• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Oscar Wilde

pode ser...
naum vou falar sobre o "dominio" sobre a Irlanda...
mas, o q eu quero falar é sobre o preconceito q ele sentiu, pq quando ele era vivo naum foi aclamado como um escritor britânico ou inglês, melhor dizendo.
acho q essa naum é a finalidade do Fórum.. e sim falar de literatura... desculpem qualquer coisa...
beijinho
:clap:
 
:eek:

e não estamos discutindo Literatura?

Oscar Wilde durante o apogeu foi aclamado na Inglaterra. Com ele não funciona a história do "pobre coitado que só teve a obra reconhecida depois de morto". O que aconteceu sim, é que depois do escândalo com o Bosie (nesse tempo ele já tinha lançado boa parte dos seus trabalhos), ele foi marginalizado. Mas antes disso a sociedade britânica não só o aceitava, como suportava ( :mrgreen: ) todas as suas esquisitices.
 
discutir um pouco da vida dele, pode até ser considerado "discutir literatura", mas eu estava falando em relação ao britânico/irlândes... falar sobre fatores da obra são mais divertidos... acho eu. :?
 
desculpe, até você comentar sobre a aceitação dele pela sociedade britânica as pessoas estavam discutindo a obra :wink:
 
Voltando na pg 2 vc pode encontrar um comentário de um participante "Melkor", ele estava falando sobre a vida dele.. foi a isso q eu respondi... ou melhor tentei colocar uma opinião...
 
Se você acha que falar dos fatores da obra são mais importantes do que discutir a vida do autor, porque não usou o comentário dele como ponte para comentar algo sobre a obra em si?

E sim, para se fazer um estudo da obra do autor é necessário (note que não estou dizendo fundamental) conhecer sobre sua vida também, embora Wilde tenha dito uma vez que "O valor de uma idéia não tem nada a ver com a sinceridade do homem que a expressa". Por isso falar sobre o autor de certa forma é discutir Literatura também.

Isso porque não se pode negar que quando um escritor conta uma história, ele usa seu próprio conhecimento de mundo, o que inclui o modo como ama, como vê as pessoas, seus conceitos de moral, etc. Assim, não dá para separar vida do autor do estudo de sua obra.

Mas se você prefere falar sobre a obra... ok, vamos lá. Por muito tempo achei que Wilde tinha se inspirado em Bosie para criar o Dorian Gray. A questão é que lendo uma biografia de Wilde descobri que ele lançou O Retrato de Dorian Gray após ter conhecido Bosie.

Eu ligava Dorian a Bosie pela questão da inocência que Dorian tinha até conhecer Lord Henry. Achava que na verdade, ao seu modo, Wilde se colocava na pele de Henry (mostrando um novo mundo para Bosie). Sendo essa possibilidade descartada, fico com o que o próprio Wilde disse certa vez:"Basil Hallward é o que penso que sou. Henry Wotton é como as pessoas pensam que sou. Dorian é com gostaria de ser em outra idade."
 
eu naum falei q naum acho a vida importante.. apesar de meus professores de Literatura falarem tanto q naum se deve se prender à vida do autor e sim a obra... pq nem sempre o q ele pensa ou como ele é, é o q ele escreve. Eu gosto de conhecer a vida dos autores, e claro q é discutir literatura, até o periodo histórico influi nas obras... e história é tb literatura... apesar de eu achar q podemos separar sim, vida e obra.. de um certo modo...
 
Ganhei um exemplar de "O retrato de Dorian Gray". Minha exposa comprou e me deu de presente. Foi ótimo. Eu tinha um desses. Emprestei e nunca mais reavi. Agora posso matar a saudade quando quiser.
 
Eu li contos, dos quais não lembro o nome, de um livro que tenho muito antigo. São belos e te prendem pra ler até o final.
Queria ler O Retrato de Dorian Grey, pelo que dizem deve ser um clássico, tanto que ouvi falarem bem.


Pronto! Editei e agora está certo.
 
Última edição:
Talvez até seja um best-sellers mais o importante é que o livro é muito bom mesmo. Boa sorte com a leitura.
 
Disse best seller, pois, desde que foi lançado deve ter vendido milhares e milhares de cópias, se eu muito não me engano essa é principal caracteristica de um best-seller.
 
a principal característica de um best-seller é um livro que é feito justamente para ser o mais vendido. tipo o código da vinci. encaixar clássicos nessa definição está errado principalmente porque os clássicos contam com algo que os livros mais recentes não contam: tempo de existência.
 
a principal característica de um best-seller é um livro que é feito justamente para ser o mais vendido. tipo o código da vinci. encaixar clássicos nessa definição está errado principalmente porque os clássicos contam com algo que os livros mais recentes não contam: tempo de existência.

Tudo bem.
É que eu não sabia, mas também sai falando o que não sabe não é muito correto.
Valeu pelo toque.
 
a principal característica de um best-seller é um livro que é feito justamente para ser o mais vendido. tipo o código da vinci. encaixar clássicos nessa definição está errado principalmente porque os clássicos contam com algo que os livros mais recentes não contam: tempo de existência.

Na hora nem me toquei, mas agora eu pensei:
O livros são feitos pra serem o mais vendidos possiveis. O autor quer que ele chegue ao maior número possível de pessoas. Exceto o Kafka. Sendo assim a definição não me parece muito acertada.
 
Oscar Wilde é um dos meus favoritos!Adoro como ele consegue fazer frases de efeito com tanto.....EFEITO!:D
O meu livro favorito é de longe,O Retrato de Dorian Gray,mas marcou a a minha infancia O princípe feliz(e outros contos).
 
Na hora nem me toquei, mas agora eu pensei:
O livros são feitos pra serem o mais vendidos possiveis. O autor quer que ele chegue ao maior número possível de pessoas. Exceto o Kafka. Sendo assim a definição não me parece muito acertada.

O conceito de "venda" de livro que se tem hoje em dia não é o mesmo do período do Wilde, para começar. Indo mais além, o que eu quis dizer é: best seller é livro para o "povão", livro que não tem grandes pretensões literárias, mas comerciais. O conceito de "mais vendido" que utilizei ficou claro agora para você?
 
Eu nunca li nenhum livro dele mas vi uma série de contos baseados na obra dele na tv, eram uns contos que tinham um final trágico mas eram legais, e graças as recomendações daqui estou interresado na obra dele e vou ver se consigo juntar um dinheirinho pra comprar O Retrato de Dorian Grey que pelo visto e um dos melhores livros.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo