1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ordem de Leitura

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Arwen-aragorn, 13 Mai 2014.

1. Arwen-aragorn

Arwen-aragorn Usuário

A ordem correta de leitura seria O Silmarillion , Filhos De Húrin , O Hobbit , Senhor dos aneis (A sociedade do anel , as duas torres , e o retorno do rei) e Contos Inacabados ?

2. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Atualmente eu costumo pensar em usar pelo menos 3 ordens diferentes:

-Ordem por facilidade de leitura segundo minha opinião de leitor (na hora de indicar pra quem nunca leu Tolkien ou não lê muito):

1-O Hobbit + materiais simples relacionados como O Hobbit em quadrinhos
    2-SdA
    3-Silma
    4-CI
    5-HoME + outros livros complexos do universo da terra média do mesmo autor

-Ordem cronológica dos acontecimentos seguindo a coerência do universo de Eru:

0-HoME e livros\textos de análise complexos (tipo papers e material "making Off")
    1-Silma
    2-CI
    3-O Hobbit
    4-SdA

-Ordem cronológica de publicação da família de Tolkien:
    Vai depender de qual livro foi lançado primeiro e isso pode afetar a análise das histórias.

* Podia unir esse tópico numa thread antiga desse tema.
    Por exemplo, foram criados outros tópicos desse assunto nesta sala:

Última edição: 14 Mai 2014
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  3. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

O Hobbit é anterior ao SdA.

• Gostei! Gostei! x 3
  4. Spartaco

Spartaco James West

Gostaria de perguntar aos mais entendidos no universo de Tolkien o seguinte:

Comprei recentemente os livros Beren e Lúthien e A Queda de Gondolin. Qual desses dois livros eu devo ler primeiro para ter um entendimento melhor das histórias?

5. Giuseppe

Giuseppe Eternamente humano.

Você já leu O Silmarillion? Vou esperar alguém mais entendido te responder sobre esses dois livros que você mencionou (pois ainda não li nenhum desses) mas pelo menos lá no Silmarillion a história de Beren e Lúthien acontece antes da Queda de Gondolin. Eu seguiria essa ordem, mas como eu disse, ainda não li esses livros então é melhor esperar alguém que entenda melhor opinar (só estou dando pitaco, mesmo :g:).

• Gostei! Gostei! x 1
  6. Bel

Bel Moderador Usuário Premium

Acho que o melhor é ler o Silmarillion antes :think:

Mas, entre os dois, tanto faz...

• Gostei! Gostei! x 1
  7. Giuseppe

Sim, ler O Silmarillion primeiro seria o ideal.

8. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Não comecei pelo Silma, mas também não foi uma grande dificuldade ter começado por Sda,

9. Thor

Thor ἀλήθεια

A Queda de Gondolin foi um dos primeiros textos do Tolkien sobre a Terra Média, mesmo que não tenha sido publicado na época.
    Acho que começar por ele pode ser muito interessante.

Depois sugiro a seguinte ordem:

O Hobbit
    O Senhor dos Anéis
    Silmarillion
    Beren e Lúthien
    Os Filhos de Húrin
    ...
    Contos Inacabados​

10. Giuseppe

Só pra clarificar: eu quis dizer que acho melhor ler O Silmarillion antes da Queda de Gondolin, mas não que acho que O Silmarillion deva ser o primeiro livro de todos. Pra quem nunca leu Tolkien acho melhor começar pelo Hobbit, depois SdA, depois o Silma.

• Gostei! Gostei! x 2
  11. J. Hercules

J. Hercules Antifa

Já faz algum tempo que estou montando uma ordem de leitura cronológica dos livros do ''Legendário'' publicados aqui no Brasil.

Eu particularmente indico esta ordem para leitura e avaliação dos que já estão acostumados com a leitura das obras de Tolkien (livros ainda não publicados no Brasil não estão inclusos). Se você já leu dois ou três livros acredito que já possa tentar esta ordem também.

(Estou divulgando esta ordem de leitura pois acredito que está boa, caso alguém tenha alguma sugestão ou notado algum erro eu ficaria grato se informassem).

(Sempre que ler algum trecho dos Contos Inacabados é bom ficar de olho nas notas que o Christopher Tolkien deixou no livro).

O Silmarillion: Ainulindalë; Valaquenta.
    SdA O Retorno do Rei: Apendice ''E'' sobre escrita e ortografia.
    O Silmarillion: Quenta Silmarillion I ao XVIII.
    Beren e Lúthien: Completo.
    O Silmarillion: Quenta Silmarillion XIX a XX.
    Os Filhos de Húrin: Completo.
    Contos Inacabados: Capítulo II da Primeira Era.
    O Silmarillion: Quenta Silmarillion XXI a XXII.
    Contos Inacabados: Introdução pág. XVI a XVIII; Capítulo I da Primeira Era.
    A Queda de Gondolin: Completo.
    O Silmarillion: Quenta Silmarillion XXIII a XXIV.
    Contos Inacabados: Introdução pág. XX a XXIII; Capítulos I, II e III da Segunda Era.
    O Silmarillion: Akallabêth.
    Contos Inacabados: Introdução pág. XXIII a XXIV; Capítulo IV da Segunda Era.
    SdA O Retorno do Rei: Apêndice ''F'' sobre línguas e povos.
    O Silmarillion: Dos anéis do poder e da terceira era (até o 30º parágrafo).
    Contos Inacabados: Introdução pág XXV; Capítulo I da Terceira Era.
    SdA O Retorno do Rei: Apêndice ''A'' (Até o fim do topico IV).
    Contos Inacabados: Introdução pág. XXV; Capítulo II da Terceira Era.
    SdA O Retorno do Rei: Capítulo II A Casa de Eorl e tópico V do Capítulo I. Ambos no Apêndice ''A''.
    Contos Inacabados: Introdução XXVIII; Os Istari; Os Palantíri; Introdução XXVII e Os Drúedain.
    SdA O Retorno do Rei: Apêndice ''A'' Capítulo III.
    Contos Inacabados: Introdução pág XXVI; Capítulo III da Terceira Era.
    O Hobbit: Completo.
    SdA A Sociedade do Anel: Até o final do capítulo VII.
    As Aventuras de Tom Bombadil: Completo.
    SdA A Sociedade do Anel: A partir do capítulo VIII.
    Contos Inacabados: Introdução pág. XXVI a XXVII; Capítulo IV da Terceira Era.
    SdA As Duas Torres: Primeiro Capítulo.
    Contos Inacabados: Introdução pág. XXVII; Capítulo V da Terceira Era.
    SdA As Duas Torres: Segundo Capítulo ao Final.
    SdA O Retorno do Rei: Completo.
    O Silmarillion: Dos anéis do poder e da terceira era (até o 31º parágrafo ao final do livro).
    SdA O Retorno do Rei: Apêndices B, C e D.
    --- Mensagem Dupla Unificada, 28 Nov 2018, Data da Mensagem Original: 28 Nov 2018 ---
    Uma coisa importante para quem está começando a ler é sempre saber a localização de onde estão ocorrendo as historias e quem são os personagens (acontece de esquecer um nome ou outro. São muitos personagens).
    Uma coisa que refresca a memoria com relação aos nomes é olhar a arvore genealógica do personagem, suas origens.
    este link tem a arvore genealógica mais completa dos personagens do legendário:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

(aconselho a usar a arvore enquanto se está lendo os livros. Com o navegador do celular você utiliza a função "encontrar na página". Fica fácil de encontrar o personagem e lembrar quem ele é).

Para ajudar na localização aconselho o Atlas da Terra-Média. Está difícil de conseguir, o meu eu só consegui ano passado e por um acaso. A Amazon por exemplo tem a versão em inglês e a versão antiga em português por um preço meio salgado. Também é possível achar o pdf na internet. Espero que a Harper Collins disponibilize logo.

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar