• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Polvora...

Lordpas escreveu:
Nao criou um outro estilo, apenas a usou para outros fins... sendo q ambos, Saruman e Gandalf eram eruditos, ambos podiam ter o "conhecimento" da fabricaçao da polvora... e por conseguinte cada um usava como lhe cabia...

sim mas descobriu uma nova utilidade pra polvora
 
Maglor disse:
Os fogos de artifício do Gandalf deviam ser "pólvora mágica", eu também acho. Mas não significam que ele a criou antes de Saruman.

Exatamente, polovra mágica, concordo, Gandalf tinha inumeros e variados fogos de artificio de tamanhos e formas variadas, "polvora não precisava ser necesariamente polovora" podia ser mágica...

Maglor disse:
O Mago Branco algum dia não foi tão ganancioso, e Gandalf não deve tê-lo visitado na torre apenas naquela ocasião em que foi preso

Claro, Gandalf e Saruman trocaram idéias várias vezes...

:wink:
 
Eu creio, assim como disse o Maglor, que a pólvora que Gandalf usava era "mágica". Lembremos que os fogos de artifício que ele usava tinham variadas formas, inclusive um deles foi confundido com um dragão no aniversário de Bilbo.
 
Bem, esse não é o único trecho de um livro de Tolkien que menciona a pólvora.
Na batalha do Forte da trombetas no livro as duas torres, as muralhas também são destruídas com o auxílio da pólvora.
Com essas evidências eu só posso crer que ela realmente existia.

Beijos,
 
Na verdade o mais provável é que fosse pólvora. Mas não há nada que deixe tão explicíto que fosse realmente pólvora. Eu acredito que seja, pois é a coisa mais racional a se pensar.
 
Acredito que seja mesmo polvora que existia na TM e Arda. Pois como Tolkien colocou um cheiro de polvora quer dizer que existia realmente polovra na Arda. Se fosse pra colocar que não era exatamente um cheiro de polovra, Tolkien escreveria "um cheiro semelhante a polovra".

Por isso eu penso que realmente tinha polvora, na TM em especial... :wink:
 
Sr. Cachopardo disse:
Acredito que seja mesmo polvora que existia na TM e Arda. Pois como Tolkien colocou um cheiro de polvora quer dizer que existia realmente polovra na Arda. Se fosse pra colocar que não era exatamente um cheiro de polovra, Tolkien escreveria "um cheiro semelhante a polovra".

Por isso eu penso que realmente tinha polvora, na TM em especial... :wink:

Penso a mesma coisa....visto que em muitas situações ficou evidente a presença de polvora na TM!

ate mais...
 
Eu não vejo problema nenhum em crer que era pólvora; e não duvido que fosse uma "tecnologia" descoberta por Saruman.

E eu amplio ainda mais: Saruman viajou para o Leste durante muito tempo; ele pode ter trazido o conhecimento de lá.


Não acho que o cheiro de pólvora nos fogos de Gandalf seja proveniente de pólvora mesmo; e, assim, é o Hobbit; e é aquele tal negócio de não considerar tanto esse livrinho. N'O Hobbit o Gandalf também pergunta pro Bilbo, logo no comecinho, porque ele abriu a porta "como uma espingarda de pressão". :roll:
 
Não acho que o cheiro de pólvora nos fogos de Gandalf seja proveniente de pólvora mesmo; e, assim, é o Hobbit; e é aquele tal negócio de não considerar tanto esse livrinho. N'O Hobbit o Gandalf também pergunta pro Bilbo, logo no comecinho, porque ele abriu a porta "como uma espingarda de pressão".

Eita "livrinho" pra deixar duvidas! Mas qdu falamos em O Hobbit eu penso que tdu que nao foi "desmentido" em outras obras pode se considerar...
 
Polvora, Fosforo e outras coisas do tipo

Relendo O Hobbit eu lembrei-me de alguns fatos que foram discutidos aki, portanto vou por as idéia quentinhas:

Para mim além da citada polvora mágica, usada por Gandalf em seus fogos, existia sim a polvora normal.

O Hobbit - Pag. 60 disse:
e quando os orcs vieram agarrá-lo, um terrível clarão, feito relâmpago, tomou a caverna, depois um cheiro de pólvora, e vários deles caíram mortos

Eu não entendo muito bem de quimica, ainda, estou estudando, mas a razão de existir essa polvora normal, é que de acordo com esta citação, pode concluir-se por uma simples dedução:

Relâmpago é causado tambem pela explosão de atomos, certo? e no caso seriam em parte a polvora. Portanto o tal "cheiro de polvora'' veio pela ''explosão'' do relâmpago, pois se diz cheiro é porque vem de algum lugar, e esse ''lugar'' é o relâmpago. Que muito bem pode-se ver em fotos e imagens que no lugar da explosão causada por um relâmpago o local fica ''preto'' pela queima e tal...

Isso seria um fato a mais que confirma que exista a polvora, e mesmo porque polvora mágica so poderia ser usada pelos fogos de Gandalf ou algo do tipo, logo Gandalf não usou a polvora naquele momento, mas sim foi um fenomeno da natureza, portanto existe polvora normal sim!

E além da explicação tem no livro a citação de fósforo:

O Hobbit - Pag. 70 disse:
Então pegou a Bolsa, e havia um pouco de fumo nela, e isso era mais alguma coisa. Então procurou fósforos, mas não encontrou nenhum, e isso destruiu completamente suas esperanças.

isso já soluciona :wink:
 
Voltando ao fato de Aragorn ter chamado a pólvora de "bruxaria de Saruman"...
Tipo, qq um num mundo medieval que nunca tivesse visto nada semelhante àquela explosão poderia chamar aquilo de bruxaria ou magia...
 
Charlie Brown disse:
Eu creio, assim como disse o Maglor, que a pólvora que Gandalf usava era "mágica". Lembremos que os fogos de artifício que ele usava tinham variadas formas, inclusive um deles foi confundido com um dragão no aniversário de Bilbo.

apesar de um pouco atrasado :mrgreen: , eu vou comentar ese post. Me veio na cabeça então que seria mais ou menos assim: Gandalf pega uma polvora normal e transforma-a em mágica. Isso é, seria então Gandalf usando polvora normal p/ fazer dela especial onde somete ele poderia usar da forma que é mostrada.

Etyel disse:
Voltando ao fato de Aragorn ter chamado a pólvora de "bruxaria de Saruman"...
Tipo, qq um num mundo medieval que nunca tivesse visto nada semelhante àquela explosão poderia chamar aquilo de bruxaria ou magia...

Pra mim a melhor expressão a se usar é magia, pois vem de mago; bruxaria vem de bruxo, logo Saruman não é bruxo, mas um mago. Há diferença nos sentidos e personagens...

O que eu penso é que sendo ou não chamada de bruxaria, aquilo (a explosão) era algo fenomenal, na qual era misturado muito poder e ódio de Saruman. Esta, em parte, certa a expressão usada por aragorn, pois não era qualquer um que fazia aquilo, aliás que eu saiba, só Saruman fez um explosão daquele tipo usando aqueles recursos...

:wink:
 
Eu acho que foram os valar e maiar (em especial os de Aulë), de uma forma geral, já conheciam um pouco da formula da pólvora. Saruman o aprimorou. Isso explicaria o fato do cheiro de pólvora e dos fogos de artifício, que estão ligados a Olorin, um maia. Os fogos de artifício, na minha opinião, deve ser uma mistura de magia e pólvora.

Mais sem contar os trechos d'O Hobbit, que são bastante duvidosos (pois na época não era uma mitologia complexa como a de “O Silmarillion” e de “O Senhor dos Anéis”), penso que Saruman criou a pólvora e esta arte morreu com ele. Lembrando que isso não estaria de acordo com “O Hobbit”, que apesar dos “apesares” é um livro de Tolkien ligado a Arda (porém, acho que bolsas não falam em Arda :lol: ).

Considerando tudo acho que devemos afirmar que a formula da pólvora deve se originar apenas aos Poderes de Arda, incluindo os valar e maiar, desses principalmente os seguidores de Aulë, como já disse. Porém, poderia ser apenas uma “arte rara”, sendo conhecido apenas pelos sábios ou por determinadas pessoas :mrgreen: .
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo