• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Eru não fez nada a respeito de Melkor

Siëlenor

Usuário
Bom, eu estou lendo o Silmarillion, e uma coisa me despertou curiosidade: por que Eru, o Ilúvatar, não fez nada a respeito de Melkor, simplismente o deixou estragar tudo de belo que os outros Vala faziam em Arda? Alguns de seus Primogênitos tiveram sorte de ver a beleza das duas Árvores, já os Filhos Mais novos, quando chegaram em Arda, quase não havia mais luz, a não ser as Silmarils, que, adivinhem, estava com Morgoth. Poder é o que não faltava no Eru, não é verdade? :lily:
 
Eru criou o mundo... e deu o livre arbítrio àqueles q foram lá...

é a mesma coisa q perguntar pq Deus(praqueles q acreditam) deixa tanta injustiça e maldade acontecer no mundo...

o caminho era traçado por cada um...

ele criou e deixou q aqueles q vivessem lá gerassem aquilo por conta própria

os Valar sim é q deveriam ter tomado maiores atitudes... eles foram omissos.
 
E Ilúvatar havia dito que, apesar de tudo que Melkor fizesse, e independente de quais atitudes quaisquer dos valar tomassem, tudo no final convergiria para a Sua vontade, que era soberana. Mesmo as corrupções de Melkor iriam se mostrar caminhos para coisas belas que ele não havia imaginado.
 
Sei lá... pergunta pra ele. :mrgreen:

Acho que, quando estava criando o mundo, ele já sabia o que ia acontecer, mas deixou com que a "responsabilidade" fosse para os Valar, Maiar, Elfos, Homens, etc.
 
Acho que, quando estava criando o mundo, ele já sabia o que ia acontecer, mas deixou com que a "responsabilidade" fosse para os Valar, Maiar, Elfos, Homens, etc.
Se fosse assim Numenor não teria sido afundada, Eru estava acima do Bem e do Mal, por isso ele não interfere... Só interferiu quando Pharazon quis bagunçar as coisas e tomar a vida eterna, o que ia contra as regras do mundo que ele estabeleceu, Melkor podia fazer o que quisesse, exceto mudar os canones de Eru, e isso ele não fez.
 
O estranho é q chegar em Aman não tornava ninguém imortal... então pra q isso? Pra não haver guerra em Aman? Mas pq nenhuma guerra foi parada e essa sim?

Sei lá... acho q teve muita gente fazendo muito pior e levando castigo menor ou nenhum.

Se bem q Numenor foi uma dádiva dada a eles, ela foi apenas então tomada de volta :roll:
 
tolkien_onering disse:
Sei lá... pergunta pra ele. :mrgreen:
Mwhahahaahahahaha, muito, muito boa essa! :lol:

Voltando ao assunto; sendo mais direto, Eur deixou que as coisas acontececem assim pq o senhor Tolkien mesmo escreveu nos seus livros que "os dias de bem aventurança e paz merecem poucas notas nas anotações" ou algo assim. Ou seja, naum teria graça nenhuma se nada de ruim acontecesse. :roll:
 
P/ quem quer comparam c/ religião Deus deixa as coisas como estão por que isso leva a seus caminhos e objetivos ou no caso de má conduta leva a redenção oque tbm é verdadeiro na maior parte da estória de Tolkien
Mas tem tbm a parte lá no início do silm em que ele manda a chama imperecível p/ o vazio e diz que os Anuir deverim fz as imagens que eles haviam cantado e a "interferrência"de Melkor já estava lá então se ele interferisse mais diretamete(houveram os "temas" que ele mandou) ñ seria mais a música original e a coisa toda perderia o sentido
 
Fingolfin *§* disse:
O estranho é q chegar em Aman não tornava ninguém imortal... então pra q isso? Pra não haver guerra em Aman? Mas pq nenhuma guerra foi parada e essa sim?

Sei lá... acho q teve muita gente fazendo muito pior e levando castigo menor ou nenhum.

Se bem q Numenor foi uma dádiva dada a eles, ela foi apenas então tomada de volta :roll:

Principalmente o último parágrafo: Acho que é exatamente isso. Eru lhes concedeu um graça direta, até mudou um pouco o destino dos homens, o de ser fadado ao sono eterno, dando a eles uma vida bem mais longa. Isso era uma graça concedida diretamente por ele, e a partir do momento que os homens deixaram de ser fiéis a ele, bem...

A história de Númenor é um pouco diferente de todo o resto né? Tem todo aquele lance de Antigo Egito, e a religião é se mostra muito em ênfase.

Aliás isso é uma das coisas que o Cristopher comenta no prefácio. Ora as forças dos deuses se mostram tão presentes, e ora tão fracas. E... não podemos esquecer que o Silma teria uma edição toda diferente se tivesse sido publicado pelo próprio Tolkien. A "história" tem começo, meio e fim, mas você percebe tantas tratativas literárias diferentes durante o livro. As vezes com pressa, as vezes até muito calmo. Bom, são textos que foram escritos separadamente, com intervalo de tempo de anos até. Muito natural.
 
Simplesmente porque faz parte do carater de Eru essa instabilidade: o cosmo soh existe pelo caos, o negro soh existe pelo branco! eh assim. Faz parte de eru esse sentimento devastadoramente negro!
 
Siëlenor disse:
Bom, eu estou lendo o Silmarillion, e uma coisa me despertou curiosidade: por que Eru, o Ilúvatar, não fez nada a respeito de Melkor, simplismente o deixou estragar tudo de belo que os outros Vala faziam em Arda? Alguns de seus Primogênitos tiveram sorte de ver a beleza das duas Árvores, já os Filhos Mais novos, quando chegaram em Arda, quase não havia mais luz, a não ser as Silmarils, que, adivinhem, estava com Morgoth. Poder é o que não faltava no Eru, não é verdade? :lily:

Eru é o deus ele pode interferir sim mas e o livre arbítrio como é que fica todos tem o direito de seguir o que lhes convir até mesmo um vala como melkor pra o bem ou para o mal isso é a sabedoria de um deus supremo como Eru Iluvatar pois dá equilibrio ao mundo (ying e yang, bem e mal).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo