Ana Lovejoy
Administrador
Dá uma olhada nesse gráfico, que mostra novas edições de livros disponíveis na Amazon, distribuídos por década.
O que é esse buracão entre 1910 e 2000?
Direitos autorais.
Os direitos autorais surgiram em 1923.
Todas as obras anteriores a esta data são de domínio público e portanto são frequentemente republicadas.
De 1923 para frente, as editoras precisam pagar pelos direitos autorais e acabam optando por investir em títulos mais recentes, porque vendem mais.
O resultado é um total desaparecimento da maioria dos livros do século passado das prateleiras das livrarias, sejam elas online ou offline.
Isaac Asimov, Ray Bradbury, Kurt Vonnegut, Jack Kerouac e tantos outros, cada vez menos disponíveis. E apesar do gráfico e da fonte dessa pesquisa serem americanos, acredito que o fenômeno se repita em outros países, inclusive por aqui (Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Cecília Meireles etc).
Isso tudo sem mencionar a música, que sofre do mesmo mal.
O objetivo dos Direitos Autorais, segundo os advogados que frequentemente os defendem, é “assegurar aos detentores um lucro pela propriedade intelectual, além de viabilizar a disponibilidade e a adequada distribuição da obra”.
Não é o que o gráfico mostra.
No lugar de barrinhas amarelas bem altas entre 1920 e 1990, nos resta 50 tons de cinza.
Fonte da pesquisa: Illinois Program in Law, Behavior and Social Science Paper No. LBSS14-07 by Paul J. Heald at the University of Illinois link
img by J. Helgason/Shutterstock
FONTE
************
a ideia inicial levantada pelo texto é boa e acho que procede sim. a não ser em casos quando subitamente há um interesse do público em geral sobre determinado autor, as obras vão se esgotando (lembro aqui mais especificamente do caso do paris é uma festa do hemingway, logo após o lançamento de meia noite em paris). aliás, assim que saiu a notícia do livro novo da harper lee, aqui na valinor estávamos nos questionando sobre pq diabos to kill a mockingbird tinha sumido das livrarias brasileiras se o livro é um clássico.
tá aí a resposta, né.
por outro lado, que conclusão mais preconceituosa. concordo com a parte da disponibilidade e distribuição, mas a última frase dá quase a entender que tudo o que é feito atualmente é ruim, quando nem precisa cavocar muito para encontrar um livro de qualidade que tenha sido publicado de 2000 até atualmente.
O que é esse buracão entre 1910 e 2000?
Direitos autorais.
Os direitos autorais surgiram em 1923.
Todas as obras anteriores a esta data são de domínio público e portanto são frequentemente republicadas.
De 1923 para frente, as editoras precisam pagar pelos direitos autorais e acabam optando por investir em títulos mais recentes, porque vendem mais.
O resultado é um total desaparecimento da maioria dos livros do século passado das prateleiras das livrarias, sejam elas online ou offline.
Isaac Asimov, Ray Bradbury, Kurt Vonnegut, Jack Kerouac e tantos outros, cada vez menos disponíveis. E apesar do gráfico e da fonte dessa pesquisa serem americanos, acredito que o fenômeno se repita em outros países, inclusive por aqui (Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Cecília Meireles etc).
Isso tudo sem mencionar a música, que sofre do mesmo mal.
O objetivo dos Direitos Autorais, segundo os advogados que frequentemente os defendem, é “assegurar aos detentores um lucro pela propriedade intelectual, além de viabilizar a disponibilidade e a adequada distribuição da obra”.
Não é o que o gráfico mostra.
No lugar de barrinhas amarelas bem altas entre 1920 e 1990, nos resta 50 tons de cinza.
Fonte da pesquisa: Illinois Program in Law, Behavior and Social Science Paper No. LBSS14-07 by Paul J. Heald at the University of Illinois link
img by J. Helgason/Shutterstock
FONTE
************
a ideia inicial levantada pelo texto é boa e acho que procede sim. a não ser em casos quando subitamente há um interesse do público em geral sobre determinado autor, as obras vão se esgotando (lembro aqui mais especificamente do caso do paris é uma festa do hemingway, logo após o lançamento de meia noite em paris). aliás, assim que saiu a notícia do livro novo da harper lee, aqui na valinor estávamos nos questionando sobre pq diabos to kill a mockingbird tinha sumido das livrarias brasileiras se o livro é um clássico.
tá aí a resposta, né.
por outro lado, que conclusão mais preconceituosa. concordo com a parte da disponibilidade e distribuição, mas a última frase dá quase a entender que tudo o que é feito atualmente é ruim, quando nem precisa cavocar muito para encontrar um livro de qualidade que tenha sido publicado de 2000 até atualmente.