• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque "Anéis"?

Tolkien tinha escrito o Hobbit, onde Bilbo achava um anel que o fazia invisível, depois escreveu SDA como uma continuação, onde de repente o Anel do Bilbo não era mais um anel simplesmente que fazia as pessoas desaparecerem, ele tinha muito poder. Aí ele escreveu aquele trecho no Silmarillion que fala dos Anéis de poder e da Terceira Era.
É possível que ele tenha se inspirado no Anel dos Nibelungos, mas também é possível que na verdade tnha sido uma grande coincidência.

podem tacar pedra, mas essa é a minha opinião:cool:
Eu não tinha visto esse post. Mas vamos lá.

Até onde sei, as histórias sobre os Anéis de Poder da Terceira Era já existiam bem antes de O Hobbit ser escrito. Pelo menos na mente de Tolkien.

Quando ele escreveu O Hobbit, o anel encontrado por Bilbo realmente não era o Um Anel, era apenas um anelzinho mágico qualquer. E, se já existia naquela época anéis mágicos, é porque eles já haviam sido criados antes, não acha?!

Só mais tarde, quando Tolkien começou a compor Sda, é que o anel de Bilbo se tornou o Um. No entanto, como eu já disse, a história dos Anéis de Poder já existia.

Quanto a essa explicação católica, acho que não se encaixa aqui não. Não vejo muitas ligações entre um anel de noivado (aliança) e o Um Anel ou a qualquer outro.

Um anel em um casamento católico representa uma união divina. Nas lendas de Tolkien ele é algo que te aprisiona, te leva para o lado das trevas.
A não ser que você veja o casamento como uma prisão, não tem nada a ver! :lol:
 
A explicação mais aceita entre os estudiosos de Tolkien é que ele se baseou na mitologia Nórdica, no caso o Anel dos Nibelungos, como já foi dito por outros colegas. Eu particularmente aceito esta, até por quê eu já li O Anel dos Nibelungos e realmente não só o anel, mas muitas coisas são bem parecidas. Na mitologia Céltica os anéis também tinham muita importância!

Além do mais, outro objeto não ia ficar legal. Se fosse um medalhão não dava pra enfiar no dedo e ficar invisível, um bracelete não dava pra esconder tão fácil e uma espada... bem, imagine o nanico do Frodo carregando uma espada enorme (porque pro Sauron teria que ser uma senhora espada né não?). Ele já não aguentava o anel...:mrgreen:


abraço.
 
Ahh tá então tem bastante a ver com o Anel de Nibelungos e sobre a praticidade de um Anel mesmo. Tolkien realmente sabia usar a cabeça :yep: depois vou ver se acho a história do Anel de Nibelungos, fiquei bem curioso agora.
Valeu pelo esclarecimento pessoal.


"Porque geladeira no dedo fica esteticamente ruim."
:rofl::rofl:
 
Já que vocês citaram tanto a mitologia nórdica, vocês recomendam alguma fonte sobre ela? Eu já procurei livros, mas sempre achei muito pouco material sobre o assunto.

Se tu souber ler bem em inglês, tem as Eddas em_verso e em_prosa. Estamos ainda na esperança de que um dia essas obras sejam traduzidas para o português.

Dentro da mentalidade cristã, quando vc se casa, vc assume uma aliança não só com a pessoa mas com Deus e perante Deus vocês dois se tornam um até espiritualmente. Ou seja, até suas almas se unem, daí também entra o porque de se casarem virgens... mas esse não é o ponto

Esse costume de entregar alianças em sinal de ligação (matrimonial ou não) remonta ao gregos. A religião cristã incorporou esse costume, assim como muitas outras tradições gregas antigas.

É uma interpretação interessante essa tua, mas realmente a ligação dos anéis de poder conspurcados por Sauron com a alma de quem carrega o artefato é prejudicial, não voluntária, ao contrário do casamento e etc.

Além do mais, outro objeto não ia ficar legal. Se fosse um medalhão não dava pra enfiar no dedo e ficar invisível, um bracelete não dava pra esconder tão fácil e uma espada... bem, imagine o nanico do Frodo carregando uma espada enorme (porque pro Sauron teria que ser uma senhora espada né não?). Ele já não aguentava o anel...:mrgreen:

Esse esquema do tamanho também serve para o Anel. Como é que Sauron e os hobbits poderiam usar o mesmo anel? O Anel na verdade se ajustava à fisionomia de seu possuidor, não é isso?
 
Esse esquema do tamanho também serve para o Anel. Como é que Sauron e os hobbits poderiam usar o mesmo anel? O Anel na verdade se ajustava à fisionomia de seu possuidor, não é isso?
Exatamente, o Anel diminuia e crescia de acordo com o portador.
 
Além do mais, outro objeto não ia ficar legal. Se fosse um medalhão não dava pra enfiar no dedo e ficar invisível, um bracelete não dava pra esconder tão fácil e uma espada... bem, imagine o nanico do Frodo carregando uma espada enorme (porque pro Sauron teria que ser uma senhora espada né não?). Ele já não aguentava o anel...

Esse esquema do tamanho também serve para o Anel. Como é que Sauron e os hobbits poderiam usar o mesmo anel? O Anel na verdade se ajustava à fisionomia de seu possuidor, não é isso?

Exatamente, o Anel diminuia e crescia de acordo com o portador.

O SENHOR DOS CANIVETES - A Sociedade do Canivete. 8-O
 
Pô... Além da referência ao Anel de Nibelungos, acredito que o significado do anel seja meio simbólico. Além de firmar "alianças" com outros povos, é um símbolo de compromisso.

Como aconteceu com todos os que portaram o anel e se viram presas de seu fascínio, o anel representa um destino selado.
 
Acho que foram criados anéis para que pudessem passar despercebidos pelos inimigos, e também, quem sabe, para mostrar que um objeto de tão pequeno porte pudesse carregar tanto poder e também, para que pudesse ser carregado com mais facilidade. Mas também concordo com Seiko-Chan!

Pô... Além da referência ao Anel de Nibelungos, acredito que o significado do anel seja meio simbólico. Além de firmar "alianças" com outros povos, é um símbolo de compromisso.

Como aconteceu com todos os que portaram o anel e se viram presas de seu fascínio, o anel representa um destino selado.
 
mais um tópico q nao sei se alguem já disse o q vou falar, mas lá vai.

Aconselho o Livro "O Senhor do Senhor dos Anéis" (o nome é esse mesmo) para aqueles q tem dúvidas sobre as origens do SdA.

Basicamente, Tolkien se inspirou na lenda do Anel dos Nibelungos para sua obra, retirada dos Edas Nórdicos. se vcs pesquisarem, verão q até mesmo muitos dos nomes q Tolkien usa vem de lá, como Gandalf e Frodo (q seria Froda, se nao me engano.)

esse anel trazia uma maldição de vicio sobre todos os q o possuiam. era guardado junto ao tesouro dos nibelungos (q eram anões, por "coincidencia" XD) dentro de uma caverna em uma montanha (q coincidencia, hein?) e q era guardado por um dragao q roubou o tesouro deles (o_O).

bem, qualquer coisa, Spellcaster voltou e está pronto pra ajudar.

vlw
 
É muito legal ver a origem de uma história que eu gosto tanto.
Valeu pela dica Spellcaster.
 
Além do mais, outro objeto não ia ficar legal. Se fosse um medalhão não dava pra enfiar no dedo e ficar invisível, um bracelete não dava pra esconder tão fácil e uma espada... bem, imagine o nanico do Frodo carregando uma espada enorme (porque pro Sauron teria que ser uma senhora espada né não?). Ele já não aguentava o anel...:mrgreen:


abraço.


KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Satangôs(escrevi certo???)

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

(O cara tossiu, oo cara tossiu)
 
mais um tópico q nao sei se alguem já disse o q vou falar, mas lá vai.

Aconselho o Livro "O Senhor do Senhor dos Anéis" (o nome é esse mesmo) para aqueles q tem dúvidas sobre as origens do SdA.

Basicamente, Tolkien se inspirou na lenda do Anel dos Nibelungos para sua obra, retirada dos Edas Nórdicos. se vcs pesquisarem, verão q até mesmo muitos dos nomes q Tolkien usa vem de lá, como Gandalf e Frodo (q seria Froda, se nao me engano.)

esse anel trazia uma maldição de vicio sobre todos os q o possuiam. era guardado junto ao tesouro dos nibelungos (q eram anões, por "coincidencia" XD) dentro de uma caverna em uma montanha (q coincidencia, hein?) e q era guardado por um dragao q roubou o tesouro deles (o_O).

bem, qualquer coisa, Spellcaster voltou e está pronto pra ajudar.

vlw

Não sabia desse livro. Vou procurar por ele.
Obrigada pela dica! :yep:
 
Porque era pra ser um objeto de muito poder que passasse desapercebido.


Poderia ser um dente de ouro.
Quer objeto mais pequeno e desapercebido que um dente, sendo colocado lá no fundo da boca.

Se Sauron tivesse usado um dente ao invés de um anel, não tinha ficado sem o seu grande poder. Quem iria saber disso?

"O Senhor dos Dentes" :mrgreen::lol:
 
Acho q Sauron era muito vaidoso ou queria se paga de namorodo de alguem, por isso fez um anel... XD

Brinks, mas pow, "O Senhor dos Dentes"? Já pensou Isildur arrancando o dente da boca de Sauron? Iria se iniciar a profissão de dentista na Terra-média.
 
Acho q Sauron era muito vaidoso ou queria se paga de namorodo de alguem, por isso fez um anel... XD

Brinks, mas pow, "O Senhor dos Dentes"? Já pensou Isildur arrancando o dente da boca de Sauron? Iria se iniciar a profissão de dentista na Terra-média.
Tiradentes...:roll:já pensaram nisso?:sacou:

Enfim, deixando piadas sem graça de lado... eu sempre imaginei que a escolha de anéis estava, de alguma forma, ligada à mitologia nórdica. Mas essa história de objeto pequeno, eu acho que foi conseqüencia. Não consigo imaginar Tolkien parando pra pensar em um objeto para ser "confortável" aos usuários...
 
Acho q (deixando os trocadilhos de lado XD) o fato de ser pequeno veio à ser necessário para q o anel pudesse ser perdido, nao acham o mesmo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo