1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Por que as escolas nos mandam ler livros?

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Forfirith, 27 Set 2002.

1. Níniel

Níniel let's put a smile on that face

Eu acho que ler é muito importante. Afinal entramos em novos mundos, aprendemos novas coisas e acima de tudo aprendemos a lidar connosco próprios em situações de crise (dependendo claro está do tipo de livros que lemos). Por exemplo, estou agora a ler Saramago, por iniciativa própria (muito interessante, "Ensaio sobre a Cegueira"), mas tenho a certeza de que se me obrigassem a ler na escola eu não acharia piada nenhuma ao livro... porque foi algo imposto.

Mas como poderemos resolver esse problema? Para mim, tem de ser resolvido desde pequeno ou então a pessoa tem de gostar mesmo de ler. Em minha casa nunca se leu muito, mas eu sempre e uma gande paixão pela leitura, o que me faz "devorar" livros... Mas nem sempre é assim... E para evitar que os livros se transformem em meros objectos de decoração tem de se começar nas primárias a incentivar a leitura nas crianças.. leituras pequenas, com desenhos, para depois irem passando para obras cada vez mais complexas... Não é pura e simplesmente obrigar pessoas com 15/16 anos com hábitos criados a lerem pelo menos uma hora por dia para poderem acabar um livro até tal dia...

Por isso, cabe também aos pais ajudarem os filhos a sentirem gosto pela leitura... :wink:

2. Smaug

Smaug Cacho

eu conheço ate um caso em que uma mãe contratou uma professora particular para ensinar o filho de 16/17 dela a ler 8O

3. Smaug

Smaug Cacho

O SdA critica no mundo atual as ambições que o homem tem com sua ganância e sede de poder. É logico que na época de Tolkien não existia Bush e as coisas de hoje, se bem que a história se repete sempre. Se formos ver pelo lado em que Tolkien viveu, a história do SdA se encaixou perfeitamente, embora Tolkien tenha dito que não fez relações com a 1º e 2º Guerra. Tolkien perdeu quase todos amigos intimos na Guerra Mundial. Portanto SdA faz uma critica sutil ao mundo em que vivemos, que é povoado por homens ambiciosos.

A relação que SdA tem com o mundo contemporâneo é justamente o que eu disse acima: sede de poder do homem. Sauron tinha a vontade de dominar a TM dos filhos de Eru, assim como Bush quer derrotar o Iraque, mas na guerra não há vencedores, apenas perdedores. É como eu digo "A guerra é a negação da raça humana"...

Como Tolkien viveu na época da 1º e 2º Guerra mundial ele pode ter feito uma critica indireta ao mundo e suas batalhas. A Guerra do Anel foi como a guerra mundial, que envolveu mortes, destruições e coisas do tipo.

SdA nos faz refletir sobre a sede de poder que o homem tem em dominar. E outras coisas que esta escrito nas respostas acima. O obra tambem nos faz refletir de outras coisas como: Frodo e Sam --> A amizade supera barreiras, podem haver brigas, mas sempre a amizade continuara; Legolas e Gmili --> Amizade entre raças inimigas, algo do tipo romeu e julieta, sem ser pelo amor, mas pela união entre raças. Como por exemplo o negro e o branco: a sociedade discrimina os negros, mas as pessoas que não criticam, amam outras pessoas sendo normais, portanto não importa cor, sexo, ou raça, o importante é ser feliz. E uma serie de outros fatores...

é isso Eöwë, gostou ? ou ainda vai dizer que SdA não nos faz pensar e refletir ? Se vc critica tanto SdA porque esta aki na valinor ? Somente porque adimira e nada mais ? não, é preciso gostar e dar valor as obras Tolkienianas :wink:

Por isso é imortante ler :D

4. Dark Zephir

Dark Zephir Usuário

Não acho que seja ruim ler na escola, o problema é os livros que você tem que ler... Acho que se cada um lesse o livro que quisesse seria muito mais agradavel... mas existem coisas chamada "Vestibular" que estipulam o livro que você tem que ler se quiser passar... o pior é que é um mais chato que o outro :gotinha: ... acho que ninguém le livros como "Primo Basílio" ou "Dom Casmurro" por vontade própria, só loucos mesmo :doido: ... acho que todos os professores de Literatura são sadomazoquistas :chibata: ... Iehehe, Flw 8-)

5. o probolema Dark Zephir é que todos tem que ler OBRIGASTORIAMENTE de TUDO... então todos vão ler coisas que não gostam (a não ser que algum cabeçudo vá gostar de tudo o que existe no mundo :roll: até as coisas ruins)
    a escola é um lugar onde vc tem que aprender de tudo... é isso :)

6. Primula

Primula Moda, mediana, média...

fico a imaginar um vestiba que só tivesse tirinhas da turma da Mônica.

Ou um vestiba com só com textos do Macaco Simão.

Seria um mundo muito assustador... foi assim que escolheram o secretário da segurança pública do rio, aquele tal de garotinho? (nesse caso foi a bancada evangélica. :eek:)

7. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

É, eu não sou muito normal então :eh:

Leia isso:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

8. *Nimrodel*

*Nimrodel* Usuário

Eu acredito q o objetivo das escolas seja nos interar com aquilo q estamos estudando,como por exemplo,qnd estuda-se o Realismo é bom ler um livro machadiano p/ sabermos o q estamos estudando,é como se fosse a prática da teoria... :wink:
    Tá certo q onde eu estudei a maioria nem lia os livros...mas a leitura aumenta o raciocínio. :roll:

9. Lianon

Lianon Usuário

Dependendo do livro realme é um saco TER que o ler, mas acho que a escola faz isso para insentivar a leitura, pois não são todos que gostam ou tem o custume de ler. Para mim que sempre adorei ler, muitas vezes foi muito chato ter que ler certos livros, mais em outras vezes a escola me proporcionou também conhecer livros muito legais :wink: . Então eu acho que isso, como quase tudo, tem seu lado bom e seu lado ruim. :mrgreen:

10. Sentinela

Sentinela .............

o grande problema eh q vc jah le pensando na prova q
    vai ter q fazer e esquece de curtir o livro. muitas vezes
    eu lia os livros tranquilo e na hora das provas eu naum
    lembrava de porcaria nenhuma. por isso q acho q o q
    faz a gente odiar livro de escola naum eh o livro, mas
    as circunstancias da leitura.

adios :wink: :wink:

:lol:

11. Rubis

Rubis Usuário

Eu gosto de ler, mas ter que ler Macunaíma é o cúmulo!!!
    Aí eu pego raiva, xingo a mãe do professor, a banca examinadora da fuvest, chuto a pomba na rua e nunca mais leio nada que tenha a ver com literatura brasileira.

12. Anakruss

Anakruss Usuário

Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

isso tb acontecia comigo, mas acontece e a unica coisa q podemos fazer é ceder e ler esses livros, senao... :twisted: ( o coro come na prova)

ps: 400!Yahoo!

13. Dark Zephir

Dark Zephir Usuário

Só que eu acho o seguinte, uma pessoa que não gosta e é obrigada a ler não vai ler novamente sendo que ela vai ter más recordações da ultima vez que ela leu a contra gosto, a não ser que o livro que ela leu seja muito bom (o que eu acho difícil, pois a maioria dos livros que nós lemos na escola vão do nada ao lugar nenhum, com escrita incompreensível e outros impecílios para uma boa leitura). Flw 8-)

14. dois
    :roll:

eu acho que essa é uma questão que muitas das escolas não colocaram em prática ainda. Os alunos devem começar a ler por livre e espontânea vontade, o que na maioria das escolas passam isso como obrigação. Nesse caso, a leitura se torna chata e horripilante, fazendo com que ningém vá gostar de ler. O que as escolas deviam fazer é 'recomendar' livros a todos e assim fazer com que o interesse do aluno se suprima, fazendo também com que ele descubra os caminhos (os livros que gosta e os que não gosta). :wink:

:lol:
    foi o que aconteceu copmigo quando fui ler macunaíma
    a primeira vez foi o cúmulo!
    depois que parei pra ler de novo por vontade própria foi a coisa mais cômica do mundo! um dos livros que mais ri quando li!
    tanto ri, que a pouco adaptei uma peça de Macunaíma para meu grupo de teatro. (vamos começar a temporada de apresentãções em agosto, com dias exclusivos para escolas :wink: )
    vc pode ver assim agora....
    mas quem sabe um pouco mais pra frente vc não vá usar?
    (tomara que use porque essa é uma dúvida que me atormenta tb :mrgreen: )

15. Exiledark

Exiledark Usuário

Eu fui obrigado a ler livros (que por sinal detesto de raiva a maioria deles), mas os livros que eu gosto partiram de vontade propria eu vi na livraria comprei e li, ou vi o filme e quis ler o livro.

Todos precisam ler livros obrigados na escola é como ouvir a música que toca nos ônibus: conheça o lado ruim para chegar em casa e gostar mais ainda do lado bom.

:clap: OSDA, Fausto, His Dark Materials, O Crime do pe. Amaro, Drácula... :amem:

:nope: A Moreninha :puke:

16. *Nimrodel*

*Nimrodel* Usuário

Sempre tem aqueles q são um pé no saco,mas fazer o q...pelo menos aumenta nosso senso crítico. :mrgreen:

17. Bagrong

Bagrong RaG

Eu penso que as escolas tem sim que mandar os alunos leram,mas não do geito que eles fazem,eles deveriam começar desde a 1ª série,com livros facinhos,depois vai dificultando um pouco,até que todos no colegial estajam muito acostumados a ler....livros legais é outra coisa importante....li cada livro horrível na escola....tem muitos autores bons por esse mundo....também acho que a escola poderia dar livros de autores do mundo todo(a minha só da de autores brasileiros)....
    Acho que ler é importante,mas por prazer,hábito,não obrigação imposta...as pessoas tem que se acostumar a ler desde pequenininhas senão quando crescerem não vão gostar

18. Ben Kenobi

Ben Kenobi Aprendendo com um

Simples porque cai no vestibular e nós temos que passar no vestibular.

19. Kainof

Kainof Sr. Raposo

Determinados tipos de livros, isso é verdade. Obrigar os alunos a lerem literatura brasileira, literatura brasileira e determinada literatura brasileira, me parece um método meio raso das provas de vestibular. Deveria haver uma espécie de novas exigências que aproveitassem as aprendizagens literárias do candidato. O vestibular aliás é sempre um problema...

Entretanto, nem preciso repetir que ler aumenta a habilidade de escrever, de se expressar, enriquece o vocabulário, cria condições cognitivas favoráveis, informa, etc; preciso?

20. Erion Storm eyes

Erion Storm eyes Usuário

:yep: LER é muito bom, essencial para uma mente sã!!
    Para mim nada supera um bom livro!:mrgreen:

Compartilhar