1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Particionamento de HD

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Beren, 23 Abr 2003.

1. Beren

Beren Wannabe Rider

aew.. eu estou afim de instalar o Linux e o WinXP na minha mákina.. só q n sei direito como proceder
    para particionar o HD... me falaram q eu crio uma partição windows com 30Gb (meu HD eh de 40Gb)
    e daih o resto qdo eu for usar um particionador do Linux eli arruma essis otros 10Gb pro linux,
    a minha dúvida maior e mais urgente eh em relação ao windows, tipo.. eu preciso usar um disco de inicialização do WinXP para particionar e formatar o HD (pra depois instalar o WinXP) ou eu posso usar qq disco de inicialização... se eu tiver q usar um do WinXP onde crio ele?? n consegui achar =/ (estou com o XP instalado) serah q algueim pode me ajudar?????

2. Silenzio

Silenzio Visitante

Acho que a melhor coisa a fazer seria usar um disco de inicialização do do Windows 98, formatar a HD e depois usar o Fdisk para particionar.

Pssa seu e-mail que te mando o conteúdo do disco de boot.

3. Vela- o Rousoku

Vela- o Rousoku Sirius Black

Nao Jedan. Eh o contrario. Primeiro particiona, depois formata.

seguinte:

a) Use disco de BOOT de qualquer windows.

b) Digite "fdisk"

c) Delete a particao existente. Todos os arquivos e a formatacao atual inteira serao desfeitos.

d) Crie uma nova particao Primaria. Quando ele perguntar se vc quer usar todo o espaco pra particao, responda "Nao", e especifique o tamanho (30 Gb)

e) Defina a particao como "Ativa"

f) Ele vai dizer que ainda ha espaco livre no HD. Deixe assim e reinicie a maquina.

g) DEPOIS DE REINICIAR, formate a unidade.

h) Instale Windows normalmente.

i) Consiga um disco de Boot do Linux, e inicie por ele

j) Se a versao tiver instalador, abrira o cfdisk automaticamente. do contrario, execute "cfdisk"

k) Se a sua versao do linux recomendar uma particao SWAP, faca assim:

k.1) crie uma particao logica pequena (64-512 Mb)

k.2) com os cursores verticais, selecione a particao, e com os cursores horizontais selecione "type"

k.3) selecione o tipo "Linux swap"

l) Crie outra particao primaria, com o espaco restante

m) Defina ela como "Boot" - aparecerao duas particoes como "Boot": ela e a do Windows

n) Na instalacao do Linux, selecione esta para instalacao

o) Consiga um programa (como o Lilo) para selecionar o sistema operacional na inicializacao. Do contrario, o Linux sera inicializado usando-se um Disco de Boot

fonte: detalhamento baseado no Manuel, digo, manual de Carlos E. Morimoto

4. Silenzio

Silenzio Visitante

Nossa, não sabia que dava pra particionar sem formatar...
    Valeu pela informação Rousoku

5. Gildor

Gildor Usuário

Minha dica é que esse lance de particionar na esperança sincera de não perder nada é coisa pra quem é MUITO corajoso. Das poucas vezes que tentei fazer isso com duas versões diferentes do Partition Magic em duas máquinas diferentes, travou no meio e todo o HD se perdeu. :lol:

6. Silenzio

Silenzio Visitante

Mas é muito melhor vc Particionar com o Fdisk. EU fiz isso aqui, e já faz mais de um ano que não tenho problemas em formatar, mando todos meus arquivos que ainda estão na partição do Win para a partição secundária. nunca tive problema.

7. black_pilot

black_pilot Usuário

Soh uma coisa, o disco de inicializacao do XP nao tem "format" e "fdisk". Entao, vc tem que usar um outro disco de outro Win.

Outra coisa, alguns instaladores Linux reparticionam o HD, ou seja, vc pode diminuir (ou aumentar) o tamanho de uma particao sem perder os dados do seu HD. Soh nao lembro em qual instalacao eu vi isso... :osigh:

8. Silenzio

Silenzio Visitante

O meu tem :wink:

9. black_pilot

black_pilot Usuário

Eu to comecando a achar que o seu XP sempre foi diferente do meu! Desde aquele topico no jogos... hahahahahaha

Bom, eu formatei o disquete criando os arquivos para inicializacao em DOS, talvez seja por isso, se eu for no painel de controle eu devo encontrar...

No mais, teh mais

10. Beren

Beren Wannabe Rider

essi era lógicamente a primeira coisa q eu acei.. vlw msm irmãos.. acho q vo usar um pouco o winXP e depois eu instalo o Linux (kero me divertir um poco antes de começar a ver tudo em linhas de código =P ) e tipo como q se faz para escolher entre os sistemas? vo ter q dar boot sempre pelos disquetes?

11. black_pilot

black_pilot Usuário

Tem um boot (o gildor pelo jeito sabe o nome) que ele pergunta qual sistema vc vai querer iniciar toda a vez q vc ligar o pc, soh nao lembro o nome...

12. Silenzio

Silenzio Visitante

Mas o meu disco de boot naum é do XP, é uma versão aprimorada do 98..hehe..o do XP naum tem nada.

13. Beren

Beren Wannabe Rider

sabia q tinha alguma coisa errada com esse disco.. além do + onde q c faz um disco de boot no XP sem ser kuando formata o Diskette?

14. João E. B.

João E. B. Usuário

Pega um Linux mais simples. O conectiva ou algo assim. Quanto ao particionamento do HD, o Mandrake Linux faz isso sem acabar com os dados. Tenho um Cd dele só pra formatar e particionar HDs, muito prático...

15. black_pilot

black_pilot Usuário

Putz, foi mal, pelo XP eu acho que eh soh formatando...
    Eh no 98 que pode ir no painel de controle e pedir pra criar um...

16. Swanhild

Swanhild Usuário

Minha dica com relação às partições do Linux é: cuidado com esse negócio de usar a mesma partição para o root (sistema e superuser) e para os homes (áreas de usuários). É melhor colocar cada uma delas numa partição diferente, se der. Eu já tive que reinstalar algumas vezes o sistema, mas na minha área de usuária eu nunca precisei mexer *shudders*.

17. Beren

Beren Wannabe Rider

tipo sempre se perde espaço um pouco com a formatação (foi o que ouvi falar) então o melhor eh biparticionar minha parte Linux em 2 eh? e tipo.. são 10Gbs q kero deixar pru Linux dividir as 2 em 5Gb cada? q vcs acham? deixo + pro root? (afinal eh só pra aprender a mexer nu Linux e não para VIVER no Linux) ou deixo + pro User? sei lah.. instalo na partição q deixar pro root né? gracias amigos!!

18. Swanhild

Swanhild Usuário

Aí depende do que você quer fazer com o Linux. Eu uso o Linux para o trabalho, por isso prefiro não me arriscar a perder os homes e ter que reinstalar tudo a partir de backups quando precisar mexer no sistema.

Minha área para Linux é 10 Gb. Eu uso 5 Gb para o root, 4,5 Gb para os homes e o restante para o swap, isso já faz dois anos.

19. Beren

Beren Wannabe Rider

Swan... seguinte.. o problema eh q vc fala como se eu conhecesse Linux =P sabe... eu n sei kuase nada desse treco.. soh o básico de qq S.O e n sei o q eh Swap e talz.. eu chutei esse eskema de root e talz.. n sei como funciona direitinho... =) mas valew pelas infos.. qq dúvida de Linux eu pergunto no "Do You Heard About LINUX?" ou coisa assim =) obrigado

20. Vela- o Rousoku

Vela- o Rousoku Sirius Black

eu conheco o LILO (de LInux LOader)

sem ele, fica assim: sem disco de BOOT, entra no Windows. Com disco de boot, entra no Linux.

Compartilhar