• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Orelhas pontudas...Porque??

Deuses iguais todos tem para cada deus romano há um nórdico um Grego e um Babilónico ou mais... agora dizer que é igual é dizer que judeus cristão e muçulmanos são iguais só porque as tres falam de Jesus Cristo... só que falam de maneira diferente e de nome diferente.

Assim nun dá ou escrevemos o que sabemos ou bamos andar todos a copiar o que vem escritos noutros lados...
 
Nem tudo que reluz é ouro
nem tudo que vem na wikipedia é verdade
por isso é que o arcano se engana tantas vezes... já percebi tudo
Em inglês:

http://www.pitt.edu/~dash/mythlinks.html
http://users.dickinson.edu/~eddyb/mythology/Cover_page.html

Em português:

http://www.ljosalfaheim.org/valholl/universo_novemundos.htm

Povos germânicos na famigerada Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Povos_germânicos

Livro (apenas para consulta rápida, há outros melhores):

Deuses e Mitos do Norte da Europa - H.R. Ellis Davidson (professora conceituada, Ph. D., etc., nunca trabalhou para a Wikipédia)
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Religião_proto-indo-européia

Podemos passar a noite toda nisto, mas não confundam Nordicos com Teutonicos

não tem nada a haver



Enquanto costumes religiosos similares entre os povos indo-europeus podem fornecer evidências para uma herança religiosa comum, um hábito compartilhado não necessariamente indica uma fonte comum para tal hábito; algumas destas práticas podem bem ter se desenvolvido num processo de evolução paralela.
 
Olha só o arco que este tópico está dando! Só tenho uma coisa a dizer... DEIXEM OS TETÔNICOS E CONCENTREM-SE NAS ORELHAS PELAMOOODEDEUS!
 
orelhas? eu gosto de orelha de porco é um petisco... de elfos nunca comi, mas gosto das orelhas das elfas... bem gosto delas todas
 
orelhas? eu gosto de orelha de porco é um petisco... de elfos nunca comi, mas gosto das orelhas das elfas... bem gosto delas todas

Sei... se, por ventura, a sua esposa ler esta constatação e você dormir no sofá, não me culpe. Não o induzi a colocar esta resposta :dente:


Falando sério, não fica bem esta conversa informal ou o debate sobre a origem teutônica ou não da Germania neste espaço. Há as áreas de influências ou de estudos sobre o assunto. E tem o Clube da Amizade ou preferências comprometedoras no Clube do Bolinha :cerva:
 
orelhas? eu gosto de orelha de porco é um petisco... de elfos nunca comi, mas gosto das orelhas das elfas... bem gosto delas todas


minha mulher já esta a dormir, manda vir as elfas if you now what i want

show me the elfas
show me the elfas
show me the elfas
show me the elfas
 
Sei lá vai que os Teotonicos que eram os elfos! UAHUAHAUHUAHUAHUAHUAHEUAEHUAHEUAHUEHAUEHU
Mas serião alguem encontrou mais alguma pista de tal intrigante mistério!?
 
Já foi respondido nesse tópico o porquê de os Elfos tolkienianos terem orelhas pontudas. É só aquela informação que existe.
 
Última edição:
As orelhas pontudas vêm das lendas, onde as criaturas feéricas geralmente eram associadas a elementos da natureza. Portanto, é correto afirmar que as orelhas dos elfos imitam formatos de folhas. Também podemos citar a mitologia nórdica, onde divindades como Frey e Freya, além dos elfos da luz e das sombras, tinham orelhas pontudas. Mesmo Tolkien não mencionando que os elfos têm essa características ele também não mencionou que eles NÃO têm. Muito provavelmente foi adicionado no filme porque aparece na animação de 1977, onde foi adicionada essa característica aos elfos como apelo visual, pois devido a elfos serem tradicionalmente retratados com orelhas pontudas, facilitava a distinção entre elfos e homens.
 
Mas esse argumento é um pouco fraco. Ele também não falou que os elfos não soltavam laseres pelos olhos. Isso não é o bastante pra dizer que eles tem orelhas pontudas.

Silogismo doido, mas faz sentido, Morfs. :lol:

Ainda assim, após a Longa Noite, a luz de Valinor era mais forte e mais clara do que a da Terra-média; pois o Sol lá descansava, e as luzes do firmamento se aproximavam mais da Terra naquela região. No entanto, nem o Sol nem a Lua conseguem trazer à lembrança a luz que existia antes, a que emanava das Árvores antes que elas fossem tocadas pelo veneno de Ungoliant.

N'O Silmarillion, é citado que Anar - o Sol, que iluminaria tudo espantando as trevas - surgiu muito tempo depois, após a morte das duas árvores. Até então, sabemos que os elfos tinham somente a luz das árvores, e das estrelas - o que indica um ambiente predominantemente noturno, na maior parte do tempo.

Partindo do pressuposto que os primeiros elfos teriam os sentidos adaptada para o ambiente noturno, seria lógico pensar que as orelhas ligeiramente pontudas possam ser o indício de uma audição extremamente aguçada, além da visão cujas virtudes já conhecemos.
 
Acho que o único indício de orelhas pontudas dos elfos está na Carta 27 (p.39) onde Tolkien descreve os hobbits com "orelhas levemente pontudas e 'élficas'". Ele não está falando exatamente das orelhas dos elfos, mas sim das dos hobbits, mas como usou a palavra "élficas" para ajudar na descrição das orelhas dos Pequenos, só posso imaginar que as dos elfos também eram pontudas.
 
Apesar de vocês já terem explicado a influência para as orelhas dos elfos serem pontudas, não consigo compreender porque a dos hobbits seriam. Mas se essa carta Tolkien compara as orelhas dos elfos com a dos hobbits, é porque elas realmente eram pontudas.
 
Partindo do pressuposto que os primeiros elfos teriam os sentidos adaptada para o ambiente noturno, seria lógico pensar que as orelhas ligeiramente pontudas possam ser o indício de uma audição extremamente aguçada, além da visão cujas virtudes já conhecemos.

Concordo, isto também explicaria porque os hobbits também tem orelhas levemente pontudas, pois é citado várias vezes, em mais de um livro que eles tem a audição mais aguçada que humanos e anões.
 
Isso permite certa diferenciação entre as raças Eldar e Edain, apesar disso nas obras de Tolkien não consta que eles tinham orelhas assim, isso vem da mitologia nórdica
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo