1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

por que gollum nao envelheceu quando nao possuia mais o anel

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por TRISTAN2007, 21 Jun 2007.

  1. TRISTAN2007

    TRISTAN2007 Usuário

    Nao sei se já tem algum topico falando sobre este assunto, e se tiver favor desconsiderem.
    Mas recordando na historia quando BILBO deu o anel para frodo, BILBO começou a envelher rapidamente pois o anel lhe dava uma sobrevida imensa. O mesmo aconteceu com GOLLUM, que possuiu o anel por muito mais tempo que BILBO lhe dando uma vida extramamente longa. Mas porque gollum nao envelheceu na mesma rapidez com que bilbo envelheceu? lembrando que BILBO ficou bastante tempo com o anel e gollum sem o anel.
     
  2. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Gollum minguou de forma grotesca, apenas era menos aparente, devido a sua longevidade já muito "esticada", mas ele minguou sim, envelheceu, e tudo mais.

    Abraços.
     
  3. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    E lembrando que Gollum teve o Anel durante 500 anos na sua posse, Bilbo pouco mais de 60. Os efeitos que o Anel surtiu em cada um eram bem diferentes, muito mais acentuados em Gollum, não só pelo maior tempo que ficou com ele mas pela maldade e ganância inerentes à sua personalidade, que Bilbo não tinha, e aumentavam a influência do Anel sobre a pessoa. E quanto maior fosse o tempo que se ficava com o Anel, mais os efeitos levariam a desaparecer - por exemplo, se o Anel fosse usava no dedo por muito tempo por um humano ou hobbit, esse indivíduo corria o risco de ficar permanentemente invisível, mesmo quando o retirasse.

    Sendo assim, os efeitos do Anel tendiam a levar mais tempo a desaparecer em Gollum, e este arrastou a sua longevidade mais que Bilbo. Penso que é até um assunto discutido no livro por Gandalf.

    De qualquer maneira é dito que Gollum estava a começar a minguar cada vez mais, principalmente no fim da viagem enquanto se aproximava de Mordor, então já se começava a notar alguma diferença. E atenção a outra coisa: Bilbo não começou a envelhecer de imediato - a diferença na sua aparência notada por Frodo entre a festa dos 111 anos e Rivendell era considerável, mas tinham passado 20 anos.
     
  4. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Isso é algo importante de lembrarmos. Muitas vezes esse parâmetro do tempo nos escapa.

    Interessante notar que nos primeiros anos o anel pouco pouca influência sobre Frodo, até um pouco menos do que teve em Bilbo, mas no ano da demanda, com Sauron procurando muito mais focado e com Frodo assumindo para si o Fardo, bem, vimos o que aconteceu.
     
    Última edição: 21 Jun 2007
  5. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    E Bilbo não ficava usando o anel toda hora, pra roubar e esganar, como diria ou faria Gollum.
    Bilbo até mesmo desistiu do anel com um pouco de força de vontade.
    Já Gollum tornou-se dependente do anel, e o usava a toda hora, o que causou um dano muito grande a ele, tanto fisicamente quanto mentalmente.
     
  6. Excluído001

    Excluído001 Excluído a Pedido

    Talvez no filme esse envelhecimento de Gollum não fosse tão aparente quanto o de Bilbo, mas sim, ele ocorreu, e como dito antes, os efeitos que o Anel surtiu em cada um eram bem diferentes.
     
  7. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    A longevidade de Gollum não deixa de ser um feito assombroso. A resistência dele ao poder do Um por quinhentos anos é algo fora do normal; já que, ele não foi transformado em sombra como os Nazgûl. Talvez o remorso pela morte de Déagol o tenha atormentado mais do que a influência do Anel.
     
  8. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    O anel sucumbiu completamente o gollum, o anel passou a ser a vida de gollum e quando estes se separaram acho que nao haveria mais nada para envelhecer dentro ou fora de gollum...
    O anel(na minha opiniao) foi "apodrecendo" gollum até este se tornar num bicho feio e solitario neste mundo
     
  9. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    A ação foi por tempo demais prolongada, as mudanças não seriam tão aparentes como no caso de Bilbo, mas, se é que era possível, creio que a criatura Gollum acabou por definhar ainda mais, como já citei, e ao exemplo das idéias dos colegas. =]

    Abraços.
     

Compartilhar