• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pergaminhos do Istari #1 (Suplementos e fichas para SdA RPG)

O Mago

Usuário
Este topico especie de revista virtual que eu vou trazer a cada edição material para CODA ja que tenho notado que esse tem sido o material mais requisitado.

Nesta edição estou trazendo a ja conhecida ficha minha do Gandalf, uma materia sobre A sociedade do anel e uma materia sobre como usar melhor o sistema de unidades em suas batalhas (Nota: Vem acompanhado de uma unidade)

A seguir a ficha do Gandalf revisada:

Nota: As pericias de lingua e saber estão escritas de forma mais direta. Exemplo: Saber: "Anéis de Poder" esta escrito apenas "Anéis de Poder"


GANDALF, O Cinzento

pc2_gandalf.jpg


Raça: de Além Mar (Istari)
Habilidades Raciais: Imutabilidade (não sofre os efeitos de enfermidades ou do envelhecimento, embora pareça envelhecer muito lentamente)
Atributos: Porte 16 (+5), Agilidade 10 (+2), Percepção 12 (+2), Força 8 (+1), Vitalidade 12 (+3), Espírito 16 (+5)*
Reações: Vigor +6, Presteza +4, Força de Vontade +7, Sabedoria +8*
Ordens: mágico, Mestre da Sabedoria, Mago
Habilidades de Ordem: Lançar Encantos 10, Cajado, Poder dos Magos, Especialidade mágica (Fogo Secreto), Sentir Poder, Domínio da Magia, Imponente, Coração de Mago, Escritas Antigas
Evoluções: 36
Encantos: Raio, Chama de Anor, Encanto de Cura, Mensageiro Animal, Sono, Atear Fogo, Centelhas ardentes, Extinguir Fogo, Criar Luz 3, Encanto de Ruína, Língua dos Animais, Invocação de Animais, Romper Grilhões, Resistir ao Medo, Mão do Mago, Grilhões Mágicos, Poder da Terra, Evocar Assombro, Encontrar o Caminho, Brilho de Ithildin, Encanto de Proteção, Véu, Transformação, Voz de Comando, Encanto de Vitória, Encanto de Obstrução, Encanto de Desobstrução (Habilidade), Clarão Ofuscante, Criar Nevoeiro, Urdidura de Fumaça, Pensamentos Revelados, Palavra de Comando, Exibição de Poder
Nota: Como Gandalf, O Branco, Gandalf possui os encantos Clarão Ofuscante e Criar luz como habilidades mágicas.
Perícias: Oriental +1, Westron +8, Haradrim +1, Quenya e Sindarin +10, Orquico +1, Língua Negra +4, Khuzdul +3, Terrapardês +1, História (Elfos, Homens, Hobbits) +10, Reinos (Condado) +10, Magica +10, Alquimia +6, Geografia +3, Anéis de Poder +8, Biologia +3, Raça (Hobbits) +8, Avaliar (Itens Mágicos) +2, Combate com armas: Espadas (Espada Longa) +6, Combate com armas: Clavas (Cajado) +2, Combate de alcance (Lançar encantos) +4, Ocultar +2 (Esconder arma), Negociar (Parlamentar) +8, Cura (Remédios de Ervas, Tratar Ferimentos) +6, Inquirir (Conversar) +3, Discernimento +8, Inspirar +4, Intimidar (Poder) +8, Observar (Avistar, Sentir Poder) +8, Persuadir (Oratória) +8, Montar (Cavalo) +6, Correr +6, Dissimulação (Esconder) +8, Sobrevivência (Colinas, Florestas) +4, Rastrear +4, Poliorcética +2
Vantagens: Sábio, Amigos, Amigo-dos-elfos, Obstinado, Incansável, Armadura de heróis, Previdente, Incorruptível, Ambidestro
Defeitos: Juramento (Missão para os valar), Inimigo (Saruman), Dever (Proteger Frodo)
Saúde: 13
Coragem: 6
Renome: 21
*: Atributo ou reação preferencial
Equipamento: Espada Glamdring, Robe de Mago cinzento, Cajado, Chapéu de Mago azul, Cahimbo de longa haste, uma garrafa de Miruvor e Narnya
Narnya: Gandalf carrega Narnya, um dos grandes anéis de poder. Narnya, o anel vermelho ou anel do fogo oferece um bônus de +4 em testes de Cura e Inspirar, nos testes da perícia Intimidar para amedrontar os servos da Sombra, e em qualquer teste para resistir contra poderes das trevas. Por ultimo o anel do fogo oferece um bônus de +2 em todos os testes relacionados a mágicas do fogo, incluindo testes de Fadiga.
Narnya é um lindo anel incrustado com um rubi.
Glamdring: Forjada tempos atrás pelos ferreiros élficos de Gondolin, Glamdring é uma espada mágica que confere um bônus de +5 no teste de combate com armas para acertar ou intimidar orcs. Brilha com uma luz azulada na presença de orcs, alertando Gandalf desta forma.
Glamdring é capaz de detectar orcs com seu brilho a 500 metros de distancia e sua luz se torna mais forte conforme o numero e a proximidade dos orcs.
Nota Final: Essa ficha corresponde a Gandalf logo após sair de Valfenda em A Sociedade do Anel

Histórico: Gandalf era um espírito Maia, Olórin, que viveu nos jardins de Lórien, o Senhor do Sonho. Conhecido também como Gandalf o Cinzento, Mithrandir, ou "Peregrino Cinzento", Tharkûn, e Incánus. Sua aparência era de um velho barbudo vestido em uma túnica cinza com um chapéu pontudo e um longo bastão.
Gandalf herdou de Círdan, o anel élfico Narya controlador do fogo. Lutou contra o despertar dos poderes do mal na Terra Média por 2 mil anos. Ele iniciou a aventura na Montanha Solitária com Bilbo Bolseiro que resultou na morte do Dragão Smaug e no resgate dos tesouros de Thorin.
Depois de muito tempo, Gandalf foi até Frodo, sobrinho de Bilbo no Condado e o colocou a par do poder do Um Anel e da responsabilidade em destruí-lo. Em Valfenda, ele se torna um dos membros da Comitiva do Anel e a lidera até Moria.
Sob a ponte de Khazad-dûm, Gandalf caiu durante um conflito mortal com o Balrog de Moria voltando ressucitado depois como Gandalf o Branco, assumindo o lugar de Saruman e se tornando o mais poderoso Istari.
Gandalf o Branco junto com o poderoso cavalo Scadufax assumiu um papel muito importante durante a Guerra do Anel. Inspirou o Rei Théoden de Rohan, venceu Saruman em Isengard, encarou de frente o Rei Bruxo, líder dos Nâzgul fora dos Portões de Minas Tirith e lutou na batalha frente os portões de Mordor.
Gandalf também partiu para a Última Jornada no fim da Terceira Era.
 
KSHALLERS

Kshallers foi o nome para o qual eu dei a um determinado grupo de personagens da minha Crônica.
Os Kshallers são membros que participaram da reunião no conselho de Elrond em Valfenda, mas que não partiram com a comitiva do anel.
A ideia com os Kshallers é criar um novo universo de campanhas a ser explorado pelos jogadores e Narradores de SdA RPG, e a ideia surge apenas com uma pergunta:
O quê aconteceu com os membros do conselho de Elrond que não foram com a comitiva?

Com esta simples frase um universo inteiro de aventuras pode ser criado.
Se você estiver disposto a mudar um pouco os acontecimentos de Senhor dos Anéis você pode usar este tipo de crônica para suas aventuras.

INTRODUZINDO OS PERSSONAGENS NA HISTÓRIA

Você deve estar se perguntando como introduzir os personagens dos jogadores neste tipo de crônica.
É muito fácil. Use apenas um pouco da imaginação e modifique os acontecimentos.

Quem disse que um outro Elfo da Floresta das Trevas não poderia vir acompanhando Legolas? Ou quem disse que um "embaixador" de Rohan assim como Boromir de Gondor não pode vir? Ou que um outro Hobbit além de Merry, Sam e Pippin viesse junto com Frodo?

Com este tipo de ideias você pode introduzir os personagens dos jogadores na cronica.

AS AVENTURAS

Agora você deve estar se perguntando o quê fazer depois, como criar aventuras neste tipo de crônica?

De vários meios. Pode ser que Elrond tenha dado aos PdJs uma missão ou que o seu personagen, por exemplo, um cavaleiro Rohirim tenha voltado para Rohan junto com seus amigos para defender o reino.

Seja qual for o motivo certifique-se de que os PdJs não façam nenhuma ação que comprometa a história a menos que você saiba como re-alinhar tudo outra vez.


QUAIS AS VANTAGENS


Agora por ultimo você me pergunta, quais as vantagens de se estar narrando uma crônica com Kshallers?

Muitas. Para começar eles provavelmente terão um Patrono como Elrond e se sentiram muito mais a vontade fazendo parte de uma espécie de segunda sociedade do anel.

E podem existir jogadores no seu grupo que não conheçam as outras épocas ou eras da Terra Média ou saiba muito pouco. Jogadores, por exemplo, que, só assistiram os filmes se encaixam nesta descrição.
Todos sabem ou tem uma idéia de como é a Terra Média durante a Guerra do anel.

Claro que os jogadores não precisam saber muita coisa sobre a era que vão jogar, mas eles saberem ajuda muito, principalmente no divertimento e na criação de personagem.

Um jogador irá se divertir muito mais tendo uma idéia do que está jogando.

Mas em parte o principal motivo é que fica muito fácil introduzir um grupo de PdJs em uma missão épica.

Alem disso se eles encontrarem um PdN poderoso como Gandalf ele já saberá quem eles são e poderá ajuda-los.

Resumindo: Poupa trabalho, tempo e ajuda no divertimento e na criação de personagens.


SENDO UM KSHALLER

Caso você deseje narrar uma crônica deste tipo então todos os PdJs começaram com um certo equipamento e com 3 graduações na perícia: Anéis de Poder.
Alem disso provavelmente um dos membros deverá possuir a vantagem: Amigo-dos-elfos


Bem é isso. Aqui esta minha contribuição aos mestres que querem boas idéias para suas Crônicas.
 
BATALHAS DE UNIDADES

Uma das maiores duvidas dos jogadores de SdA RPG é sobre o sistema de Batalhas por unidades apresentado nas paginas 239 a 241.

O sistema se complica por causa principalmente dos cálculos para ver o número de pontos de dano que sua unidade causou na outra.

A formula descrita no livro é esta daqui:

(Força + Tamanho do atacante) - (Resistência + Tamanha do defensor)

Mas de acordo com esta perspectiva uma unidade de cavalaria Rohirim que tem Tamanho 15 e Força 7 por exemplo, nunca poderia causar dano em uma unidade de Guerreiros Orcs que possuem Tamanho 25 e resistência 5.

(15+7) - (25+5) = 27 - 30 = -3

Parece que isso foi um erro de digitação do livro, por isso substitua a formula pela seguinte:


(Força + Tamanho do atacante) - (Resistência do defensor) = numero de pontos de dano dividido por 2

Com esta formula uma cavalaria Rohirim poderia causar de 8 a 9 pontos de dano numa unidade de guerreiros orcs por rodada.

Em termos de interpretação isso seria matar de 80 a 90 orcs em uma rodada.

Para mais duvidas sobre o sistema CODA basta me contactar.
Fiquem agora com a ficha de mais uma unidade paras vocês:

SOLDADOS GONDORIANOS

Armados com espadas e vestindo cotas de malha, os soldados gondorianos estão sempre prontos para defender seu reino.

Tamanho: 15/25 Força: 7 Resistência: 6

Mobilidade: 9 Moral:23/33




Na próxima edição, irei trazer a ficha do Beholder o famoso monstro de D&D adaptado para CODA e novos encantos.
 
Gostei muito dessa sua saída para o combate de unidades. A gente vinha discutindo isso no tópico sobre Dúvidas do CODA, e achei sua saída bem interessante. No entanto não acredito que isso tenha sido um erro de digitação...
 
Sméagol disse:
Gostei muito dessa sua saída para o combate de unidades. A gente vinha discutindo isso no tópico sobre Dúvidas do CODA, e achei sua saída bem interessante. No entanto não acredito que isso tenha sido um erro de digitação...

Nem eu! Eu ali só peguei de exemplo esse tipo de erro. Para falar a verdade de ve ser ou erro dos proprios criadores ou erro dos tradutores.

Existe um outro erro terrivel no livro que é no capitulo de atributos sobre o quanto você pode carregar e levantar, o calculo é simplesmente ridiculo.

Por isso eu uso a tabela de força do meu antigo Ad&d para ter uma ideia, ai eu adapto e fica perfeito.

Quanto a saida para o problema das batalhas de unidades note que eu dividi o numero de pontos de dano por 2 porque se não uma unidade de Guerreiros Orcs poderia destruir uma da cavalaria Rohirim com apenas 1 ataque.

Obrigado pelos elogios.

Continuem mandando duvidas e sugestões para suplementos e fichas...
 
Legal, gostei dessa tua ideia.Fala com o pessoal q ta montando o site e ve se eles querem por essa revista virtual nele.

Gostei dos kshaller

Sobre o dano de unidades, eu ainda acho que o tamnaho influencia muito na defesa e nao vou dispensa-lo.Provavlemente foi um erro dos criadores que nao testaram esse sistema de batalha, apenas o analisaram na teoria, a a primeira vista parece que ele da certo, mas se for ver eh quase impossivel destruir uma unidade orc, demoraria horas e horas pravc reduzi-la a 0.
Eu criei um outro jeito que nao dispensa o tamanho da unidade na hora de defender, mas tb nao faz ficar uma coisa tao cabulosa.

poste ae Mago a tabela que vc usa pra peso de carga.E diga p q vc achou ridicula a tabela q tem no livro? agora to com preguiça de achar erros no livro...
 
Caso você não queira dispensar o tamanho, faça como eu faço.

Calcule um modificador a partir do Tamanho da unidade.

Exemplo:

A cavalaria Rohirim tem tamanho 15. O modificador de 15 se ele fosse um atributo seria +4.

Portanto adcione o modificador, no caso +4, ao valor da defesa.

Neste caso se uma unidade de guerreiros orcs ataca-se uma da cavalaria Rohirim ficaria assim:

[25 (tamanho da unidade orc) +5 (valor da força da unidade orc)] - [7 (resistencia da unidade Rohirim) + 4 (do modificador de tamanho)] = dano dividido por 2

O total da conta daria: 30 - 11 = 19

19 dividido por 2 = 9,5

Resumindo: Os orcs mataram 95 cavaleiros em um ataque

Ps: Lembrando que a cavalaria Rohirim tem 150 cavaleiros, com isso eles ficariam com 55 cavaleiros

_____________________________________________________________

O erro do "quanto você pode carregar e levantar" eu posto daqui a pouco porque eu to com pressa agora.

Falow
 
É, eu acho que o tamanho não pode ser ignorado ao se levar em conta a defesa. Novamente gostei da sua idéia, dessa vez de usar modificadores. Muito bom! :obiggraz:
 
Deriel disse:
Pô, manda essas coisas pra Valinor! :obiggraz:

A Valinor tem minha permissão completa para publicar quaisquer suplementos ou fichas contidos aqui des de que os créditos permaneçam inalterados.

Quanta honra. Receber elogios do administrador não é mole não.
Principalmente se você é um sujeito que se cadastrou ontontem!

Caso a Valinor prefira publicar esse material em forma de arquivo eu posso fazer um arquivo de Word e mandar por email.

Agora. Alguem podia me ajudar com um Banner para arevista né?

Ps: E é obvio que eu vou ter que corrigir os erros de português das matérias antes da coisa ser tão "oficial"

_____________________________________________________________

Gente eu acabei de atualizar o texto sobre os Kshallers e corrigi TODOS os erros de português. Por isso, gostaria qu vocês dessem uma olhada para ver como ficou.

Mais uma coisa:

Já foi escolhida as duas matérias que apareceram na proxima edição:

- Problemas com Monstros e Criaturas da Terra Média

- Como lhe dar com PdJs Magicos que disparam encantos indiscriminadamente

E a ficha de PdN da Guerra do Anel escolhida para a terceira edição foi:

Aragorn
 
Alkhes disse:
poste ae Mago a tabela que vc usa pra peso de carga.E diga p q vc achou ridicula a tabela q tem no livro? agora to com preguiça de achar erros no livro...

Muito bem. Sobre o erro "do quanto você pode levantar e carregar", ele não é tabela.

O erro está na pagina: 47
Mais expecificamente no canto inferior direito.

De acordo com as regras você consegue levantar um numero de quilos igual a sua Força vezes 4,5.

O peso que você consegue carregar é:

Fardo pesado: Força x 9

Fardo muito pesado: Força x 13,5

Muito bem. Seguindo as regras desse livro usaremos como exemplo um Humano com força 12.

Força 12 seria o maximo da capacidade de um Dunadan, ja que é essa força maxima que você pode começar no jogo.

De acordo om esta perspectiva iremos calcular o valor de peso que ele pode levantar e cerregar:

Levantar: 12 x 4,5 = 54 quilos!!!

Vamos repetir: Com força 12 você poderia levantar no maximo 54 quilos!!!!!!

Mas como? Se meu amigo de 21 anos consegue levantar esse peso sem grandes dificuldades e não é o Incrivel Hulk???!

E não podemos esquecer que O Senhor dos Anéis é um jogo de Fantasia Medieval e por isso é comum os Heróis serem capazes de executar atos sobre-humanos.

Para se ter uma ideia, de acordo com a tabela de força do antigo Ad&d, um humano com força 18 pode levantar sem grandes esforços: 127 quilos.

Agora vamos calcular os valores de cerregar:

Carregar peso muito pesado: 12 x 13,5 = 162

Simplesmente ridiculo!!! Ele carrega mais do que levanta!!!!

Agora vem a pergunta que todos fazem:

Como resolver o problema?

Existem varios meios. O primeiro é usar o simples bom senso. O segundo é adaptar a tabela do D&D ou do antigo AD&D para SdA.

Caso você não esteja disposto a nenhuma dessas opções inverta as formulas pois eu acho que foi ai que eles erraram.

Caso você use o metodo das formulas use estas aqui:

Valor maximo que consegue levantar = Força x 13,5

Valor medio que consegue carregar = Força x 4,5

Valor maximo que consegue carregar = Força x 9

Desta forma, um Humano com força 12 teria:

Levantar maximo = 162 quilos

Carregar pesado = 54 quilos

Carregar maximo = 108 quilos



Mais uma vez eu, Gandalf, O Mago, quebro o galho dos narradores de SdA :clap:
 
Eh muito bom msm essa ideia de por os modificadores de tamanho, mas ainda acho q o tamanho influencia pouco usando ela. Vou mostra aqui a regra q criei pra isso, vai ser dificil de explicar mais vamos, tomara que eu consiga deixar claro ela ,vao ter q ler varias vezes pra entender, mas ok.Fundamentei ela usando uma maquete de batalha aqui.
la vai:

O tamanho de uma unidade serve pra q numa batalha?Pra dificultar o ataque do oponente e deixa-lo confuso no meio da batalha.

Para entenderem melhor ,agora vo pedir algo meio ridiculo,vamos formar uma cena de batalha peguem dez pequenos objetos e coloquem 7 deles do lado direito e os outros 3 do lado esquerdo(numa posição de batalha em tres fileiras horizontais em relação ao inimigo, digamos q cada lado seja uma unidade e cada objeto um numero igual a 10 soldados) em um lugar amplo.

Agora imagine que o lado esquerdo vai atacar o lado direito que eh bem mais numeroso, entao mova-os,eles irao se atracar com os 3 primeiros objetos da unidade da direita.Notem q sobraram 4 objetos livres pois nao estao sofrendo o ataque direto da unidade da esquerda, entao eles podem fazer oque quiserem desde; correr, ficar esperando os inimigos avançarem mais,agitarem a batalha ou entao ir defender junto com os outros 3 que estao sendo atacados.

Foi analisando essa situação que pensei nessa regra aqui, digamos:

Antes de calcular um dano,jogue 1d6 e divida o tamanho do defensor pelo resultado do dado
exemplo: tamanho 15, teste de 1d6=3, resultado 5.
5 sera o valor que vc ira reduzir do tamanho do defensor na hora de fazer o calculo de dano(nao eh retirar -5 do tamanho do defensor, e sim reduzir -5 apenas na hora de fazer o teste,esse 5 significa a quantidade de soldados que nao lhes causaram problemas devido ao tamanho, talvez por q nao quiseram/nao tiveram chance de te atacar ou pq morreram logo ou entao pq vc so lutou com eles e mais ninguem veio lhe atrapalhar)

Entao a regra fica assim pra clacular o dano:
(força + tamanho do atacante) - ( resistencia+ tamanho do defensor[ -resultado do teste])

um exemplo, uma unidade de Cavalaria Rohirrim ataca uma unidade de orcs.
o dano sera alculado assim:
1d6=2 , 25 dividido por 2=12 arredonde para baixo
(7+15) - (5 + 25-12=13) resultado= 4 de dano.

Mas mesmo assim, os arqueiros causariam dano negativo ou entao cusariam apenas 1 de dano se usarmos o conceito de que sempre causa no minimo 1.Mas isso eh errado, pois aqui mesmo diz que a unidade dos arqueiros elficos sao pequenas, mas podem dezimar tropas de orcs com facilidade.

Dae eu te digo, no que o tamanho do defensor influencia quando se esta usando o arco a distancia?Em nada,pense; eles podem se atracar?nao;os soldados livres podem ir ajudar a defender a unidade?nao; podem deixar eles confusos com a multidao da batalha?nao! Entao podemos dizer que quando e somente quando os arqueiros estao distantes da unidade que estao atacando, o tamanho do oponente eh eliminado da conta por completo ou se preferir, para considerar,vc pode botar um tamanho igual a 1 quando.

Mas se os arqueiros estiverem do lado da unidade inimiga , entao o tamanho influencia na defesa.Mas seria estupidez usar arqueiros num combate corpo-a-corpo.
 
O Mago disse:
Vamos repetir: Com força 12 você poderia levantar no maximo 12 quilos!!!!!!
ah?nao entendi, pq seria isso?


eh, realmente eh muito estranho essa tabela.Vai depender doque eles consideram como carregar, pode ser levar arrastado ,empurrando ou puxando.Tb pode ser ,por nas costas e caminhar com o peso, que eh o mais provavel.

Mas eh algo simples de se alterar, vlw pelo toque, nem tinha reparado direito nessa tabela.

Sinto falta tb de um redutor de agilidade devido a força.Acho q por enquanto vou usar essa regra:O modificador de força eh aplicado de forma negativa nas percias ligadas a agilidade, menos as de combate com arma e de alcance.Se o modificador for negativo, entao sera aplicado de forma positiva.
Algo simples, depois dou uma melhorada.Mas ta bom pra representar a falta de agilidade devido a massa muscular :cheers: , por falar em bebida, vo cria uma tabela defadiga pra ver se o personagem fica bebado
 
Mas ta bom pra representar a falta de agilidade devido a maça muscular

Mas nem sempre um personagem forte tem uma massa muscular que atrapalhe sua agilidade...veja Aragorn, por exemplo. É um homem forte e muito ágil.

Quanto sua saída para o combate de unidades, também gostei. Acho até que no caso dos arqueiros, quanto maior a unidade inimiga, mais fácil seria de acertar as flechas, portanto maior seria o dano!
 
Alkhes disse:
O Mago disse:
Vamos repetir: Com força 12 você poderia levantar no maximo 12 quilos!!!!!!
ah?nao entendi, pq seria isso?


eh, realmente eh muito estranho essa tabela.Vai depender doque eles consideram como carregar, pode ser levar arrastado ,empurrando ou puxando.Tb pode ser ,por nas costas e caminhar com o peso, que eh o mais provavel.

Mas eh algo simples de se alterar, vlw pelo toque, nem tinha reparado direito nessa tabela.

Sinto falta tb de um redutor de agilidade devido a força.Acho q por enquanto vou usar essa regra:O modificador de força eh aplicado de forma negativa nas percias ligadas a agilidade, menos as de combate com arma e de alcance.Se o modificador for negativo, entao sera aplicado de forma positiva.
Algo simples, depois dou uma melhorada.Mas ta bom pra representar a falta de agilidade devido a massa muscular :cheers: , por falar em bebida, vo cria uma tabela defadiga pra ver se o personagem fica bebado

Opa, minhas sinceras desculpas. Foi erro de digitação, era para ser 54 quilos e não 12.

Eu acabei de consertar...
 
eh, tem razao smeagol, seria mais facil pros arqueiros acertarem uma unidade maior.vo pensa em uma tabela de modificadores de dano.

Esse negocio de massa muscular eh complicado mesmo,Aragorn eh forte mais tb eh agil.Nao sei quanto seria a força do aragorn, mas digamos que seja 16, entao o redutor de agilidade seria -5, digamos que sua agilidade seja 13, entao o modificador de agilidade eh +3.Eutava pensando em fazer assim, 3-5=2, esse seria o valor que vc iria reduzir apenas em pericias ligadas a agilidade(menos as de combate).Vc reduziria do valor total:
exemplo: correr 2 + mod. agilidade 3 + 1d6 = x -2
isso ja melhoraria no caso de um personagem forte e ao mesmo tempo agil.Mas mesmo assim, a força ira te deixar um poko mais lerdo, nao muiiito lerdo.Seria a diferença entre a agilidade de Aragorn com Legolas.

Valew por ter gostado da regra q criei de unidades, mas tb pensei emfazer uma tabela pra definiro redutor de tamanho.deem uma olhada:

Tabela de modificadores pro teste de tamanho:

Unidade Orc: vc rola o teste -1 , pois os orcs sao menos unidos e menos organizados, a furia da batalha os deixa tulmutoado, sendo dificil a locomoção por dentro da unidade, por isso os soldados do fundo raramente conseguem avançar.

Unidade de homens: os homens sao mais unidos e as tecnicas de batalha mais civilizadas, por isso coloque + 1

Unidade de Elfos: sao mais organizados e ageis,coloque +1 para significar isso.

Unidade de Anoes: role apenas 1d6 normalmente

Unidade com tamanho de 1 a 5: eh menos provavel que uma unidade pequena nao seja organizada e q algum soldado fique sem ajudar na defesa, role 1d6+2

Unidade com tamanho de 6 a 9: acrescente + 1 no teste

Unidade com tamanho de 10 a 20: nenhum modificador eh aplicado

Unidade com tamanho 21 a 25: uma unidade grande eh mais provavel que alguns soldados fiquem sem se quer dar uma espadada, reduza do valor total do teste -1

Unidade com tamanho de 26 a 35: reduza do valor total -2

entao digamos, a msm unidade Rohirrim atacando a unidade de orcs:
1d6=2 , ja que os orcs estao com 25 de tamanho, entao seria 2-2=0 , como o resultado foi 0, role dinovu o teste 1d6=4-1 e depois -1 por serem uma tropa de orcs, no total daria 2, entao divida 25 por 2, dara 12 pois vc deve arredondar pra baixo.Isso significa que devido a furia da batalha e a confusao e ao tamanho gigantesco da unidade, muitos soldados nao conseguiram se atracar com sua unidade,no caso, 120 soldados de 250.

obs: se o teste do dado der 1, role dinovu , e se somando os modificadores der um numero igual a 1 ou 0 role dinovu.E nunca poder passar de 6 a divisao.
 
Alkhes disse:
eh, tem razao smeagol, seria mais facil pros arqueiros acertarem uma unidade maior.vo pensa em uma tabela de modificadores de dano.

Esse negocio de massa muscular eh complicado mesmo,Aragorn eh forte mais tb eh agil.Nao sei quanto seria a força do aragorn, mas digamos que seja 16, entao o redutor de agilidade seria -5, digamos que sua agilidade seja 13, entao o modificador de agilidade eh +3.Eutava pensando em fazer assim, 3-5=2, esse seria o valor que vc iria reduzir apenas em pericias ligadas a agilidade(menos as de combate).Vc reduziria do valor total:
exemplo: correr 2 + mod. agilidade 3 + 1d6 = x -2
isso ja melhoraria no caso de um personagem forte e ao mesmo tempo agil.Mas mesmo assim, a força ira te deixar um poko mais lerdo, nao muiiito lerdo.Seria a diferença entre a agilidade de Aragorn com Legolas.

Valew por ter gostado da regra q criei de unidades, mas tb pensei emfazer uma tabela pra definiro redutor de tamanho.deem uma olhada:

Tabela de modificadores pro teste de tamanho:

Unidade Orc: vc rola o teste -1 , pois os orcs sao menos unidos e menos organizados, a furia da batalha os deixa tulmutoado, sendo dificil a locomoção por dentro da unidade, por isso os soldados do fundo raramente conseguem avançar.

Unidade de homens: os homens sao mais unidos e as tecnicas de batalha mais civilizadas, por isso coloque + 1

Unidade de Elfos: sao mais organizados e ageis,coloque +1 para significar isso.

Unidade de Anoes: role apenas 1d6 normalmente

Unidade com tamanho de 1 a 5: eh menos provavel que uma unidade pequena nao seja organizada e q algum soldado fique sem ajudar na defesa, role 1d6+2

Unidade com tamanho de 6 a 9: acrescente + 1 no teste

Unidade com tamanho de 10 a 20: nenhum modificador eh aplicado

Unidade com tamanho 21 a 25: uma unidade grande eh mais provavel que alguns soldados fiquem sem se quer dar uma espadada, reduza do valor total do teste -1

Unidade com tamanho de 26 a 35: reduza do valor total -2

entao digamos, a msm unidade Rohirrim atacando a unidade de orcs:
1d6=2 , ja que os orcs estao com 25 de tamanho, entao seria 2-2=0 , como o resultado foi 0, role dinovu o teste 1d6=4-1 e depois -1 por serem uma tropa de orcs, no total daria 2, entao divida 25 por 2, dara 12 pois vc deve arredondar pra baixo.Isso significa que devido a furia da batalha e a confusao e ao tamanho gigantesco da unidade, muitos soldados nao conseguiram se atracar com sua unidade,no caso, 120 soldados de 250.

obs: se o teste do dado der 1, role dinovu , e se somando os modificadores der um numero igual a 1 ou 0 role dinovu.E nunca poder passar de 6 a divisao.

Bem, vamos la:

Eu ainda prefiro a minha regra dos modificadores de tamanho pois ela é rapida e facil e não exige o rolamento de dados que muitas vezes deixa lerdo as batalhas e atrapalha o jogo.

Lembre-se que você tem que sempre deixar o jogo o mais rapido possivel nas batalhas e combates.

Quanto menos rolamento de dados, melhor.

No entanto....

Gostei muito desta sua tabela de modificadores para tamanho e se me permite dizer, ela funcionaria muito bem com a minha regra para tamanho.

A tabela esta como o onor diz: Soberba!

Eu resolvi que vou convidar vocês todos para formar uma equipe da "Pergaminhos do Istari". E se a valinor deixar, podemos publicar no proprio site ou num site afiliado a valinor o material.

Os convidados são:

Smeagol
Onor
Alkhes

Por emquanto...

O quê me dizem?
 
Seria muito legal. Eu aceito, apesar de estar começando no RPG e conhecer pouca coisa ainda. Mas estou lendo direto coisas do gênero, e freqüentando fóruns de RPG. No que puder ajudar, estou a disposição...
 
Sméagol disse:
Seria muito legal. Eu aceito, apesar de estar começando no RPG e conhecer pouca coisa ainda. Mas estou lendo direto coisas do gênero, e freqüentando fóruns de RPG. No que puder ajudar, estou a disposição...

Ótimo. Você podia começar agora mesmo escrevendo uma matéria.

Gente, se vocês concordarem vai funcionar assim:

- No inicio iremos postar apenas nos topicos do forum RPG.

- Assim que recebermos a permissão da Valinor (se recebermos), iremos publicar tudo no site de RPG e vocês enviaram o material todo por email pra mim. Ai eu organizo todo o material em um arquivo de Word de forma a que fique uma revista virtual e mando uma copia para cada um de vocês para vocês verem como ficou e depois a o material de cada edição é publicado no site.

- Usaremos um email como uma caixa de correio para que os meembros do forum e os visitantes da Valinor mandem suas perguntas e sugestões.

- As matérias devem ser analizadas pela qualidade do conteudo antes de serem oficialmente empressas na "revista" ou no site.

Vou aproveitar este post para postar as noviaddes:
_____________________________________________________________

NOVIDADES

- Ficha de Gandalf atualizada

- Texto sobre sistema de Batalhas de unidades atualizado com todos os erros de português corrigidos
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo