1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Novos Horizontes... Open Source...

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Alucard, 13 Jul 2005.

1. Alucard

Alucard Um completamente aleatório

Este é um texto muito legal que eu achei na internet, e estou disponibilizando na Valinor para a leitura de todos, sobre licença GLP.
    Falcon_Dark postou em seu blog a sua experiência pessoal em ter que desistir do OS/2 Warp quando a IBM descontinuou o sistema operacional, testar outras alternativas e chegar a decepcionante conclusão de que o Windows era vencedor. Mas "a natureza sempre encontra um jeito" (acho que no caso o mercado sempre encontra um jeito) e ele descobriu sistemas open source.
    Vale a pena a leitura!!!

Obs.: Para o conteúdo não ficar chato, eu não postei o texto todo. Quem quiser ler o conteúdo completo, basta dar uma olhada no site:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

Bom,
    toda experiência que tive com Linux até hoje me rendeu muito aprendizado, e na hora de desenvolver é realmente muito melhor. Tudo perfeitamente configurável e "maleável" ... Pra gerenciar recursos como memória RAM, então, é prato cheio!!
    Não conheço muitas aplicações open-source além de S.O, então, por hora eu prefiro ficar em cima do muro, até pq ñ sei bem qual o futuro do software livre e do software proprietário.

3. Alucard

O mundo Open Source tem seu próprio jeito de trabalhar com as coisas...
    Algumas pesoas acham que o linux só é usado por seus programas serem livres e, consequentemente, de graça; o que não é verdade.
    Eu não uso softwares livres porque eles são de graça, se fosse por isso, continuava usando produto pirata, como sempre fiz. Eu uso porque é bom, e muito bom.
    As pessoas falam "Linux não presta, não é compatível com nada, e os programas windows não funcionam bem no Linux, para que mudar?". Mais quantas dessas pessoas, que usam software pago realmente PAGAM pelo produto? Quantas pessoas compram um jogo original? Counter Strike, Need4Speed, Age Of Empires, etc? Ou até mesmo um programa de trabalho, como por exemplo Macromedia Studio, VB, Corel?
    Eu prefiro sim ficar tendo os meus pequenos problemas com Open Source do que ficar criticando o linux e não fazer nada para evitar o fim da pirataria...
    Os programas Open Source são, em muitos casos, bem mais evoluídos que os pagos, justamente pelo motivo de serem livres, logo, qualquer um pode usar e editar, fazer melhorias e adaptar ao seu próprio sistema de trabalho. O OpenOffice.org, por exemplo, tem desenvolvedores atuantes no mundo todo, olhando o mesmo caso de diferentes horizontes. Dessa maneira, com muitas pessoas envolvidas no projeto, sempre aparecem idéias novas, nunca imaginadas por uma pequena equuipe de desenvolvimento de programas pagos.
    O K3B, gravador de CD do KDE, foi colocado em pé de igualdade com o Nero, que é um dos melhores softwares de gravação que existêm...
    Tudo bem que tem o lado negro da força, pois muitos programas não recebem continuação, afinal, esse foi o caso principal da migração da Valinor. O phpBB não dava o suporte necessário ao site, por isso ele foi descontinuado aqui. Mas, puxa vida, ele PODE ser editado. As funcionalidades podem se agregadas à gosto, o único problema é: "PRECISAMOS DE PESSOAS QUE COMPILEM, QUE CRIEM. NÃO QUE CRITIQUEM"
    E, enquanto tivermos que enfrentar esse paradigma de que windows é a única saída para os nossos problemas, nunca teremos profissionais decentes em grande quantidade, que saibam fazer soluções inivadoras para todos os tipos de problemas, que saibam adaptar o programa à você, à sua empresa, à SUA necessidade, ao SEU micro.
    E o único SO capaz de dar essa liberdade é o Linux. E os únicos programas capazes de te oferecer essa funcionalidade são os Open Source.

4. Erulasto

Erulasto Equipe Valinor

Só uma pequena correção, a licença é GPL (GNU General Public License), GLP é "Gás Liquefeito de Petróleo" =]

Existe uma lista quase completa no Guia Livre (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
    Quanto ao destino, com o apoio de grandes empresas como IBM, HP, a popularização da adoção de SL, os incentivos governamentais, etc... acredito que teremos uma convivência dos dois modelos, eles devem atingir um ponto de equilíbrio. Não acredito que SL seja apenas uma onda. Ele já existe há 20 anos, a diferença é que virou um boom recentemente. Chega a ser hilário ver algumas soluções em SL de algumas empresas de software atuais...

Se serve de consolo, nem minha estação de trabalho, nem meu micro em casa possuem qualquer produto proprietário, seja M$ ou não. E não sinto falta. :joy:

5. Alucard

Valeu pela correção...

Agora, caramba! Legal essa lista de softwares livres... tirando o fato de que eu não consegui ver lista alguma... (tudo bem, pode ser a peça que fica entre o monitor e o encosto da cadeira :gotinha:)
    E eu também só uso linux e softwares OpenSource... Não sinto a mínima falta de usar os softwares pagos...
    Finalmente arrumei um jeito de sair para sempre da pirataria! :joy:

Última edição: 21 Jul 2005
  6. Erulasto

Erulasto Equipe Valinor

Não se preocupe, o problema não está nessa peça (talvez, em algum lugar em Brasília... :roll:)... Na página, clique na imagem "Guia Livre" em verde. Provavelmente será enviado para outra página com a mesma imagem, clique de novo :eh:... Ele deve abrir. A lista foi montada para atender as necessidades mais comuns de um usuário, focando uma migração para plataforma livre. Eu costumo dizer "completa" no sentido "atende muito bem usuários normais" e inclui algumas coisas também para usuários avançados (mas nesse quesito, ainda fica um pouco atrás).

7. Alucard

Puta que massa.... Se eu soubesse desse site eu já teria postando sobre ele antes...

Então, para evitar erros e, caso alguem esteja também interessado, o link é esse aqui:

Compartilhar