• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ubuntu 10.04 TLS

Finwë

Alto Oficial de Erebor
A nova versão do Ubuntu, sistema operacional baseado no kernel linux, já está disponível: http://www.ubuntu.com/getubuntu/download

Embora ainda haja alguns escorregões aqui ou ali o sistema se mostra extremamente fácil de usar, com visual elegante, interface amigável, bom suporte a hardware e integração a serviços online que até agora só eram encontrados em concorrentes como o Windows ou o Mac OS X, como um disco virtual gratuito e até mesmo uma loja de músicas. Algo muito diferente do esterótipo de "tela preta cheia de comandos estranhos" que ainda recai sobre o Linux.

O Ubuntu pode ser usado de várias formas: é possível experimentar o sistema sem instalar nada no computador, bastando "dar boot" a partir do CD de instalação (modo LiveCD), instalá-lo lado-a-lado com o Windows (via Wubi, utilitário incluso no CD), em um espaço próprio (partição) no HD ou mesmo ocupando todo o disco, como único sistema operacional da máquina.

Em relação a seus antecessores, o Ubuntu 10.04 ficou um pouquinho mais magro. A versão anterior ocupava cerca de 2.5 GB de espaço em disco, enquanto a nova ocupa aproximadamente 2.2 GB. A redução se deve a uma reorganização no pacote de software que é instalado junto com o sistema.

O resultado é um ambiente de trabalho elegante, que lembra o Mac OS X, com uma aparência mais profissional que o berrante esquema de cores anterior. Sabemos que "beleza não põe a mesa", mas também concordamos com o velho ditado que diz que "a primeira impressão é a que fica".

Quem acha o novo tema escuro demais tem à disposição uma alternativa com menus claros, batizada de "Radiance". Infelizmente para os tradicionalistas, o tema "Human" das versões anteriores do sistema não está mais presente.

O novo tema é parte de uma mudança na identidade visual do Ubuntu, que engloba um novo logo, gráficos para a tela de boot e novo projeto gráfico para publicações oficiais e embalagens (como os CDs gratuitos distribuídos através do serviço ShipIt). De acordo com a Canonical, empresa que patrocina o desenvolvimento do Ubuntu, a nova apresentação reflete valores como "precisão", "confiabilidade", "colaboração" e "liberdade".

O conceito de "pronto para o desktop" varia de acordo com o usuário, mas acreditamos que o Ubuntu 10.04 chegou lá. Um eventual migrante do Windows para o Ubuntu teria algumas dificuldades de adaptação, sem dúvida, mas mais relacionadas à mudança de velhos hábitos do que por motivos técnicos.

Já um leigo, inexperiente em qualquer um dos sistemas, se adaptaria com a mesma facilidade a ambos. Talvez com um pouco mais de facilidade ao Ubuntu, já que conceitos como a instalação de programas, atualizações de sistema ou gerenciamento de software de segurança (como antivírus) são simplificados, automatizados ou até mesmo eliminados.

Se você usa o Windows e procura uma alternativa, ou está curioso para saber o que há além do sistema de Redmond, vale a pena experimentar. Afinal, é de graça. E se já usa o Ubuntu, não há motivo para não atualizar.

Artigo completo em: http://pcworld.uol.com.br/reviews/2010/04/28/review-ubuntu-10.04/

Imagens:
Brand


Brand
 
Não sei... Ainda parece muito linux pra mim... Eles resolveram aquela parte de ter que usar console pra instalar as coisas? Criaram pacotes clicáveis de instalação?

Eu mudaria pro Linux por causa disso.

Sinceramente não tenho mais paciência para prompt de console.

Acho legal o usuário poder criar o sistema operacional, mas justamente por isso gostaria de uma versão mais estilizada. Estas fotos ainda são muito normalzinhas pra mim.

By Raphael Silvério
Windows User
 
Não sei... Ainda parece muito linux pra mim... Eles resolveram aquela parte de ter que usar console pra instalar as coisas? Criaram pacotes clicáveis de instalação?

Eu mudaria pro Linux por causa disso.

Sinceramente não tenho mais paciência para prompt de console.

Acho legal o usuário poder criar o sistema operacional, mas justamente por isso gostaria de uma versão mais estilizada. Estas fotos ainda são muito normalzinhas pra mim.

By Raphael Silvério
Windows User

Olha Raphael, ei instalei ele ontem e em dual boot com o XP. Você pode fazer quase tudo na interfase gráfica, sem precisar recorrer ao terminal (inclusive tive um problema com a placa de vídeo que foi logo resolvida, sem o terminal). Mas isso se você for ficar com o 'básico' que já é muita coisa, mas se você quiser fuçar e alterar as coisas inevitavelmente você terá que recorrer ao terminal; mas esse recurso não é um mostro, ele até que é mais intuitivo que o prompt do Windows, você se acostuma bem rápido (eu já estou a 3 meses com o Ubuntu (9.10 e agora o 10.04), e já uso o terminal para muitas coisas e acho muito mais fácil do que fazer a mesma tarefa na int. gráfica).
 
Hum... Darei uma olhada quando puder.

Estou curioso para ver como anda a velocidade e etc...

Porque da última vez me lembrava o win 3.11 ^_^

Tá forcei a amizade agora, mas realmente algo na simplicidade da interface das janelas e fontes me lembra o 3.11, O Felling saca?

By Raphael Silvério
Dbase III Codes
 
O 10.04 é, sem dúvida, mais simples e intuitivo o que os anteriores, tem um visual elegante e é bastante funcional. Eu ainda não testei jogos ripados, o que costuma ser um problema no linux, então não tem como dar uma avaliação definitiva.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo