Bom gostaria de saber se já existiu algum reino ou organização de orcs independentes, sem ter influencia de Sauron e Saruman ou Melkor,etc...Tipo um ''reino'' só de orcs, com um "rei", "rainha" ,exército ,cidade etc....Acho que o mais próximo disso foi Azog em Moria.
Olha Aranwë, seria muito difícil de apontar um conjunto de orcs que não tiveram influência de Sauron ou Melkor, todos de certa forma são vinculados a todas as maldades de Sauron, e principalmente de Melkor. Existe duas colocações a respeito do surgimento dos orcs, uma onde Tolkien no Silmarillion afirma que essa raça surgiu a partir de uma deturpação de elfos capturados e levados aos calabouços de Utumno, sendo lá torturados, mutilados e profanados até tranformarem no que são, orcs.
Por isso é difícil de dizer que um grupo não tivesse influência porque na verdade tinha, a maldade de Melkor independente da Era (escala de tempo) o orc vivesse.
A outra situação é referente se não me engano um carta que Tolkien escreveu dizendo que não se sabe bem a origem dos orcs, algo meio que oculto dos conhecimentos dos senhores de Arda. Ou seja, há um antagonismo acerca do surgimento dos orcs.
Com relação ao orc Azog, pelo contrário, ele tinha muito influência de Sauron, uma vez que, a reocupação de Moria pelos orcs de deu devido as ordens do Necromante, onde, mesmo que Sauron não tivesse se declarado como o Senhor do Escuro novamente, era ele a influência ou o manda-chuva e mentor da política em Moria.
Talvez, o grupo ou reino de orcs que não tivesse em total sinergia com Sauron fosse os domínios do filho de Azog, o Bolg, no monte Gundabad, lá nas terras do norte, mesmo assim seu objetivo de ocupação do norte era um desejo de Sauron, e sua influência para o controle de tais domínios territoriais estava embutido, e quando podemos ver no livro o Hobbit que os orcs de Gundabad estava fazendo um conselho, para decidir se atacariam Erebor após a queda de Smaug, podemos ver como o desejo no controla das terras do norte tinha a mão de Sauron, mesmo quen não declarado, ou oficialmente falando, a meu ver, quem poderia perceber a influência dele seria Gandalf, Galadriel, Celeborn, Thranduil e o infeliz de Saruman.
Com relação a Saruman, não foram todos os orcs que sofreram influência dele, como exemplo grande parte dos provenientes de Mordor e de outras regiões. Se não estiver eganado, antes da traição de Saruman, Sauron enviou alguns orcs de Mordor para prestarem serviço ao mago, e alguns das Montanhas das Sombras (me corrigam se estiver errado).
Também gostaria de entender melhor a histório dos uruk-hai, pois não me lembro da origem deles, vi alguns tópicos aqui sobre isso mas nenhuma afirmação com muita certeza, disseram que uruk-hai são ''cruza'' de humanos com orcs mas no filme não é bem assim que os uruk-hais ''nascem'' ,afinal como um uruk-hai nasce?.Li que os uruk-hai foram feitos por Sauron, mas em nenhum momento Sauron uso eles, só Saruman,não li em nenhum momento de uruk-hais em Mordor ou em outras regiões, se eles eram tão superiores aos orcs normais porque Sauron não uso eles ao invés de orcs?
Os orcs tanto, os comuns, como os Uruks se reproduzem de forma natural assim como os homens e elfos. Os uruks surgiram nos domínios de Mordor, uma raça mais forte, não sei ao certo se foi por uma "magia" de Sauron que fizeram com que essa raça surgisse, ou se fosse uma adaptação ou evolução natural dos mesmos.
No caso dos Uruk hai, foi a mesma coisa, era uma espécia de cruzamento entre orcs e/ou uruk com homens, e a partir daí surgiu essa raça nos domínios de Isengard sendo alimentados por carne humana e adaptados a luz do dia, coisa que os outros orcs comuns não o são. Também haviam os semi-orcs que é também um resultado da mistura das raças humanas com os orcs.
Não sei se respondi a sua pergunta claramente