• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os "encoxadores": abusos sexuais no transporte público

o caso reportado é de um homem que pegou no pinto de outro homem, não de mulher se esfregando.
é pq tenho ctza que tem uns caras que adoram. sério. pego muito ônibus no horário de pico em SP, e olha que já vi umas coisas de umas moças e tias que olha... complicado.
deve ser o equivalente de inter II no horário de pico. quer dizer, pelo menos quando ainda só tinha a opção sem ou só com uma articulação, quando veio a com duas articulações eu não sei, porque aí eu já tinha jurado nunca mais passar fome em toda a minha vida num inter II no horário de pico na minha vida*
ainda acho que não se compara ao sistema de transporte publico de SP no horário de pico.
Não que todas as linhas de onibus fiquem superlotadas, mas aquelas que estão, e ai falamos de 80%+, a situação para ficar caótia seria melhora.
não tem espaço e continua entrando pessoas. já tive de sair do onibus e esperar outros 2 da mesma linha passarem para eu conseguir levemente apertado pq não dava.

essa condição de superlotação só piora o esfrega esfrega.
 
não duvido.
bem mais comum história das tia se esfregando de proposito que você imagina. )=

é pq tenho ctza que tem uns caras que adoram. sério. pego muito ônibus no horário de pico em SP, e olha que já vi umas coisas de umas moças e tias que olha... complicado.

Por que você insiste e fica repetindo isso?
Você quer dizer que os homens são frágeis e também sofrem com assédio? É isso?

E não quero nem saber que tipo de ônibus você pega porque ó, vou te contar, nunca vi isso de mulher (tiazinha ou não) ficar fazendo essas coisas em homens. =/
 
Metrô vai processar Transamérica por propaganda de "xavecar a mulherada" em trem lotado http://huff.to/1h9eYg8
Eu acho que não não vai conseguir nada, mas bota propaganda inoportuna, hein? Não sei se foi burrice ou trollagem.

Por que você insiste e fica repetindo isso?
Você quer dizer que os homens são frágeis e também sofrem com assédio? É isso?

E não quero nem saber que tipo de ônibus você pega porque ó, vou te contar, nunca vi isso de mulher (tiazinha ou não) ficar fazendo essas coisas em homens. =/
Eu acho que ele está dizendo que homens dificilmente vão reclamar de encoxamentos. Seja por que gostaram ou porque não querem ser taxadas de viados. Mas isso é culpa da nossa cultura machista.
 
Última edição:
Não consigo abrir o link aqui no trabalho...
Processar pelo quê? o_O
 
Não consigo abrir o link aqui no trabalho...
Processar pelo quê? o_O
Por conta da propaganda. Vou deixar aqui a reportagem.

Notícia disse:
Metrô vai processar Transamérica por propaganda de "xavecar a mulherada" em trem lotado

O Metrô de São Paulo afirmou que vai processar a Rádio Transamérica por causa da propaganda que afirma que
"trem lotado é bom pra xavecar a mulherada"
. O spot foi condenado nesta terça-feira (25) por usuários das redes sociais, sobretudo pela transmissão em um momento que se discutem as 'encoxadas' no transporte público e a necessidade de punir os molestadores.

"O Metrô informa que vai processar a rádio Transamérica FM pelo uso indevido e sem aprovação de seu nome em inserção testemunhal veiculada em programa da emissora. Nem o Metrô nem a agência Nova SB, a qual a companhia encomendou campanha sobre obras de expansão da rede metroviária, foram informados de que tal conteúdo seria veiculado pela rádio Transamérica. O Metrô reitera que repudia o conteúdo veiculado pela rádio Transamérica", diz nota do Metrô enviada nesta noite ao Estadão.

LEIA MAIS: Em meio a operação contra assédio, propaganda do metrô estimula "xavecos"

A propaganda, atribuída pela rádio ao Metrô, causou grande polêmica nas redes sociais ao falar sobre a lotação do sistema. "Pra (sic) falar a verdade, até gosto do trem lotado, é bom pra xavecar a mulherada, né, mano?", diz a peça.

O Metrô nega que tenha autorizado a rádio a veicular o anúncio com tal informação. Sustenta que a rádio foi orientada a "mostrar a modernidade do Metrô de São Paulo e explicar que a lotação nos horários de pico acontece em todas as grandes cidades do mundo".

A rádio havia informado ao Estado, por telefone, que a inserção tinha autorização prévia da companhia. A emissora foi procurada para comentar o processo, mas sua assessoria não havia atendido os telefonemas até o final da noite desta terça-feira.

Leia nota oficial da Rádio Transamérica, publicada ontem:

Em nota, esclarece a Rádio Transamérica de São Paulo Ltda. que o personagem Gavião é caricato e humorístico, restando claro que o testemunhal amplamente apontado tem o exclusivo intuito de entreter e divertir o público ao passar informações úteis sobre os serviços de transporte público.

Em nenhum momento o texto incentiva atitudes lascivas, pois de forma alguma faz qualquer alusão a qualquer tipo de violência ou abuso sexual. O personagem ao empregar o termo “xavecar a mulherada”, se refere única e exclusivamente à paquera, sinônimo da antiga conhecida cantada que de fato pode persuadir ou aproximar pessoas, formando ou não casais, conduta licita que acontece naturalmente na vida cotidiana em qualquer lugar com grande circulação de pessoas.

Lamentavelmente, o testemunhal foi veiculado concomitantemente com a grande incidência das ocorrências de abusos sexuais e atentados ao pudor ocorridos nas linhas de transporte público, fato absolutamente condenável com o qual a emissora jamais seria complacente.

Contudo, mesmo certa da inexistência de ligação entre o testemunhal feito pelo personagem Gavião e as ocorrências de atentados ao pudor ocorridas nas linhas de transporte púbico, ato no qual o agente sequer troca uma palavra com suas vítimas, mostrando-se também totalmente contrária a esse tipo de conduta que infelizmente acomete grande número de cidadãos diariamente, inibiu a emissora o tema em sua programação.
 
Você quis dizer, "cultura marxista"? Concordo.
isso foi uma metáfora para dizer que cultura machista é uma coisa tão errada que até tem que ser escrita de maneira errada. :dente:

Mas, esquecendo a tremenda batata gramatical, tu concorda que são os motivos que eu citei que levam os homens a não reclamarem de encoxamento realizado por mulheres?
 
Última edição:
tipo qualquer dia né?

Sim, todo dia
Agora o cenário das linhas azul e verde só tem a muvucar ainda mais, pois logo logo será inaugurado o prolongamento da linha lilás cruzando com essas duas linhas na Sta Cruz e Chac. Klabin respectivamente e aí teremos um novo incremento de público vindo de bairros mais distantes nelas. Andar sentado será cada vez mais difícil.
 
Por que você insiste e fica repetindo isso?
Você quer dizer que os homens são frágeis e também sofrem com assédio? É isso?

E não quero nem saber que tipo de ônibus você pega porque ó, vou te contar, nunca vi isso de mulher (tiazinha ou não) ficar fazendo essas coisas em homens. =/


Vamos criticar comportamentos, não gêneros.
 
Vamos criticar comportamentos, não gêneros.

Sim, senhor moderador.

anyway.gif
 
Passado o tempo entre o meu post e a sua resposta, imagino que tenha assistido o vídeo "na diagonal". Ou então já viu então. Deve ser isso.

Aliás, não estou moderando, mas opinando. Pode fazer o mesmo. Sinta-se a vontade. : )
 
  • Haha
Reactions: Pim
Passado o tempo entre o meu post e a sua resposta, imagino que tenha assistido o vídeo "na diagonal". Ou então já viu então. Deve ser isso.

Aliás, não estou moderando, mas opinando. Pode fazer o mesmo. Sinta-se a vontade. : )

Não você não "opinou" você "determinou" como se soubesse a verdade suprema sobre a vida, o universo e tudo o mais e ainda por cima respondendo uma questão que fiz a outro usuário.
E note que risquei o "moderador" por que na verdade nenhum moderador atualmente faz isso que você fez, determinar: "vamos discutir isso, não aquilo".

E só pra constar, comecei a assistir o vídeo e achei que não tem nada a ver com o assunto do tópico, por isso não continuei.
 
  • Triste
Reactions: Tek
Ué, você disse que "nunca vi isso de mulher (tiazinha ou não) ficar fazendo essas coisas em homens" e perguntou se "os homens são frágeis e também sofrem com assédio". Embora o vídeo não seja sobre encoxadas, é sobre um outro tipo de violência que os homens também sofrem.

Eu apenas sugeri que parece mais razoável falar sobre comportamentos errados do que tratar o problema como um "mal do gênero masculino".

Enfim.

--

Ah - e espero que o Omykron não tenha ofendido por eu ter respondido algo que você perguntou pra ele. Whatever, né?
 
Ué, você disse que "nunca vi isso de mulher (tiazinha ou não) ficar fazendo essas coisas em homens" e perguntou se "os homens são frágeis e também sofrem com assédio". Embora o vídeo não seja sobre encoxadas, é sobre um outro tipo de violência que os homens também sofrem.

Eu apenas sugeri que parece mais razoável falar sobre comportamentos errados do que tratar o problema como um "mal do gênero masculino".

Enfim.

--

Ah - e espero que o Omykron não tenha ofendido por eu ter respondido algo que você perguntou pra ele. Whatever, né?

Ah, você apenas sugeriu.
Puxa, que fofo. :gotinha:


Vamos criticar comportamentos, não gêneros.

É.
Todo jeito de "sugestão" mesmo.
 
Uma senhora já pegou na minha bunda. Reclamei pra colocá-la em seu lugar. Fim da história.

Espero que aqui não encontremos gente que diga que a tendência à violência sexual é inerente ao gênero masculino. Sempre vou pelo lado do a) ato premeditado, ou b) parafilia, ambos ocorrendo independente de gênero. Contudo, a discussão começou por abuso sexual às mulheres sendo promovido em redes sociais. Chamo a atenção para um fato aqui: alguém viu um fórum ou comunidade propondo "encoxar" homens? Não digo mencionando isso, mas propondo, idealizando com todas as palavras. O abuso sexual ao gênero masculino, seja por outros homens ou mesmo por mulheres, é um tema complicado porque existe um princípio não-declarado de que "homem que é homem" deve resolver por conta própria, deve ser macho. E isso você recebe desde cedo pela educação familiar e social - e vide que isso também é notado pelos movimentos feministas. No entanto, estatisticamente falando esse tipo de violência ao gênero masculino não é divulgado em tamanha proporção como o feminino, talvez pelo sentimento de vergonha. Só que as mulheres decidiram tomar a vanguarda e denunciar mesmo. Não fossem os dados alarmantes de violência de gênero - porque sim, a questão ainda envolve dinâmica de gêneros no meio social -, não teríamos nem delegacia da mulher - e que pode atender homens, também - e nem Lei Maria da Penha - que, ei, também serve para homens! Logo, vamos parar de frescura, ok? Homens também são vítimas? São. Mas aceitem: não tanto quanto mulheres. Mesmo assim, por que não reivindicar uma sociedade justa de tratamento igualitário para ambos? Qual é a dificuldade nisso?
 
Olha povo, ficar levando as coisas para o lado pessoal não ajuda em nada o debate. É meio chato. Ainda mais em um tópico dessa importância.

E antes que alguém diga que eu estou moderando, (e eu tenha que mandar tomar naquele lugar), eu gostaria de dizer que, como membro do fórum, eu tenho o direito de falar o que eu penso, até que um moderador de verdade me sugira que é hora de parar.
 
eu acho que tudo no final das contas é tudo reflexo do velho pensamento machista, até nossa surpresa pelo abuso sofrido pelos caras. o problema aí é que se o cara reclama, ele é "viado". porque "macho que é macho tem mais é que se aproveitar se mulher se esfrega" etc. aí o que acontece? os homens ficam quietos, não contam para ninguém o que rola e ficamos com a impressão de que homem não sofre abuso. mas caramba, agora homem é obrigado a gostar? do mesmo jeito que achamos uma invasão da nossa intimidade, por que não é para eles? é porque homem tem que ser pegador?

se começarmos a querer medir quem sofre mais com esse tipo de situação, perdemos o foco: apontamos nossa atenção para as vítimas, quando deveríamos estar é procurando alternativas para melhorias do transporte coletivo. tarado tem em tudo que é canto, vc vai numa balada e vai ter babaca achando que pode meter a mão na sua bunda só porque está respirando o mesmo ar que você. o lance é que é a lotação dos vagões que permite que esse tipo de gente possa agir e sair de boa, sem que ninguém nem perceba que tem cara que chega até a gozar nas gurias.
 
nao é questão de medir quem sofre mais. o problema é não se revoltar quando falam que homem também sofre assédio. e teve uma reação negativa no forum quando falaram isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo