• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os elfos comem...

Duvido muito. Os elfos não são tão diversos em seus costumes e pensamentos.
 
Duvido muito. Os elfos não são tão diversos em seus costumes e pensamentos.

mas possuem diferenças de gosto, isso nao se pode negar, desde que os quendi se dividiram em eldar e avari e depois em vanyar, noldor e teleri etc... fika claro que desenvolvem gostos diferentes, claro nao tao diferentes, mas nada que nao possa significar gostos alimentares diferentes... :wink:
 
Vegetarianismo não é gosto alimentar, é ideológico. Os elfos nesse ponto parecem bem coesos.
 
Nao vejo problema algum nos elfos nao serem vegetarianos...
Eu tambem nao vejo nenhum problema nisso, começando pelo fato de que eu nao sou vegetariana, apenas nao gosto de carnes vermelhas mais se for o caso eu como tb.
Eu abri esse topico querendo saber se eles comiam por necessidade ou por prazer eu nunca disse que acho errado comer carne porque realmente nao acho! :wink:
 
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
É uma questão muito simples.
Os elfos são seres vivos e, como seres vivos, ele têm que comer. Simples assim. :wink:

Isso já foi exclarecido fearuin, eles comem porque precisam realmente mais convenhamos que eles sao seres vivos um tanto quanto diferentes né começando pela "imortalidade"... se eles sao "imortais" talvez nao precisacem comer por necessidade logo, nao é uma questao tao obvia a ponto de se dizer comem e pronto entendeu?

Digo imortais entre aspas pelo fato de morrerem de certas formas
 
Vegetarianismo não é gosto alimentar, é ideológico. Os elfos nesse ponto parecem bem coesos.

tah mas em diversos pontos as diferentes "tribos" (nao encontrei a palavra que queria usar) acabam tendo em alguns pontos ideias diferentes, claro concordo que eles eram coesos ideologicamente, mas essas "tribos" ao meu ver podem ter adquirido a"ideologia" diferente em termos de gosto alimentar... ateh por questao de localizaçao e tals... entao o habito alimentar vira um costume... questao de cultura, assim como a lingua e note q essas "tribos" adquiriram linguas diferentes...
portanto, hehe nao me convenceu acho q eles poderiam ter diferentes "ideologias alimentares"... :wink:
 
*Guinevere* disse:
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
É uma questão muito simples.
Os elfos são seres vivos e, como seres vivos, ele têm que comer. Simples assim. :wink:

Isso já foi exclarecido fearuin, eles comem porque precisam realmente mais convenhamos que eles sao seres vivos um tanto quanto diferentes né começando pela "imortalidade"... se eles sao "imortais" talvez nao precisacem comer por necessidade logo, nao é uma questao tao obvia a ponto de se dizer comem e pronto entendeu?

Digo imortais entre aspas pelo fato de morrerem de certas formas

Os elfos só são imortais no sentido de que seus espíritos nunca deixam Arda, ao contrário dos Homens; só isso. Morrer eles morrem, assassinados ou de uma grande tristeza. Os elfos, inclusive, envelhecem; de forma extremamente lenta, é verdade; "envelhecem com o Mundo", mas envelhecem (mesmo que mantenham aparência jovem). Eles têm corpos vivos, e corpos vivos têm necessidades como descanso e alimentação; eu considero, portanto, uma questão simples em decorrência disso. :wink:
 
Os elfos só são imortais no sentido de que seus espíritos nunca deixam Arda, ao contrário dos Homens; só isso. Morrer eles morrem, assassinados ou de uma grande tristeza.
Foi o que eu disse em meu post que vc mesmo citou!!! Olha ai em baixo com letrinhas menores...eu digo exatamente isso! :wink:
Eles têm corpos vivos, e corpos vivos têm necessidades como descanso e alimentação; eu considero, portanto, uma questão simples em decorrência disso.
É apartir do memonto em que vc considera que os corpos vivos deles tem as mesmas funções dos corpos dos mortais, que a alma imortal deles nao influencia em nadinha esse corpo a questão é simples
 
É apartir do memonto em que vc considera que os corpos vivos deles tem as mesmas funções dos corpos dos mortais, que a alma imortal deles nao influencia em nadinha esse corpo a questão é simples
acho q a questao eh por ai... na minha opiniao, como eu imagino, eh que a imortalidade deles nao influencie no corpo fisico, no que diz respeito a comer e assim adquirir energia pra realizar tarefas...
 
*Guinevere* disse:
Os elfos só são imortais no sentido de que seus espíritos nunca deixam Arda, ao contrário dos Homens; só isso. Morrer eles morrem, assassinados ou de uma grande tristeza.
Foi o que eu disse em meu post que vc mesmo citou!!! Olha ai em baixo com letrinhas menores...eu digo exatamente isso! :wink:

Eu sei que você disse; foi só pra dar continuidade ao pensamento que eu falei isso.

Eles têm corpos vivos, e corpos vivos têm necessidades como descanso e alimentação; eu considero, portanto, uma questão simples em decorrência disso.
É apartir do memonto em que vc considera que os corpos vivos deles tem as mesmas funções dos corpos dos mortais, que a alma imortal deles nao influencia em nadinha esse corpo a questão é simples

A influência da alma imortal reside no fato dos elfos não serem acometidos por doenças comuns e seus corpos conseguirem agüentar o "peso" do envelhecimento de Arda; ou seja, o próprio poder inerente aos espíritos élficos.

Disso para a não-necessidade de comida é um passo gigantesco.

Biologicamente, os corpos de elfos e homens são praticamente idênticos. O que os diferencia é principalmente o seu espírito. Proteínas, minerais, vitaminas; tudo isso é necessário e os elfos precisam de comida e bebida para obter; eles não são criaturas autótrofas.
 
*Guinevere* disse:
É apartir do memonto em que vc considera que os corpos vivos deles tem as mesmas funções dos corpos dos mortais, que a alma imortal deles nao influencia em nadinha esse corpo a questão é simples

Não se está desconsiderando a influência da alma élfica. Sabe-se que ela é bastante influente, tornando os elfos mais fortes e resistentes, mas o corpo é biológico e quase igual ao humano, portanto há necessidade biológica. Portanto de alimento.

lordpas disse:
tah mas em diversos pontos as diferentes "tribos" (nao encontrei a palavra que queria usar) acabam tendo em alguns pontos ideias diferentes, claro concordo que eles eram coesos ideologicamente, mas essas "tribos" ao meu ver podem ter adquirido a"ideologia" diferente em termos de gosto alimentar... ateh por questao de localizaçao e tals... entao o habito alimentar vira um costume... questao de cultura, assim como a lingua e note q essas "tribos" adquiriram linguas diferentes...
portanto, hehe nao me convenceu acho q eles poderiam ter diferentes "ideologias alimentares"...

Mas sendo que a moral élfica é basicamente religiosa, e que todos os clãs foram instruídos por ainur, a religião daria origem à uma ideologia muito semelhante entre todos os clãs.
 
A influência da alma imortal reside no fato dos elfos não serem acometidos por doenças comuns e seus corpos conseguirem agüentar o "peso" do envelhecimento de Arda; ou seja, o próprio poder inerente aos espíritos élficos.
Ai sim vc ta explicando, vc tem 100% de certeza disso? se tiver a questao ta fechada, comem porque precisam e pronto ... mais a galera ja jogou argumentos suficientes provando que eles comem por necessidade.
Disso para a não-necessidade de comida é um passo gigantesco.

Se vc pensar nem tanto né? porque pelo fato deles nao serem acometidos por doesnças ja é uma prova de que eles nao sao 100% biologicamente iguais aos homens, mesmo assim eles ainda podem morrer de outras causas como ja discutimos , ai vem outra questao:

Sera que eles precisavam se alimentar com a mesma frequencia que os mortais?

Biologicamente, os corpos de elfos e homens são praticamente idênticos. O que os diferencia é principalmente o seu espírito. Proteínas, minerais, vitaminas; tudo isso é necessário e os elfos precisam de comida e bebida para obter; eles não são criaturas autótrofas.
Isso pode ser uma resposta :wink:

Lembrei agora, ainda tem a questao do sono elfico, eles nao precisam dormir como os homens precisam? Pelo menos rolam os boatos por ai de que nao. Entao talvez nao precisem se alimentar com tanta frequencia como os homens, eu sei la ta ficando muito complexo isso :lol:
 
Lembrei agora, ainda tem a questao do sono elfico, eles nao precisam dormir como os homens precisam? Pelo menos rolam os boatos por ai de que nao. Entao talvez nao precisem se alimentar com tanta frequencia como os homens, eu sei la ta ficando muito complexo isso :lol:
 
Elfos vegatarianos seria impossívekl por 2 motivos: primeiro pq a própria Yavanna tinha mais preocupação c/ as plantas justamente pq ñ podiam se defender e segundo pq numa época medieval a carne é nessessária p/ suprir proteina, e repor energia q só c/ vetetais ñ dá, imagina passar as gds batalhas comendo só folha
Lembrei agora, ainda tem a questao do sono elfico, eles nao precisam dormir como os homens precisam? Pelo menos rolam os boatos por ai de que nao. Entao talvez nao precisem se alimentar com tanta frequencia como os homens, eu sei la ta ficando muito complexo isso
Eu já ouvi que os elfos podem dormir de olhios abertos e N~tenho certeza + acho que Lágolas dormiu correndo no caminho p/ Rohan, só que ñ tenho mais detalhes :oops:
 
O sono élfico é amostra de que os elfos são mais fortes que os humanos, exatamente pela ação dos fear. Como os elfos são mais resistentes eles podem resistir mais tempo sem descanso, enquanto suas mentes descansam pelos caminhos, "sonhando" acordados.

Bom, mas aí podem perguntar se o mesmo espírito não poderia fornecer energia ao corpo de forma que precisasem de menos alimento. Eu não diria que pode ser assim, pois, além de não termos indícios disso (que eu conheça), encaro a maior força dos corpos dos eldar como sendo ação da sub-criatividade dos espíritos. A sub-criatividade não é energia, mas sim capacidade de moldar. O espírito moldaria o corpo com sua sub-criatividade. Mas sub-criatividade só molda, não move.
 
O sono élfico é amostra de que os elfos são mais fortes que os humanos, exatamente pela ação dos fear. Como os elfos são mais resistentes eles podem resistir mais tempo sem descanso, enquanto suas mentes descansam pelos caminhos, "sonhando" acordados.

Bom, mas aí podem perguntar se o mesmo espírito não poderia fornecer energia ao corpo de forma que precisasem de menos alimento. Eu não diria que pode ser assim, pois, além de não termos indícios disso (que eu conheça), encaro a maior força dos corpos dos eldar como sendo ação da sub-criatividade dos espíritos. A sub-criatividade não é energia, mas sim capacidade de moldar. O espírito moldaria o corpo com sua sub-criatividade. Mas sub-criatividade só molda, não move.

tah... tdu bem... concordo.. mas cita ai os indicios, fikei curioso hehe... tah ficando interessante...

eu acredito q apesar de tdu, eles tinham necessidade de comida... talvez de maneira diferente, sei lah, qtu a quantidade e tal... (jah viram elfo gordo??? hehehe) :mrgreen:
 
:think: Eu não consigo nem imaginar um elfo gordo. :mrgreen:

Ringil Æ disse:
Bom, mas aí podem perguntar se o mesmo espírito não poderia fornecer energia ao corpo de forma que precisasem de menos alimento. Eu não diria que pode ser assim, pois, além de não termos indícios disso (que eu conheça), encaro a maior força dos corpos dos eldar como sendo ação da sub-criatividade dos espíritos. A sub-criatividade não é energia, mas sim capacidade de moldar. O espírito moldaria o corpo com sua sub-criatividade. Mas sub-criatividade só molda, não move.
Certamente. O espírito não é energia, então como poderia passar energia ao corpo?
Mas, pensando dessa maneira, poderia se dizer que os elfos podem moldar seus corpos para "administrarem" melhor a energia obtida com os alimentos, não? (Evitando assim o acúmulo de gordura? :mrgreen:)

Podemos pensar tb em situações extremas. Sem alimento nenhum, quem duraria mais: um elfo ou um homem? (Eu não sei a resposta, mas intuo que seja o elfo...)
 
lordpas disse:
tah... tdu bem... concordo.. mas cita ai os indicios, fikei curioso hehe... tah ficando interessante...

Indícios de que o espírito molda o corpo? Bom, é uma suposição, baseado em que os corpos élficos e humanos são praticamente idênticos, e que o domínio do corpo do fea sobre o corpo é que faz os élficos mais fortes. Eu só supus que esse domínio se expressa pela forma de sub-criatividade, que é a única forma que o espírito tem de moldar a matéria, ainda que nos demais casos esse uso necessite do próprio corpo.

Na Carta 153 há isso:

"Elfos e Homens são evidentemente em condições biológicas uma raça, ou eles não poderiam criar e produzir descendência fértil"

E no Leis e Costumes há isso:

"Realmente, nos seus primeiros dias, a morte vinha mais facilmente, pois seus corpos eram então pouco diferentes dos corpos dos homens, e o domínio de seus espíritos sobre seus corpos menos completo.

Este domínio era, apesar de tudo, em qualquer época maior do que já foi entre os homens. Desde o início, a principal diferença entre os elfos e homens está no destino e na natureza de seus espíritos. Os fëar dos elfos eram destinados a habitar Arda por toda a vida de Arda, e a morte da carne não anulava este destino. Seus fëar eram tenazes por causa da vida "na vestimenta de Arda", e de longe excediam os espíritos dos homens em poder sobre esta "vestimenta", mesmo desde os primeiros dias, protegendo seus corpos de muitas enfermidades e agressões [tais como doenças], e curando-os rapidamente de ferimentos, de modo que eles recuperavam-se de ferimentos que mostravam-se fatais aos homens."

http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Tolkien/Textos/Carta153_01.htm

http://forum.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=65&o=1

Elentari R* disse:
Mas, pensando dessa maneira, poderia se dizer que os elfos podem moldar seus corpos para "administrarem" melhor a energia obtida com os alimentos, não? (Evitando assim o acúmulo de gordura? )

É possível, provável, até. Mas não creio que haja muitos apoios literais para se afirmar isso. Mas também deve se lembrar que os elfos eram não-caídos, e portanto dificilmente cometeriam o pecado da gulo constantemente. Portanto elfo gordo realmente devia ser raro. :)

Podemos pensar tb em situações extremas. Sem alimento nenhum, quem duraria mais: um elfo ou um homem? (Eu não sei a resposta, mas intuo que seja o elfo...)

Apostaria tudo no elfo. Eles eram muito resistentes. Mas isso não necessariamente dependeria do aproveitamento do alimento. Na verdade, elfos talvez até precisassem de mais alimento, uma vez que são fisicamente maiores, mais fortes e com maior atividade mental.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo