• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Oscar Wilde

Leif disse:
Bem, o nome do conto e' o Fantasma de Canterville e nao de Canterbury e este e', na minha opiniao, um dos melhores contos que ja' li de autoria de Oscar Wilde.

O Fantasma de Canterville é marcante mesmo. Até hoje quando vejo manchas nas paredes lembro desse conto, hihihi... Os contos do Wilde são interessantes pq sempre têm uma lição de moral... mas é de um jeito cru, não sei explicar ao certo. Não tem necessariamente aquela coisa de "final feliz". É só ver o caso do "O Rouxinol e a Rosa"... termina assim:

- Que coisa tola é o amor! - disse o Estudante, enquanto se afastava. - Não tem a metada da utilidade da Lógica, pois não prova nada, e fica sempre dizendo a todo mundo coisas que não vão acontecer, fazendo com que acreditemos em coisas que não são verdade. Enfim, não é nada prático e, como hoje em dia ser prático é importante, vou voltar à Filosofia e estudar Metafísica.

8O

uia!

editado: Lord Henry, bem vindo!! :mrgreen:
 
Eu já li uma reunião "Os melhores contos de OW" e "O Retrato de DG"

Não me lembro o nome do conto que tem um beija flor (era beija flor mesmo?) que se mata pra dar o vermelho pra rosa... Esse é FANTÁSTICO!! Cheguei a chorar lendo esse conto... realmente formidável, como Oscar Wild sempre é...
 
O retrato de Dorian Gray - Dúvida

(PS: não recomendo esse post para quem não leu o livro)


Acabei de ler esse magnífico livro e tenho uma dúvida, talvez seja meio idiota e todos menos eu saibam a resposta, ou talvez seja aquelas coisas deixadas pro leitor imaginar, mas.... O que aconteceu entre Allan Campbell e Dorian Gray? Tiveram um caso ou o que?
 
Kitsune, será que vc poderia me indicar em quais passagens há referência sobre o Allan Campbell? Eu li o livro de cabo a rabo um monte de vezes e para mim isso passou batido, eu realmente não lembro dele :osigh:
 
Novamente aviso, contém informações sobre o livro, não leia se você não quer estragar surpresas!

---------------------------

Ana, Allan é o amigo dele. Não é explicado muito bem, só é dito que eles eram muito amigos antigamente e deixa claro que houve uma briga séria, daí quando ele mata Basílio ele chama Allan pra destruir o corpo do pintor e ele se recusa dizendo que não tem nada mais a ver com a vida de Dorian, então Dorian escreve num papel algo e mostra pro Allan, então esse fica assustado e faz o que Dorian pede, como se fosse uma chantagem. Mais tarde Allan se suicida...
Só diz isso, alguém tem idéia do que houve e o que estava escrito no papel?
 
Realmente o Retrato de Dorian gray é fantástico!
vejo este livro como uma crítica ao modo de vida da Inglaterra naquela época... todos os Lords fofocando, sugando as mamas da "rainha", etc etc etc
 
Hadagast disse:
Realmente o Retrato de Dorian gray é fantástico!
vejo este livro como uma crítica ao modo de vida da Inglaterra naquela época... todos os Lords fofocando, sugando as mamas da "rainha", etc etc etc

Sim, claro que há a crítica a sociedade da época... aliás, isso é uma constante nos trabalhos do Wilde. A questão é que acredito que o maior enfoque da peça seja a questão da vaidade humana e da maldade. O retrato é uma alegoria, faz a gente pensar: como estaria nosso retrato hoje?
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Hadagast disse:
Realmente o Retrato de Dorian gray é fantástico!
vejo este livro como uma crítica ao modo de vida da Inglaterra naquela época... todos os Lords fofocando, sugando as mamas da "rainha", etc etc etc

Sim, claro que há a crítica a sociedade da época... aliás, isso é uma constante nos trabalhos do Wilde. A questão é que acredito que o maior enfoque da peça seja a questão da vaidade humana e da maldade. O retrato é uma alegoria, faz a gente pensar: como estaria nosso retrato hoje?

Realmente o puro Dorian Gray foi corrompido pelo lorde henry, como aquele cara, o pintor, disse. entao acho que ao lado da vaidade e da maldade está a possibilidade do ser humano em se corromper (ou ser corrompido)...
quanto ao meu retrato, acredito ser aquela metamorfose ambulante como todos os loucos, ou nao.
 
Quanto ao Dorian ter sido corrompido, acho que tem muito daquele trecho, sobre as influências. O Lord Henry dizia:

“Não existe influência boa. Toda influência é imoral, porque influenciar uma pessoa é dar-lhes a própria alma. Ela já não pensa com seus próprios pensamentos nem sente suas próprias paixões. Suas virtudes não são reais para ela. Seus pecados, se existem tais coisas, são emprestados. Torna-se o eco da música de outra pessoa.”

Ou seja, os pecados de Dorian são ecos dos pecados de Henry (e aqui a gente se pergunta: teria ele continuado sempre puro ou ele já tinha o mal dentro de si, sendo que este foi apenas despertado por Henry?).

*Joy ainda devendo uma resposta ao Melkor, o inimigo da luz :oops: *
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Do coração mesmo, é o Retrato de Dorian Gray, que me apresentou ao Wilde e, quem leu sabe do que eu estou falando.. o Lord Henry é FANTÁSTICO!
Realmente, ele é o diabo em pessoa... Algumas frases q me marcaram:
"Só os espíritos futéis não julgam pelas aparências. O verdadeiro mistério do mundo é o visível, não o invisível."
"Há uma fatalidade ontra as coisas boas. São tomadas demasiado tarde."
"Devemos absorver o colorido da vida e não aguardar na memória as suas minúciaas. As minúcias são sempre vulgares. O único encanto do passado é ser passado"


Ex Sub-Zero disse:
bom.... eu lih dorian gray....
tp... eh uma historia legalzinha. ..
no começo vc acaba achando q todos os homens envolvidos sao gays !!!
um AMA o otro.... tipo.sei lah
bom.mais a historia ate q tem sentido e da pra leh......
eh bom ...
o final eh o problema..tp. vc na metade do livre ja sabe o q vai acontecer....
vc sabe q o dorian vai acaba quebrando o quadro e virando velho e os cambal..
:?
Eu tb achei q eles eram gays, no começo quando ele ficam falando q um é lindo e o outro é aquilo... Mas na verdade, o q me confundiu é q eu sabia que tinha um gay na história, mas não sabia q era o proprio autor... Apesar do livro ser um pouco sacado é um otimo livro, ainda mais com a filosofias do Henry... Nossa, acho q eu li esse livro na hora certa, pq falava td o q eu pensava sobre a beleza (quem falou foi o henry), mas q depois foram desmentidas pelo futuro do Gray... Entenderam?
 
Todo mundo deve achar que os personagens são gays no começo. Quando descreve o Dorian eu fiquei pensando que o Oscar colocou muito da essencia dele no livro, hehehehe.
Flando nisso, o que vocês acham do que fizeram com ele?
Eu acho racismo do puro e do nojento. Proibiram os livros dele, prenderam ele... Porque? Ah, porque ele era gay...
Eu li a história da vida dele e não acreditava nisso, não acreditava como o homem foi, é e provavelmente vai ser preconceituoso.

PS: Joy, ainda não esqueci da resposta que vc me deve! ^^
 
Ei, eu to brincando, não vai ler o livro de novo só pra dar a resposta, hehehehehe
^^
Só to te enchendo o saco, afinal, pelo jeito não sou só eu que não sei ^^
 
wilde e preconceito

Ele era Irlandes, enquanto vivo e banido era só isso... depois de morto e quando suas obras ficaram famosas virou um escritor Universal, em qualquer Enciclopédia se vê como um escritor Britânico...
fala sério...
adoro Wilde, principalmente os contos. Principe Feliz é a coisa mais linda q existe e O pescador e sua alma é a história de amor mais linda q já li..
beijinhos
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo