1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Pelo Centenário de Juan Carlos Onetti

Tópico em 'Autores Estrangeiros' iniciado por imported_Lord_Ueifoul, 17 Ago 2009.

1. De forma bastante míope, sob o desfoque estrangeiro, pode-se reduzir a literatura latino-americana a uma tendência batizada de “realismo fantástico”. Jorge Luis Borges, Gabriel García Márquez e Jorge Amado, poderiam, assim, ser colocados todos em um mesmo saco. Contrariando as expectativas mais comuns, este texto não pretende usar do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti (1909-1994) como contraponto a essa classificação por demais generalizante. Ao contrário. Será mais proveitoso fazê-lo justamente por esse prisma torto, nessa pequena homenagem ao centenário do autor.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. kika_FIL

kika_FIL Usuário

vou fazer um elogio rasgado. Adorei seu jeito de escrever! Vou buscar conhecer o autor...

3. Vida Breve, que é o principal romance dele, foi um livro que passou desaparcebido aqui no Brasil... Por isso, é muito fácil de encontrar ele por um preço mediocre... tipo 9 reais (é um livro de mais de 400 páginas)

4. kika_FIL

kika_FIL Usuário

Bom saber!!! Assim que eu me permitir entrar numa livraria novamente eu vou buscar...

5. http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=%2BA%20%2BVida%20%2BBreve%20%2BJuan%20%2BC%2E%20%2BOnetti&alvo=autor%20ou%20titulo&inicio=1&orderby=pre%E7o%20(cresc)&groupby=no&localidade=&estante=&refinar=0&memoria_queries=autor%20ou%20titulo%201v1%20%2BA%20%2BVida%20%2BBreve%20%2BJuan%20%2BC%2E%20%2BOnetti&just_remodeling=1&section=

mas eu já vi mais barato
    procura usado...

6. kika_FIL

kika_FIL Usuário

Ai meu dinheirinho da europa...heheheh

7. Meia Palavra

Meia Palavra Usuário

[align=justify]Poucos leram o uruguaio Juan Carlos Onetti (1909-1994), típico caso de escritor cujo tamanho ultrapassa em muito a divulgação que recebeu. Curioso é que, ao que parece, os poucos que o conhecem são um tanto afeiçoados à sua obra. Onetti se torna íntimo de nós, seus leitores, fazendo vibrar a superfície da nossa placidez com ondas de obsessão sem centro definido. A atmosfera onettiana envolve-nos quase ao ponto de sufocamento; bem, e que leitor obstinado não gostaria de ter a garganta afogada em palavras e silêncios, enquanto procura (geralmente em vão) algo à sua volta que lhe devolva a ilusória segurança das certezas?

A literatura de Onetti é uma provocação, é um arrebatamento, uma desilusão, um desengano. Porque nunca se pisa em terreno totalmente firme quando se anda junto a Onetti. Zonas de desconforto acolhem seus personagens, e o leitor nunca está convicto de que existam soluções que sejam mais interessantes, mais verdadeiras e mais intensas do que os próprios problemas.[/align]

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Compartilhar