• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

PC Sacred & Sacred Underworld - "Hack n' Slash" no melhor estilo Diablo!

Liero

Asperger
Olá,

Sou novo no fórum e apaixonado por jogos de computador, especialmente os estratégicos. Resolví postar um tópico falando desse excelente jogo de RPG para aqueles que ainda não o conhecem e gostam de histórias de mitologia e fantasia. Espero que alguém se interesse.


Sacred e Sacred Underworld:

Desenvolvido pela empresa britânica Ascaron Entertainment em 2004, Sacred é um jogo de RPG do tipo "hack n' slash", ou seja no estilo de Diablo ou Titan Quest, em que você escolhe uma classe e evolui seu personagem matando monstros, resolvendo quests e coletando ítens.
Em Sacred você tem 6 classes à sua disposição e mais 2 com a expansão Sacred Underworld. O jogo tem Heróis, NPCs, monstros e fauna em 3D, mas o ambiente é um misto de gráficos em 2D e 3D, o que reduz muito o lag, sem sacrificar a qualidade.
É facil de aprender a jogar, especialmente para quem é fã do gênero, e garante muitas horas de jogo, pois além do mapa "gigaenorme" com mais de 300 quests, a variedade de classes além da maneira diferente de evoluir garantem que você pode voltar à jogá-lo do início várias vezes para tentar outras estratégias e achar outros itens.

SinglePlayerNewCharacter.jpg


Aqui vai uma síntese das características principais que eu penso ser de maior interesse para a comunidade, espero não escrever demais para não espantar a audiência.


Trama:

Em Sacred a história começa com um Necromante chamado Shaddar,um pária da Sociedade de Magos que planeja dominar o mundo de Ancaria. Para fortalecer seus poderes ele invoca o Demônio de Sakkara, cujos poderes ele pretende usar. Contudo a invocação é mal-sucedida e o Demônio agora está livre sobre o solo de Ancaria.
Enquanto isso muito longe ao Sul, na vila de Bellevue, os povos livres lutam contra uma invasão de Orcs de Khorad-Nur, impelidos pelo maléfico culto de Sakkara. Sob as ordens do Sargento Treville, vários heróis de diferentes raças e vindos das mais distantes partes do mundo unir-se-ão se unir nessa batalha feroz onde enfrentarão ameaças de poderes mágicos, assassinato, intriga política e guerra.
Um desses heróis é você!

O Mundo de Ancaria:

Ancaria é enorme e dizê-lo não é exagero. Você começa em uma pequena vila e sai desbravando um continente gigantesco, passando por florestas tropicais, desertos escaldantes, tundras geladas, pântanos fedorentos, planícies verdejantes, montanhas rochosas, litorais, e até pelo subsolo. Nesse mundo você encontrará desde belos castelos e ruínas milenares até calabouços escuros, cemitérios e cavernas horripilantes.
Pode-se jogar por horas à fio e mesmo assim ter explorado apenas pouco mais de 1% do mapa.


800px-Fullmapzb5.jpg


Os Habitantes:

Ancaria é habitado por vários povos e raças. Humanos nas vilas e cidades do Reino do Rei Aarnum, Elfos e Dríades nas florestas de Heartland, Gigantes e Trolls nas distantes montanhas do norte, Elfos das Trevas nas ravinas sombrias de Zhurag-Nar, Orcs e Goblins nas terras poeirentas de Khorad-Nur, e inúmeras outras espalhadas pelo continente. Dentre os habitantes, também há criaturas monstruosas, bestas ferozes, plantas carnívoras ambulantes e os misteriosos mortos-vivos.
Todas as raças vivem esse momento decisivo na história em que diante do mal supremo, até mesmo aqueles que eram inimigos atrozes se unirão e atenderão o clamor de ajuda dos povos livres de Ancaria.

Humans.gif
Carnivorous%20Flower.gif
Stygian%20Elder.gif
Amazon.gif
Armored%20Louse.gif
Cerebropod.gif
Hatchet%20Crab.gif
Mohkva.gif
Blooded%20Terror.gif


Heróis:

Cada herói de acordo com raça ou classes tem sua própria história, sua motivação pessoal e inicia sua jornada em um lugar diferente. Cada um deles tem atributos próprios, estilos de combate diferentes.

Gladiator.jpg

- Gladiador:
Típico Bárbaro, o melhor lutador em combate próximo (melee), é o especialista em combate com vários tipos de armas, mas prefere o combate próximo, e possui excelentes atributos de força e vitalidade. O gladiador começa sua jornada em uma arena de lutas após se libertar de seu cruel proprietário depois de anos de servidão em combates para entretenimento público.



BattleMage.jpg

- Mago Guerreiro:
Sábio, estudioso e o expert em magias dos 4 elementos com alto poder de dano e capaz de atingir vários inimigos ao mesmo tempo, no entanto, diferente de outros magos, este também sabe manejar vários tipos de armas, embora ele prefira usá-las apenas quando absolutamente necessário. O Mago Guerreiro possui ótimos atributos de intelecto e inicia sua jornada em um "Stonehenge" depois de seu mestre lhe administrar sua última prova de qualificação como mago.



WoodElf.jpg

- Elfo Florestal:
Amante da natureza, basicamente uma Ranger (vigilante das florestas) com habilidade inigualável em combate à distância, mas isso não significa que ela não possa usar outros tipos de armas como lanças, contudo seus melhores movimentos ela efetua usando arco e flecha e invocando os poderes da natureza. A Elfa possui grande destreza e inicia sua jornada nos limites de Bellevue junto com seu companheiro renegado dos Elfos das Trevas.



DarkElf.jpg

- Elfo das Trevas:
Frio e calculista, seguindo a tradição de seu povo, ele é um Assassino nato especializado em artes marciais, com movimentos rápidos e precisos, aliado ao uso de armadilhas, lâminas envenenadas ou até mesmo desarmado, possui agilidade formidável tanto para aplicar golpes quanto para se esquivar do inimigo. Este personagem em especial começa sua jornada junto da Elfa como fugitivo de seu próprio povo por abandonar o ódio e passar lutar pelo equilíbrio.



Seraphim.jpg

- Serafim:
Enviada dos deuses, Paladina da justiça que combina habilidade em vários tipos de armas com magias derivadas da Luz, sendo ela capaz de enfraquecer e confundir seus oponentes antes de chegar perto para dar o golpe final. Com excelentes atributos mentais, ela representa a ajuda divina nesses tempos caóticos e inicia sua jornada num monastério próximo à Bellevue.



Vampiress.jpg

- Vampira:
Um dos heróis mais curiosos, ela é inicialmente uma nobre Amazona durante o dia, quando o Sol se põe vira uma Besta Necromante voraz com habilidades surpreendentes, capaz tanto de sugar a vida de seus oponentes quanto reanimar cadáveres e invocar criaturas noturnas. Na forma de Vampira ela é irrivalizável em combate próximo, e sua jornada começa no castelo abandonado de sua família depois de receber uma chance de redenção em usar seus poderes para a justiça após trilhar por anos a vereda das trevas.



Dwarf.jpg

- Anão:
Apesar da estatura baixa, é excelente guerreiro tanto com armas convencionais quanto com armas de fogo. O Anão é muito engenhoso e sabe manufaturar suas próprias armas, além de ter acesso à ítens raros devido á sua avidez. Ele inicia sua jornada depois que seu transporte voador cai no meio da floresta nos arredores de Bellevue.



Daemon.jpg

- Succubus:
O mais improvável dos heróis, a Succubus é muito forte em qualquer tipo de combate e pode sofrer transformações que lhe conferem elevado grau de adaptabilidade contra diferentes tipos de inimigo, pois ela não apenas os derrota como literalmente os manda para os Infernos com seus poderes. Antes escrava da maldade, depois de ser expulsa do submundo ela inicia sua jornada a partir de um cemitério para hostilizar e punir seus antigos mestres.


Combate:

Cada personagem possui atributos, habilidades, artes de combate.

Atributos:
São passivos e refletem as fraquezas e forças de seu personagem,e que cada um influencia em aspectos diferentes, sendo eles:

- Força
- Vitalidade
- Destreza
- Regeneração Física
- Regeneração Mental
- Carisma

Habilidades:
Definem o que seu personagem pode ou não pode fazer e a eficácia com que o faz. Elas são várias e algumas só são acessíveis por certas classes à medida que progridem de nível. Habilidades são passivas porém mais específicas do que os atributos, como por exemplo a habilidade em machado ou habilidade em magias de fogo.

Artes de Combate (Combat Arts):
Correspondem aos "skills" em outros jogos, exceto que não há mana e sim um tempo de "cooldown" (recarga) até que se possa usá-las novamente. São divididas em Magias e Movimentos Especiais. Magias são específicas de cada classes enquando os movimentos especiais são comuns de outras classes, embora elas os executem de modos diferentes e com eficácias variáveis. Por exemplo, o Ataque Múltiplo de um Gladiador executado com machado causará muito mais dano e será mais veloz do que se fosse executado com arco e flecha, ao passo que com a Elfa ocorre exatamente o oposto.

Armas:

Existem tantas escolhas de armas para seu herói, que é irresistível testar várias delas. E o jogo permite isso.

Existem vários slots (espaços reservados) para equipar armas no seu personagem (e não apenas 1 como nos outros jogos), que vão sendo acrescentados à medida que seu personagem avança de nível. Pode-se colocar arco em um slot e espada e escudo em outro e trocar de arma de acordo com a situação. Se uma arma possui excelente bônus de força e outra tem bônus de velocidade, por que não usar uma para viajar e outra para lutar? Isso é possível ao toque de um botão e sem ocupar espaço na mochila (backpack).
As opções de armas são desde as clássicas espadas e escudos, passando por machados, lanças, arcos, marretas, até armas menos convencionais como mosquetes, sais (mostrado abaixo), soqueiras e lâminas de diversos tipos. Mas a escolha de armas ás vezes é limitada de acordo com a classe do personagem, assim um Anão não pode usar arco e flecha, mas pode usar armas de fogo. O treinamento também influi, de maneira que um personagem sem treinamento específico não pode usar armas em ambas as mãos até que ele gaste pontos nessa habilidade.

weapon-sai.jpg



Itens:

Os ítens são divididos em categorias indicados pela cor em que é escrito o nome que vão de comuns, passando por mágicos e raros até os únicos e legendários, sendo os set items (ítens de coleção) os mais cobiçados por terem os bônus mais poderosos. Pode-se conseguí-los de várias maneiras:

- loot (despojos) dos inimigos mortos;
- Recompensa por completar quests
- Vasculhar lugares escondidos como pedras e moitas;
- Adquirir de Mercadores em troca de ouro;
- Negociar com outros jogadores em jogos Multiplayer.

Ainda existe a alternativa de incrustar runas e jóias em suas armas, caso possuam slots próprios para isso, pagando a um ferreiro. Esses "slots" podem ser vários e cada um deles pode ser de categoria bronze, prata ou ouro, significando um bônus adicional. Caso queira recuperar uma runa ou jóia incrustada em um ítem, isso é possível, mas apenas para uma delas, sendo as outras perdidas no processo. Isso induz o jogador a pensar com cuidado antes de sair por aí "soqueteando" ítens.

Jogabilidade:

A jogabilidade em Sacred é bem simples: escolha seu herói, equipe-se com arma e armadura, resolva quests, mate monstros, recolha o loot, entregue as quests, pegue suas recompensas, troque seu equipamento, venda o desnecessário,acumule ouro mais quests, melhore seu equipamento com runas, quests...
Embora haja muitas semelhanças, aqui vamos abordar alguma diferenças dramáticas e que acabam tornando o jogo distinto e atraente:

Skills:
Chamados em Sacred de Artes de Combate (Combat Arts), não são aprendidos em seqüência como em uma árvore (a conhecida skill tree), mas são adquiridas "lendo" runas específicas de cada classe e melhoradas da mesma forma. Pode-se adquirir tais runas de vários modos, e até trocá-las por outras runas,com um NPC especializado. Isso permite que o jogador desenvolva seu herói da maneira que bem escolher sem ficar limitado pelo nível do personagem, nem pelos chamados skill points. Teoricamente pode-se melhorar uma Arte de Combate, infinitamente, mas a desvantagem é que quanto mais poderosa, maior é o tempo de recarga até poder usá-la novamente, uma vez que não há sistema de consumo de mana em Sacred.

Montarias:
O jogador pode adquirir cavalos para montar, se assim o desejar, que além de proporcionar uma maneira mais rápida de se locomover, ainda aumentam a vitalidade e conferem outros tipos de bônus (como se fosse um item). Dependendo da classe, há a opção de desenvolver habilidade em montaria, o que torna seu cavalo uma fera combatente, caso contrário ele não passará de mero meio de transporte.

Poções:
Temos a clássica poção de cura, que pode ser usada várias vezes sem restrição, mas como não há poção de mana, estas foram substituídas por outros tipos de poção:
- Experiência: por um tempo determinado, ela aumenta a experiência adquirida em combate ao matar monstros, e é muito eficaz quando usada durante combates com monstros de nível elevado;
- Antídoto: usada quando você é envenenado seja por monstros, seja por outros jogadores, uma vez que venenos causam danos ao longo do tempo;
- Banimento: usada apenas se você for enfrentar hordas de mortos-vivos, já que ela faz com que uma vez derrotados eles não se levantem mais. Sem ela, você pode enfrentar mortos-vivos indefinidamente até que sua poções de cura se esgotem.
- Concentração: Reduzem drasticamente o tempo de recarga dos poderosos Combo Attacks

Dia e noite:
O ciclo diário é indicado pela passagem do Sol, e influem em certos aspectos de interesse: um deles é a visibilidade, que pode prejudicar se você estiver viajando, ou ajudar se você quer fazer uma emboscada. Mas o aspecto mais importante tem a ver com a Vampira, que pode sair ao Sol sob a forma humana sem ser agredida pelos raios do Sol, mas fica incomparavelmente mais forte à noite ou dentro de "dungeons" longe da luz do Sol.

Combo Attacks:
É possível pagar a um NPC chamado Combo Master para aprender a fazer um combo, ou seja, com um único clique combinar duas ou mais Artes de Combate e criar um novo e poderoso movimento aniquilador, ou então vários "buffs" em um só, ou ainda combinar várias vezes um mesmo movimento poderoso e criar um ainda mais devastador. Quanto mais poderoso o combo que você criar, tanto maior será o tempo de "cooldown".

Modo Cooperativo:
Se você acha chato vaguear sozinho por um continente tão grande, por que não convida um amigo? O suporte multiplayer permite jogar a campanha do jogo tanto em modo cooperativo começando do início, quanto um simples "Hack n' Slash" entre amigos por onde vocês quiserem.

Vários modos de Dificuldade:
Caso o jogo fique muito fácil é possível aumentar a dificuldade. Á medida que você completa um nível de dificuldade, outra é destravada com mais desafios. Em dificuldades elevadas, os monstros são mais fortes, e contrabalançando, os itens obtidos também são correspondentemente mais fortes e a chance de encontrá-los também aumenta.

Imperfeições:


Me dói muito falar dos defeitos de um jogo que eu gosto, mas de outro modo eu sinto que não estaria sendo honesto para com você que está lendo. Todos os jogos tem seus defeitos, uns mais outros menos, e espero que acreditem em mim quando digo que Sacred é um ótimo jogo, sim, mesmo com seus problemas, problemas estes que talvez tenham sido a razão de esse jogo não ter atingido o mesmo sucesso de outros do gênero. A seguir vão as reclamações mais frequentes:

- "Bugs":
A primeira versão de Sacred tem tantos “bugs” (defeitos) que é impossível não notá-los, vão desde quests impossíveis de serem completadas até NPCs que desaparecem. Alguns dos outros bugs é gráfico, outros são muito irritantes o que pode ser chato, mas não prejudica tanto a jogabilidade, A boa notícia é que a última versão do jogo, ou seja, a versão Gold, composta pelo jogo original, pela expansão Sacred Underworld e o "patch" mais recente são 99% livres de bugs perceptíveis. Portanto, caso se interesse pelo jogo, adquira a versão Gold ou pegue o jogo original + expansão e instale o último "patch" que é o 2.28 disponível no site oficial do jogo.

- Registro em Multiplayer:

Para jogar multiplayer, é preciso se registrar no sistema do desenvolvedor do jogo. Como o jogo é europeu, é muito complicado achar algum brasileiro nesses servidores. Felizmente há solução para isso vem da opção de se jogar em rede ou LAN, que não exige registro. A maioria dos jogadores brasileiros de Sacred utiliza o programa Hamachi para jogar, o que talvez explique sua ausência nos servidores europeus.

- Troca de itens entre personagens:
Infelizmente não é possível trocar ítens entre personagens na Campanha Singleplayer de Sacred. A única alternativa possível para isso é durante jogos multiplayer. A solução é exportar personagens, jogar em modo cooperativo, largar o item a ser passado, salvar o jogo, e recarregá-lo com o personagem para quem se deseja passar o item.

- Slots de Combat Arts:
O número de slots para Artes de Combate é muito limitado, iniciando com apenas um e acrescentando-se outros á medida que se avança de nível. Mas isso é compensado pelo fato de poder executá-las apenas clicando com o botão direito do mouse. Apesar disso, pode ser muito frustrante não poder ver todas as suas artes de combates á sua disposição.

- Teclas de atalho:
Não é possível editar as teclas de atalho em Sacred, e esta é de longe a maior reclamação por parte dos jogadores e o maior pecado dos desenvolvedores. É extremamente frustrante ter que dançar suas mãos pelo teclado para poder acessar as funções mais usadas durante o jogo. A resposta à isso são programas feitos por fãs que permitem editar as teclas de atalho, e que podem ser baixados em fansites.


Requisitos do sistema:


Mínimo:
Computador: Pentium III 800 MHz ou equivalente
Sistema Operacional: Windows 98/ME/2000/XP
RAM: 256 MB
Placa de Vídeo: 16 MB
Espaço no Disco Rígido: 2 GB
Leitor de CD/DVD: 4X
Software: DirectX 9.0

Recomendado:
Computador: Pentium IV 1,4 MHz ou equivalente
RAM: 512
Placa de Vídeo: 64 MB
Espaço no Disco Rígido: 2,5 GB

Mídia:

[YOUTUBE]<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/2XgJA-4Ok6s&hl=pt-br&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/2XgJA-4Ok6s&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>[/YOUTUBE]

Páginas para Consulta:

Site Oficial do Jogo: http://eng.sacred-game.com/index.php?

Site Desenvolvedor: http://www.ascaron.com/gb/gb_sacred/index.html

Fan Site (Muito bom!): http://wolfes-lair.rpgplanet.gamespy.com/SacredUnderworldHome.html

Versão Demo:

Eu pessoalmente recomendo que não se julgue a qualidade do jogo por essa versão demo, devido aos bugs já mencionados anteriormente. Mas enfim, se você quiser verificar detalhe gráfico do jogo, então tudo bem:

Download Demo (apenas 231,47 MB)

* * *

Bem, é isso! Não sei se o tópico ficou da maneira como deve, mas e eu espero que tenha sido explicativo. Eu garanto que você vai se aposentar por tempo de serviço antes de completar a campanha do jogo.
 
Última edição:
Venho Nesta, convidar voce leitor, interessado no jogo (espero ja ter baixado ou comprado) em jogar comigo pelo hamachi. Faz um tempo q procuro alguem q queira jogar, mas ate hoje num achei ninguem!
Se estiver interessado, me avise por email...
Ah! Ja tinha esquecido, a versão q estou usando é a 2.28.
Se nao comprou ou nem baixou o jogo, mas quer muito, eu recomendo.Tem os bugs, mas nada q com o tempo s acostume. Nessa versão q estou usando num tem tanto bug assim.
Pra falar a verdade ja me ferrei uma vez com esses bugs, mesmo na versão 2.28. Eu tava com um mago lvl 57 no modo Silver, estava muito feliz com ele,lindo pacas....Quando em um certo dia de sol, me acordei ja pensando: "vou terminar minhas quests, pois quero importar ele para o Underworld pra poder zerar todo o jogo!". Nesse dia deu o Bug, entrei em um dungeo, limpei ele todo, quando eu sai pra continuar com a quest principal, ela tinha sumido...E olha q eu ja estava perto do fim. Faz uns 3 anos q jogo esse jogo e nunca Terminei a campanha.
Entrei em depressão....Agora estou aqui novamente, procurando alguma companhia q queira se juntar comigo para poder zerar este jogo.....

Ah, ja ia esquecendo, meu email caso queira s juntar a mim nesta vasta campanha
ewertonalbuquerque@hotmail.com
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo