• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Particionamento de HD

Beren

Wannabe Rider
aew.. eu estou afim de instalar o Linux e o WinXP na minha mákina.. só q n sei direito como proceder
para particionar o HD... me falaram q eu crio uma partição windows com 30Gb (meu HD eh de 40Gb)
e daih o resto qdo eu for usar um particionador do Linux eli arruma essis otros 10Gb pro linux,
a minha dúvida maior e mais urgente eh em relação ao windows, tipo.. eu preciso usar um disco de inicialização do WinXP para particionar e formatar o HD (pra depois instalar o WinXP) ou eu posso usar qq disco de inicialização... se eu tiver q usar um do WinXP onde crio ele?? n consegui achar =/ (estou com o XP instalado) serah q algueim pode me ajudar?????
 
Acho que a melhor coisa a fazer seria usar um disco de inicialização do do Windows 98, formatar a HD e depois usar o Fdisk para particionar.

Pssa seu e-mail que te mando o conteúdo do disco de boot.
 
Nao Jedan. Eh o contrario. Primeiro particiona, depois formata.

seguinte:

a) Use disco de BOOT de qualquer windows.

b) Digite "fdisk"

c) Delete a particao existente. Todos os arquivos e a formatacao atual inteira serao desfeitos.

d) Crie uma nova particao Primaria. Quando ele perguntar se vc quer usar todo o espaco pra particao, responda "Nao", e especifique o tamanho (30 Gb)

e) Defina a particao como "Ativa"

f) Ele vai dizer que ainda ha espaco livre no HD. Deixe assim e reinicie a maquina.

g) DEPOIS DE REINICIAR, formate a unidade.

h) Instale Windows normalmente.

i) Consiga um disco de Boot do Linux, e inicie por ele

j) Se a versao tiver instalador, abrira o cfdisk automaticamente. do contrario, execute "cfdisk"

k) Se a sua versao do linux recomendar uma particao SWAP, faca assim:

k.1) crie uma particao logica pequena (64-512 Mb)

k.2) com os cursores verticais, selecione a particao, e com os cursores horizontais selecione "type"

k.3) selecione o tipo "Linux swap"

l) Crie outra particao primaria, com o espaco restante

m) Defina ela como "Boot" - aparecerao duas particoes como "Boot": ela e a do Windows

n) Na instalacao do Linux, selecione esta para instalacao

o) Consiga um programa (como o Lilo) para selecionar o sistema operacional na inicializacao. Do contrario, o Linux sera inicializado usando-se um Disco de Boot

fonte: detalhamento baseado no Manuel, digo, manual de Carlos E. Morimoto
 
Nossa, não sabia que dava pra particionar sem formatar...
Valeu pela informação Rousoku
 
Minha dica é que esse lance de particionar na esperança sincera de não perder nada é coisa pra quem é MUITO corajoso. Das poucas vezes que tentei fazer isso com duas versões diferentes do Partition Magic em duas máquinas diferentes, travou no meio e todo o HD se perdeu. :lol:
 
Gildor disse:
Minha dica é que esse lance de particionar na esperança sincera de não perder nada é coisa pra quem é MUITO corajoso. Das poucas vezes que tentei fazer isso com duas versões diferentes do Partition Magic em duas máquinas diferentes, travou no meio e todo o HD se perdeu. :lol:


Mas é muito melhor vc Particionar com o Fdisk. EU fiz isso aqui, e já faz mais de um ano que não tenho problemas em formatar, mando todos meus arquivos que ainda estão na partição do Win para a partição secundária. nunca tive problema.
 
Soh uma coisa, o disco de inicializacao do XP nao tem "format" e "fdisk". Entao, vc tem que usar um outro disco de outro Win.

Outra coisa, alguns instaladores Linux reparticionam o HD, ou seja, vc pode diminuir (ou aumentar) o tamanho de uma particao sem perder os dados do seu HD. Soh nao lembro em qual instalacao eu vi isso... :osigh:
 
BLACK PILOT disse:
Soh uma coisa, o disco de inicializacao do XP nao tem "format" e "fdisk". Entao, vc tem que usar um outro disco de outro Win.

O meu tem :wink:
 
Jedan disse:
BLACK PILOT disse:
Soh uma coisa, o disco de inicializacao do XP nao tem "format" e "fdisk". Entao, vc tem que usar um outro disco de outro Win.

O meu tem :wink:

Eu to comecando a achar que o seu XP sempre foi diferente do meu! Desde aquele topico no jogos... hahahahahaha

Bom, eu formatei o disquete criando os arquivos para inicializacao em DOS, talvez seja por isso, se eu for no painel de controle eu devo encontrar...

No mais, teh mais
 
BLACK PILOT disse:
Soh uma coisa, o disco de inicializacao do XP nao tem "format" e "fdisk". Entao, vc tem que usar um outro disco de outro Win.

Outra coisa, alguns instaladores Linux reparticionam o HD, ou seja, vc pode diminuir (ou aumentar) o tamanho de uma particao sem perder os dados do seu HD. Soh nao lembro em qual instalacao eu vi isso... :osigh:
essi era lógicamente a primeira coisa q eu acei.. vlw msm irmãos.. acho q vo usar um pouco o winXP e depois eu instalo o Linux (kero me divertir um poco antes de começar a ver tudo em linhas de código =P ) e tipo como q se faz para escolher entre os sistemas? vo ter q dar boot sempre pelos disquetes?
 
Beren. disse:
...e tipo como q se faz para escolher entre os sistemas? vo ter q dar boot sempre pelos disquetes?

Tem um boot (o gildor pelo jeito sabe o nome) que ele pergunta qual sistema vc vai querer iniciar toda a vez q vc ligar o pc, soh nao lembro o nome...
 
BLACK PILOT disse:
Jedan disse:
BLACK PILOT disse:
Soh uma coisa, o disco de inicializacao do XP nao tem "format" e "fdisk". Entao, vc tem que usar um outro disco de outro Win.

O meu tem :wink:

Eu to comecando a achar que o seu XP sempre foi diferente do meu! Desde aquele topico no jogos... hahahahahaha

Bom, eu formatei o disquete criando os arquivos para inicializacao em DOS, talvez seja por isso, se eu for no painel de controle eu devo encontrar...

No mais, teh mais


Mas o meu disco de boot naum é do XP, é uma versão aprimorada do 98..hehe..o do XP naum tem nada.
 
sabia q tinha alguma coisa errada com esse disco.. além do + onde q c faz um disco de boot no XP sem ser kuando formata o Diskette?
 
Pega um Linux mais simples. O conectiva ou algo assim. Quanto ao particionamento do HD, o Mandrake Linux faz isso sem acabar com os dados. Tenho um Cd dele só pra formatar e particionar HDs, muito prático...
 
Beren. disse:
sabia q tinha alguma coisa errada com esse disco.. além do + onde q c faz um disco de boot no XP sem ser kuando formata o Diskette?

Putz, foi mal, pelo XP eu acho que eh soh formatando...
Eh no 98 que pode ir no painel de controle e pedir pra criar um...
 
Minha dica com relação às partições do Linux é: cuidado com esse negócio de usar a mesma partição para o root (sistema e superuser) e para os homes (áreas de usuários). É melhor colocar cada uma delas numa partição diferente, se der. Eu já tive que reinstalar algumas vezes o sistema, mas na minha área de usuária eu nunca precisei mexer *shudders*.
 
tipo sempre se perde espaço um pouco com a formatação (foi o que ouvi falar) então o melhor eh biparticionar minha parte Linux em 2 eh? e tipo.. são 10Gbs q kero deixar pru Linux dividir as 2 em 5Gb cada? q vcs acham? deixo + pro root? (afinal eh só pra aprender a mexer nu Linux e não para VIVER no Linux) ou deixo + pro User? sei lah.. instalo na partição q deixar pro root né? gracias amigos!!
 
Aí depende do que você quer fazer com o Linux. Eu uso o Linux para o trabalho, por isso prefiro não me arriscar a perder os homes e ter que reinstalar tudo a partir de backups quando precisar mexer no sistema.

Minha área para Linux é 10 Gb. Eu uso 5 Gb para o root, 4,5 Gb para os homes e o restante para o swap, isso já faz dois anos.
 
Swan... seguinte.. o problema eh q vc fala como se eu conhecesse Linux =P sabe... eu n sei kuase nada desse treco.. soh o básico de qq S.O e n sei o q eh Swap e talz.. eu chutei esse eskema de root e talz.. n sei como funciona direitinho... =) mas valew pelas infos.. qq dúvida de Linux eu pergunto no "Do You Heard About LINUX?" ou coisa assim =) obrigado
 
BLACK PILOT disse:
Beren. disse:
...e tipo como q se faz para escolher entre os sistemas? vo ter q dar boot sempre pelos disquetes?

Tem um boot (o gildor pelo jeito sabe o nome) que ele pergunta qual sistema vc vai querer iniciar toda a vez q vc ligar o pc, soh nao lembro o nome...

eu conheco o LILO (de LInux LOader)

sem ele, fica assim: sem disco de BOOT, entra no Windows. Com disco de boot, entra no Linux.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo