• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pokémon (Série de Games)

Turgon

Mugiwara no Ichimi
Hoje, Pokémon X e Pokémon Y chegam às lojas do mundo todo. Primeiros representantes da franquia para o Nintendo 3DS, eles marcam o início da sexta geração dos monstrinhos. Quem jogou Pokémon Red ou Pokémon Blue na década de 90 perceberá uma quantidade imensa de diferenças nos títulos recentes.

Estas mudanças foram acrescentadas pouco a pouco - cada lançamento trouxe, além de novos monstrinhos e mapas, novidades no sistema de combate do game. Listamos aqui as principais contribuições de cada geração.

Primeira Geração (1996)

Satoshi Tajiri tinha como hobby de infância colecionar insetos. Quando cresceu, viu que as crianças ficavam muito tempo dentro de casa e não tinham como compartilhar esta experiência. Criou, então, os monstrinhos colecionáveis virtuais.

Assim surgiram em 1996 Pokémon Red e Pokémon Green. Quando a série chegou aos Estados Unidos, dois anos depois, as versões vendidas foram Red e Pokémon Blue. Eram 150 criaturas para capturar na região de Kanto - além de Mew, lendário que só era obtido através de um bug ou em eventos oficiais da Nintendo.


O Game Boy era perfeito para aplicar a ideia de Tajiri pois tinha a opção de ligar dois aparelhos por um cabo, permitindo a troca de pokémons. Alguns só evoluíam durante este processo, como Kadabra e Haunter. Em Pokémon Yellow, o jogador começava sua jornada com Pikachu como companheiro. Depois, podia capturar os três iniciais das outras versões.

Número de Pokémons: 151
Iniciais: Bulbasaur (planta), Squirtle (água), Charmander (fogo)
Lendários: Articuno, Zapdos, Moltres, Mewtwo, Mew

Segunda geração (1999)

Pokémon Gold e Pokémon Silver apresentam a região Johto, com 100 novos tipos de monstros para encontrar. Um relógio interno permitia aos games diferenciar a noite do dia - alguns pokémons só apareciam em determinados horários.

Na geração anterior, os monstrinhos não tinham sexo definido (exceto Nidoran e suas evoluções). Isto mudou em Gold e Silver, já que era possível cruzar pokémons e obter filhotes. Eles herdavam a espécie da mãe e os golpes do pai, possibilitando a criação de lutadores perfeitos desde o nascimento. Surgiram também os pokémon shiny, que têm cor diferente e são encontrados aleatoriamente.


Por mais que as batalhas continuassem semelhantes, houve mudanças essenciais. Dois tipos foram adicionados: aço e trevas. Eles serviam para diminuir a vantagem que o tipo psíquico tinha na geração anterior. Em Pokémon Crystal, foi possível escolher uma protagonista feminina pela primeira vez. Também foi a estreia de pokémons lendários exclusivos de cada edição: Gold tinha Ho-Oh, enquanto Silver tinha Lugia.

Depois de enfrentar a Elite dos Quatro em Johto, era possível viajar até a região de Kanto, derrotar ginásios e enfrentar Red, protagonista dos games anteriores.

Número de pokémons: 251
Iniciais: Chikorita (planta), Totodile (água), Cyndaquil (fogo)
Lendários: Lugia, Ho-Oh, Celebi, Suicune, Raikou, Entei

Terceira Geração (2002)

Pokémon Ruby, Pokémon Sapphire e Pokémon Emerald expandiram o universo para outro continente, Hoenn, com 135 novas espécies. Foram incluídas mudanças importantes para os estrategistas, como os fatores Personalidade (favorece o crescimento de determinadas características) e Habilidade (atributo que garante certas capacidades especiais em batalha).

Os jogos desta geração foram considerados uma ruptura na série, pois eram exclusivos do Game Boy Advance e não podiam realizar trocar com os games anteriores. O uso do relógio interno também foi diminuído em relação a Gold & Silver.


No entanto, a Nintendo voltou às origens e trouxe de volta os monstrinhos clássicos com Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen, novas versões dos primeiros títulos. Além de todos os ginásios, os remakes tinham como localização extra as ilhas Sevii, onde algumas espécies de Johto podiam ser capturadas.

Número de Pokémons: 386
Iniciais: Treecko (planta), Mudkip (água), Torchic (fogo)
Lendários: Groudon, Kyogre, Rayquaza, Latias, Latios, Regice, Registeel, Regirock, Jirachi, Deoxys

Quarta geração (2006)

Pokémon Diamond, Pokémon Pearl e Pokémon Platinum trouxeram como maior novidade um mundo com gráficos 3D, diferentes dos prédios chapados das versões anteriores. Voltou também o sistema de horários, com eventos diferentes acontecendo em determinados períodos.

Nas batalhas, uma novidade importante é a diferenciação entre ataques físicos e especiais. Antes, eles eram definidos pelo tipo (todo golpe do tipo lutador era físico, enquanto todo movimento elétrico era especial, por exemplo), mas a quarta geração trouxe identificações individuais para cada ataque.


Além dos 107 novos pokémons que circulavam pela região de Sinnoh, os jogadores ganharam outro remake. Pokémon HeartGold e Pokémon SoulSilver revisitaram Johto.

Número de pokémons: 493
Iniciais: Turtwig (planta), Piplup (água), Chimchar (fogo)
Lendários: Dialga, Palkia, Giratina, Azelf, Mesprit, Uxie, Cresselia, Darkrai, Manaphy, Phione, Heatran, Regigigas, Shaymin, Arceus

Quinta geração (2010)

A primeira diferença em relação às gerações anteriores foi a quantidade de jogos. O que sempre acontecia era o lançamento de dois deles e, algum tempo depois, um "superior". No entanto,Pokémon Black e Pokémon White foram seguidos por Pokémon Black 2 e Pokémon White 2. A região em que os games se passam, Unova, não é japonesa, mas inspirada em Nova York.

Além da grama alta em que pokémons podem ser encontrados, foi introduzida a grama escura, que dá a possibilidade de batalhas duplas contra monstrinhos selvagens. Foram criadas as batalhas triplas - três contra três - e as batalhas rotativas, em que o jogador escolhe qual criatura fica na linha de frente.


Uma das novidades solucionou a "dúvida" de vários jogadores. O golpe Curse, que apareceu na segunda geração, sempre foi do tipo "???". No entanto, os jogos mais recentes o transformaram em tipo fantasma - apagando de vez o tipo "???".

Número de pokémons: 649
Iniciais: Snivy (planta), Oshawott (água), Tepig (fogo)
Lendários: Reshiram, Zekrom, Kyurem, Victini, Cobalion, Terrakion, Virizion, Keldeo, Tornadus, Thundrus, Landorus, Meloetta, Genesect

Sexta geração (2013)

Pokémon X e Pokémon Y, primeiros games da franquia para Nintendo 3DS, já se diferenciam do resto na data de lançamento. Até a geração anterior, os jogos eram lançados primeiro no Japão, mas desta vez todas as versões chegaram às lojas em 12 de outubro.


Uma novidade que promete aumentar a complexidade das batalhas são as megaevoluções. Ao segurar um item chamado Mega Stone, o pokémon sofre uma evolução que dura apenas durante aquela luta. Alguns até mudam de tipo, como Charizard, que normalmente é tipo fogo/voador e, ao segurar o item Charizardite X, se transforma em fogo/dragão. Outros que passam por esta transformação são Mewtwo, Venusaur, Blastoise, Blaziken, Absol e Lucario.

Número de pokémons ainda desconhecido
Iniciais: Chespin (planta), Froakie (água), Fennekin (fogo)
Lendários: Xerneas, Yvetal e outros desconhecidos

Fonte: Omelete
 
Li hoje essa matéria no Omelete! Dá muitas saudades do Pokemon, ano passado eu até voltei a jogar a versão Yellow só parar passar o tempo. Joguei um pouco o Gold e Silver, maso marcante mesmo é o primeira geração.

Lembro até hoje a primeira vez que eu joguei esse Pokemon: Estava no laboratório de informática da minha escola, criança ainda, e um aluno mais velho tinha instalado em um dos computadores o Pokemon (sei lá eu como) e nós ficamos jogando por uns 15 minutos, até o professor perceber e fazer a gente parar. Comprei o meu primeiro Pokemon Blue em 1999, nos EUA, e a viagem se resumiu a isso depois desse momento haha.

Lembro da dificuldade em evoluir o Pidgeotto, da primeira vez que capturei o Mewtwo, da me perder várias vezes na caverna do Articuno, da caverna dos Diglets, dos SPAMs de Zubat em qualquer caverna, de encostar a tarja preta em cima do Game Boy Color com outro Game Boy para tentar lutar, de comprar GameShark, "cabo Link", da alegria em jogar Pokemon Stadium pela primeira vez, enfim, Pokemon é vida, marcou muito minha infância.
 
A melhor é a primeira geração sim. Mas aí tem o Fire Red e o Leaf Green, de GBA, que são versões aperfeiçoadas dos primeiros jogos. As versões Heart Gold & Soul Silver são muito legais também, viu? Recomendo pra quem ainda tem fôlego pra jogar Pokémon.

Recentemente também joguei a versão Black & White, e também é muito bom. Bem melhor do que a Ruby & Saphire ou a Diamond & Pearl... Consegue ser mais original, com uma história bem inovadora e interessante.

Já esse X & Y tá me parecendo que vai ser um grande lixo... Putz! Como assim fizeram evolução pro Charizard? Ridículo isso. Pior: Fizeram até evolução pro Mewtwo!
 
Mas Thor, são megaevoluções... Não são evoluções definitivas, sabe?

Não achei que vai ficar muito ruim... Pelo contrário, achei que algumas sacadas ficaram ótimas, como hordas de Pokémons, acoplagem de Pokémon Snap no jogo, a mecânica de luta à guisa daqueles Pokémons de N64, as batalhas aéreas, Pokémons do tipo fada ou o fucking yeah andar na diagonal. Naturalmente que vou poder jogar só mais pra frente... Quer dizer: eu paralisei no Pokémon Ruby. Shame on me. Mas ainda acho que Pokémon é um dos jogos que você possui uma jogabilidade e, especialmente, um replay dos mais elaborados. Sempre tem coisa pra caramba pra fazer...
 
Esse negócio de Mega Evoluções achei bem digimonesco, assim como muitos dos (poucos) novos pokémon criados. Pra mim a graça de pokémon é que ele vai e fica assim, a evolução é como o passar uma fase da vida, aí vem essa megaevolução e fere um princípio pétreo deles próprios.

Em compensação adorei a adição do tipo Fairy, isso sim é muito bom pra dar uma mexida na dinâmica do jogo, sem contar que os pokémon fairy são todos super gracinha (inclusive foram muito sensatos em transformar alguns antigos em fairy).

Pra quem não viu ainda, aí vai a nova pokedex dessa sexta geração: http://www.serebii.net/xy/pokemon.shtml
 
Eu joguei até a geração Esmeralda. Depois eu acabei perdendo um pouco dos lançamentos e ânimo de continuar com a série. Nas primeiras versões eu era bem viciado, passando horas jogando para evoluir os pokémons e me divertia muito com isso.

O que eu gostei desse novo X e Y são as qualidades gráficas do jogo. Acho que deixou um ar a mais de adentrar o mundo de pokémon. Apesar das poucas mudanças na jogabilidade durante os anos, a série de jogos de Pokémon continuam sendo ótimas.
 
Mas será que precisava mesmo desse tipo Fairy? Acho que tava bom do jeito que era, incluindo esses Pokés no tipo Normal. Mas vamos ver como vai ficar...
 
Desde a segunda geração eles não adicionam nem um tipo, achei válido pra dar uma mudada nas estratégias de jogo, inclusive porque Fairy é forte contra Dragon, que é indiscutivelmente o tipo com menos fraquezas da série (só era fraco contra gelo e tinha os golpes mais fortes). Haviam especulações falando de um outro tipo também, o Sound, cujo principal representante seria aquele morcegão com orelhas enormes (Noivern), que na verdade é Dragon Flying, mas acabaram sendo falsas informações.
 
Não jogo desde o Gold, mas acho o maior barato. Babo pra jogar esses novos. Só achei meio besta esse lance do fim do vídeo, de fazer um rolê a lá Tamagotchi, mas tenho que lembrar que é pra criança e parece que japonês gosta dessas coisas.
E sua vida não valeu a pena se não teve a alegria de evoluir um Abra para Kadabra e uma Magikarp para Gyarados na raça.
 
Fiz um time mais competitivo uma vez muito legal, baseado em Sunny Day. O time era:

Ninetails (Drought)
Charizard (Solar Power)
Venusaur (Clorophill)
Infernape
Exeggutor
Hydreigon

Era muito legal jogar com esse time!
 
A última que joguei foi a White, mas, de resto, joguei quase todas as outras. Ah, bons tempos, aqueles dos cartuchos coloridos e do cabo Game Link que sempre dava problema...

Dessa nova geração, o que achei mais interessante é o Pokémon Ami - que permite ao treinador fazer carinho no Pokémon, brincar com ele e dar comida para ele. Os Pokémons das duas primeiras gerações ficaram trancados para sempre nos cartuchos de GBC, mas, se alguém começou na 3ª geração (Rubi/Safira/Esmeralda/Fire Red/Leaf Green) e migrar os Pokémon de geração em geração, pode tê-los no cartucho novo e interagir com eles.

Não sei vocês, mas eu acharia o máximo poder finalmente afagar os Pokémon da minha Fire Red ou Leaf Green.
 
Ando jogando pela primeira vez o Black and White e estou adorando! Hoje consegui minha quarta insígnia, sendo que comecei a jogar esses dias. Estou gostando dos Pokémons dessa geração. Até que tem alguns muito interessantes, sendo que muitos já conhecia por conta do anime.
 
Alguém me ajude. ESTOU DESESPERADO. Não sei mais a quem recorrer.

Estou jogando Pokémon Stadium 2. Desde que comecei a jogar agora (pela 325732ª vez), já zerei o jogo uma vez, então abriu o Round 2 (R-2), os mesmos torneios e ginásios mas com pokémons bem mais fortes.

Estou na final da Little Cup R-2, que é o torneio para Pokémons lvl. 5.

Minha equipe é:

- Abra
- Wooper
- Gastly
- Elekid
- Charmander
- Teddiursa

A equipe do cara é:

- Slowpoke
- Onix
- Chansey
- Scyther
- Porygon
- Elekid

Já batalhei com ele umas 50 vezes, não chego perto de vencê-lo nem a pau.

Ele SEMPRE escolhe o Slowpoke e o Onix como os dois primeiros pokémons, com o terceiro sendo qualquer um dos outros 4, mas geralmente o Chansey.

O Slowpoke dele é fortíssimo. Tem Psychic, Surf, Earthquake e Ice Beam, segurando um Gold Berry, o que significa que toda vez que a vida dele chega a menos da metade, ele recupera a vida inteira.

giphy.gif


Tá foda, cara. Não sei o que fazer.
 
Larga a vida de treinador e vira um breeder, ou um shiny hunter. Aliás, 9ª geração de pokémon vem aí...

hqdefault.jpg
 
Lamento não poder te ajudar, Gabz. Estou por fora desses Pokémons, o último que joguei foi um dos antigos do GBA e isso já faz anos...
 
Alguém me ajude. ESTOU DESESPERADO. Não sei mais a quem recorrer.

Estou jogando Pokémon Stadium 2. Desde que comecei a jogar agora (pela 325732ª vez), já zerei o jogo uma vez, então abriu o Round 2 (R-2), os mesmos torneios e ginásios mas com pokémons bem mais fortes.

Estou na final da Little Cup R-2, que é o torneio para Pokémons lvl. 5.

Minha equipe é:

- Abra
- Wooper
- Gastly
- Elekid
- Charmander
- Teddiursa

A equipe do cara é:

- Slowpoke
- Onix
- Chansey
- Scyther
- Porygon
- Elekid

Já batalhei com ele umas 50 vezes, não chego perto de vencê-lo nem a pau.

Ele SEMPRE escolhe o Slowpoke e o Onix como os dois primeiros pokémons, com o terceiro sendo qualquer um dos outros 4, mas geralmente o Chansey.

O Slowpoke dele é fortíssimo. Tem Psychic, Surf, Earthquake e Ice Beam, segurando um Gold Berry, o que significa que toda vez que a vida dele chega a menos da metade, ele recupera a vida inteira.

giphy.gif


Tá foda, cara. Não sei o que fazer.
Nossa este foi um dos que eu menos joguei. É do N64, não? E não possui nenhum tutorial ou vídeo no youtube com uma boa composição de time para vencer?

Contra o Slowpoke você pode ir com o Gastly, já que fantasma seria bem efetivo nos ataques. Talvez te ajude a eliminar um Pokémon que te da sempre trabalho de uma forma mais rápida. Já contra o Onix eu iria de Wooper, por ser de água e dar um bom dano.

Uma outra dica talvez seria colocar um Pokémon tipo grama nesta composição. Eles são efetivos contra o Slowpoke e o Onix. Um só Pokémon já poderia dar conta desses dois.
 
Nossa este foi um dos que eu menos joguei. É do N64, não? E não possui nenhum tutorial ou vídeo no youtube com uma boa composição de time para vencer?

Uma outra dica talvez seria colocar um Pokémon tipo grama nesta composição. Eles são efetivos contra o Slowpoke e o Onix. Um só Pokémon já poderia dar conta desses dois.
O problema é que nos torneios do Stadium você deve escolher um time (composto por seis pokémons) e jogar com ele desde o início, desde a primeira rodada até a final. Se eu escolher outro time, terei que começar do zero até chegar a final de novo. E eu queria vencer com essa equipe que eu tenho, gosto bastante dela. Mas pelo visto terei que começar do zero mesmo.

Contra o Slowpoke você pode ir com o Gastly, já que fantasma seria bem efetivo nos ataques. Talvez te ajude a eliminar um Pokémon que te da sempre trabalho de uma forma mais rápida. Já contra o Onix eu iria de Wooper, por ser de água e dar um bom dano.
Realmente poderia, mas o Gastly além de fantasma é veneno. O Psychic do Slowpoke mata ele com um golpe só. E o Elekid possui só Thunderpunch, que é um ataque mediano (75), ou seja, não mata o Slowpoke com um golpe só. E toda vez que eu escolho o Elekid o meu oponente troca o Slowpoke pelo Onix, aí eu tenho que trocar o Elekid pelo Wooper, e o Earthquake do Onix praticamente mata meu Wooper com um golpe só.

O problema não são só os pokémons do meu oponente que são bons, mas principalmente os ataques deles. Só a crème de la crème.
 
Pokémon Legends: Arceus vende 12,6 milhões de unidades em dois meses

AQJ86ZcFHktrPB9LA2FsHg7s5isJpERABDSOPp7az1-Y3E8AtQH8UkBDq_vK_H4vp3OPJ_l54luxUIjpKgdHOYvv.jpg

A Nintendo anunciou que Pokémon Legends: Arceus vendeu 12,6 milhões de unidades em apenas dois meses, do seu lançamento, em 28 de janeiro, até 31 de março. Este resultado coloca o jogo com as vendas mais rápidas da história da franquia. As informações foram divulgadas no mais recente relatório financeiro da companhia. Até março de 2022, as vendas totais dos jogos principais da franquia Pokémon no Nintendo Switch foram:

- Pokémon Legends Arceus: 12,64 milhões
- Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl: 14,65 milhões
- Pokémon Sword e Shield: 24,27 milhões
- Pokémon Let's Go, Pikachu! & Let's Go, Eevee: 14,53 milhões

Segundo a empresa, o console híbrido teve 235 milhões de softwares (jogos) vendidos no último ano fiscal (abril de 2021 a março de 2022), o maior resultado da história de todos os videogames da empresa. Confira o top 10 atualizado de jogos mais vendidos no Nintendo Switch, destacando os jogos de Pokémon

1. Mario Kart 8 Deluxe — 45,33 milhões
2. Animal Crossing: New Horizons — 38,64 milhões
3. Super Smash Bros. Ultimate — 28,14 milhões
4. The Legend of Zelda: Breath of the Wild — 26,55 milhões
5. Pokémon Sword/Pokémon Shield — 24,27 milhões
6. Super Mario Odyssey — 23,5 milhões
7. Super Mario Party — 17,78 milhões
8. Pokémon Brilliant Diamond / Pokémon Shining Pearl — 14,65 milhões
9. Pokémon: Let’s Go, Pikachu!/Pokémon: Let’s Go, Eevee! — 14,53 milhões
10. Ring Fit Adventure — 14,09 milhões
12º lugar - Pokémon Legends: Arceus — 12,6 milhões
19º lugar - New Pokémon Snap

Como pode ser notado, Pokémon Legends: Arceus foi o jogo que atingiu a marca atual de vendas mais rápida na história de Pokémon, e Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl se tornaram os remakes mais vendidos já lançados na franquia. Além disso, Pokémon Sword e Shield mantêm o posto de segundo jogo mais vendido da história de Pokémon, apenas atrás de Pokémon Red, Blue e Green.

A Nintendo também anunciou que o console superou a marca de 107 milhões de unidades vendidas.

Fonte: PokéBlastNews / Serebii

Obs: Pokémon Let's Go, e muito fraco..
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo