• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Papa Francisco afirma que lê e recomenda a obra de Tolkien

Rauthar Hast

Usuário
Segundo o blog italiano Inoltre, do escritor Saverio Simonelli, o recente empossado Papa Francisco já leu as obras de Tolkien e as recomenda para todos como uma boa literatura contemporanea.

Descobriu-se que além de ler Dostoevskji e Borges, o até então cardeal Bergoglio leu os livros de J.R.R.Tolkien e utilizou as obras em seus sermões, dentre eles destaca-se o sermão realizado na homelia de uma missa de páscoa em 2008:

“Na literatura contemporanea Tolkien retrata em Bilbo e Frodo a imagem do homem que é chamado a caminhar e seus heróis conhecer e aplicar, apenas andando, o drama da escolha “entre o bem e o mal”. Mas é uma luta, acrescenta ele, em que não falta a dimensão do “conforto e da esperança” . “O homem no caminho – explica – tem dentro de si a dimensão da esperança: aprofunda-se na esperança. Em toda a mitologia e nessa história ressoa o eco do fato de que o homem é um ser ainda cansado, mas é chamado ao caminho, e se não entrar nesta dimensão desaparece como pessoa e se corrompe”.

Desse ensinamento do Cardeal Argentino Bergoglio, pode-se ver que ele estava falando dos momentos de aflição de Bilbo e Frodo diante da tentação pelo uso do Um anel. Ressaltando que deve-se sempre ter a esperança e lembrar dos momentos de conforto. Esse é justamente um dos pontos chaves do Senhor dos Anéis na viagem de Frodo, em que em momentos dificeis ele se lembrava do condado e isso lhe dava esperanças para continuar a caminhada a até a Montanha e destruir o anel.

VEJA A HOMILIA COMPLETA AQUI.

Fonte
 
Última edição por um moderador:
Esse tipo de afirmativa dele será boa para quebrar alguns preconceitos daqueles religiosos xiitas que vem esse tipo de literatura como algo associado ao demo.

Afinal, se até o papa usou a obra para explicar a eterna luta do bem contra o mal e a "caminhada" de todo ser humano lutando a "boa luta" para fazer as escolhas corretas, apesar das dficuldades, sem se coromper e assim triunfar contra o mal. Poxa, se até o papa disse isso, quem é o católico que dirá o contrário?

O papa é uma figura de grande influência, sua palavra tem poder: ele diz e muitas pessoas acreditam. Que bom que ele tem se mostrado razoável e inteligente. Livre das idéias e estereótipos de quem assume o maior cargo da igreja católica sendo pressionado fortemente pela tradição da igreja.
 
Papa Francisco é fã de Tolkien

Transcrevendo notícia divulgada pela Tolkien Brasil e reproduzida aí:

É isso mesmo que você leu… O novo Papa Francisco é o primeiro representante nerd no Vaticano! Explico, segundo o blog italiano Inoltre, do escritor Saverio Simonelli, o recente empossado Papa Francisco já leu as obras de Tolkien e as recomenda para todos como uma boa literatura contemporânea.

Descobriu-se que além de ler Dostoevskji e Borges, o até então cardeal Bergoglio leu os livros de J.R.R.Tolkien e utilizou as obras em seus sermões, dentre eles destaca-se o sermão realizado na homilia de uma missa de páscoa em 2008:

“Na literatura contemporânea Tolkien retrata em Bilbo e Frodo a imagem do homem que é chamado a caminhar e seus heróis conhecer e aplicar, apenas andando, o drama da escolha “entre o bem e o mal”. Mas é uma luta, acrescenta ele, em que não falta a dimensão do “conforto e da esperança” . “O homem no caminho – explica – tem dentro de si a dimensão da esperança: aprofunda-se na esperança. Em toda a mitologia e nessa história ressoa o eco do fato de que o homem é um ser ainda cansado, mas é chamado ao caminho, e se não entrar nesta dimensão desaparece como pessoa e se corrompe”.

(Clique aqui e veja a Homilia completa)

Desse ensinamento do Cardeal Argentino Bergoglio, pode-se ver que ele estava falando dos momentos de aflição de Bilbo e Frodo diante da tentação pelo uso do Um anel. Ressaltando que deve-se sempre ter a esperança e lembrar dos momentos de conforto. Esse é justamente um dos pontos chaves do Senhor dos Anéis na viagem de Frodo, em que em momentos dificeis ele se lembrava do condado e isso lhe dava esperanças para continuar a caminhada a até a Montanha e destruir o anel.

Muito legal, não? Agora só nos basta esperar e torcer para ver mais menções a obra de Tolkien em seus sermões como papa.

Bem que eu fui com a cara dele, a começar pelo nome escolhido...:cheers: "Francisco", pra mim, é sempre bom augúrio

Quem quiser se aprofundar no tipo de analogia aludida pelo Papa pode checar aí, tá em inglês, mas melhor discussão disso online praticamente não há.

Mythic Truth

Uma excelente e mais sucinta análise dos mesmo temas em castelhano

Um outro ainda mais sintético e (glória!!) em português.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo