• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novos Horizontes... Open Source...

Alucard

Um completamente aleatório
Este é um texto muito legal que eu achei na internet, e estou disponibilizando na Valinor para a leitura de todos, sobre licença GLP.
Falcon_Dark postou em seu blog a sua experiência pessoal em ter que desistir do OS/2 Warp quando a IBM descontinuou o sistema operacional, testar outras alternativas e chegar a decepcionante conclusão de que o Windows era vencedor. Mas "a natureza sempre encontra um jeito" (acho que no caso o mercado sempre encontra um jeito) e ele descobriu sistemas open source.
Vale a pena a leitura!!!

Há alguns anos atrás, quando eu usava como sistema operacional principal em minha máquina doméstica um OS/2 Warp 4, em dual boot com o Windows 98, uma empresa estadounidense chamada Be Inc. desenvolvia em carater comercial um sistema operacional chamado BeOS.

Estávamos em 1999 e o desenvolvimento do GNU/Linux encontrava-se em fanca expansão e eu decidi testar uma cópia do Red Hat 6 e achei que o GNU/Linux ainda estava um pouco "cru" para minhas necessidades, e como o OS/2 me atendia muito bem dentro das limitações de meu equipamento, fiquei onde estava. Eu possuia um já defasado 586 133Mhz com 16Mb de ram onde o Warp 4 com sua interface magnífica (por causa do SOM System Object Modeling que eu ainda não vi em nenhum outro sistema operacional) ficava um pouco lento. Mas mesmo com o Windows rodando mais rápido os constantes travamentos deste (talvez por causa do péssimo hardware) me irritavam. Então eu preferia o Warp, ainda que um pouco mais lento, mas que já me permitia trabalhar o dia todo sem precisar dar boot no PC.

Na verdade minha grande briga com o Windows nem era essa, afinal eu não precisava (e nem preciso até hoje) de um sistema de alta disponibilidade em casa. Só que a conexão discada de pulso único, nas madrugadas de Sábado, exigiam um sistema que, após 40 minutos de linha ocupada do provedor, quando conectasse à internet pudesse ficar ligado sem problemas até às manhãs de Domingo. Com o Windows isso era impossível. Descobri que quando meu Warp finalmente se conectava ao provedor eu poderia abrir um Windows 3.11 e navegar com o Netscape dentro desse Windows. Assim quando o velho windows travava eu abria outra seção e não perdia a conexão.

Quando a IBM lançou o Netcape Communicator para OS/2 (sim era a IBM que fazia isso, não a Netscape) abandonei o Windows de vez e entrei no esquema que uso até hoje, de manter um Windows apenas para CAD e jogos. Quando comprei um exemplar da Revista Geek #7 veio junto um tal BeOS R5 Personal Edition. Essa versão específica do BeOS era um trial (muito parecido com os LiveCDs de GNU/Linux de hoje) que permitia que você desse o boot de um Windows para o BeOS, sem precisar instalar o Be efetivamente. O sistema todo ficava em um arquivo da partição FAT.

Impressionou-me a velocidade do sistema, e principalmente a rapidez do boot. Naquele equipamento mixuruca o BeOS estava pronto para operação em apenas 20 segundos. Isso era mesmo incrível. Mas como o BeOS não reconheceu meu modem eu continuei no velho e bom Warp 4. Mas mesmo com aquele desempenho nunca visto algo me dizia que o BeOS não daria certo e sua mantenedora, a Be Inc. não iria longe. Afinal, se a NeXT tinha afundado e a gigante IBM falhara em fazer o OS/2 ser uma alternativa viável contra o Windows porque a Be, e logo ela, conseguiria sucesso? O BeOS nem reconhecia meu modem!

Infelizmente meus presságios se confirmaram no começo de 2001 quando a Be Inc fechou as portas e vendeu sua propriedade intelectual para a Palm. Naquele mesmo ano todos os usuários de OS/2 já sabiam que não haveria versão 5 do Warp pois a IBM também desistira e eu fiz o que todo o mercado fez quando saiu o Windows XP. Eu instalei o Windows XP e aposentei meu OS/2 com uma medalha de condecoração pelos bons serviços prestados e hoje sua bela caixinha tem lugar de honra em minha prateleira.

Desde então alguns grupos na internet falam em OpenWarp, OpenOS/2, OpenBeOS e etc, mas pouco de concreto surgiu a esse respeito. Parecia então que o Windows da MS era vencedor, e que não mais surgiria um sistema para brigar com ele de igual para igual. Até no mercado corporativo as vendas de versões de UNIX perdiam força e o Windows crescia. Parecíamos caminhar apocalipticamente para um domínio total do mercado pelo produto que eu sempre considerei como o pior tecnicamente. Minha teoria de que se criássemos um produto para idiotas apenas os idiotas usariam estava se desmanchando e todos estavam indo para um mesmo caminho, como uma manada de gnus africanos que tenta cruzar um rio repleto de crocodilos famintos.

Mas a história inverteu-se exatamente graças aos crocodilos! Quando ataques virais em massa ameaçaram a internet (em 2002, se não me engano, com o RedAlert) o mercado acordou. A IBM acordou, a HP levantou, a Oracle gritou, a Novell recussitou e de súbito todas as grandes empresas do mercado se perguntaram se não seria melhor tentar outra coisa que não fosse Windows. Olharam todos para o único front de batalha que ainda resistia, os clones livres do velho UNIX. FreeBSD, OpenBSD e várias distribuições de GNU/Linux estavam ativas, tinham bom suporte e pareciam bons sistemas, faltava apenas dar à elas uma oportunidade.

A oportunidade veio, em forma de verbas de desenvolvimento, apoio profissional, contratos de parceria e atenção da mídia especializada, tudo junto. E hoje temos os BSDs (que nunca usei mas dizem que são fantáticos) vários GNU/Linuxes (que mesmo com algumas críticas por parte do pessoal dos BSDs são fantásticos) crescendo como nunca. Até o MacOS X (que é baseado em BSD) quebrou a fama dos MacOSes de serem lindos e ruins ao mesmo tempo e é citado como um sistema sólido e confiável.

Então vieram os LiveCDs, para que aqueles que tinham medo de GNU/Linux poderem testar o sistema sem instalá-lo. E agora temos um BSD em liveCD, é o FreeSBIE que pode ser baixado e usado sem que você precise instalá-lo no seu computador. Um BSD que você roda direto do CD para testar e descobrir como o Windows é deprimente. E vemos pipocar cada dia mais servidores com GNU/Linux, BSDs e outros sistemas derivados destes.

(...) (...) (...)​
Obs.: Para o conteúdo não ficar chato, eu não postei o texto todo. Quem quiser ler o conteúdo completo, basta dar uma olhada no site:

 
Bom,
toda experiência que tive com Linux até hoje me rendeu muito aprendizado, e na hora de desenvolver é realmente muito melhor. Tudo perfeitamente configurável e "maleável" ... Pra gerenciar recursos como memória RAM, então, é prato cheio!!
Não conheço muitas aplicações open-source além de S.O, então, por hora eu prefiro ficar em cima do muro, até pq ñ sei bem qual o futuro do software livre e do software proprietário.
 
O mundo Open Source tem seu próprio jeito de trabalhar com as coisas...
Algumas pesoas acham que o linux só é usado por seus programas serem livres e, consequentemente, de graça; o que não é verdade.
Eu não uso softwares livres porque eles são de graça, se fosse por isso, continuava usando produto pirata, como sempre fiz. Eu uso porque é bom, e muito bom.
As pessoas falam "Linux não presta, não é compatível com nada, e os programas windows não funcionam bem no Linux, para que mudar?". Mais quantas dessas pessoas, que usam software pago realmente PAGAM pelo produto? Quantas pessoas compram um jogo original? Counter Strike, Need4Speed, Age Of Empires, etc? Ou até mesmo um programa de trabalho, como por exemplo Macromedia Studio, VB, Corel?
Eu prefiro sim ficar tendo os meus pequenos problemas com Open Source do que ficar criticando o linux e não fazer nada para evitar o fim da pirataria...
Os programas Open Source são, em muitos casos, bem mais evoluídos que os pagos, justamente pelo motivo de serem livres, logo, qualquer um pode usar e editar, fazer melhorias e adaptar ao seu próprio sistema de trabalho. O OpenOffice.org, por exemplo, tem desenvolvedores atuantes no mundo todo, olhando o mesmo caso de diferentes horizontes. Dessa maneira, com muitas pessoas envolvidas no projeto, sempre aparecem idéias novas, nunca imaginadas por uma pequena equuipe de desenvolvimento de programas pagos.
O K3B, gravador de CD do KDE, foi colocado em pé de igualdade com o Nero, que é um dos melhores softwares de gravação que existêm...
Tudo bem que tem o lado negro da força, pois muitos programas não recebem continuação, afinal, esse foi o caso principal da migração da Valinor. O phpBB não dava o suporte necessário ao site, por isso ele foi descontinuado aqui. Mas, puxa vida, ele PODE ser editado. As funcionalidades podem se agregadas à gosto, o único problema é: "PRECISAMOS DE PESSOAS QUE COMPILEM, QUE CRIEM. NÃO QUE CRITIQUEM"
E, enquanto tivermos que enfrentar esse paradigma de que windows é a única saída para os nossos problemas, nunca teremos profissionais decentes em grande quantidade, que saibam fazer soluções inivadoras para todos os tipos de problemas, que saibam adaptar o programa à você, à sua empresa, à SUA necessidade, ao SEU micro.
E o único SO capaz de dar essa liberdade é o Linux. E os únicos programas capazes de te oferecer essa funcionalidade são os Open Source.
 
Alucard disse:
Este é um texto muito legal que eu achei na internet, e estou disponibilizando na Valinor para a leitura de todos, sobre licença GLP.

Só uma pequena correção, a licença é GPL (GNU General Public License), GLP é "Gás Liquefeito de Petróleo" =]

Varatar disse:
Não conheço muitas aplicações open-source além de S.O, então, por hora eu prefiro ficar em cima do muro, até pq ñ sei bem qual o futuro do software livre e do software proprietário.

Existe uma lista quase completa no Guia Livre (http://www.governoeletronico.gov.br/governoeletronico/index.html).
Quanto ao destino, com o apoio de grandes empresas como IBM, HP, a popularização da adoção de SL, os incentivos governamentais, etc... acredito que teremos uma convivência dos dois modelos, eles devem atingir um ponto de equilíbrio. Não acredito que SL seja apenas uma onda. Ele já existe há 20 anos, a diferença é que virou um boom recentemente. Chega a ser hilário ver algumas soluções em SL de algumas empresas de software atuais...

Se serve de consolo, nem minha estação de trabalho, nem meu micro em casa possuem qualquer produto proprietário, seja M$ ou não. E não sinto falta. :joy:
 
Valeu pela correção...

Agora, caramba! Legal essa lista de softwares livres... tirando o fato de que eu não consegui ver lista alguma... (tudo bem, pode ser a peça que fica entre o monitor e o encosto da cadeira :gotinha:)
E eu também só uso linux e softwares OpenSource... Não sinto a mínima falta de usar os softwares pagos...
Finalmente arrumei um jeito de sair para sempre da pirataria! :joy:
 
Última edição:
Alucard disse:
Agora, caramba! Legal essa lista de softwares livres... tirando o fato de que eu não consegui ver lista alguma... (tudo bem, pode ser a peça que fica entre o monitor e o encosto da cadeira )

Não se preocupe, o problema não está nessa peça (talvez, em algum lugar em Brasília... :roll:)... Na página, clique na imagem "Guia Livre" em verde. Provavelmente será enviado para outra página com a mesma imagem, clique de novo :eh:... Ele deve abrir. A lista foi montada para atender as necessidades mais comuns de um usuário, focando uma migração para plataforma livre. Eu costumo dizer "completa" no sentido "atende muito bem usuários normais" e inclui algumas coisas também para usuários avançados (mas nesse quesito, ainda fica um pouco atrás).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo