• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que as escolas nos mandam ler livros?

Desculpa gente, prometo que vou ler todas as mensagens aqui postada, depois.. só vou colocar a minha opiniao, que talvez nao sirva pra nada.

É o seguinte, as escolas quando "obrigao" o aluno a ler é porque grande parte dos alunos, principalmente de escola publica, nao tem muito contato com livro. Essa é uma maneira que eles veem de chamar o aluno pra leitura. Muitas vezes os livros podem parecer chatos, mas eles tambem nao tem como agradar a todos, certo? Talvez deixar em aberto pros alunos lerem qualquer livro de seu agrado, seria uma boa opçao.

Em fim, é claro que as coisas obrigadas nao saem com muito gosto, mas se você perceber quase todas as coisas sao assim. Até quando você vai fazer uma faculdade, e trabalhar com jornalismo por exemplo.. você pode adorar escrever, mas quando é por obrigaçao fica meio chato. Mas fazer o que.

E o que eles querem com isso? Eles querem que a gente possa ter uma visao mais aberta das coisas, e um conhecimento mais amplo. Até porque a leitura, é que faz com que possamos escrever melhor, seja em qualquer sentido.
 
Eu acho que devia ser como a minha professoar de literatura falou: lê um livro, num gosta, põe de lado. Lê outro, num gosta, põe de lado. Faz assim, até que chega uma hora que vc encontra um do seu gosto.
Obrigar eu acho que não adianta. A pessoa vai ler arrastado e não vai levar a msg do livro de bagagem pra vida, só vai ler pra fazer a prova. O povo tem que ser ensinado a ler (e eu estou falando de gostar de ler, e não só decifrar as letras), e isso fica difícil depois que vc cresceu ouvindo gente falar que ler é um saco]
Vinci disse:
Nossa, eu leio mais ou menos 3 livros por mês!
Que legal!! Poucos com 11 anos lêem assim!!
Eu tbm adoro ler, leio um por semana + ou -, agora só ando pegando clássicos pro vestiba. Agora é que empaquei um pouco, é difícil ler Memorial do Convento (José Saramago), não tem travessão nos parágrafos, nem ponto-e-vírgula, e raramente ponto.
milésimo post!!! :grinlove:
 
o autor do primeiro texto aki neste topico diz:
mas ler OBRIGADO não é muito legal...

concordo plenamente, mas pra essa solução os alunos da minha turma decidiram fazer assim: a professora indicava 10 livros + ou - para nós lermos, dentre esses 10, 3 nós tinhamos que esclher e ler, e o 4º livro era livre, de escolha pessoal.

essa foi uma grande satisfação dos alunos, tanto é que todos gostaram, mas não mudou muito para os alunos que não gostam de ler... :lol:
 
acho que as escolam mandam ler. porque a maioria das crianças não gostam de ler..assim elas lem um pouco, e quem sabe gostam.ou pelo menos leem o minimo..
 
Mandam ler porque ler é cultura galera!!! Temos que conhecer as obras escritas pelos autores de nossa patria e tb outros famosos pelo mundo afora.

Que que eu acho disso? Bem tá certo naum? Tem gente que nunca le nada oras! Mais naum vou mentir dizendo que gostei dos livros que fui obrigada a ler na escola, comecando que td que é obrigado (pelo menos para mim) é encarado com desprezo e temos certo preconceito. 90% dos livros que tive que ler nao gostei mais o ultimo que eu li gostei bastante (apesar de naum ser o que eu curto ler)
O primo Basílio - Eça de Queiroz, achei o livro bem legal e é um dos poucos que eu recomendo tendo lido obrigada.
 
Litzhel disse:
É o seguinte, as escolas quando "obrigao" o aluno a ler é porque grande parte dos alunos, principalmente de escola publica, nao tem muito contato com livro. Essa é uma maneira que eles veem de chamar o aluno pra leitura.
Sim! sim! Não há dúvidas que a leitura é importante e q a intensão dos professores é muito boa porém poderia ser melhor colocada. Ao meu ver as aulas de literatura deveriam ter uma conexão com as aulas de história pq, as vezes, um aluno pode não gostar um determinado um livro por não ter entendido o contexto histórico em que o livro se passa. O problema é que alguns professores parecem querer que o aluno veja esse contexto por si mesmo, mas poucos alunos conseguem.


Litzhel disse:
Em fim, é claro que as coisas obrigadas nao saem com muito gosto, mas se você perceber quase todas as coisas sao assim. Até quando você vai fazer uma faculdade, e trabalhar com jornalismo por exemplo.. você pode adorar escrever, mas quando é por obrigaçao fica meio chato. Mas fazer o que.
Aí vc adivinhou o que eu ia escrever aqui. Eu estou no 2º de jornalismo. Se literatura brasileira, algumas vezes, é um porre pra vcs... esperem chegar na facul. É cada livro técnico que tem de se ler... :eek: . E no jornalismo, tanto a leitura quanto a escrita são necessidades e essas nem sempre são de livre e espontânea vontade.
 
Ao meu ver as aulas de literatura deveriam ter uma conexão com as aulas de estória pq, as vezes, um aluno pode não gostar um determinado um livro por não ter entendido o contexto histórico em que o livro se passa.
Concordo, deveriam fazer uma coisa interdisciplinar ia ficar mais facil e interessante, mais nem todo livro da pra fazer isso
 
*Guinevere* disse:
Concordo, deveriam fazer uma coisa interdisciplinar ia ficar mais facil e interessante, mais nem todo livro da pra fazer isso
Acho que de todos os livros é possível extrair algo mais do que romance. Há livros que dão mais ênfase no romantismo, mas acho que mesmo nesses livros pode-se tirar muita coisa cultural e até mesmo histórica. O romance Inocência de Visconde de Taunay.... eu confesso q qd li não gostei mas se levarmos em consideração o contexto dos personagens passa a ser um livro até interessante.
Qd li o livro Os Sertões de Euclides da Cunha eu tb não gostei muito, mas acho pq era um livro muito pesado pra mim naquela época. Hoje eu já gosto um pouco dele pq eu sei o valor histórico e documental que ele tem.
Acho que o professor deveria voltar o olhar do aluno pro contexto do livro para "prepará-lo" para aquela leitura. Pois há livros "pesados", quem já leu Os Sertões acho que entende o que eu quero dizer.
 
Nossa!!! Eu li o primeiro post e me identifiquei completamente com ele!! heeheh Tp, eu acho uma coisa horrivel isso que eles fazem... rsrsrsrs mandar vc ler um livro! Como O AUTOR (não vi qm era, desculpa :oops: )do tópico falou, meu passatempo favorito é ler!! e eu acho uma perda de tempo ler obrigada!!
é muito chato! Eu já comentei com muitas pessoas isso e talzz, e a´te com professores, mas o caso é que eles dizem: "se a gente não mandar vcs lerem vcsa naum vaum ler livro nenhum!" COMO ASSIM? eu não suporto ler livro com prazo, pelo simples fato de que eu naum sou a mais rápida em ler livros, e eu gosto disso! pois eu aprecio casda detalhe dos livros! isso me dah prazer! e eu acho um saco alguem ser OBRIGADO a ler! qm naum gosta de ler que naum leia, ou tome o habito! e qm gosta de ler tem que ler por prazer, naum por obrigação, e muito menos ler os livros que os outros mandam, e naum que vc escolhe!!! isso eh ridiculooo! EU ACHO, PELOMENOS... :eek:
 
*MaFaGaFa* disse:
Nossa!!! Eu li o primeiro post e me identifiquei completamente com ele!! heeheh Tp, eu acho uma coisa horrivel isso que eles fazem... rsrsrsrs mandar vc ler um livro! Como O AUTOR (não vi qm era, desculpa :oops: )do tópico falou, meu passatempo favorito é ler!! e eu acho uma perda de tempo ler obrigada!!
é muito chato! Eu já comentei com muitas pessoas isso e talzz, e a´te com professores, mas o caso é que eles dizem: "se a gente não mandar vcs lerem vcsa naum vaum ler livro nenhum!" COMO ASSIM? eu não suporto ler livro com prazo, pelo simples fato de que eu naum sou a mais rápida em ler livros, e eu gosto disso! pois eu aprecio casda detalhe dos livros! isso me dah prazer! e eu acho um saco alguem ser OBRIGADO a ler! qm naum gosta de ler que naum leia, ou tome o habito! e qm gosta de ler tem que ler por prazer, naum por obrigação, e muito menos ler os livros que os outros mandam, e naum que vc escolhe!!! isso eh ridiculooo! EU ACHO, PELOMENOS... :eek:

Concordo em parte com você. Acho que no seu caso ( e no meu também :mrgreen: ) que gosta de ler , não seria necessário essa obrigação. Mas infelizmente nesse país a maioria das pessoas não tem uma cultura de leitura , o que acaba levando as escolas a obrigar os alunos a lerem. E seria impossivel distinguir quem gosta de ler , de quem não gosta , então acho correto a atitude de se obrigar a ler.
Esse país nunca irá se desenvolver enquanto a população não adquirir um hábito de leitura. E cada vez mais as pessoas se afastam dos livros. O que realmente é uma pena :oops:
 
po... e o pior, vc so le livros d autores do arco das velhas... com isso vc fica forte em historia tradicional da lit, mas jah pensou ler o silmarilliom dentro da sala d aula, q rOx... e o livro e interessante, vc pode comparar com outros mitologias (q nem eu fiz num topico ai) e realmente, da pra fzr um estudo legal??? jah pensou tbm interpretar o livro sob o ponto d vista d um bom psor d literatura???
 
ExtraTerrestre disse:
po... e o pior, vc so le livros d autores do arco das velhas... com isso vc fica forte em historia tradicional da lit, mas jah pensou ler o silmarilliom dentro da sala d aula, q rOx... e o livro e interessante, vc pode comparar com outros mitologias (q nem eu fiz num topico ai) e realmente, da pra fzr um estudo legal??? jah pensou tbm interpretar o livro sob o ponto d vista d um bom psor d literatura???

Unnnn acho dificil. 99% das obras lidas em escolas são obras nacionais ( isso claro , para valorizar a literatura brasileira , etc... ). Literatura estrangeira você só pegaria ( e mesmo assim eu duvido que incluam Tolkien ) numa faculdade de Letras.
 
Pois é, mas disso eu não posso reclamar, pois eu gosto muito da literatura brasileira.. claro que gosto tbm muito de literatura estrangeira, mas deste fato de só mandarem literatura brasileira não meu encomoda
 
leitura obrigado

99% das obras lidas em escolas são obras nacionais ( isso claro , para valorizar a literatura brasileira , etc...

é verdade, até o momento não tinha reparado nisso....

---------

Maioria dos livros que tive de ler pra escola eu considerei chatos, só um ou dois eu gostei.......nada contra os autores brasileiros, mas é que eu gosto mais de aventura , romance e coisas do estilo J R R Tolkien..................

8-)
 
Esse país nunca irá se desenvolver enquanto a população não adquirir um hábito de leitura. E cada vez mais as pessoas se afastam dos livros. O que realmente é uma pena
com certeza..a leitura é o melhor meio de cultura...as pessoas não iam mais ser manipuladas tão facilmente
 
Se as escolas não mandassem os estudantes lerem, a maioria das pessoas ia ficar só em Harry Potter, Tolkien e etc, se tanto. (Não que esses livroas sejam ruins, pelo contrário, mas eles não acrescentam nada à formação de uma pessoa.)

Ler literatura de qualidade, que proponha reflexões, que critique, que faça análises, que revele valores, pensamentos, tabus e etc é fundamental pra formação de um ser humano, e é dever da escola estimular essas leituras.
 
Eönwë disse:
Se as escolas não mandassem os estudantes lerem, a maioria das pessoas ia ficar só em Harry Potter, Tolkien e etc, se tanto. (Não que esses livroas sejam ruins, pelo contrário, mas eles não acrescentam nada à formação de uma pessoa.)

Ler literatura de qualidade, que proponha reflexões, que critique, que faça análises, que revele valores, pensamentos, tabus e etc é fundamental pra formação de um ser humano, e é dever da escola estimular essas leituras.

Que contradição e ironia 8O

desde quando SdA não nos faz refletir, criticar, fazer analises e tal ? o que estamos fazendo aki na Valinor ? 8O

e não há livros que não nos façam pensar, todo livro vc tira um proveito :wink:
 
Sr. Cachopardo disse:
Eönwë disse:
Se as escolas não mandassem os estudantes lerem, a maioria das pessoas ia ficar só em Harry Potter, Tolkien e etc, se tanto. (Não que esses livroas sejam ruins, pelo contrário, mas eles não acrescentam nada à formação de uma pessoa.)

Ler literatura de qualidade, que proponha reflexões, que critique, que faça análises, que revele valores, pensamentos, tabus e etc é fundamental pra formação de um ser humano, e é dever da escola estimular essas leituras.

Que contradição e ironia 8O

desde quando SdA não nos faz refletir, criticar, fazer analises e tal ? o que estamos fazendo aki na Valinor ? 8O

e não há livros que não nos façam pensar, todo livro vc tira um proveito :wink:

O que SdA critica no mundo real?
Qual a relação de SdA com o mundo contemporâneo?
Que análise SdA faz sobre o mundo na época em que foi escrito?
Que reflexão SdA propõe sobre a realidade?

Por favor, tente fugir do velho e batido "SdA mostra valores como coragem, amizade, lealdade e amor, dos quais o mundo de hoje tanto precisa."
 
Ah, bem. Rubem Alves disse isso aqui uma vez:

"A tarefa do professor: mostrar a frutinha vermelha. Comê-la diante dos olhos dos alunos. Erotizar os olhos. Provocar a fome. Fazê-los babar de desejo. Acordar a inteligência adormecida. Aí a cabeça fica grávida: prenhe de idéias. E quando a cabeça engravida não há nada que segure o corpo."

Embora isso tenha a ver com qualquer coisa que alguém possa ensinar, com relação a Literatura tem muito a ver. De uns tempos para cá andei conversando com uns professores sobre isso, e cheguei a conclusão que o problema não está na obrigatoriedade, mas em como se impõe a leitura de determinado livro.

O professor diz: "Leiam 'Angústia' para a próxima aula porque faremos uma prova valendo nota".

É lógico que isso não vai despertar o interesse do aluno. Angústia é um puta livro, mas não é o tipo de livro que você acha legal quando o único dado que tem sobre ele é de que vai ter que fazer uma prova valendo nota.

Cabe ao professor explicar para os alunos o motivo da escolha do livro, o que o torna especial ao ponto de ser estudado.

É mais ou menos o que um professor de Literatura fez comigo na faculdade. Sempre tive verdadeira alergia ao nome "Graciliano Ramos", mas ele comentou sobre as obras do autor de uma forma tão apaixonante, que ler 'Angústia' para mim foi uma experiência completamente diferente da que tive quando li porque precisava para a prova de Literatura do Vestibular.
 
Eönwë disse:
O que SdA critica no mundo real?
Qual a relação de SdA com o mundo contemporâneo?
Que análise SdA faz sobre o mundo na época em que foi escrito?
Que reflexão SdA propõe sobre a realidade?

Por favor, tente fugir do velho e batido "SdA mostra valores como coragem, amizade, lealdade e amor, dos quais o mundo de hoje tanto precisa."

mas dizer que o SdA não nos faz pensar, isso já é um tanto maluco, tanto quanto os outros livros que existem...

e vc deve estar um tanto reondamente enganado... mas fazer o q , né ? é a sua opinião.......

:eek:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo