• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque "Anéis"?

Bem... pensando por esse lado... é verdade.

sei lá, veio na cabeça agora, pq, se o objeto fosse muito grande, seria fácil de se encontrar, e se fosse um "dente" ou algo parecido, seria meio dificil de se retirar. acho q Tolkien teve o bom senso de pensar em tudo o q ocorreria, e a boa sorte de encontrar a lenda do anel dos Nibelungos.

:cerva:
 
Concordo que Tolkien sofreu grande influência das lendas Nórdicas, principalmente sobre o anel de Nibelungo, contudo não acredito que este fato seja o único, juntamente com a necessidade de um objeto prático e pequeno para se adaptar a sua história, que o tenha levado a escolher anéis.
É realmente notavel que anéis tenham sido usados como metáforas de força e poder ao longo de toda a história da humanidade, e curioso que até mesmo, C.S. Lewis, conteporâneo e amigo pessoal de Tolkien também tenha usado anéis mágicos em sua história mais famosa ( no 1º livro das Crônicas de Nárnia).
Acredito que a escolha de anéis como objetos de grande poder, esteja ligada à mensagem constantemente transmitida durante toda a obra de Tolkien: não julgue algo ou alguém apenas pela aparência...
 
Será que Lewis não influenciou Tolkien ou vice-versa?
Já que eles eram amigos, isso é bem possível.
 
acho pouco provavel, pq, como foi dito, os anéis sempre foram simbolos de poder. Geralmente eram usados como brasoes de uma familia e tal...

Lewis, em seu primeiro livro (nao lembro o nome, so lembro q os aneis eram uma especie de chave para so outros mundos), ele nao fez tanta repercussão quanto aos anéis, pois sempre houveram outros meios de ir e vir de Nárnia e ourtos lugares...

Além do mais, embora fossem amigos, pelo q sei, Tolkien e Lewis nao mantinham muita relação sobre o outro quanto à escrita do livro. eles eram contras em muitos aspectos. Como exemplo, o caso de Lewis deixar muito claro a religião em seu livro, como Tolkien mesmo dizia.

Vlw
 
Demais esse tópico!! Me esclareceu algumas dúvidas e me encheu de links para acessar depois. Parabéns a Todos!
 
Demais esse tópico!! Me esclareceu algumas dúvidas e me encheu de links para acessar depois. Parabéns a Todos!

Vlw kra. entra ai na discussão e tente descobrir pq Tolkien nao fez um Dente de Ouro :lol:

Ps.: Isso não é flood, é só um agradecimento ao agradecimento XD.
 
Vlw kra. entra ai na discussão e tente descobrir pq Tolkien nao fez um Dente de Ouro :lol:

Imaginem o Gollum com um dente de ouro:mrgreen:


Mas apesar de os dois serem contra em vários aspectos não impede que um tenha lida a obra do outro e, querendo ou não, qualquer coisa que você conhece te influencia:wink:
 
sim, isso é verdade. indiretamente sempre se há influencia. Só quiz dizer q Lewis nao disse pro Tolkien "usa um anel q fica bonitinho" XD (so quiz dar um exemplo). Qualquer influencia dos dois era simplesmente indireta.
 
Os aneis estavam presentes nas mitologias que Tolkien usou como inspiracao. Se nao me engano, Odin, deus nordico (do nao-seio-que) tinha um anel que lhe conferia podere, e outros exemplos que nao me voltam a memoria. Pode-se encontrar uma resposta mais plausivel que a minha em um desses livros do tipo "Entendendo o Senhor dos Aneis" ( se nao for este o nome do livro... heheheheh). Mas basicamente foi o que eu disse...
 
talvez pelo simples fato de que anel é um objeto muito antigo e incrustrado na cultura mundial, não só ocidental.
todas as culturas, praticamente, possuem o anel como algo que une, que junta, que aproxima, que "fecha uma zona de abrangência".
talvez seja uma das simbologias mais antigas usadas pelos homens.

braceletes, colares, e etc, apesar de serem amplamente conhecidos por todos tbém, não possuem a "força simbólica" de um anel. são só e somente adornos.

sim, os anéis tbém podem o ser, mas mais do que isso, selam pactos e posses.

tolkien sabia bem utilizar-se não só da linguística mas dos simbolismos.
 
Foi falado aí em cima sobre anéis serem usados como brasões para famílias e etc...
Já se sabia de longa data que anéis eram usados por Reis para conferirem e representar poder e nobreza. Da mesma forma bispos e o papa usam o anel como sinal do poder e aliança divina.
Mesmo que influenciado por mitologias e diversas histórias, o próprio simbolismo do anel ao longo dos povos e eras já era um grande e bom motivo para essa escolha. Isso foi o que sempre imaginei, apesar de não ter certeza, afinal Tolkien nunca esclareceu o porquê de usar anéis, né? Ou em alguma carta ele diz algo?
 
Pessoal, sem querer atrapalhar, já atrapalhando, dessa discussão ficarei de fora para não acabar floodando.
Fui na Wiki e não encontrei nada interessante a respeito dos Anéis de NIbelungo( se é assim que se escreve...). Vou comprar o livro "As melhores histórias da Mitologia Nórdica", indicado pelo Fagmar(:joinha:) e resolvo minhas perguntas.

Mas quanto ao dente de ouro, se Sauron tivesse investido nesse artefato, teria um rico sorriso, e ainda seria o Sr da TM:dente:
 
Pessoal, sem querer atrapalhar, já atrapalhando, dessa discussão ficarei de fora para não acabar floodando.
Fui na Wiki e não encontrei nada interessante a respeito dos Anéis de NIbelungo( se é assim que se escreve...). Vou comprar o livro "As melhores histórias da Mitologia Nórdica", indicado pelo Fagmar(:joinha:) e resolvo minhas perguntas.

Mas quanto ao dente de ouro, se Sauron tivesse investido nesse artefato, teria um rico sorriso, e ainda seria o Sr da TM:dente:

tomara q isso t ajude:

http://www.luiz.delucca.nom.br/wep/wagneremportugues.html

http://www.hyrule.com.br/forum/viewtopic.php?t=186

t mandaria o e-book, mas acho q é contra as regras. (moderação, perdoe-me por falar isso :mrgreen:)

vlw, espero q ajude.
 
Teria que ser um objeto que passasse desapercebido...bom, então era melhor um piercing:hihihi:...

Imaginem só, Sauron usando um piercing.. onde será que ele iria usar? no umbigo?:lol:
 
Também poderia ser um Brinco de Ouro!:lol:

Ia ser interessante porque ele ia ficar falando no ouvido da pessoa o tempo todo! Tipo aqueles phones bluetooth de celular!:lol::lol::lol:
 
Todo mundo só tá lembrando do Um.
Será que ele conseguiria distribuir seus artefatos de brinde aos outros se esses objetos fossem excêtricos?
 
Todo mundo só tá lembrando do Um.
Será que ele conseguiria distribuir seus artefatos de brinde aos outros se esses objetos fossem excêtricos?

Ia ser que nem aqueles kits que os políticos distribuem em época de eleição.

Já pensou... os chaveiros do poder!!!:lol: Ou então as canetas do poder!!:lol:

De repente até umas camisetas!! :lol::lol::lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo