• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os 10 melhores efeitos especiais da história

Uma pesquisa feita pela revista britânica SFX elegeu a seqüência inicial de Star Wars: Episódio IV - Uma nova esperança como o melhor efeito especial da história do cinema.

A lista dos dez melhores marcou a vitória dos filmes antigos sobre os novos, com o clímax de King Kong em 1933 em segundo lugar. Ficaram para trás Matrix, e seu efeito bullet time, e Homem-Aranha 2, com a seqüência de luta sobre o trem.

A lista, que certamente vai gerar muita discussão, mostra a preferência do público pelo impacto da cena, independente da técnica usada. Ficou entre os cinco primeiros a luta de esqueletos de Jasão e os Argonautas, feita pelo mago Ray Harrihausen com a técnica de stop-motion.

Para quem quiser discordar do resultado, afinal, é para isso que as listas servem, aqui vão os escolhidos:

Os 10 Melhores efeitos especiais

1- Star Wars - abertura (1977)
2- King Kong - climax (1933)
3- The Thing - cabeça decepada (1982)
4- Jasão e os Argonautas - os esqueletos (1963)
5- Exterminador do Futuro 2: Dia do Julgamento - o T-1000 (1991)
6- O Planeta Proibido - equipamento Krell (1956)
7- O Senhor dos Anéis - Gollum (2001-2003)
8- Matrix - bullet-time (1999)
9- Alien - peito explodindo (1979)
10- Homem-Aranha 2 - luta sobre o trem (2004)

Fonte: Omelete
 
Se são os melhores efeitos especiais porque eles não julgaram apenas os efeitos?

5- Exterminador do Futuro 2: Dia do Julgamento - o T-1000 (1991)
:grinlove: Podia estar até um pouco mais em cima.
 
Ei, ele deixou claro que foi avaliado o impacto das cenas, e por isso acho que é uma das listas mais justas que já vi (vi 7 dos 10 filmes, mas tb já vi a cena citada num dos 3 filmes que ainda não assisti)...

tipo, é dito por todo mundo que conheço que viu na época que a abertura de SW era realmente arrebatadora pra época... que o cinema fica boquiaberto, sem acreditar em nada do que vi, e que isso contribui muito pro filme ganhar o público desde o início, empolgar tanto e gerar o mito que até hoje existe.. então com certeza foi uma vitória justa... Da mesma forma, o público de antigamente deve ter ficado enlouquecido com King Kong e os esqueletos de Jasão...

eu era pequeno, mas tb me lembro de como era foda e inovador o t-1000... Gollum foi outro que, de tão foda, teve até categoria no MTV Awards criada só pra ganhar algo (:lol:)... ehehe, mas sim, foi o assunto tecnológico da época em que surgiu... e esse ano a cena do trem foi totalmente empolgante e foda em HA2... o bullet time de Matrix nem se fala... se depois foi repetido à exaustão a ponto de se tornar brega, na época era muito cool...

2001 talvez merecesse entrar? é, pode ser... outro que tem efeitos que geraram muito impacto foi Jurassic Park e aqueles dinos absurdamente verossímeis (até hoje acho eles completamente perfeitos)...


Gondorian Blade, essa lista é só os 10 ou na revista saiu uma lista maior, com os 20, 50, 100, etc?
 
bom, realmente por imapacto das cenas essa lista está bem justa até. mas ainda acho que Jurassic Park deveria estar aí. aquela primeira cena aonde aparecem os dinossauros andando nos campos é linda. e como já falei, são os melhores efeitos especiais de que eu me lembro.
 
No Omelete, só aparece a lista dos 10 mais, vou dar uma olhada na net pra ver se encontro o resto da lista. Uma vez q a lista julga pelo impacto, fica difícil julgar esses efeitos mais antigos. Mas uma coisa achei errado: HA2 não tem pq figurar nessa lista, apesar de o filme ser fenomenal, a sequência do trem não tem nada de inovador, por mais empolgante q seja, ao contrário do bullet-time (só pelo fato de ter sido repetido a exaustão já prova como foi um marco) e o Gollum. Aliás, acho q o massive de SdA também deveria configurar nessa lista. O impacto ao ver, por exemplo, a cavalaria de Rohan em ADT e RdR foi simplesmente de tirar o fôlego (e foi uma coisa nunca vista antes). Jurassic Park também, com dinossauros até hoje impecáveis.
 
Gondorian Blade disse:
HA2 não tem pq figurar nessa lista, apesar de o filme ser fenomenal, a sequência do trem não tem nada de inovador (...)

Os personagens são totalmente feitos em CGI e interagem com o cenário de uma forma incrível. Aquela sequência é praticamente perfeita.
 
Mas mesmo assim, não acho q tenha sido nada de inovador e de tanto impacto assim, por mais empolgante q tenha sido. 2001 e Jurassic Park, por exemplo, mereciam muito mais estar aí.
 
Gondorian Blade disse:
Mas mesmo assim, não acho q tenha sido nada de inovador e de tanto impacto assim, por mais empolgante q tenha sido. 2001 e Jurassic Park, por exemplo, mereciam muito mais estar aí.

Eu não discordo que 2001 e Jurassic Park também deveriam estar na lista, mas veja bem: É uma sequência longa com personagens totalmente construídos em CGI e que ficou ótima.

Isso é inovador sim, simplesmente porque não havia sido feito antes dessa forma.
 
eu acho que essa sequencia do Homem Aranha é boa. bem feita e tal. realmente inovadora. mas sabe, é uma coisa que (pelo menos pra mim) você vê, fala "Nossa, que loco" e só. não é aquela coisa que marcou muito, como Jurassic Park ou 2001.
mas agora, quanto a do Star Wars: pra mim é a melhor disparada
 
Exato, por mais foda e inovadora que seja a cena de HA 2, ela não supera o impacto nas pessoas que 2001 e JP provocaram... é o que eu falei lá em cima.. a cena é empolgante e tal... mas essas que ficaram de fora causaram o famoso efeito "pqp"... da pessoa mandar um pqp arregalando os olhos e mudando de posição na poltrona do cinema.
 
Aquela cena em "Excalibur" onde o Lancelot tira a espada do próprio corpo é tão perfeita que eu não entendi até hoje como eles fizeram.

Essa que ficou em terceiro na lista (a cabeça decepada em "O Enigma do Outro Mundo") também é bem foda.

E sim, 2001, wtf.
 
2001 merece entrar e muito... se tem alguma coisa no filme que é perfeita e sim, impressiona pracaralho, do início ao fim, são os efeitos.

E a lista seria muito mais interessante se, em vez de avaliar o impacto dos efeitos, julgasse o quanto eles casam com a história e parecem naturais.

E aí teriam que entrar Jurassic Park, Titanic, O Mágico de Oz, Blade Runner e, sem dúvidas, O Aviador.
 
Jurassic Park realmente me deixou de queixo caído, o que nao ocorreu em HA2.


Essa que ficou em terceiro na lista (a cabeça decepada em "O Enigma do Outro Mundo") também é bem foda.
Pois é. Tomei um baita susto. :lol:
E o Kurt Russel nunca mais fez um filme tão bom. :lol:



6- O Planeta Proibido - equipamento Krell (1956)
Eu realmente não conheço...Tem algum outro nome? :o?:




SW :obiggraz: :clap:
 
Se a cena de 2001 tocando Danúbio Azul não causou impacto, quem causou?

Isso estragou a lista inteira... :disgusti:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo