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Os cem melhores filmes brasileiros de todos os tempos

Tópico em 'Cinema' iniciado por Clara, 28 Nov 2015.

  1. Clara

    Clara O^O Usuário Premium

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    "Limite" (1931), de Mário Peixoto

    De acordo com com o ranking da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (
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    ), que contou com a participação de 100 críticos e jornalistas especializados do país, “Limite”, o único longa-metragem dirigido por Mario Peixoto e apresentado pela primeira vez em 1931, é o melhor filme brasileiro de todos os tempos.

    Em segundo lugar aparece “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), de Glauber Rocha, um dos filmes mais importantes do movimento do Cinema Novo. “Vidas Secas”, de Nelson Pereira dos Santos, baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos, lançado em 1963, fecha o pódio brasileiro, na terceira posição.

    O levantamento da Abraccine é o ponto de partida do livro “Os 100 Melhores Filmes Brasileiros”, que será lançado em 2016, pela editora Letramento, primeiro de uma série de publicações coordenada pela entidade. O livro reunirá ensaios de cada um dos filmes mais votados, escritos pelos principais críticos de cinema do país.


    Curiosidades


    O filme mais antigo da lista é justamente o que o ocupa o topo do ranking, “Limite”, lançado em 1931, seguido por “Ganga Bruta” (1933), de Humberto Mauro, na 24ª colocação, e “O Cangaceiro” (1953), de Lima Barreto, 64.º lugar no cômputo geral.

    A obra mais recente listada entre os 100 melhores é “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, apresentada nesse ano. “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra, exibida em 2013, aparece na 60.ª posição. Mesmo ano de “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, o 73.º mais votado.

    O paranaense “Estômago” (2010), de Marcos Jorge, aparece em 74.º lugar.
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    1. Limite (1931), de Mario Peixoto

    2. Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha

    3. Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos

    4. Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho

    5. Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha

    6. O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerla

    7. São Paulo S/A (1965), de Luís Sérgio Person

    8. Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles

    9. O Pagador de Promessas (1962), de Anselmo Duarte

    10. Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade

    11. Central do Brasil (1998), de Walter Salles

    12. Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981), de Hector Babenco

    13. Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado

    14. Eles Não Usam Black-Tie (1981), de Leon Hirszman

    15. O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho

    16. Lavoura Arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho

    17. Jogo de Cena (2007), de Eduardo Coutinho

    18. Bye Bye, Brasil (1979), de Carlos Diegues

    19. Assalto ao Trem Pagador (1962), de Roberto Farias

    20. São Bernardo (1974), de Leon Hirszman

    21. Iracema, uma Transa Amazônica (1975), de Jorge Bodansky e Orlando Senna

    22. Noite Vazia (1964), de Walter Hugo Khouri

    23. Os Fuzis (1964), de Ruy Guerra

    24. Ganga Bruta (1933), de Humberto Mauro

    25. Bang Bang (1971), de Andrea Tonacci

    26. A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1968), de Roberto Santos

    27. Rio, 40 Graus (1955), de Nelson Pereira dos Santos

    28. Edifício Master (2002), de Eduardo Coutinho

    29. Memórias do Cárcere (1984), de Nelson Pereira dos Santos

    30. Tropa de Elite (2007), de José Padilha

    31. O Padre e a Moça (1965), de Joaquim Pedro de Andrade

    32. Serras da Desordem (2006), de Andrea Tonacci

    33. Santiago (2007), de João Moreira Salles

    34. O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969), de Glauber Rocha

    35. Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro (2010), de José Padilha

    36. O Invasor (2002), de Beto Brant

    37. Todas as Mulheres do Mundo (1967), de Domingos Oliveira

    38. Matou a Família e Foi ao Cinema (1969), de Julio Bressane

    39. Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), de Bruno Barreto

    40. Os Cafajestes (1962), de Ruy Guerra

    41. O Homem do Sputnik (1959), de Carlos Manga

    42. A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral

    43. Sem Essa Aranha (1970), de Rogério Sganzerla

    44. SuperOutro (1989), de Edgard Navarro

    45. Filme Demência (1986), de Carlos Reichenbach

    46. À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964), de José Mojica Marins

    47. Terra Estrangeira (1996), de Walter Salles e Daniela Thomas

    48. A Mulher de Todos (1969), de Rogério Sganzerla

    49. Rio, Zona Norte (1957), de Nelson Pereira dos Santos

    50. Alma Corsária (1993), de Carlos Reichenbach

    51. A Margem (1967), de Ozualdo Candeias

    52. Toda Nudez Será Castigada (1973), de Arnaldo Jabor

    53. Madame Satã (2000), de Karim Ainouz

    54. A Falecida (1965), de Leon Hirzman

    55. O Despertar da Besta – Ritual dos Sádicos (1969), de José Mojica Marins

    56. Tudo Bem (1978), de Arnaldo Jabor (1978)

    57. A Idade da Terra (1980), de Glauber Rocha

    58. Abril Despedaçado (2001), de Walter Salles

    59. O Grande Momento (1958), de Roberto Santos

    60. O Lobo Atrás da Porta (2014), de Fernando Coimbra

    61. O Beijo da Mulher-Aranha (1985), de Hector Babenco

    62. O Homem que Virou Suco (1980), de João Batista de Andrade

    63. O Auto da Compadecida (1999), de Guel Arraes

    64. O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto

    65. A Lira do Delírio (1978), de Walter Lima Junior

    66. O Caso dos Irmãos Naves (1967), de Luís Sérgio Person

    67. Ônibus 174 (2002), de José Padilha

    68. O Anjo Nasceu (1969), de Julio Bressane

    69. Meu Nome é... Tonho (1969), de Ozualdo Candeias

    70. O Céu de Suely (2006), de Karim Ainouz

    71. Que Horas Ela Volta? (2015), de Anna Muylaert

    72. Bicho de Sete Cabeças (2001), de Laís Bondanzky

    73. Tatuagem (2013), de Hilton Lacerda

    74. Estômago (2010), de Marcos Jorge

    75. Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), de Marcelo Gomes

    76. Baile Perfumado (1997), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira

    77. Pra Frente, Brasil (1982), de Roberto Farias

    78. Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (1976), de Hector Babenco

    79. O Viajante (1999), de Paulo Cezar Saraceni

    80. Anjos do Arrabalde (1987), de Carlos Reichenbach

    81. Mar de Rosas (1977), de Ana Carolina

    82. O País de São Saruê (1971), de Vladimir Carvalho

    83. A Marvada Carne (1985), de André Klotzel

    84. Sargento Getúlio (1983), de Hermano Penna

    85. Inocência (1983), de Walter Lima Jr.

    86. Amarelo Manga (2002), de Cláudio Assis

    87. Os Saltimbancos Trapalhões (1981), de J.B. Tanko

    88. Di (1977), de Glauber Rocha

    89. Os Inconfidentes (1972), de Joaquim Pedro de Andrade

    90. Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1966), de José Mojica Marins

    91. Cabaret Mineiro (1980), de Carlos Alberto Prates Correia

    92. Chuvas de Verão (1977), de Carlos Diegues

    93. Dois Córregos (1999), de Carlos Reichenbach

    94. Aruanda (1960), de Linduarte Noronha

    95. Carandiru (2003), de Hector Babenco

    96. Blá Blá Blá (1968), de Andrea Tonacci

    97. O Signo do Caos (2003), de Rogério Sganzerla

    98. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006), de Cao Hamburger

    99. Meteorango Kid, Herói Intergalactico (1969), de Andre Luis Oliveira

    100. Guerra Conjugal (1975), de Joaquim Pedro de Andrade (*)

    101. Bar Esperança, o Último que Fecha (1983), de Hugo Carvana (*)

    (*) Empatados na última colocação, com o mesmo número de pontos.
    ===============================================================

    Filme brasileiro é complicado pra mim, confesso que tenho preconceito sim, embora tenha me desapontado poucas vezes quando resolvi assistir algum filme brasileiro que não seja badalado, elogiado e aquela coisa toda "Cidade de Deus".

    "Limite" (assim como "Deus e o Diabo...") por exemplo é daqueles filmes que ouvi falar trocentas vezes, mas nunca bateu curiosidade suficiente para assistir.
    E olha que já assistí cada lixo estrangeiro por pura curiosidade, acho que já passou da hora de eu dar uma chance pros brasileiros.
    Vamos ver se crio vergonha e assisto alguns desses menos badalados da lista.

    7. São Paulo S/A (1965), de Luís Sérgio Person

    8. Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles

    11. Central do Brasil (1998), de Walter Salles

    12. Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981), de Hector Babenco

    13. Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado

    29. Memórias do Cárcere (1984), de Nelson Pereira dos Santos

    39. Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), de Bruno Barreto

    42. A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral

    61. O Beijo da Mulher-Aranha (1985), de Hector Babenco

    63. O Auto da Compadecida (1999), de Guel Arraes
     
    • Ótimo Ótimo x 2
  2. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Nossa! Eu não lembro desse filme, Limite, dos detalhes dele, mas lembro que achei chato.

    Aqui tem muito filme bom, nós é que temos síndrome de vira-kata. Junto com nosso hábito de só assistir filme da Globo Filmes e generalizar..
     
  3. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    Os que eu vi:

    2. Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha

    5. Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha

    8. Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles

    11. Central do Brasil (1998), de Walter Salles

    30. Tropa de Elite (2007), de José Padilha

    63. O Auto da Compadecida (1999), de Guel Arraes

    71. Que Horas Ela Volta? (2015), de Anna Muylaert

    72. Bicho de Sete Cabeças (2001), de Laís Bondanzky

    73. Tatuagem (2013), de Hilton Lacerda

    85. Inocência (1983), de Walter Lima Jr.

    95. Carandiru (2003), de Hector Babenco


    Na boa, excluiria 63 - prefiro a minissérie ao filme - e o 95 - achei que a quebra do filme para testemunhos sobre o Massacre enfraqueceu-o - um problema semelhante com Olga, de Monjardim, em que uma narração pega o público de surpresa.

    Com relação aos dez primeiros, eu gostei da lista principal: é uma mistura da influência expressionista alemã sobre o cinema brasileiro (Limite) com o Cinema Novo (os filmes de Glauber e mesmo o de Person - embora muitos discutam se Person é Cinema Novo ou não), a Retomada (Cidade de Deus) e a narrativa experimental dos documentários (Cabra Marcado para Morrer).
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  4. fcm

    fcm Visitante

    Só vi esses


    8. Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles
    11. Central do Brasil (1998), de Walter Salles
    30. Tropa de Elite (2007), de José Padilha
    35. Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro (2010), de José Padilha
    63. O Auto da Compadecida (1999), de Guel Arraes
    87. Os Saltimbancos Trapalhões (1981), de J.B. Tanko
    95. Carandiru (2003), de Hector Babenco

    Mas é bom saber que alguns livros bons foram transformados em filmes por aqui e quem sabe um dia eu correr atrás disso.
    Gostaria de saber de um site que dá pra marcar uma wishlist de filmes tipo o Skoob.
     
  5. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Não gosto de filmes brasileiros. Acho muito chatos...
     
  6. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    É um problema de estética pós-Cinema Novo - eu mesmo assisti parte de Dois Córregos e queria afogar o Reichenbach nesses córregos por esse aí! Também tem a turma Globo Filmes que faz filme-extensão de programa de TV ou adaptação com atores gritando histéricos achando que estão numa peça de teatro. Podemos então resumir o problema de duas maneiras: uma pseudo-intelectualidade que não consegue sair de seu lugar comum e acha que ainda vive em Maio de 1968 ou a produção puramente comercial que nem precisa do cinema pra sobreviver. É f***!

    Mas há ótimos filmes, apesar desse monte de m****.

    Já tentou o Filmow?
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    PS 1: Apesar de ser crítico do roteiro (parcialmente) irregular do Poyart - algo que ocorre mesmo em Terra em Transe, aliás -, 2 Coelhos deveria estar nessa lista: há uma audácia estética que justificaria a inclusão desse filme. Tiraria Dois Córregos daí.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Clara

    Clara O^O Usuário Premium

    Tipo os filmes com Fabio Porchat e o Leandro Hassum?
    Se prestigiar o cinema brasileiro é assistir isso, tô fora!
    Fico puta que os cinemas exibem esses filmes semanas a fio enquanto que os filmes bacanas, quando exibidos, ficam uma semana apenas em cartaz e geralmente dublados.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  8. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    É o monopólio Globo Filmes que o Kleber Mendonça Filho comentou - claro que há de se pensar em público e bilheteria, mas p****, acho injusto uma produtora ou distribuidora controlar grande parte do circuito. Mas isso eu ainda consigo engolir, o problema é que nem no circuito alternativo os filmes conseguem durar. :tsc:

    Aliás, ainda não vi O Som ao Redor, mas fiquei chocado que pouquíssimas salas aqui de São Paulo abriram espaço para um filme que foi considerado um dos 10 melhores de 2012 ao redor do mundo. (E eu acho que Hoje eu Quero Voltar Sozinho só teve uma boa divulgação nas redes de cinema porque o diretor soube fazer propaganda dele pelo Facebook, sem contar os prêmios internacionais.)

    Aliás, 2 Coelhos estreou em pouquíssimas salas, mas acabou ganhando maior espaço graças ao boca-a-boca.
     
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  9. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Pô não tem nenhum filme dirigido por Ody Fraga, Neville d' Almeida e Deni Cavalcanti nessa lista?
    Não gostei :lol:
     
    • LOL LOL x 1
  10. adrieldantas

    adrieldantas Relax and have some winey

    Bom mesmo é Cinderla Baiana...

    NOT.
     
    • LOL LOL x 2
  11. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    Um clássico que se antepõe à demagogia populista. :lol:

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    • LOL LOL x 3
  12. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Assim como o Filmow, lembrado pelo Bruce, eu recomendaria o IMDb. É em inglês, mas é mais completo. Tem muito filme/série que não tem no Filmow. Seria como comparar o Skoob com o Goodreads (pra livros).
     
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  13. Sentinela

    Sentinela .............

    Só de ver Carandiru nessa lista eu já desanimo... Um filme que mais parece uma minissérie da Globo compactada em 2h não nem merece aparecer, mesmo que seja no final.

    Falando sério, não acho que o cinema brasileiro mereça uma lista de 100 melhores filmes. No máximo uma lista de 50 melhores, aí dá pra manter uma qualidade razoável.
     
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  14. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    lembrar de Cinderela,de fábulas..

    Bom mesmo era "Histórias que nossas babás não contavam" :mrgreen:
     

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