• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

Repito....

Como eu disse....é mto fácil perder a fé, nos dias de hj.

E não estou falando necessariamente de fé divina.

Interpretem como melhor lhes convier.
 
.plück. disse:
http://umreal.unreality.com.br/txt/doze_provas.html
Doze Provas da Inexistência de Deus.
Texto grandinho, mas deveras interessante.

Putz, que texto ridículo, sem sentido ... !!!
Vou dedicar um post pra refutar cada uma das "provas" desse babaca seguidor de Bakunin ...

Faure disse:
Prova 1
Com nada, nada se pode fazer; de nada, nada se obtém. O gesto criador é um gesto impossível de admitir, é um absurdo.
Mas devemos convir que a palavra criar é uma expressão vazia de sentido para todos os homens cultos e sensatos, para quem uma palavra só tem valor quando representa uma realidade ou uma possibilidade.
O que Deus pode criar não tem nada a ver com o que o homem pode criar. Deus é onipotente, e o homem nem de longe é isso ....

Faure disse:
Ora, eu imagino que é impossível encontrar-se uma única pessoa dotada de razão que conceba e admita que do nada se possa tirar e fazer qualquer coisa. Suponhamos um matemático. Procurai o calculador mais autorizado; colocai-o diante de uma lousa e pedi-lhe que escreva zero sobre zeros.
Deus inventou a matemática ... inventou as leis, inclusive as da criação. Ele não está restrito a esses fatores .... pode sim criar o que for conveniente a partir do nada, pois Dele, fez-se a luz.
Tentar comparar o poder de Deus com o de um matemático (mesmo que seja pra explicar conceitos) me parece ridículo.
 
HUMMMMM Creio q vc podia pelo menos ler e respeitar oq as outras pessoas acreditam.....


a inxistencia de Deus eh tao provavel quanto a existencia do mesmo.... muito embora a sua existencia seja explicavel como uma muleta para a humanidade q nao consegue admitir q eh menos q poeira cosmica.


alem disso se pensarmos um pouyco sobre a onipotencia de Deus vamos ver q se ele eh Realmente onipotente.... bem entao somos apenas meras formigas para ele.... e.... algum de vcs se preocupa com formigas?


pense nisso...



Dwarf
 
O grande defeito do homem descrente é comparar os poderes de Deus com nossos poderes ... matemática, formigas, bla bla blá .... com esses exemplos ninguém vai chegar à essência do que é o Criador, e nem vamos conseghuir mensurar os poderes do Onipotente, do Alfa e do Ômega

Eu não ligo pra formigas porque formigas não são minhas filhas nem à minha imagem e semelhança.

Livre arbítrio

pense nisso
 
lol

nao respeitar os outros eh livre arbitrio..... lol... eh por isso q foram faitas as cruzadas a inquisiçao ... e tantas outras.....


pensa so varatar... vc eh onipotente onipotente.... vc nao tem q se preocupar com isso... vc eh onisiente vc nao precisa se preocupar com os seus "filhos" afinal vc sabe tudo q vai acontecer com eles.....


"deus eh uma criança com um pauzinhu e uma fazenda de formigas"

ahhh sim e :

"Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e o homem pagou-lhe com a mesma moeda"

eh muito mais facil acreditar q existe alguma entidade superiior boazinha olhando por vc do q olhar o fato real de q vc esta sozinhu nesse mundo cao... e q se depender do resto das pessoas vc vai ser engolido sem o menor recentemento.



Dwarf
 
Olha, seu eu fosse onipresente não posso imaginar quais seriam minhas preocupações, mas certamente não seriam as mesmas que a de Deus.
Ele cria todas as condições para nossa salvação. O milagre está sim, aí pra quem quiser ver, e quem não quiser ver, certamente não vai ver ...
Não creio nele porque é fácil, ñ .. pelo contrário, é muito difícil, quando há ondas e ondas batendo contra nossa fé.

McLoud, vc é um brilhante cientista, eu não duvido disto, e já nos desentemos outras vezes por causa desta diferença. Apesar de vc insistir que eu desrespeito todo mundo, eu não costumo fazer isso, não ....
Espero que consigamos manter nossa postura e expressar nossas opiniões de forma mais saudável desta vez.

Uma coisa que entendo sobre a ciência é que ela é baseada em métodos de prova. Esse seguidor bobão de Bakunin desenvolveu uma tese onde ele NÃO PROVA NADA ... é simplesmente o q ele acredita. O cara não pode falar em "provas" (em nome da ciência) se não aplicar um método científico decente comprovando suas hipóteses ... tudo o q ele fez foram comparações ... e comparações não contam pra ciência, não por induções bestas ...
 
Se for querer buscar uma base científica para essa questão, os crentes em Deus saem perdendo, pode apostar.


Uma coisa eu posso afirmar como certeza (ao menos para mim): Foi o homem que criou Deus.

Mas isso não implica que o mesmo não exista.

Mas é só pensar: criou-se Deus ( ou deuses) para suprir o vazio que permeava a nossa "existência".
 
Se for querer buscar uma base científica para essa questão, os crentes em Deus saem perdendo, pode apostar.
Por que? A ciência pode provar alguma coisa relacionada a Deus. Acho que não ....

OK .. a religião também não pode, pois não tem métodos de prova. Mas a fé não se sustenta em métodos de prova e muito menos em verdades científicas. Então acho que quem perde é ciência, por querer dar pitaco num assunto que não é de sua competência ...

Da mesma maneira, a religião nunca deveria ter interferido em questões científicas (como astronomia, etc) ... pois todos viram os desatres da Idade Moderna causados pelo caos do poder da Igreja Católica.

//

Só uma coisa: uma verdade científica não é uma verdade absoluta. É apenas uma verdade científica.
 
Fëanor disse:
Uma coisa eu posso afirmar como certeza (ao menos para mim): Foi o homem que criou Deus.

Mas é só pensar: criou-se Deus ( ou deuses) para suprir o vazio que permeava a nossa "existência".
Duvido que algum dia alguém consiga me desmentir desta verdade.

Não há problema nenhum em você acreditar em Deus, Varatar. É muito mais sadio pensar que existe "alguém bonzinho e poderoso" olhando por você... pois, sem dúvida, refletir acerca do vazio que é nossa existência nesta Terra é, por vezes, angustiante.

Ou não. Na verdade, não verjo problema algum no "não-propósito". É possível viver bem, em harmonia com seus semelhantes, respeitando leis e moral, sem necessariamente adorar uma divindade. Pois não há muitíssimos criminosos em pele de cordeiro, tão religiosos que são que se consideram superiores a todos os outros? Não são poucos os que já me condenaram por não possuir uma religião ou por sequer adorar um deus. Mas vejo que, na maioria das vezes, possuo mais "valor" que aqueles sujeitos.

Especialmente não me agrada a visão de "criados à imagem e semelhança"; é a típica soberba do ser humano. Na verdade, somos poucos diferentes de animais; ainda hoje, somos regidos pela Lei do Mais Forte, a mais básica das Leis da Natureza.

Se eu "adoro" uma divindade, então essa é a própria Natureza.

Ah não, não vá dizer que sou um animal imoral! Tenho meus próprios valores, os quais sigo à risca, mas, como dito anteriormente por mim, sem adorar nenhuma divindade.
 
Ka Bral o Negro disse:
Não há problema nenhum em você acreditar em Deus, Varatar. É muito mais sadio pensar que existe "alguém bonzinho e poderoso" olhando por você... pois, sem dúvida, refletir acerca do vazio que é nossa existência nesta Terra é, por vezes, angustiante.
Eu acredito em Deus, mas não em "alguém bonzinho e poderoso" olhando por alguém. Na minha crença, Deus não é uma pessoa. As pessoas que são bonzinhas, más, olham por alguém, tem sentimentos, protegem... e etc. Elas que criam e cobram respeito e idolatria das suas crias... pessoas que castigam quem a desrespeita. Pessoas que importam-se com o destino de quem quer que seja.

Não digo nem que ele se importa ou não, porque "importar" e "ele" são palavras que designam humanidade... coisa que Deus não é.

Penso que Deus criou o homem, pois criou tudo. Ou melhor, Deus É tudo... e do tudo, surgiu coincidentemente o homem. Noutras palavras, o homem, querendo ou não, surgiu de Deus, que é tudo.

IMO, Deus mais se aproxima aos processos físicos, aos sentimentos, às coincidências e às leis naturais, enfim, do que a um velhinho de barba governando uma trupe de idiotas.
 
Apesar de ser ateu, devo avisá-los que nao será possivel PROVAR a existencia ou a inexistencia de Deus, à la Descartes e metodos matematicos, logicos e analiticos.

Esqueçam a Razao nestas horas. A fé é irracional neste aspecto. Ou se acredita, ou nao. Nao é como "Ah, 1+1=2" ou "A=B, B=C, logo, A=C".
 
ombudsman disse:
Esqueçam a Razao nestas horas. A fé é irracional neste aspecto. Ou se acredita, ou nao. Nao é como "Ah, 1+1=2" ou "A=B, B=C, logo, A=C".

Só que essa irracionalidade faz com que a pessoa creia em algo muito irreal. Essas crenças são tão próximas da realidade quanto pensar que é Napoleão Bonaparte.
 
ombudsman disse:
Esqueçam a Razao nestas horas. A fé é irracional neste aspecto. Ou se acredita, ou nao. Nao é como "Ah, 1+1=2" ou "A=B, B=C, logo, A=C".

Isso é pura besteira, assim como quase tudo escrito nesse tópico.

Os ditos "ateus", que normalmente elevam a ciência a um status divino e imaginam um homem chamado "Deus" para que possam não acreditá-lo, não se dão conta de que a verdadeira razão não se expressa e não é pensada em números.

Isso seria óbvio se percebessem que os cientistas inventaram todo tipo de coisa, mas nada que fizesse as pessoas maiores e mais felizes, e que se conseguiram tantos avanços tecnológicos nada mais os moveu do que a fé.
 
ombudsman disse:
Esqueçam a Razao nestas horas

Sim, a fé é algo irracional, negar o transcendente é resultado de um pensamento racional.
A razão me diz que é non-sense existir algo transcendente, onipotente, onipresente e onisciênte que tenha criado os homens e influencie no universo. Se você tem aquela concepção de deus como algo mais abstrato, que não seja nada daquilo, e sim algo mais voltado pro panteísmo, aí a razão leva a discussão prum patamar filosófico mesmo =)

"Isso seria óbvio se percebessem que os cientistas inventaram todo tipo de coisa, mas nada que fizesse as pessoas maiores e mais felizes, e que se conseguiram tantos avanços tecnológicos nada mais os moveu do que a fé."

Fazer as pessoas maiores e mais felizes? Ué, psicotrópicos deixam as pessoas mais felizes, algumas vezes maiores.
Falar que o avanço tecnológico é baseado na FÉ é no mínimo falacioso. Fé é por príncipio a crença em algo que não pode ser evindenciado nem provado, a ciência é (digamos) a crença naquilo que pode ser demonstrado experimentalmente. A ciência é crítica de si mesma, ela está aberta a discussões, revisões e todo tipo de coisa. A fé é cega e dogmática =)
 
Cain disse:
Falar que o avanço tecnológico é baseado na FÉ é no mínimo falacioso.

Por quê?

Fé é por príncipio a crença em algo que não pode ser evindenciado nem provado,

Errado. A fé é baseada na evidência. Ou você acha que as pessoas acreditam nas coisas sem nenhum motivo?

a ciência é (digamos) a crença naquilo que pode ser demonstrado experimentalmente. A ciência é crítica de si mesma, ela está aberta a discussões, revisões e todo tipo de coisa.

É o que eu disse: a ciência se posta num patamar divino, onde o que vai contra ela está errado, não importa o que seja, tal como os fanáticos religiosos. Por isso ela só se expande muito lentamente.
 
a fÈ pressupoe crença sem questionamento....


o unbusdsman esta completamente certo no instante q diz q a existencia ou a inexistencia de Deus nao pode ser provada. realmente nao pode... como vcs nao podem dizer q eu estou mentindo ao dizer para vcs q sou Deus e q todos vcs sao meras criaçoes da minha cabeça... e q todas as suas respostas sao apenas formas q eu criei para recrear a minha enfadonha vida de oniciencia.


nao questiono Deus pois como vimos ele nao pode ser questionado. questiono sim a necessidade dele.. (quer ele exista ou nao). enquanto seres humanos tememos oq nao conhecemos... e portanto criamos explicaçao (as mais diversas o possivel) para q conheçamos as coisas... pois NAO saber eh motivo de medo. como eu ja falei algumas vezes aki... uma prova disso eh o medo do escuro q nada mais eh alem de uma reaçao natural ao medo do desconhecido.

portanto temos um ponto para a probabilidade da criaçao de DEus pelo homem.

a necessidade de se sentir parte integrante de algo mair q si mesmo tb eh outro ponto.

a necessidade de ter alguem olhado por si ao inves da solidao tb eh mais um ponto.

o fatode fé pressupor a falta de questionamento eh outro ponto.


portanto temos alguns ponto contra deus existir. (qualquer forma de divindade nao so a católica)

o sentimento de uniao q deus dá a seus fieis .... (questionavel como ponto a favor de deus pois pode ser conseguido de outras formas... vide astros pop stars. e gurus indianos)

milagres : MUITO questinaveis... primeiro q nenhum foi estudado com a devida acuraciadde e muitos sao apenas contados atraves de seculos.... portanto sem nenhum dado palpavel. e pior caso sejao provados como milagres.... sao apenas mais coisas q a fisica tem a explicar.



pelo visto a fata de um deus eh mais provavel por enquanto.


e quanto a necessidade de fé... bem meus caros apenas aqueles q sabem matematica superior ate seus mais recondidos cantos sao totalmente desprovidos de fé... pois mesmo q vc saiba todas as leis fisicas vc ainda tem fé no calculo... pois se vc nao questiona (pois nao sabe matematica o suficiente) vc ´tem fé. portanto para aqueles q se dizem discrentes fiquem com esse pensamento.




eu nao acredito pois para mim eh muito dificil acreditar em Deus.... pois como vimos eu pesei medi e nao encontrei nada q me leva-se a acreditar... e algumas coisas q me levaram a duvidar...

acredito q a necessidade da muleta foi muito grande para o homem comum se dar conta q era apenas uma muleta e agora q ele a tem ele ja nao sabe andar com as proprias pernas.... sou ateu pois escolhi ser ateu... eu posso viver com o desconhecido... e eu NAo tenho medo... nao tenho medo de deixar de existir... pois esse um um dos medos mais basicos q leva a fé.


Dwarf
 
Logan Mcloud disse:
e quanto a necessidade de fé... bem meus caros apenas aqueles q sabem matematica superior ate seus mais recondidos cantos sao totalmente desprovidos de fé... pois mesmo q vc saiba todas as leis fisicas vc ainda tem fé no calculo... pois se vc nao questiona (pois nao sabe matematica o suficiente) vc ´tem fé. portanto para aqueles q se dizem discrentes fiquem com esse pensamento.

É mais ou menos isso que eu quero dizer. Não se pode ter certeza de quase nada. Quando você vai na padaria comprar pão, você não tem certeza de que vai voltar pra casa e tomar o café da manhã, mas mesmo assim você vai porque acredita nisso.

E como o universo não se restringe apenas a números, estando fora do alcance da compreensão humana, nenhuma pessoa pode se dizer completamente desprovida de fé.

Isso também mostra que a fé não é sem questionamento, senão todas as nossas ações seriam irracionais, no entanto não o são. Pra entender e interagir com a realidade existem a inteligência e o bom senso. Por isso as pessoas mais burras ou menos instruídas normalmente tem uma compreensão mais limitada do que as pessoas estudadas, e acreditam em coisas mais absurdas, não só falando do conceito de Deus, mas de um modo geral.


Quanto a existência de Deus não poder ser provada, também não faz sentido. Se você sabe que você existe, então obviamente Deus existe. A questão seria a forma como você entenderia Deus, que é totalmente pessoal, ninguém acreditando da mesma forma que o outro. Até mesmo se você prefere não chamar de Deus, mas de Natureza, Lei do universo ou o que quer que seja, não faz diferença. Mas qualquer pessoa sabe que as coisas existem e acontecem.

Por isso a crença em Deus não é resultado do medo do desconhecido, ou do nosso sentimento de insignificância perante a imensidão do universo, mas uma qualidade inerente a todas as pessoas.


Muitas pessoas cometem o erro de negar aquilo que não entendem. Por exemplo, quantas pessoas você já não viu negar a vida após a morte sem nunca ter estudado nada ou feito qualquer tipo de experiência pra ter ao menos um fundamento pra afirmar isso?
 
Vi as discussões nesse tópico lá pela página 2 e 3, e um monte de gente deu palpites estranhos, e o tópico era totalmente sem graça. Mas confesso, McLaud e Bolseiro, que me surpreendi com o nível do seus comentários. Realmente estão muito bons ...

portanto temos um ponto para a probabilidade da criaçao de DEus pelo homem.

a necessidade de se sentir parte integrante de algo mair q si mesmo tb eh outro ponto.

a necessidade de ter alguem olhado por si ao inves da solidao tb eh mais um ponto.

o fatode fé pressupor a falta de questionamento eh outro ponto.


portanto temos alguns ponto contra deus existir. (qualquer forma de divindade nao so a católica)
Esse é pensamento cientista. Trabalhar com hipóteses e apontá-las para conduzir suas pesquisa, e não afirmando certezas que se tira não sei de onde.

Bom, eu tenho um pequeno comentário a fazer. Alguém falou aí que a fé é dogmática. Claro que é dogmática ... extremamente. Mas a ciência também é, pelo seguinte. A ciência é extremamente conservadora, e nela só vale o que se prova a partir de um modelo científico. Tudo que vier contra isso não é uma verdade aceita pela ciência.

Por exemplo:
A velocidade da luz não é constante. Mas isso está sendo um ó para a ciência aceitar, já que ela não aceita qualquer assim tão fácil.
 
Varatar disse:
Por exemplo:
A velocidade da luz não é constante. Mas isso está sendo um ó para a ciência aceitar, já que ela não aceita qualquer assim tão fácil.

Que bobagem, dogmática! Se você conseguir provar isso vai desbancar Einstein e será o cientista mais famoso do século XXI. Todos os cientistas desejam este título pra si ardentemente. O problema é que ou você se fundamenta com detalhes ou sai como uma bocó (fusão a frio, alguém?).

A Ciência QUER ser desbancada, ela funciona assim, mas não adianta vir com um "não quer aceitar", você precisa ter provas contundentes sobre o assunto, oras. Afirmações extraordinárias necessitam provas extraordinárias. Onde estão as suas? E sim, e eu sei de onde saiu isso. Existem indícios de que a velocidade da luz pode não ser constante no tempo por causa de alguns efeitos físicos. Porém não é a única explicação e nem de longe são conclusivas, são pesquisas incipientes.

Ou você é um Young Earth Creationist ? :uhum:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo