1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Pergunta Velbar sobre Quenya e Sindarin

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Satoshi, 19 Jan 2003.

1. Satoshi

Satoshi Usuário

Alguém sabe como se fala Eu, Ela, Ele, Elas, Eles, Nós, Você ???
    :o?: :o?: :o?:

2. Mithquendu

Mithquendu Usuário

1ª pessoa do sing: pronome independente im "eu", também a desinência -n; cf. também nin "mim", genitivo nín "meu", também anim "para mim" (evidentemente an "para" + im "eu, *mim") e enni "a mim".
    2ª pessoa do sing: a desinência -ch, supondo que agorech signifique *"você fez"; cf. também o pronome dativo reverencial le "a ti", dito ser de origem quenya (RGEO: 73), e lín como o genitivo "teu, seu".
    3ª pessoa do sing: e "ele", genitivo dîn "seu, sua" (este provavelmente também poderia ser escrito dín, cf. lín "seu" acima). A palavra den na tradução do Pai Nosso pode significar "ele" como objeto; sendo assim, também poderia abranger "lhe, o".
    1ª pessoa do pl: desinência -m "nós" (em avam "nós não iremos", WJ: 371), evidentemente men e mín como pronomes independentes "nós" ou "nos", também ammen "para nós" ou "de nós" (para *an men; an "para, a", men = "nós"?). "Nosso" é vín.
    2ª pessoa do pl: nenhum encontrado, a não ser que -ch abranja tanto sing. como o pl. "vós" (cf. PM: 45-46)
    3ª pessoa do pl: hain "os, as, lhes" (provavelmente também como sujeito "eles")

/\
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :beer:

Compartilhar