• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que não ocorreu com Gollum o mesmo que ocorreu com Bilbo?

Eu acho k por gollum ter ficado tanto tempo com o anel quando o perdeu devia ter envelhecido mais depressa k bilbo porque teve sempre dependente do anel, eu acho k nao se notou gollum envelhecer pois já estava muito deformado, mas envelheceu
 
Ué, eu acho que são vários os fatores que influenciam p/ essa diferença, não?!

Primeiro pq o Bilbo e o Gollum são de raças diferentes, oq deve influenciar um pouco... É claro que tds as raças sucumbem ao poder do Um, mas cada uma a seu tempo e com suas características.

Além disso, tem a característica pessoal mesmo, os traços de caráter. Todos já sabem que o Gollum nunca foi um doce de criatura, então não me surpreende o resultado do tempo que passou na posse do Um (ou sob a posse do Um, no caso dele... :roll:) O Bilbo pelo menos tinha um caráter menos dúbio, tinha mais princípios e talz.


Tanto no livro quanto no filme, se faz alusão sobre o "parentesco" racial de Smeagol e os Hobbits; Baixa estatura, estilo de vida, forma fisica em geral extremamente parecida...

Enquanto escrevia me ocorreu uma coisa;

Smeagol morava com seu povo as fozes do Anduin, mais ou menos 700 anos antes do final da Terceira Era. Por acaso, não foi por volta dessa época que se comentava da existência conjunta dos "Periannath" e os homens? Pode-se dizer baseado nessa suposição (Peço pelo amor de Eru que me corrijam caso esteja errado...), não seriam os habitantes da vila natal de Smeagol, hobbits "desgarrados" da sua terra no norte e no oeste?

Apesar de algumas lacunas pró e contra essa idéia, acredito que Smeagol foi um hobbit, apesar de já na época da Guerra do Anel, não lhe restar quase nenhum resquicio fisico da sua raça.
 
Tanto no livro quanto no filme, se faz alusão sobre o "parentesco" racial de Smeagol e os Hobbits; Baixa estatura, estilo de vida, forma fisica em geral extremamente parecida...


Apesar de algumas lacunas pró e contra essa idéia, acredito que Smeagol foi um hobbit, apesar de já na época da Guerra do Anel, não lhe restar quase nenhum resquicio fisico da sua raça.


Em relação ao parentesco Bilbo/Smeagol, penso que realmente existia; como já dito, sua caractesísticas físicas semelhantes são descritas no livro e no filme, mas se Smeagol fosse um hobbit, Tolkien teria dito explicitamente. Afinal, o Professor era metódico em seus personagens e sua linhagem*.

*é fato que não acontece o mesmo com Tom Bombadil.
 
Não me recordo se no livro está assim, mas no filme quando Smeagol vê o anel ele já demonstra a sua insanidade, já dá a pista que tem dupla personalidade, ele diz p/ irmão "dá ele p/ nós". Acho que ele não era um Hobbit bonsinho desde o inicio, o anel os tentou sim, os fez brigar no 1° toque porém Bilbo nao ficou tão fora de sí quando achou o anel na caverna. Bilbo tinha fascinio pelo anel, não obcessão,quando o vi falando do anel nas outras cenas (posteriores a entrega do anel a Frodo) a impressão que me deu foi de alguem viciado, que não usa mais o objeto do seu vicio, mas ele ainda é tentador, talvez pela sensação que causava, no caso do um pelo poder que ele exerce nas pessoas. Bilbo não carregava culpa alguma e Smeagol além da dupla personalidade carregava a culpa de ter matado alguem e ainda a tristeza de quem foi expulso de casa.
E claro , como já disseram acima, o tempo, o tempo é a chave, nem dá p/ compararo tempoque Gollum ficou com o anel com o tempo que o Bilbo ficou, e as condições ainda menos comparaveis ainda! Bilbo não ficou trancafiado numacaverna desenvolvendo instintos primarios. Ele permanesceu com sua vida, na sua vila, com amigos e parentes, ele via outras coisas tinha visão além do um, Gollum era só ele e o um, p/ ele o um era a unica coisa que ele tinha, seu amor, sua casa, sua vida, sua identidade.
Creio que tudo isso colaborou p/ que Bilbo nao se tornasse uma criatura como Gollum e tbm para que Gollum não tenha voltado "ao normal" sem a presença do anel.

PS: Agora que eu li algumas coisinhas la em cima, eu tbm acredito que Gollum foi um hobbit.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo