• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os 5 magos...

Kyo disse:
Não, não, Gandalf não era o mais poderoso originalmente, sendo Saruman o detentor desse titulo.. somente depois dos eventos ocorridos no Senhor dos Anéis é que o Gandalf tem seu poder elevado e supera o poder de Saruman.

De fato, Saruman era o mais poderoso inicialmente, mas todos os Valar sabiam que Gandalf era o mais sábio desde o início e que Saruman era ambicioso demais.
 
"Os 'outros dois' vieram muito mais cedo, provavelmente ao mesmo tempo que Glorfindel, quando os assuntos se tornaram muito perigosos na Segunda Era. Glorfindel fora enviado para auxiliar Elrond e foi (embora nada tenha sido dito) proeminente na guerra em Eriador. Mas os outros dois Istari foram enviados com um propósito diferente. Morinehtar e Romestano. Assassino da Escuridão e Auxiliar do Oeste. Suas tarefas eram driblar Sauron: levar ajuda às poucas tribos de Homens que se rebelaram contra a Adoração a Melkor, provocar rebelião... e após sua primeira queda procurar seu esconderijo (no qual falharam) e causar dissensão e confusão no Leste escuro... Eles devem ter tido uma grande influência na história da Segunda e Terceira Eras em enfraquecer e confundir as forças do Leste... que, de outra forma, tanto na Segunda quanto na Terceira Era teriam... sobrepujado o Oeste".

Esse é um trecho de uma carta que Tolkien escreveu em 1972.
 
O "Contos Inacabados" é um livro pra quem realmente tem interesse na Obra de Tolkien, porque na minha opinião ele é um livro bem pesado. Você já leu o Silma, Burgul?? Acho melhor começa por aí. Já acho pesado, mas o "Contos" é só pra quem realmente gostou e se interessa pelo mundo de Tolkien!! Abraço!!
 
Bem Eu Realmente nao Esperava que esse topico fosse perdurar por tanto tempo :lol: Vlw Mesmo A Todos... Continuem Dando Suas Ideias Sobre Os MAgos :)
 
no contos inacabados ele fala um negocio muito legal , ele diz q os magos azuis forampara o leste e se corromperam criando seitas de magia q se estenderiam por longas eras ... claro isso é mais uma ipotese , mas eu acho legalll :D
 
É possível, mas veja esse trecho da mesma carta escrita em 1972:

"(...)Morinehtar e Romestano. Assassino da Escuridão e Auxiliar do Oeste. Sua tarefa era driblar Sauron: levar ajuda às poucas tribos de Homens que se rebelaram contra a Adoração a Melkor, provocar rebelião... e após sua primeira queda procurar seu esconderijo (no qual falharam) e causar dissensão e confusão no Leste escuro... Eles devem ter tido uma grande influência na história da Segunda e Terceira Eras em enfraquecer e confundir as forças do Leste... "

Porém no Contos ele fala "Se eles permaneceram no leste, perseguindo seus propósitos pelos quais foram enviados, ou morreram, ou foram apanhados por Sauron e se tornaram seus servos, não é sabido."

Me parece um pouco contraditório, fico meio confuso!! :o?:
 
Kyo disse:
Não, não, Gandalf não era o mais poderoso originalmente, sendo Saruman o detentor desse titulo.. somente depois dos eventos ocorridos no Senhor dos Anéis é que o Gandalf tem seu poder elevado e supera o poder de Saruman.

nao, nao, nao. No livro deixa mto claro essa questão. Como os magos estavam em forma humana, eles so detinham uma fração do seu poder verdadeiro. Como na forma ORIGINAL, Gandalf era o mais poderoso dos 5. Foi isso q Círdan detectou.
Embora Saruman detinha o titulo
 
vinialoe6 disse:
Porém no Contos ele fala "Se eles permaneceram no leste, perseguindo seus propósitos pelos quais foram enviados, ou morreram, ou foram apanhados por Sauron e se tornaram seus servos, não é sabido."

onde vc viu isso, me passa depois pq eu nunca vi isso. Fiquei curioso agora.

vinialoe6 disse:
O "Contos Inacabados" é um livro pra quem realmente tem interesse na Obra de Tolkien, porque na minha opinião ele é um livro bem pesado.

pesado e mto chato, vc tem q te mta paciencia pra le. Eu tive mas nao quero le denovo.
Contos Inacabaveis saum o inverso de Silma. Silma é mto manero e qndo eu o pego pra le nao paro.
 
Gandalf não era o mais poderoso, e sim o MAIS SÁBIO! Isso é dito muito claramente no Silmarillion!
 
Pra começar não se sabe se foram apenas cinco istari que foram enviados para a terra-média, muita gente acha que são 5 devido a frase de Saruman sobre os 5 cajados dos magos, mas é dito que um numero desonhecido de istari vieram para TM, mas apenas dois tiveram devaras importância no fluxo dos acontecimentos...
 
Olórin era o mais sábio. Provavelmente Gandalf também, mas não podemos garantir pois não sabemos quanto de seu poder e sabedoria foi transmitido para o hröa de Gandalf.

No começo Saruman era o mais poderoso dos 5. Se é que realmente eram 5, pois (acho que é no Contos) é dito que não se sabe ao certo o número de Istari que foram enviados à TM.
 
Charli Brown disse:
Gandalf não era o mais poderoso, e sim o MAIS SÁBIO! Isso é dito muito claramente no Silmarillion!

Correto, mas se vc ler CI irá entender o q eu quis dizer. Inicialmente eu tb pensava assim, mas depois de ler CI, Tolkien deixa bem claro q gandalf era o Mais poderoso.

E outra, estave eu lendo de novo CI por causa dos Istaris, no livro fala q Gandalf foi mais q obrigado pelos Vallar a ir na TM. O pq eu naum me lembro, mas q ele naum gosto da noticia isso é verdade.
 
Sarcasmo disse:
Charli Brown disse:
Gandalf não era o mais poderoso, e sim o MAIS SÁBIO! Isso é dito muito claramente no Silmarillion!

Correto, mas se vc ler CI irá entender o q eu quis dizer. Inicialmente eu tb pensava assim, mas depois de ler CI, Tolkien deixa bem claro q gandalf era o Mais poderoso.

Pelo contrário, Gandalf era um maia não muito poderoso e com certeza bem menos poderoso que Saruman, possivelmente menos poderoso que os outros 3 istari também.

E outra, estave eu lendo de novo CI por causa dos Istaris, no livro fala q Gandalf foi mais q obrigado pelos Vallar a ir na TM. O pq eu naum me lembro, mas q ele naum gosto da noticia isso é verdade.

Ele não quis ir justamente por se achar muito fraco para lutar contra Sauron. Gandalf diz que ele não é um maia muito poderoso e teme Sauron e então Mandos diz que justamente por saber disso que está chamando Gandalf pois ele não irá desmerecer o adversário.
 
Uma dúvida que eu ainda num entendi. O Poder que os Istari podiam contar na TM não era o poder que eles tinham antes de assumir essa forma física. O que limitava mais, ou menos, seu poder era a "permissão" que os Valar davam, e por isso a hierarquia?? (Branco, Cinzento, etc)
 
Sarcasmo disse:
Entao como vc explica o retorno dele como o Branco?

Como todo Ainur Gandalf não morre, apenas seu corpo é destruido e ele pode refazer outro corpo. Sauron refez vários corpos... e tal.

Oq aconteceu é q qdo Gandalf "morreu" ele foi para Aman e lá obteve permissão de Manwë para voltar para a Terramédia, desta vez trajando não um Hröa(corpo normal) mas hum Fána (corpo divino, ou celestial, usado pelos Ainur). Não tem nada a ver com poder... mas com permissão do chefão.

vinialoe6 disse:
Uma dúvida que eu ainda num entendi. O Poder que os Istari podiam contar na TM não era o poder que eles tinham antes de assumir essa forma física. O que limitava mais, ou menos, seu poder era a "permissão" que os Valar davam, e por isso a hierarquia?? (Branco, Cinzento, etc)

Olha... os Istari tinham um poder inato que era parte de seu espírito(fëa), no entanto quando Manwë os enviou para a Terramédia ele por uma condição. Os Istaris deveriam abdicar de seu fána(corpo divino) e usar um hröa(corpo dos filhos de iluvatar) para que eles sentissem na pele oq os homens e elfos estavam passando e assim poder entender melhor o sofrimento dos filhos de iluvatar. No entanto o hröa limitava o poder deles. Eles não conseguiam por tudo em prática q eles poderiam com um fána.

Sauron e qualquer outro Ainur usava um fána.

Agora a cor não tem nada a ver com nada. Saruman é o Branco pq ele é o mais vaidoso e quer ser vistoso. Gandalf é o cinza por ser peregrino e as trajes de peregrinos são de cores mortas como o cinza, que aparenta menos sujeira e é menos chamativa. Radagast é o marrom pq amava a natureza... e por aí vai... tem nada a ver com poder.

Gandalf volta como o branco pq GALADRIEL escolheu o vestir assim. Ela queria mostrar pra todos que Saruman era um traidor e ele não seria mais o lider da ordem.

Lembrando q os Valar não podem por ou tirar poder de Gandalf... oq os Valar fizeram foi ordená-los que usassem um hröa... mas eles poderiam ter dito não... mas isso seria uma atitude de rebelião contra os Poderes de Arda.
 
Oq aconteceu é q qdo Gandalf "morreu" ele foi para Aman e lá obteve permissão de Manwë
Não é certeza isso....há quem defenda(inclusive eu)que o próprio Eru permitiu que Gandalf voltasse.Manwë NÃO decide sobre situações de extrema importância...quem tem a última palavra é Eru,e somente ele poderia permitir tal coisa.

O que pode ter ocorrido é que Manwë foi chamado para ouvir o que Eru tinha a dizer,daí Manwë transmitiu a Gandalf a vontade de Eru.
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Oq aconteceu é q qdo Gandalf "morreu" ele foi para Aman e lá obteve permissão de Manwë
Não é certeza isso....há quem defenda(inclusive eu)que o próprio Eru permitiu que Gandalf voltasse.Manwë NÃO decide sobre situações de extrema importância...quem tem a última palavra é Eru,e somente ele poderia permitir tal coisa.

O que pode ter ocorrido é que Manwë foi chamado para ouvir o que Eru tinha a dizer,daí Manwë transmitiu a Gandalf a vontade de Eru.

Veja bem... o destino dos Ainur pode ser descidido por eles sem a interferencia de Eru.

O destino dos filhos de Iluvatar sim, é que precisam de uma "liberação" especial.

Os Ainur não morrem e podem voltar quando quiser. Sauron não tinha permissão de Iluvatar para volta cada vez que alguém matava ele.

Os ainur não seres divinos que trajam um corpo apenas para interagir com os filhos. Perder o corpo não tem nenhum significado especial pra eles como tem pros homens... não significa a morte já que a essencia deles está toda no seu Fëa(alma).

Logo não vejo nenhum motivo pra ele precisar de uma benção especial de Eru. Na verdade Gandalf podia voltar a TM mesmo que ninguém permitisse, mas ele aceita e obedece a hierarquia de Manwë.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo