• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Os que bebem como os cães" (Assis Brasil)

Diva

Usuário
Os que bebem como os cães foi escrito por Francisco de Assis Almeida Brasil em 1975, ano em que a obra ganhou o Prêmio Nacional Walmap.

O romance [...] narra a estória de Jeremias, um preso que sofreu lavagem cerebral e perdeu a memória. Sem saber o motivo de sua prisão, tenta se adaptar à rotina torturante do cárcere, em condições subumanas. Algemado dentro de uma cela, com as mãos para trás, recebe uma sopa com droga, para que não tenha consciência do tempo. Para tomá-la, abaixa-se e sorve-a, igualmente a um cão. No pátio da cadeia, local do banho, observa o comportamento dos outros presos, que gritam os nomes de seus entes queridos e, por esta ousadia, são punidos pelos guardas com mordaça. Com o passar do tempo, os presos cometem suicídio esfregando os pulsos num muro da prisão, acontecimentos que fazem com que, aos poucos, o personagem se lembre de sua identidade e de sua vida antes de ser preso.
Fonte

Estou lendo esse livro agora e achei que seria interessante abrir um tópico para discuti-lo com quem já tenha lido ou venha se interessar a ler. É um livro que, apesar de pequeno, é indigesto de se ler por causa da atmosfera claustrofóbica e repetitiva. Para se ter uma ideia os capítulos são estruturados em ciclos: A Cela, O Pátio, O Grito, que se repetem ad infinitum, dando a sensação a quem lê de perda total da noção do tempo. É uma das experiências literárias mais tensas que já tive.

Este livro prova como os militares da ditadura eram obtusos. Sim, porque só isso explica como um texto com esse conteúdo possa ter passado pela censura.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo