, por isso não ficou invisível e mesmo assim sua vida se alongou por muito mais tempo do que se esperava. Frodo não usava o anel, mas mesmo assim seu corpo não envelhecia. Talvez não seja o fato de usar o anel que traga "logenvidade"e sim o fato de possuí-lo. :wink:
     
  3. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Acho que ele quase chegou lá. Mas no início ele não usava tanto o Anel. Normalmente gollum só o usava para caçar os orcs. Mas veja bem... ele não sumiu, mas ficou bem "sem vida".
     
  4. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Gollum não usava a toda a hora o Anel. Usava-o para caçar orcs ou se esconder. A maior parte do tempo mantinha-o guardado num buraco, ou passava longo tempo a olhar para ele. Não penso que tenha estado sequer muito perto de ficar assim. Ele até evitava usar o seu precioso se não fosse necessário: qualquer coisa que fizesse poderia fazer com que o perdesse, e isso ele não arriscava.
     
  5. Elentari R*

    Elentari R* Usuário

    Eu acho que foi o contrário... No início (qdo ainda estava entre seus parentes), ele usava mais o Anel, mas depois, qdo se escondeu nas Montanhas, ele foi deixando de usar o Anel, pq não havia necessidade... uma vez que estava tudo escuro! :grinlove:
     
  6. Acredito que Gollum não sumiu pq ele não usou o necessário...tipo, é uma pergunta complicada....mas só pode ter sido isso...ou, se ele tivesse sumido, a historia do SdA não teria sentido! :) :wink:

    ate mais...
     
  7. Loky

    Loky Usuário

    talvez esse efeito de sumir completamente só ocorra quando a criatura usa o Anel o tempo INTEIRO, e Gollum nao fazia isso (tanto que é dito que ele o escondia numa ilhota na caverna).
     
  8. Mith

    Mith This server is too busy!

    Para o Gollum, o fato de ter o seu precioso a vista já era o bastante.
    Ele não precisava ficar como um retardado colocando e tirando o Anel toda hora.
    Era a presença que o dava forças para sobreviver.
     
  9. Felippe

    Felippe Usuário

    Concordo com o a opinião geral ae..
    soh qria adicionar uma coisa, ele era um hobbit, e os hobbits são bem resistentes ao poder do anel, pelo q c v na história...
     
  10. Etyel

    Etyel Usuário

    Tb concordo com a opinião da galera aí... Mas tenho uma coisa a acrescentar: talvez Gollum não tenha possuído o Anel por tempo suficiente para se tornar um espectro. Talvez ele tornaria-se um se o possuísse por mais tempo.
     
  11. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Não, basta usar muito que isso pode acontecer. Mas não tem nada de complicado, a resposta é que Gollum não usava o Anel com muita frequência, por isso nada lhe aconteceu.

    Ele ter-se-ia tornado num espectro, e acho que aí ele ou ficaria sobre o poder do Anel, fazendo tudo o que a sua vontade ditasse, ou Sauron descubriria-o e faria com que ele lhe obedecesse e lhe devolvesse o Anel.
     
  12. Phairanum

    Phairanum Nem tudo que é ouro fulgura...

    Acho que o Anel dava longevidade para o portador até um certo limite. Então quando ele deveria morrer ele se tornava um espectro e ficava invisível. Sméagol estava longe de ser senil...

    :mrgreen: :mrpurple: :mrgreen:
     

Compartilhar