• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Oscar 2019

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
"Pantera Negra" e "Roma" disputam Oscar histórico de melhor filme; veja indicações


estatuetas-do-oscar-antes-da-premiacao-de-2018-1537225983936_v2_450x450.jpg

Estatuetas do Oscar antes da premiação de 2018 Imagem: Matt Sayles/A.M.P.A.S. via Getty Images


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood fez história com as indicações ao Oscar 2019, nesta terça-feira (22). "Pantera Negra" se tornou o primeiro filme de super-heróis a ser incluído na disputa de melhor filme, e "Roma" foi o primeiro longa de uma plataforma de streaming a ser indicado ao prêmio. O filme do Universo Cinematográfico da Marvel concorre em sete categorias, enquanto a produção de Alfonso Cuarón foi indicada em 10.

Os indicados foram apresentados pelos atores Kumail Nanjiani e Tracee Ellis Ross.
Os vencedores serão conhecidos no dia 24 de fevereiro, em cerimônia no Dolby Theatre, em Hollywood. Excepcionalmente, o evento deste ano não contará com um apresentador, já que o comediante Kevin Hart, inicialmente escalado para a função, renunciou após se recusar a pedir desculpas por publicações homofóbicas que fez no passado. Para remendar a situação, os produtores da premiação pretendem alternar vários artistas na função -- incluindo o elenco de "Vingadores".

Em 2018, o grande vencedor foi o filme "A Forma Da Água", de Guillermo del Toro. Em uma noite que celebrou a diversidade, o filme saiu com quatro estatuetas, incluindo as de melhor filme e melhor diretor.

Confira todos os indicados:


Melhor filme

  • "Bohemian Rhapsody"
  • "A Favorita"
  • "Green Book - O Guia"
  • "Infiltrado na Klan"
  • "Nasce uma Estrela"
  • "Pantera Negra"
  • "Roma"
  • "Vice"

Melhor atriz coadjuvante

  • Amy Adams - "Vice"
  • Marina De Tavira - "Roma"
  • Regina King - "Se a Rua Beale Falasse"
  • Emma Stone - "A Favorita"
  • Rachel Weisz - "A Favorita"

Melhor figurino

  • The Ballad of Buster Scruggs
  • Pantera Negra
  • A Favorita
  • O Retorno de Mary Poppins
  • Duas Rainhas

Melhor ator coadjuvante

  • Mahershala Ali - "Green Book - O Guia"
  • Adam Driver - "Infiltrado na Klan"
  • Sam Elliott - "Nasce Uma Estrela"
  • Richard E. Grant - "Poderia Me Perdoar?"
  • Sam Rockwell - "Vice"

Melhor mixagem de som

  • "Pantera Negra"
  • "Roma"
  • 'Bohemian Rhapsody"
  • "O Primeiro Homem"
  • "Nasce Uma Estrela"

Melhor edição de som

  • "Pantera Negra"
  • "Bohemian Rhapsody"
  • "O Primeiro Homem"
  • "Roma"
  • "Um Lugar Silencioso"

Melhor filme estrangeiro

  • "Nunca Deixe de Lembrar" - Alemanha
  • "Assunto de Família" - Japão
  • "Cafarnaum" - Líbano
  • "Roma" - México
  • "Guerra Fria" - Polônia

Melhor curta de animação

  • "Animal Behaviour"
  • "Bao"
  • "Late Afternoon"
  • "One Small Step"
  • "Weekends"

Animação

  • "Os Incríveis 2"
  • "Ilha dos Cachorros"
  • "Mirai"
  • "WiFi Ralph"
  • "Homem-Aranha no Aranhaverso"

Curta-metragem live action

  • "Detainment"
  • "Fauve"
  • "Mother"
  • "Marguerite"
  • "Skin"

Trilha sonora

  • "Pantera Negra"
  • "Se a Rua Beale Falasse"
  • "Ilha dos Cachorros"
  • "Infiltrado na Klan"
  • "O Retorno de Mary Poppins"

Melhor ator

  • Bradley Cooper - "Nasce Uma Estrela"
  • Christian Bale - "Vice"
  • Rami Malek - "Bohemian Rhapsody"
  • Viggo Mortensen - "Green Book - O Guia"
  • Willem Dafoe - "No Portal da Eternidade"

Melhor atriz

  • Lady Gaga - "Nasce uma Estrela"
  • Glenn Close - "A Esposa"
  • Olivia Colman - "A Favorita"
  • Melissa McCarthy - "Poderia Me Perdoar?"
  • Yalitza Aparicio - "Roma"

Melhor edição

  • "Infiltrado na Klan"
  • "Bohemian Rhapsody"
  • "A Favorita"
  • "Green Book - O Guia"
  • "Vice"

Melhor documentário de curta-metragem

  • "Black Sheep"
  • "End Game"
  • "Lifeboat"
  • "A Night at the Garden"
  • "Period. End of Sentence."

Melhor Documentário de longa-metragem

  • "Free Solo"
  • "Hale County This Morning, This Evening"
  • "Minding the Gap"
  • "Of Fathers and Sons"
  • "RBG"

Melhor Direção de Arte

  • "Pantera Negra"
  • "A Favorita"
  • "O Primeiro Homem"
  • "Roma"
  • "O Retorno de Mary Poppins"

Melhor fotografia

  • "Cold War Guerra Fria"
  • "A Favorita"
  • "Roma"
  • "Nasce uma Estrela"
  • "Nunca Deixe de Lembrar"

Melhor efeitos visuais

  • "Vingadores: Guerra Infinita"
  • "Christopher Robin - Um Reencontro Inesquecível"
  • "O Primeiro Homem"
  • "Jogador N. 1"
  • "Solo: Uma história Star Wars"

Melhor maquiagem e penteados

  • "Border"
  • "Vice"
  • "Duas Rainhas"

Melhor canção original

  • "All the Stars" - "Pantera Negra"
  • "I'll Fight" - "RBG"
  • "The Place Where Lost Things Go" - "O Retorno de Mary Poppins"
  • "Shallow" - "Nasce uma Estrela"
  • "When a Cowboy Trades His Spurs For Wings" - "The Ballad Of Buster Scruggs"

Melhor roteiro adaptado

  • "The Ballad of Buster Scruggs"
  • "Poderia Me Perdoar?"
  • "Se a Rua Beale Falasse"
  • "Nasce uma Estrela"
  • "Infiltrado na Klan"

Melhor roteiro original

  • "A Favorita"
  • "Roma"
  • "Vice"
  • "Green Book - O Guia"
  • "No Coração da Escuridão"

Melhor diretor

  • Spike Lee - "Infiltrado na Klan"
  • Alfonso Cuarón - "Roma"
  • Pawel Pawlikowski - "Cold War - Guerra Fria"
  • Yorgos Lanthimos - "A Favorita"
  • Adam McKay - "Vice"
 
Detalhe que, na categoria de Melhor Diretor, tem dois que dirigiram filmes não falados em inglês: Alfonso Cuarón, com o mexicano Roma, e Pawel Pawlikowski, com o polonês Guerra Fria.

E a Netflix acertou em trazer diretores premiados para as suas produções originais, se a meta era figurar nas premiações: sobre Roma e suas séries de indicações não é preciso dizer nada, mas também é digno de nota as indicações que A Balada de Buster Scruggs, dos Coen, lograram neste Oscar.
 
De certa forma nestas indicações é o Oscar saindo um pouco do seu convencional e se adequando definitivamente a uma nova realidade de produções. Agora aguardemos os resultados.
 
o que fica de satisfação é saber que oscar não é essencial para a relevância de um filme no futuro. eu não tenho a menor dúvida de que a reação das pessoas ao lembrarem que green book ganhou em um ano que tinha filmes como a favorita e infiltrado na klan, será a mesma de quem lembra que o discurso do rei ganhou em ano que tinha inception entre os candidatos a melhor filme. ou, o que todo mundo está comentando desde ontem à noite, o ano que crash ganhou de brokeback mountain.

(ou que esquadrão suicida tem um oscar, he.)

***

eu nem sei pq ainda acompanho oscar? cada vez mais eu fico com a impressão que os filmes que eu gosto são melhor contemplados no spirit awards (teve indicação pra hereditário, the tale, blindspotting, teve first reformed com mais de uma indicação, etc). pernalonga de batom, eu sei, mas enfim.
 
Confira todos os vencedores do Oscar 2019:

Melhor filme
Melhor diretor
Melhor ator
Melhor atriz
Melhor ator coadjuvante
Melhor atriz coadjuvante
Melhor animação
Melhor filme estrangeiro
  • "Nunca Deixe de Lembrar" - Alemanha
  • "Assunto de Família" - Japão
  • "Cafarnaum" - Líbano
  • "Roma" - México - VENCEDOR
  • "Guerra Fria" - Polônia
Melhor roteiro original
  • "A Favorita"
  • "Roma"
  • "Vice"
  • "Green Book: O Guia" - VENCEDOR
  • "No Coração da Escuridão"
Melhor roteiro adaptado
Melhor trilha sonora
  • "Pantera Negra" - VENCEDOR
  • "Se a Rua Beale Falasse"
  • "Ilha dos Cachorros"
  • "Infiltrado na Klan"
  • "O Retorno de Mary Poppins"
Melhor canção original
  • "All The Stars" - "Pantera Negra"
  • "I'll Fight" - "RBG"
  • "The Place Where Lost Things Go" - "O Retorno de Mary Poppins"
  • "Shallow" - "Nasce Uma Estrela" - VENCEDOR
  • "When a Cowboy Trades His Spurs For Wings" - "The Ballad Of Buster Scruggs"
Melhor documentário de longa-metragem
  • "Free Solo" - VENCEDOR
  • "Hale County This Morning, This Evening"
  • "Minding the Gap"
  • "Of Fathers and Sons"
  • "RBG"
Melhor mixagem de som
  • "Pantera Negra"
  • "Roma"
  • 'Bohemian Rhapsody" - VENCEDOR
  • "O Primeiro Homem"
  • "Nasce Uma Estrela"
Melhor edição de som
  • "Pantera Negra"
  • "Bohemian Rhapsody" - VENCEDOR
  • "O Primeiro Homem"
  • "Roma"
  • "Um Lugar Silencioso"
Melhor curta de animação
  • "Animal Behaviour"
  • "Bao" - VENCEDOR
  • "Late Afternoon"
  • "One Small Step"
  • "Weekends"
Curta-metragem live action
  • "Detainment"
  • "Fauve"
  • "Mother"
  • "Marguerite"
  • "Skin" - VENCEDOR
Melhor documentário de curta-metragem
  • "Black Sheep"
  • "End Game"
  • "Lifeboat"
  • "A Night at the Garden"
  • "Period. End of Sentence." - VENCEDOR
Melhor edição
  • "Infiltrado na Klan"
  • "Bohemian Rhapsody" - VENCEDOR
  • "A Favorita"
  • "Green Book: O Guia"
  • "Vice"
Melhor direção de arte
Melhor fotografia
  • "Cold War - Guerra Fria"
  • "A Favorita"
  • "Roma" - VENCEDOR
  • "Nasce uma Estrela"
  • "Nunca Deixe de Lembrar"
Melhor efeitos visuais
  • "Vingadores: Guerra Infinita"
  • "Christopher Robin - Um Reencontro Inesquecível"
  • "O Primeiro Homem" - VENCEDOR
  • "Jogador N. 1"
  • "Solo: Uma História Star Wars"
Melhor figurino
Melhor maquiagem e penteados
  • "Border"
  • "Vice" - VENCEDOR
  • "Duas Rainhas"
 
Após prêmios de 'Roma', Steven Spielberg quer barrar Netflix no Oscar
Cineasta americano acredita que longas de empresas de streaming devem concorrer ao Emmy

Após trajetória premiada que teve como desfecho a vitória em três categorias do 91º Academy Awards, no último domingo (24), o filme "Roma" continua gerando controvérsia em Hollywood.

Dono das estatuetas de melhor direção, filme estrangeiro e fotografia da temporada, o longa de Alfonso Cuarón está sob os holofotes desde seu lançamento pela plataforma de streaming Netflix. Agora, entrou na mira de uma das personalidades mais influentes da indústria cinematográfica americana.

De acordo com o portal especializado IndieWire, Steven Spielberg —que assim como Cuarón venceu o Oscar de direção duas vezes, por "A Lista de Schindler" (1993) e "O Resgate do Soldado Ryan" (1998)— quer que futuras produções cinematográficas de serviços de streaming não sejam elegíveis à premiação.

Representante do ramo de diretores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Spielberg quer apoiar medidas que mudem as regras para as nomeações ao Oscar e pretende levar suas opiniões para a próxima reunião de dirigentes da Academia, em abril.

"Steven tem fortes opiniões sobre as diferenças entre lançamentos para o streaming e para os cinemas", disse um porta-voz da Amblin Entertainment, produtora do cineasta. "Ele ficará feliz se outros o apoiarem nesta campanha quando a hora chegar."

Não é a primeira vez que o diretor de 72 anos se posiciona contra serviços como a Netflix. Ele já havia dito que filmes lançados por empresas de streaming deveriam concorrer ao Emmy, não ao Oscar. A premiação televisiva, inclusive, tem categorias voltadas a filmes feitos para a TV.

Entre os argumentos de Spielberg está o fato de a Neftlix se recusar a divulgar dados sobre audiência e bilheteria. O lançamento de filmes de forma limitada nos cinemas, apenas para torná-los elegíveis a premiações, a janela entre a exibição nos cinemas e no streaming e a milionária campanha de publicidade para "Roma" também são pontos destacados.

Em 2019, a Neftlix lançará outro forte concorrente para a próxima temporada de premiações. Dirigido por Martin Scorsese, o longa "O Irlandês" tem Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci e Harvey Keitel no elenco e é aguardado com expectativa por fãs de cinema.
Tópicos
 
Acho que hoje em dia essa reclamação nem vale mais – é mais mimimi do Spielberg que não produz nada ótimo desde O Resgate do Soldado Ryan, em 1998 (fez, de lá pra cá, alguns trabalhos bons, mas foram só uma sombra do que Steven era no século passado)
 
Parece que o Spielberg não entendeu que foi o Oscar que teve que se render e se adaptar ao novo mercado de Cinema e não o inverso incluindo ele próprio.
 
Eu particularmente não sou fã de sistemas de streaming ou canais de televisão estarem no oscar. No caso de Roma competir eu entendo pois o filme passou no cinema antes de sair no Netflix, assim como A Balada de Buster Scruggs, mas caso o filme não tenha seguido essa linha acho que não deveria participar. O prêmio deve ser focado em cinema na minha opinião e não em "filmes" no geral, pois assim consegue incentivar as produções lançadas para o formato do cinema.
 
Última edição por um moderador:
Pra mim filme é filme [2]

Com o advento de outras plataformas (semelhante a Táxis versusUber, 99 e similares) abriu-se um novo mercado de trabalho amplo e promissor para atores e atrizes dos quais muitos deles até então não tinham espaço no badalado, mas fechado e seleto mercado hollywoodiano. Como em todo qualquer lugar, existem produções medíocres, mas também existem produções de alto nível e sendo algo de qualidade, acho muito merecido ter a oportunidade de concorrer e todos os profissionais envolvidos são dignos de serem premiados como em qualquer superprodução milionária hollywoodiana.
 
Última edição:
Esse oscar foi frustrante na maior parte.
Mas se salvou por ver o spike lee recebendo o seu e o discurso da olivia collman.


A polêmica com Netflix é bobagem.
Apesar de achar que exista validade na reclamação dos produtores dos estudios de hollywood em relação ao modelo netflix. Historicamente os estudios nos anos 50 e 60 possuiam o oligopólio tanto da produção dos filmes como da sua exibição e o governo americano considerou isto concorrência ilegal e obrigou os estudios a escolherem ou produzir ou exibir. Todos escolheram a produção e tiveram que abrir mão de todos os cinemas que eles possuiam.
O modelo netflix não deixa de ser uma volta ao periodo em que um estudio detem produção e exibição ao mesmo tempo (modernizada, virtual). E com as mesmas consequências que existiam nos anos 50 e 60 (produções independentes tem pouca chance de serem exibidas, e se são, ficam escondidas enterradas na plataforma atrás dos "original Netflix", etc).
Nesse sentido seria uma industria mais parecida de fato com a TV do que com o cinema em relação a produção e exibição. E filmes feitos direto para a TV não são elegíveis ao oscar (o golden globes até tem categorias específicas para esses filmes).
Com os estudios lançando seus respectivos serviços de streaming a partir deste ano eu me pergunto como esse cenário vai ficar. Se os próprios estudios vão se auto regular para demorarem meses entre a finalização das exibições no cinema e o lançamento do filme no stream. Se fosse pra chutar, eu diria que a tendência é lançarem cada vez mais cedo até ficarem bem parecido com o que o Netflix fez com Roma.
Aí sim vai dar para discutir sobre novas regras sobre quais filmes são elegíveis ao oscar. No momento, para este oscar que passou, a Netflix fez TUDO o que a academia requer para elegibilidade. Então a gritaria do Spielberg é só de fato mimimi de conservador.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo