Erunamo
Baluarte da Nostalgia
Eu sei que sou novo aqui mas... Pessoal... Vocês estão sendo muito benevolentes com adaptações para o cinema, sabiam? Tolkien está em primeiro lugar... O conteúdo de sua obra e a integridade da mesma estão em primeiro lugar... DANE-SE se a velinha da última poltrona não iria entender se Tom não desaparecesse quando coloca o Anel... Vc acha que ela entenderia oq é um Hobbit? Ou um Elfo? Um Orc talvez? Não, e sabe pq? Pq o Senhor dos Anéis é uma ficção; uma obra “fantástica” e uma pessoa que for assisti-la esperando encontrar lógica e princípios da física irá considerar tudo bobo e infantil, como um Conto de Fadas. Eu não quero realidade... Para isso basta pegar um ônibus lotado... Enfrentar uma fila no banco para pagar contas... Ser assaltado em plena luz do dia... Ou melhor ainda, assistir um filme brasileiro que se dá ao trabalho (“perder tempo” seria mais adequado) de transportar coisas desse tipo para a tela e ainda ser considerado arte... Prefiro muito mais ler a história de um Hobbit que vivia em uma toca no chão (e não era uma toca qualquer, como vocês bem sabem)... Pois muito mais do que criar um mundo fabuloso e riquíssimo de detalhes, chegando ao refinamento supremo de possuir raças distintas com linguagem e escrita próprias, Tolkien tenta celebrar coisas simples, porém indispensáveis, como a amizade, a liberdade, a integridade, a pureza, a igualdade e sobretudo o Amor... Existem muitos Saurons e Sarumans no mundo... Estão disfarçados em novos burgueses; empresários gananciosos, políticos ardilosos, capitalistas prepotentes... e se nós deixarmos que eles ajam a sua própria vontade não seremos melhores que Gollum ou um Nazgûl... PJ não é fã de Tolkien... É fã do dinheiro... Vocês acham realmente que ele dividiu o filme em três partes para preservar ao máximo a obra? Oq ele quer preservar ao máximo é a bilheteria... Quer arrecadar em triplo... Quer se manter em evidência por três anos... Quer ter no currículo de diretor algo que nunca teve; um filme decente... Decente o suficiente para ganhar um Oscar... Um Oscar de Tolkien, cuja obra é irretocável... Não se pode sair transformando Arwen em personagem da trama, muito menos em princesa guerreira! Ela é como uma musa inspiradora; uma deusa que deve ser admirada... Oq Peter “O Açougueiro” Jackson está fazendo é quase um sacrilégio! Além de desvirtuar gravemente a postura, personalidade e conduta de Arwen ele está utilizando a imagem de Liv Tyler para atrair a atenção do publico leigo, fazendo-os acreditar que a mesma terá um papel de destaque na trama, coisa que nós que já lemos sabemos não ser verdade! Isso é coisa de Marketeiro de quinta categoria! Até a audácia de colocar uma de suas falas no trailer ele teve! Como se ela fosse ter muitas! Eu sei que todos estão empolgados em ver materializados diante de seus olhos aquilo que sempre imaginaram... Como vocês acham que eu reagi ao assistir Gandalf sobre a ponte de Khazad-dûm dizer: “You Shall Not Pass!”?!?! Minha voz embargou, meus olhos marearam, minha alma se estremeceu, aquilo é aterrador demais, Putz! E se por um lado essa é a passagem mais dramática e perturbadora do livro, a casa de Tom Bombadill é a mais tranqüila... Ele proporciona o momento mais descontraído dentro de uma história tão tensa e urgente como a saga do Anel... Quase nos faz esquecer a importância em prosseguir a leitura apenas para desfrutar da hospitalidade de seu lar... Ele está lá para isso... Ele é a Noviça Rebelde de Tolkien (“As Colinas Túmulo estão vivas com o som da música...”) uma brincadeira marota de J.R.R. para rir da nossa cara ao tentarmos pateticamente entender e classificar Bombadillo... “Ele é”, assim profetizou o Velho Professor através das palavras de Fruta D’Ouro... Se ele está no livro assim deve ser no cinema! Não gastaria mais do que 10 minutos de filme... Minutos que existiriam se não fossem desperdiçados com personagens que subitamente começaram a falar, por exemplo... Mas se vocês acham que amputar três capítulos seguidos e fazer Aragorn aparecer dizendo: “Tchan! Tchan! Tchan! Tchan! Sabe oq eu trouxe para vocês? Espadas do Ponente! Não são lindas?”, então ótimo...
O Deus Julgador
O Deus Julgador