1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. A um tempo atraz eu estava observando um tópico em outro fórum que eu faço parte, e achei interesante a duvida de um dos menbros daquele fórum.
    Deem um alhada lá. mais por favor não postem lá, postem aqui.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Saruman naquela torre com certeza fazia mais do que estudar anéis de poder. Ele deve ter se dedicado bastante a estudar química, física e outros assunto de Arda, como é de se esperar que seja do interesse de um maia de Aulë. E ele acabou inventando a pólvora, aparentemente.
     
  3. Smaug

    Smaug Cacho

    Tolkien e polvora

    Exatamente, Saruman usava a polvora pra fazer bombas, dá pra reparar no filme, no Abismo de Helm...

    ah, e polvora existia sim, pois se esta escrito quer dizer que existia (não que tudo que esta escrito tem de existir ou ser real, como no caso de asas de barlog...) Mas que eu tenha lido, aparece pouco a polvora, e mesmo por q penso que não teria graça uma guerra do anel com armas pra cá e pra lá... :roll:

    :wink:
     
  4. Swanhild

    Swanhild Usuário

    No SdA a pólvora é mencionada alguma vez por esse nome?

    Bem, essa é uma visão muito particular. Muitas guerras importantes na história e na mitologia foram travadas sem que um único tiro fosse disparado (inclusive a que é narrada na Ilíada, e que é retratada no filme Troy). E, bem, pode ser que eu me engane, mas me parece que a Guerra do Anel foi travada sem que nenhum mecanismo que usasse pólvora fosse empregado.
     
  5. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Desde a primeira vez que eu li os livros (que foi mais ou menos um ano antes de lançarem os filmes) eu sempre achei que quando a muralha do Abismo de Helm voava em pedaços fosse por causa de uma bomba. Apesar de Aragorn gritar "fogo de Orthanc, bruxaria de Saruman!", eu sempre achei que aquela explosão fosse por causa de uma bomba de pólvora.
     
  6. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Certo, Charlie. Mas mesmo que ela existisse, seu uso não era difundido. Como eu lembrei no outro tópico, nem mesmo Aragorn sabia direito o que era aquilo.
     
  7. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Pois é, eu imagino exatamente como disse o Maglor. Saruman descobriu e inventou muita coisa (como era de sua naturea de maia de Aulë). Ele conhecia máquinas a vapor, e foi o primeiro na história de toda a Arda a utilizar pólvora. Mas todos esses conhecimentos devem ter morrido com ele, egoísta que era, não deve ter difundido isso pra ninguém.
     
  8. Forlindon

    Forlindon Usuário

    Aragorn Descreve a "explosão" no abismo como se fosse uma magia... na parte que ele fala "DIABRURA DE Saruman"...

    axo que a polvora existia sim... mas raramente utilizada... ou recentemente inventada pois foi a unica vez no livro que foi citado uma "explosão" de fogo (fora gandalf e pah...) :eek:
     
  9. Eu acho que o povo imaginou que fosse "magia" realmente de Saruman...no entanto, ele, na minha opinião estava realmente criando a polvora...mas a unica situação de que não fosse em luta usado espada e arco/flecha (arma branca) é a explosão do abismo de Helm mesmo....


    ate mais...
     
  10. Eu acho que Saruman não inventou a polvra naquela época, pode ser que seja ele que tenha inventado mas não naquela época porque o uso da pólvora é citado em O Hobbit
     
  11. Sarcasmo

    Sarcasmo Funfamento

    bom os chineses inventaram a polvora a mto tempo antes mesmo de os europeus se kerem saber navegar direito, mas a kestão é como a polvora deve se usada, saruman deu mais um acresimo no uso da polvora na TM enqunto gandalf usava pra fogos q nem os Chineses
     
  12. Smaug

    Smaug Cacho

    Sim, se dizem que saruman inventou a polvora, como é q antes existia nos fogos de artificio do Gandalf ? :o?:

    A não ser que Saruman criou uma novo estilo de polvora :roll:
     
  13. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Muito bem lembrado, Sr. Cachopardo! Um pequeno detalhe que acho que ninguém havia se dado conta ainda! :think:
     
  14. Smaug

    Smaug Cacho

    polvora e outras coisas explosivas

    :obiggraz:

    Lá do tópico citado pelo autor desse tópico esta escrito:
    O grito de Bilbo fizera isso de bom. Acordara-o (Gandalf) completamente numa fração de segundo, e quando os orcs vieram agarrá-lo, um terrível clarão, feito relâmpago, tomou a caverna, depois um cheiro de pólvora, e vários deles caíram mortos

    Então eu penso que Saruman não deve ter criado a polvora, mas aprimorado ela, ou algo do tipo...

    A polvora já devia existir na TM antes mesmo de Saruman chegar nela, a polovra é algo que existe desde muito tempo...

    :wink:
     
  15. Podemos concluir que a polvora ja existia entao... :D

    ate mais...
     
  16. Fëanarsil

    Fëanarsil O Espírito de Fogo Brilhante

    Porém!! Tolkien só se assume como tradutor da obra e não como o escritor, o que pode ter ocorrido tbm é de qndo tolkien "ter traduzido" alguma expressão ou palavra o levou a entender que era polvora, mas poderia ser algum outro tipo de material, pode ter sido um material que nasceu antes da polvora e foi sendo aprimorado até chegar a ser o que nós e tolkien conhecemos como polvora, e por isso acho que ainda permanece a duvida, pois ele, "ao traduzir" o livro, pode ter substituido alguma palavra ou expressão pela simples e tão duvidosa palavra Polvora!! que era a que ele conhecia
     
  17. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Nao criou um outro estilo, apenas a usou para outros fins... sendo q ambos, Saruman e Gandalf eram eruditos, ambos podiam ter o "conhecimento" da fabricaçao da polvora... e por conseguinte cada um usava como lhe cabia...
     
  18. O Hobbit não é uma boa fonte de informações pq tem muitos erros e como já foi dito Tolkien se colocou como contador de historia no livro, sendo assim não podemos dizer q era polvora e sim cheiro de polvora.
     
  19. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Será que após a Guerra do Anel, quando Orthanc voltou ao domínio de Gondor, algum sábio não entrou lá e investigou aquelas experiências? É uma idéia legal. Mas também pode criar uma incoerência, afinal, a pólvora deve permanecer como inventada pelos chineses. Saruman a teria criado muito antes, mas faz sentido que isso tenha caído no esquecimento.

    Os fogos de artifício do Gandalf deviam ser "pólvora mágica", eu também acho. Mas não significam que ele a criou antes de Saruman. O Mago Branco algum dia não foi tão ganancioso, e Gandalf não deve tê-lo visitado na torre apenas naquela ocasião em que foi preso.
     
  20. Dwarven grunt

    Dwarven grunt Usuário

    não creio q Tolkien tivesse usado uma palavra para traduzir algo q nao conhecemos, almenos nao sem se justificar. Tambem nao creio q tenha sido apenas cheiro de polvora :? a questao dos fogos de artificio de gandalf tambem mostra q havia polvora na terra media, por q nao podemos aceitar q em o Hobbit o uso de polvora ja nao era algo impossivel de acontecer... :eek: se Tolkien deichou mais de um indicio de polvora na terra media, eh por q nao tinha nenhum problema em aceitar a possibilidade de sua existencia, isso me leva a crer q era indiscutivelmente polvora nos casos citados...
     

Compartilhar