• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os 5 magos...

Ok... vou fazer uma mea culpa aqui... em outro lugar fui atentado por um comentário da Swanhild sobre a carta 156.

Por algum motivo que eu ainda não entendi bem Gandalf não podia/tinha forças para voltar, logo houve sim uma intervenção de Eru.
 
No meu comentário eu não coloquei mesmo qual é o motivo de Gandalf não poder voltar só por si, Fingolfin. Mas a carta 156 msotra claramente que ele não podia, pois se ele pudesse, a Autoridade mencionada na Carta não teria que ter entrado na história.

A Carta 156 afirma claramente que não foram os Valar que mandaram Gandalf de volta, mas sim uma outra Autoridade, superior a eles. Só existe uma Autoridade que é superior aos Valar: Eru. Logo foi Eru quem mandou Gandalf de volta. E quando se diz no ADT que Gandalf vagou para fora do pensamento e do tempo eu só posso pensar que no mínimo Gandalf saiu de Eä (isso pode ser questionado). Ou seja, ele passou longe de Aman no intervalo entre a morte e o retorno.
 
Nao, pois ele jamais retornaria. Melkor e outros balrogs se encontram no vazio.

Se Gandalf saisse do vazio Melkor poderia tb sair. Acho q Eru tb teve alguma coisa a ve com o retorno de Gandalf
 
Acho q nao, so por 1 motivo. Qndo eru tirasse alguem do vazio, os outros q estivessem la saberiam por onde sair.
 
Thais Tûk disse:
Eru não poderia manter quem ele quisesse no Vazio, e também tirar quem ele quisesse? :think:
Mas é claro...

Tolkien criou Eru nos moldes do deus cristão(ok,não TOTALMENTE).

Eru é oniciente,onipotente e onipresente,logo,ele poderia tirar ou colocar no Vazio quem quisesse.
 
Além do Vazio e de Eä tem também os Timeless Halls e as regiões belas em que os Ainur habitavam. Eles são mencionados na Ainulindalë. É ali que Eru fica. Eu diria que Gandalf foi para lá se não fosse pelo fato de que os Ainur estavam limitados a permanecerem dentro de Eä enquanto a história desta durasse, só podendo sair no final dessa história. Eu não sei como resolver essa contradição: Gandalf deve ter pelo menos saído de Eä porque ele saiu do tempo; mas ele não podia sair de Eä enquato a história desta estivesse acontecendo.

Mas aí a gente começa a pensar: Melkor saiu de Eä... até que ponto os Ainur não podiam de fato sair?
 
Eita! Eu não sabia que quando Gandalf volta ele está com um Fána e não um hröa. E muitos menos que foi Galadriel quem escolheu seu traje branco. Agora tudo faz sentido, mas eu achava que as cores estavam diretamente relacionadas com a hierarquia de poder. (Achei que Gandalf havia retornado "no lugar de Saruman" na Ordem, e por isso a cor branco.)
 
Gandalf não estava num hröa quando voltou, Vinialoe6. Quando Gwaihir o carrega da montanha, ele está leve e a luz passa através dele. O corpo não podia ser um hröa.
 
Pois é, eu não sabia disso! Fiquei sabendo há pouco tempo! O corpo do Balrog era um fána ou um hröa? Provavelmente um hröa certo?? E por que ele não assumiu um fána??
 
Proview disse:
Os Balrogs usavam fána e não hröa.
Basta explicar que corpos "glorificados" são fána e não hröä...

Muitos fazem confusão,mas Gandalf O Branco voltou poderoso e com o corpo não mais de um ser humano,por isso é fána,como o dos Balrogs,incluindo o Balrog "a Perdição de Dúrin",de Moria...
 
Certo. Então o Balrog usava um fána. Como Gandalf, mesmo sendo mais poderoso(e não sabemos), conseguiu então derrotar o Balrog, sabendo que Gandalf usava um hröa e que o fána permite explorar mais o poder dos Ainu??
 
Isildur usava um hröa e derrotou Sauron q usava um fána não foi?

Gandalf fez o mesmo... na luta de espada.
 
Mas no caso de Isildur foi uma situação completamente atípica. Ele cortou o dedo de Sauron, e isso desencadeou um dano maior do que causaria normalmente.
Estou apenas seguindo pela lógica: se sabemos que Olórin já não era um Maia poderoso, e que estava em um hröa, me parece suspeito a idéia de derrotar um Maia em um fána. Não deixa de ser achologia.
 
Elendil Senhor de Elendil disse:
Muitos fazem confusão,mas Gandalf O Branco voltou poderoso e com o corpo não mais de um ser humano,por isso é fána,como o dos Balrogs,incluindo o Balrog "a Perdição de Dúrin",de Moria...

Opa isso ta errado, Gandalf nao poderia voltar em sua forma original. Sauron iria descobrir q gandalf voltou. Mais concerteza ele estava mais poderoso
 
O que tem a ver ele voltar na forma original com Sauron descobrir sua volta?? E por que isso era uma coisa secreta??
Ah, ele não voltou na sua "forma original"(que na verdade não sabemos qual é) e sim em um corpo "sagrado", um fána, que muitas vezes é escolhido pelos Maiar.
Ele estava mais poderoso pois um fána limita menos os poderes do que um hröa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo