• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pergaminhos do Istari #1 (Suplementos e fichas para SdA RPG)

Sméagol disse:
Ótimo. Você podia começar agora mesmo escrevendo uma matéria.

Beleza. Posso escrever sobre qualquere tema ou você tem alguma coisa específica do livro?

Qualquer tema, de sde que seja bazeado no SdA RPG e de preferencia que ajude Narradores e jogadores.

Mas por favor:

Não escolha nenhuma dessas materias pois eu ja me encarreguei de escreve-las:

- Ideias para aventuras de SdA RPG

- O quê fazer com jogadores com PdJs magicos que usam encantos indiscriminadamente?

- Inserindo Monstros e Criaturas na Terra Média

Também não fassa materias que eu ja publiquei como a dos Kshallers ou a do sistema de batalhas de unidades.
 
Aí vai minha primeira contribuição. Não trata de nenhuma regra, mas de um assunto que foi muito debatido aqui na Valinor logo após o lançamento desse RPG.

O aspecto heróico do Senhor dos Anéis RPG

No primeiro contato que se tem com o das RPG, muitos acham que o jogo é muito overpower. As raças estão desequilibradas: os elfos possuem uma extensa lista de habilidades naturais, enquanto os hobbits quase não possuem atrativos (fora que é necessário um bom pretexto para arrancar um hobbit do Condado). Com isso os jogadores, principalmente os novatos, tendem a escolher os elfos como personagem.

Mas é exatamente aí que está o atrativo desse RPG: sua fidelidade a obra do mestre Tolkien. O RPG apenas coloca cada raça com as vantagens e desvantagens apresentadas na obra do professor. Em um primeiro momento esse aspecto pode repelir jogadores de outros sistemas, mas se o mestre conseguir conduzir uma boa aventura, os jogadores vão entender o motivo das diferenças e até fazer com que eles busquem conhecer melhor a obra de Tolkien.

Outro aspecto overpower é que os PCs começam o jogo muito poderosos. Em outros jogos, como por exemplo D&D, os players costumam iniciar a campanha relativamente fracos. Já no das RPG, pegando novamente o exemplo dos elfos como exemplo, um tiro tem quase 100% de acerto.

Vamos supor que nosso elfo é muito ágil (Agilidade 12) e que é muito bom com o arco na mão (Combate de Alcance +6). Ele também possui as vantagens Certeiro (+3 no Combate de Alcance) e Saque Rápido (saca a arma como uma ação livre, podendo assim sacar, mirar – ganhando um bônus de +1 – e atirar, tudo em apenas uma rodada). Vamos ficar por aqui, mas é possível melhorar ainda mais o tiro do elfo.

Assim, o elfo faria uma jogada de 2D6 + 13 para ver se acerta o tiro. Sem contar outros modificadores (negativos ou positivos), um pobre orc com defesa 10 seria atingido independentemente dos dados.

Novamente existe uma explicação para essa situação: o caráter heróico do das RPG. Ainda mais do que outros RPGs medievais, esse enfoca muito esse aspecto, novamente baseado na obra de origem. Da mesma forma que os heróis no livro, os PCs deverão ser capazes de abater vários orcs sem sofrerem nenhum arranhão (alguém aí lembrou da disputa de Legolas e Gimli na batalha do Abismo de Helm?).

O que tudo isso significa? Que o mestre deverá aceitar e administrar todas essas habilidades, pois essa é a essência do das RPG. E os jogadores deverão fazer seguir a essa característica, fazendo uma boa interpretação e se portando como um verdadeiro herói. Mesmo porque a cura aqui é muito diferente dos outros RPGs. Aliás, esse será o próximo tema que vou abordar.
 
Acho uma ótima ideia,e se depender de mim, to dentro!
acho q devemos ja por essas regras alternativas que criamos na revista.Vou escrever um artigo tambem, assim q pintar uma ideia legal 8-)
 
fiquei um tempinho sem entrar, mas to de volta :)
qqer coisa q precisar vai postando.

sobre o combate de unidades, minha house rule (que estou usando na minha campanha) é a seguinte: o numero maximo de guerreiros que possam estar duelando no momento é um numero pré-definido, como 100 homens. Pois, falando sério, numa unidade com a dos orcs (250 exemplares) apenas uma pequena parte estaria duelando, o resto estaria atrás da linha de frente, esperando uma oportunidade ou qualquer outra coisa.

utilizando essa regra, o Tamanho máximo para ser usado no ataque e defesa seria igual a 10 (ou um valor maior, depende da proporção da batalha, normalmente 1/3 do maior exército) assim limitando a força de ataque e defesa. No entanto os pontos de dano seriam aplicados ao Tamanho normal

Um exemplo: atacando uma unidade de orcs (vou considerar essa unidade igual a do livro). Vamos dizer que acertei o ataque e infligi 5 pontos de dano. o Tamanho da unidade orc seria reduzido para 20. No entanto, o tamanho utilizado para o ataque continuaria sendo 10, pois seria como que aqueles orcs que ainda não estavam participando da batalha entrassem no lugar dos mortos. O tamanho utilizado no ataque e defesa só seria reduzido quando o tamanho da unidade fosse reduzido para baixo de 10. Obviamente, uma unidade com um Tamanho igual ou inferior a 10 usaria todos os seus homens.

Mais algumas sugestões pra corrigir posta aí.

AH! e eu gostaria de fazer parte da sua equipe :) mestro pro Alkhes e pro Sméagol, e tenho uma experiencia boa em RPG :)
 
Melko, foi extamente isso q eu fiz tb, so q nao gosto muito de deixar as coisas definidas, por isso eu rolo 1d6 e divido o tamanho e reduzo o numero,pra significar esses caras q ainda estao la no fundo.So q o tamanho na hora de tirar os pontos de dano ainda eh msm.

Eh boa essa tua idea tb!
eu tava pensando, q tal se criarmos manobras de batalha?seria mais interessante batalhar
 
pode ser... acho que adicionar o modificador de Poliorcética do líder no ataque (e talvez defesa) seria bom...
q tipo de manobras de batalha??? ta falando movimento estratégico, falanges e etc??

AH! e uma possível modificação pra minha regra: na hora do ataque e defesa, soma-se o também o modificador de Moral da unidade, levando em conta o Tamnho Real
 
Sim, seria interessante adicionar modificadores de Poliorcética e de Moral, apesar de tornar a batalha um pouco mais lenta...
 
exatamente esses tipos de manobras ae melko, qm ta afim?eu ja vo começar a elaborar umas.
deixaria a batalha mais interessante e ganharia quem tivesse a melhor tatica
 
bom... deveria haver um grande estudo :P
mas eu toparia... começa com uma descrição das manobras e eu crio as regras.
 
Caros colegas das Terras do Oeste, estou grato pelo convite!

Por mim, tá beleza! Tô dentro!

Realmente essa de levantar e carregar foi uma bola fora do CODA.

Sempre me preocupei com isso, ainda mais ao ver a ficha do olifante! Pombas, um bichinho daquele tamanho carregando "tão pouco"? É claro que um grande erro foi cometido ali.

O problema do CODA, é que pelo sistema ter uma graduação aritmética (tal qual o GURPS), animais como o olifante teriam um atributo FORÇA com no mínimo 3 casas digitais (algo por volta do 200?). Ou isso, ou a tabela de força teria de dar saltos cada vez maiores de graduação a partir de certo nível. Por exemplo, a partir de FORÇA 20 ou 30, o peso carregado duplica, a partir de 30 ou 40, quadruplica, sei lá.

Interessante, mas até agora eu não li aprofundadamente a seção do livro básico sobre batalhas. Vi que muita gente aqui no Fórum vinha reclamando ou dizendo que havia encontrado "furos", mas tenho de dar uma olhada antes de poder colaborar, ok?
 
Hah, finalmente consertei minha internet e pude entrar no forum valinor novamente. :lily:

Que bom poder contar com vocês para a equipe. :cheers:

Melkor, você pode ajudar também.

Smeagol, o texto está otimo, muito bom. :clap:

Apenas uma sugestão:

Você podia adcionar no texto, também, o fato de estarmos jogando RPG (Jogo de interpretação) e por isso devemos não ficar tentando criar o personagem o mais poderoso possivel e sim escolher uma raça, ordem ou qualquer outra coisa que gostariamos de jogar e intrepretar.

Ás vezes, aquele defeito que você achou que ia ser um pé no saco, arrogante ou orgulhoso, se torna a maior ferramenta de interpretação e você acaba por fim o valorizando mais que qualquer vantagem sua.

_____________________________________________________________

Novidades

FICHA DO GANDALF ATUALIZADA, desta vez em 100%

Modificações:

- Adcionado Coração de Mago como habilidade de ordem

- Adcionado o encanto Centelhas ardentes

- Retirado a habilidade de ordem: Especialidade magica

- Atear Fogo 2 substituido por Atear Fogo

- Criar luz como habilidade adcionado a Gandalf, O Branco

- Ficha sem erros

Também tenho noticias sobre a proxima edição de pergaminhos do Istari:

O Beholder, os novos encantos e a matéria sobre monstros e criaturas da terra média eu estou deslocando para a terceira edição

Nesta proxima edição eu trarei 3 novos PdNs com suas respectivas fichas, serão: Aragorn, Legolas e Elrond

Trarei também a matéria sobre: Como lidar com jogadores que usam encantos indiscriminadamente.


E tudo isso sem contar com as materias de vocês.

Enviem-me por email até la....


Nota: Todos os créditos das matérias estão respectivamente ligados ao editor delas.
 
Muito legal a ideia de vcs.........vou ser um leitor fiel enquanto jogar SdA.

Sei que tah meio fora do assunto mas enquanto eu lia a regras de batalha entre unidades...reformulando com novos calculos aconselhados aki..... me perguntei q q tem a ver uma frota a cavalo duplicar o movimento e se a cavalaria ( frota montada) e a infantaria (frota a peh) se diferenciam apenas no movimento
Então pensei em implementar bonus fixo para movimento montado(ex: mearas e corcel elfico +9 ......cavalos em geral +6--)
E bonus de ataque (ex: +2) a cavalo mais facil de acertar algum no chaum.....e resistencia (ex: +1)...mais dificil de atacar alguem a cavalo e ateh mesmo poderia adicior moral

opinem sobre os bonus.........Obrigado
 
MARK disse:
Muito legal a ideia de vcs.........vou ser um leitor fiel enquanto jogar SdA.

Sei que tah meio fora do assunto mas enquanto eu lia a regras de batalha entre unidades...reformulando com novos calculos aconselhados aki..... me perguntei q q tem a ver uma frota a cavalo duplicar o movimento e se a cavalaria ( frota montada) e a infantaria (frota a peh) se diferenciam apenas no movimento
Então pensei em implementar bonus fixo para movimento montado(ex: mearas e corcel elfico +9 ......cavalos em geral +6--)
E bonus de ataque (ex: +2) a cavalo mais facil de acertar algum no chaum.....e resistencia (ex: +1)...mais dificil de atacar alguem a cavalo e ateh mesmo poderia adicior moral

opinem sobre os bonus.........Obrigado

Vamos la.

O quê você fala sobre os cavalos é verdade Mark.

Sobre os cavalos alterrarem a mobilidade é simples.

Uma unidade a cavalo se desloca mais rapido do que uma a pé.

Os Bônus podem variar comforme os cavalos. Acredito que no livro esteja a mobilidade adaptada para cavalos de batalha ou cavalos comuns.

Veja as alterações que os cavalos dão em batalhas na unidade: Cavalaria Rohirim.

Bem. Acho que um bonus em moral, talvez, pois a influencia do cavalo é pequena para ser representada como mais 1 em moral.

No entanto eu acho que os modificadores devem ser aplicados aos testes de moral e não diretamente a moral.

O mesmo vale para o resto dos modificadores com exeção de mobilidade.

Ao se atacar uma unidade a cavalo, por exemplo, o narrador poderia decidir aplicar um modificador de +2 no NA do teste de poliorcetica do lider para atacar a unidade montada.

Mas acredito que cada narrador irá aplicar esses modificadores da forma que achar mais adequada. E não cabe anó decidir isso.

Como se sempre diz: Quando não houver uma regra para uma determinada situação, use o bom senso"
 
Seria interessante que alguém construisse a ficha de algum dragão das histórias de Tolkien, e de gigantes, que são poucos citados mas existem. Eu não tenho muita experiência com RPG, começei a jogar o SdA agora, não estou apto para construir fichas ainda, gostaria muito de ter fichas desses!!! seres!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Ar-Pharazôn disse:
Seria interessante que alguém construisse a ficha de algum dragão das histórias de Tolkien, e de gigantes, que são poucos citados mas existem

Na realidade, até hoje os experts não chegaram a um consenso. A maneira como "Gigantes" são citados no Hobbit pode ser compreendida como uma metáfora.

Mas você tem criaturas humanóides grandes como as variedades de Trolls por exemplo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo