1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os 10 melhores efeitos especiais da história

Tópico em 'Cinema' iniciado por Gondorian Blade, 23 Fev 2005.

  1. Gondorian Blade

    Gondorian Blade Usuário

    Uma pesquisa feita pela revista britânica SFX elegeu a seqüência inicial de Star Wars: Episódio IV - Uma nova esperança como o melhor efeito especial da história do cinema.

    A lista dos dez melhores marcou a vitória dos filmes antigos sobre os novos, com o clímax de King Kong em 1933 em segundo lugar. Ficaram para trás Matrix, e seu efeito bullet time, e Homem-Aranha 2, com a seqüência de luta sobre o trem.

    A lista, que certamente vai gerar muita discussão, mostra a preferência do público pelo impacto da cena, independente da técnica usada. Ficou entre os cinco primeiros a luta de esqueletos de Jasão e os Argonautas, feita pelo mago Ray Harrihausen com a técnica de stop-motion.

    Para quem quiser discordar do resultado, afinal, é para isso que as listas servem, aqui vão os escolhidos:

    Os 10 Melhores efeitos especiais

    1- Star Wars - abertura (1977)
    2- King Kong - climax (1933)
    3- The Thing - cabeça decepada (1982)
    4- Jasão e os Argonautas - os esqueletos (1963)
    5- Exterminador do Futuro 2: Dia do Julgamento - o T-1000 (1991)
    6- O Planeta Proibido - equipamento Krell (1956)
    7- O Senhor dos Anéis - Gollum (2001-2003)
    8- Matrix - bullet-time (1999)
    9- Alien - peito explodindo (1979)
    10- Homem-Aranha 2 - luta sobre o trem (2004)

    Fonte: Omelete
     
  2. Thico

    Thico The Passenger

    Cadê 2001? :o?:
     
  3. Metz

    Metz ...

    Se são os melhores efeitos especiais porque eles não julgaram apenas os efeitos?

    :grinlove: Podia estar até um pouco mais em cima.
     
  4. e Jurassic Park ? pra mim aqueles são uns dos melhores que eu já vi na minha vida.
     
  5. Hobbit Bonzinho

    Hobbit Bonzinho Usuário

    2001 tem os melhores efeitos especiais da história, e foi feito em 1968. Não estar nessa lista é no mínimo ridículo.
     
  6. Strider

    Strider Usuário

    :o?:
     
  7. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Ei, ele deixou claro que foi avaliado o impacto das cenas, e por isso acho que é uma das listas mais justas que já vi (vi 7 dos 10 filmes, mas tb já vi a cena citada num dos 3 filmes que ainda não assisti)...

    tipo, é dito por todo mundo que conheço que viu na época que a abertura de SW era realmente arrebatadora pra época... que o cinema fica boquiaberto, sem acreditar em nada do que vi, e que isso contribui muito pro filme ganhar o público desde o início, empolgar tanto e gerar o mito que até hoje existe.. então com certeza foi uma vitória justa... Da mesma forma, o público de antigamente deve ter ficado enlouquecido com King Kong e os esqueletos de Jasão...

    eu era pequeno, mas tb me lembro de como era foda e inovador o t-1000... Gollum foi outro que, de tão foda, teve até categoria no MTV Awards criada só pra ganhar algo (:lol:)... ehehe, mas sim, foi o assunto tecnológico da época em que surgiu... e esse ano a cena do trem foi totalmente empolgante e foda em HA2... o bullet time de Matrix nem se fala... se depois foi repetido à exaustão a ponto de se tornar brega, na época era muito cool...

    2001 talvez merecesse entrar? é, pode ser... outro que tem efeitos que geraram muito impacto foi Jurassic Park e aqueles dinos absurdamente verossímeis (até hoje acho eles completamente perfeitos)...


    Gondorian Blade, essa lista é só os 10 ou na revista saiu uma lista maior, com os 20, 50, 100, etc?
     
  8. bom, realmente por imapacto das cenas essa lista está bem justa até. mas ainda acho que Jurassic Park deveria estar aí. aquela primeira cena aonde aparecem os dinossauros andando nos campos é linda. e como já falei, são os melhores efeitos especiais de que eu me lembro.
     
  9. Gondorian Blade

    Gondorian Blade Usuário

    No Omelete, só aparece a lista dos 10 mais, vou dar uma olhada na net pra ver se encontro o resto da lista. Uma vez q a lista julga pelo impacto, fica difícil julgar esses efeitos mais antigos. Mas uma coisa achei errado: HA2 não tem pq figurar nessa lista, apesar de o filme ser fenomenal, a sequência do trem não tem nada de inovador, por mais empolgante q seja, ao contrário do bullet-time (só pelo fato de ter sido repetido a exaustão já prova como foi um marco) e o Gollum. Aliás, acho q o massive de SdA também deveria configurar nessa lista. O impacto ao ver, por exemplo, a cavalaria de Rohan em ADT e RdR foi simplesmente de tirar o fôlego (e foi uma coisa nunca vista antes). Jurassic Park também, com dinossauros até hoje impecáveis.
     
  10. Paulo

    Paulo Cabeça de Teia

    Os personagens são totalmente feitos em CGI e interagem com o cenário de uma forma incrível. Aquela sequência é praticamente perfeita.
     
  11. Gondorian Blade

    Gondorian Blade Usuário

    Mas mesmo assim, não acho q tenha sido nada de inovador e de tanto impacto assim, por mais empolgante q tenha sido. 2001 e Jurassic Park, por exemplo, mereciam muito mais estar aí.
     
  12. Paulo

    Paulo Cabeça de Teia

    Eu não discordo que 2001 e Jurassic Park também deveriam estar na lista, mas veja bem: É uma sequência longa com personagens totalmente construídos em CGI e que ficou ótima.

    Isso é inovador sim, simplesmente porque não havia sido feito antes dessa forma.
     
  13. Gondorian Blade

    Gondorian Blade Usuário

    Não sei, talvez até seja, mas ainda sim acho injusto ele estar no top 10 quando outros muito mais impostantes ficaram de fora. :?
     
  14. eu acho que essa sequencia do Homem Aranha é boa. bem feita e tal. realmente inovadora. mas sabe, é uma coisa que (pelo menos pra mim) você vê, fala "Nossa, que loco" e só. não é aquela coisa que marcou muito, como Jurassic Park ou 2001.
    mas agora, quanto a do Star Wars: pra mim é a melhor disparada
     
  15. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Exato, por mais foda e inovadora que seja a cena de HA 2, ela não supera o impacto nas pessoas que 2001 e JP provocaram... é o que eu falei lá em cima.. a cena é empolgante e tal... mas essas que ficaram de fora causaram o famoso efeito "pqp"... da pessoa mandar um pqp arregalando os olhos e mudando de posição na poltrona do cinema.
     
  16. V

    V Saloon Keeper

    Aquela cena em "Excalibur" onde o Lancelot tira a espada do próprio corpo é tão perfeita que eu não entendi até hoje como eles fizeram.

    Essa que ficou em terceiro na lista (a cabeça decepada em "O Enigma do Outro Mundo") também é bem foda.

    E sim, 2001, wtf.
     
  17. Peregrin

    Peregrin Technologic

    2001 merece entrar e muito... se tem alguma coisa no filme que é perfeita e sim, impressiona pracaralho, do início ao fim, são os efeitos.

    E a lista seria muito mais interessante se, em vez de avaliar o impacto dos efeitos, julgasse o quanto eles casam com a história e parecem naturais.

    E aí teriam que entrar Jurassic Park, Titanic, O Mágico de Oz, Blade Runner e, sem dúvidas, O Aviador.
     
  18. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Jurassic Park realmente me deixou de queixo caído, o que nao ocorreu em HA2.


    Pois é. Tomei um baita susto. :lol:
    E o Kurt Russel nunca mais fez um filme tão bom. :lol:



    6- O Planeta Proibido - equipamento Krell (1956)
    Eu realmente não conheço...Tem algum outro nome? :o?:




    SW :obiggraz: :clap:
     
  19. Uncle

    Uncle Sou cool

    Se a cena de 2001 tocando Danúbio Azul não causou impacto, quem causou?

    Isso estragou a lista inteira... :disgusti:
     
  20. Débora Elbereth

    Débora Elbereth Usuário

    injusto é colocar a cena do trem do homem-aranha nessa lista! :eek:
     

Compartilhar